Inaugurada há apenas 5 meses Agência Irituia parece moderna por dentro mas a estrutura interna não reflete isso |
Localizadas numa posição baixa, as estruturas de proteção mal conseguem separar os atendentes do público. Não barram nem os vírus nem riscos físicos. |
Sem estruturas de acrílico no atendimento e nos caixas, sendo que essa estrutura de acrílico nos caixas é padrão nas unidades do Banco, a Agência Irituia, ainda, amarga o déficit funcional, pois opera com somente 5(cinco) funcionários(as), que se ajudam mutuamente.
A Agência vizinha, no município de São Miguel do Guamá, tem apenas 4 funcionários trabalhando e sem previsão de novos colegas – a ordem da Suneg é CONTER DESPESAS COM PESSOAL.
MAS POR QUÊ?
POIS GASTOS AS
CUSTAS DO TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS DAS AGÊNCIAS ESTÃO OCORRENDO, MAS NÃO HÁ A
NOSSA VALORIZAÇÃO E UM OLHAR SENSÍVEL PARA AS NOSSAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE
GESTÃO.
RX IRITUIA
Fundada em 24 de setembro de 2021, em solenidade que contou
com a presença do Governador Helder Barbalho e do então presidente do banco,
Braselino de Assunção, a promessa na época era uma agência moderna e que oferecesse conforto e segurança aos seus clientes e funcionários.
Na visita da nossa associação ficou constatado que a agência não dispõe de estrutura de acrílico para proteção nos Caixas.
Caixa na Agência Irituia |
O atendimento é desprovido de estrutura de acrílico, mas isso ainda ocorre em todas as Unidades do Banco. A Afbepa foi informada que já houve seleção de empresa para colocação do acrílico nas Unidades do Interior e depois em Belém. Por enquanto, os funcionários de todos Municípios ainda vão ter que encarar, rosto a rosto, os clientes.
"Vi em Irituia o Gerente Geral e um colega TB fazendo o atendimento dos clientes, a Coordenadora de Tesouraria e Retaguarda e um TB realizando os serviços internos e uma caixa. O Gerente, por não ter pessoal tem de ficar na agência atendendo” comentou nossa presidenta Kátia Furtado.
Reunião com funcionários da agência Irituia |
Na Agência São Miguel a situação era similar. No quesito
proteção a sessão de atendimento, como nas demais agências do Banco, não
possuíam a estrutura de proteção em acrílico, mas os caixas as tinham sim.
Nos caixas da Agência São Miguel uma estrutura verdadeira de proteção |
No atendimento não há estrutura nenhuma e falta pessoal |
O quadro de funcionários, oficialmente, é de 7 pessoas. Entretanto uma moça se transferiu para Belém no ano passado e a sua vaga, até hoje, não foi reposta. Dos seis funcionários restantes dois nesse momento gozam férias, o que deixa o banco com apenas 4 colegas trabalhando. “Chegamos ao cúmulo de ter um único funcionário atendendo sozinho tanto no caixa quanto no atendimento!” comentou Kátia.
ORDEM É CONTER DESPESAS
Embora seja claro o déficit de pessoal, a perspectiva que o
próprio Banco corrija isso em breve é pouca. Por ordem da SUNEG o banco
repassou a orientação que é necessário conter as despesas, o que passa por não
contratar ou mover funcionários.
Kátia avalia que essa ordem engessa o próprio
desenvolvimento de atividades. “Se você tem uma agência onde até o seu gerente fica
preso no caixa ou sessão de atendimento ele não tem como fazer suas outras
funções de gerente, como trabalhar para expandir as atividades do banco no município”
comenta.
Agência São Miguel |
Agência São Miguel |
Nossa presidente atenta ainda para o desprezo da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores dessas agências. “Com um quadro tão reduzido de funcionários não há espaço para que os colegas façam outra coisa além de manter a agência aberta e as atividades funcionando. Não tem pessoal para revezar e organizar escalas, os funcionários não estão tendo tempo para praticamente mais nada, sobrecarregados de atividades e acumulando cargas de estresse desproporcionais pro tamanho do serviço que a agência desenvolve. Isso é um desrespeito com a dignidade dos colegas profissionais que não pode ser naturalizado!” desabafa Kátia.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA
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