quarta-feira, 31 de março de 2021

AFBEPA DENUNCIA AS AGLOMERAÇÕES NAS AGÊNCIAS DO BANPARÁ PARA A VIGILÂNCIA À SAÚDE DE BELÉM.

Na manhã da última segunda-feira, 29, a Afbepa protocolou ofício à Vigilância à Saúde de Belém denunciando as aglomerações nas Agências do Banpará Telégrafo, Pedreira, Augusto Montenegro, Nazaré, Icoaraci e irregularidades na Matriz/Presidente Vargas. 

A Associação também solicitou urgência na fiscalização dessas unidades do Banpará, pois a situação é crítica. Não há mais condições de se admitir que continue ocorrendo falhas na proteção da saúde dos trabalhadores, o que faz com que a cadeia de transmissibilidade do vírus se alastre.

Apesar do fim do Lockdown, o Pará está colapsando em seu número de leitos e no chamado "Kit intubação". É necessário que o Banco entenda a gravidade da situação e organize a logística para que esses pagamentos possam ocorrer sem que haja mais prejuízo para a saúde pública.

Leia mais detalhes no ofício abaixo.

UNIDOS SOMOS FORTES
DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

BANPARÁ TENTOU SALVAR COLEGA ACOMETIDO POR COVID EM VISEU.


A Afbepa soube que a Sudep fez uma grande mobilização para conseguir leito junto à Unimed, para o Amigo João Fernandes, mas não lograram êxito. Conseguiram no Hangar e pediram à Direção do Banpará que contratasse uma ambulância para fazer o traslado. Foi autorizada a contratação. A ambulância chegou a ir à Bragança, todavia o médico desaconselhou a remoção de João Fernandes, por entender que ele não resistiria.

A Afbepa fica Feliz do Banco ter tido essa atitude. Tentou já tardiamente, mas tentou.Também entendemos que é fundamental tomar medidas protetivas e preventivas. Fica difícil agir para defender quando a situação já está consumada.

João Fernandes se afastou no dia 16 de março, já com o vírus da covid19 agindo no seu organismo, nesse momento, medidas já deveriam ser tomadas para cuidar da saúde do nosso Amigo.

Nos nossos interiores a infraestrutura hospitalar de leitos, médicos, remédios e UTIS é demais precária.

As medidas devem ser para Prevenir e Proteger, e não para remediar.

QUE FIQUE A LIÇÃO!

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

BANPARÁ INSISTE NO ERRO E EXPÕE VIDAS AO VÍRUS MORTAL.

Não adianta esclarecer e cobrar do Banco cuidado, zelo e responsabilidade sobre o seu principal DEVER, DEFENDER E PROTEGER AS VIDAS DE SEUS FUNCIONÁRIOS (AS).

As chefias parecem não querer e nem se preocupar com os seus subordinados. A Forma de Agir denota uma Ordem Geral da Alta Administração. Certos Colegas que estavam e poderiam continuar em trabalho remoto foram colocados em trabalho presencial desnecessariamente.

Nas agências as filas para os beneficiários receberem o Renda Pará e o Fundo Esperança são enormes, com muitas aglomerações e sem distanciamento, mesmo quando havia lockdown, sendo uma postura contraditória do Governador, que diz querer evitar aglomerações, e do Banco que não planeja esses pagamentos, a exemplo de massificar informações; colocar melhores logísticas; melhorar e investir em estruturas de pessoal e tecnológica; atender as reivindicações de quem vive o cotidiano das agências e PABS, como colocar proteção de vidro nas mesas dos atendentes etc.

A agência Estrada Nova está funcionando, após ter um caso confirmado ontem, 30, de infecção por covid19, e hoje, 31, realizar uma desinfecção às pressas!

O tratamento não é para Ser Humano, mas para um móvel ou um Ser inanimado. Com certeza o Banco sabe o que deveria fazer, porém não faz. Prefere correr riscos, principalmente porque não emite o CAT- COMUNICADO DE ACIDENTE DO TRABALHO alegando que os funcionários (as) não pegam covid no local de trabalho.

LAMENTÁVEL ESSA POSTURA! SE EXIME TAMBÉM NA HORA DE ASSISTIR E AJUDAR.

A AFBEPA se indigna com tanto desrespeito pela Vida.

UNIDOS SOMOS FORTES 
A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 30 de março de 2021

O BANCO TEM UM MÁRTIR DA COVID19, O NOSSO QUERIDO JOÃO FERNANDES PARTIU HOJE.

Descanse em paz, querido Fernandes. 


Grande Profissional. Amigo. Dedicado. Leal. Competente e linha de Frente na Pandemia de covid19.

Sentiu dor na costa, até brincou, "saiam de perto de mim, pois estou com covid", é Amigo, vc estava com esse vírus maldito e assassino, que lhe ceifou a Vida hoje, agora há pouco. Tristeza, muita tristeza. É com muito pesar que nós da Afbepa recebemos a notícia da sua partida, não pudemos nos despedir de você. Tanta Vida que não deu pra ser usufruída.

João Fernandes estava gerenciando a Agência Viseu, gerenciou também Maracanã. Estava na ativa, pagando o Renda Pará e o Fundo Esperança. Pegou Covid trabalhando.

Os colegas pediram para a agência não funcionar amanhã, mas a Direção do Banco, que não tem Gestão de Pessoas, mandou funcionar normalmente, sem respeito ao Luto, à dor, a tristeza e ao impacto de um colega morrer trabalhando e sem direito a uma morte digna, pois com o agravamento da doença houve uma luta para conseguir um leito de UTI, mas não foi possível.

Falta HUMANIDADE para uma direção que esqueceu o que é ser gente!

João Fernandes, Amigo, vá em paz, você sempre foi um Ser Humano Especial! e que Deus conforte os Familiares e Amigos neste momento de dor e sofrimento, pela perda de alguém que deixa muitas Saudades. 

*Atualização: O Banpará informou à presidência da Afbepa que a Agência Viseu não abrirá amanhã. Será colocado um tecido preto na porta da Agência para sinalizar o Luto pela partida do colega Fernandes. 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

AFBEPA REPUDIA CONDUTA IRRESPONSÁVEL DO BANPARÁ.

(Reprodução/Internet)


É reiterado o comportamento do Banpará de não se importar com a Vida de seus Funcionários (as). Hoje, 30, um colega da Agência Estrada Nova trabalhou infectado com covid e, por não se sentir bem, foi procurar ajuda na emergência da Unimed.

No final da tarde o Banco comunicou aos funcionários daquela Unidade, que a empresa Amazon Clean fará a desinfecção da agência amanhã, às 7h da manhã e, às 9h da manhã o Banco funcionará normalmente, ressslte-se: SEM CUMPRIR 1(UM) DIA PARA QUE A SUBSTÂNCIA BORRIFADA PRODUZA BEM OS SEUS EFEITOS E NÃO SEJA INALADA POR NINGUÉM, E, TAMBÉM, SEM REALIZAR A TESTAGEM DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS (AS), A FIM DE EVITAR MAIS CONTAMINAÇÕES E PROPAGAÇÃO DO COVID19.

Esse tratamento dispensado às Vidas dos seus empregados(as) está insuportável. Não há nenhuma sensibilidade da Direção do Banpará com a preservação da Saúde dos seus trabalhadores (as), seu principal DEVER.

Não há como entender uma conduta dessas, que coloca o tempo todo essas Vidas à mercê de um vírus assassino, sem se importar que esse empregado (a) tem uma família, filhos, mãe, pai etc, que podem ser contaminados e prejudicados por causa dessa irresponsabilidade e desrespeito.

Esse absurdo não pode mais acontecer. Estamos em um momento delicadíssimo da pandemia, sem leitos de UTI, sem remédios para intubação, quase sem oxigênio, os Hospitais pedem ajuda das Autoridades, enfim, Um verdadeiro colapso.

O Banpará atua na contramão do que deveria fazer e não dá para entender o por que disso.

A Afbepa está encaminhando as suas medidas.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 29 de março de 2021

BANPARÁ AGÊNCIA SENADOR LEMOS AMANHECE FECHADA APÓS MAIS CASOS DE CONTAMINAÇÕES POR COVID19.

Dia 24 um funcionário trabalhou infectado. Dia 25 todos trabalham normalmente, como se nada tivesse acontecido, pois assim a Direção quer.
Hoje, 29, a agência fechou com mais casos de contaminações.

Esse é o retrato e resultado do descaso com as Vidas do funcionalismo e de milhares de pessoas que ali vão para utilização dos serviços e produtos bancários.

O que se entende disso tudo é que parece que a Vida não tem significado para o Banco.

A Afbepa falou com setores competentes para fechar e desifectar a agência Senador Lemos na quinta-feira, 25, mas a resposta foi que a Diretoria mandou funcionar a agência e sem testagem de possíveis contaminados, apenas agendar a desinfecção.

Um show de horrores, onde a Vida é uma coisa!

A Afbepa não entende o que custa para o Banco proteger o Bem Maior que é a Saúde Pública.

Alguém precisa avisar a Direção do Banpará que o Banco ganha mais fazendo o procedimento correto, afastar imediatamente o infectado, testar todos e fechar o local de trabalho para desinfecção.

Na sexta, 26, a Diretoria autorizou a testagem de alguns(caixas e pessoal do atendimento), sendo que quase todos se encontram e falam na hora da alimentação.

Hoje a agência vai ser desinfectada, mas amanhã reabre. O certo é fechar mais um dia pelo menos, para o produto químico agir, sem ninguém dentro. Mas, para a "Direção de Pessoas" isso não importa, deve ser um mero detalhe, talvez a crença seja de que o corpo e órgãos dos trabalhadores(as) suportem tudo.

Um delírio!

A Vida é Única e tem muito Valor e significados! Principalmente para os que a amam.

CHEGA DE FAZ DE CONTA, É PRECISO EFETIVIDADE NO COMBATE AO VÍRUS.

UNIDOS SOMOS FORTES 
A DIREÇÃO DA AFBEPA

BANPARÁ AGÊNCIA SENADOR LEMOS AMANHECE FECHADA APÓS MAIS UM CASO DE CONTAMINAÇÃO

Dia 24 um funcionário trabalhou infectado. Dia 25 todos trabalham normalmente, como se nada tivesse acontecido, pois assim a Direção quer.

Hoje, 29, a agência fechou com mais um contaminado.

Esse é o retrato e resultado do descaso com as Vidas do funcionalismo e de milhares de pessoas que ali vão para utilização dos serviços e produtos bancários.

O que se entende disso tudo é que parece que a Vida não tem significado para o Banco.

A Afbepa falou com setores competentes para fechar e desifectar a agência Senador Lemos na quinta-feira, 25, mas a resposta foi que a Diretoria mandou funcionar a agência e sem testagem de possíveis contaminados, apenas agendar a desinfecção.

Um show de horrores, onde a Vida é uma coisa!

A Afbepa não entende o que custa para o Banco proteger o Bem Maior que é a Saúde Pública.

Alguém precisa avisar a Direção do Banpará que o Banco ganha mais fazendo o procedimento correto, afastar imediatamente o infectado, testar todos e fechar o local de trabalho para desinfecção.

A Vida é Única e tem muito Valor e significados! Principalmente para os que a amam.

CHEGA DE FAZ DE CONTA, É PRECISO EFETIVIDADE NO COMBATE AO VÍRUS.


UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 26 de março de 2021

MAIS UMA MANHÃ DE AGÊNCIAS LOTADAS NO BANPARÁ.

Aglomeração na Agência Pedreira


Sexta-feira, 26 de março, mais 390 novos casos de covid19 foram confirmados de ontem para hoje, pela Sespa, no Pará. Ao olhar para as Agências do Banpará, damos de cara com as aglomerações e sem nenhum distanciamento (ver fotos).

Uma situação crítica para um Estado que está vivendo intensamente a segunda onda de contaminação por esse vírus perigosíssimo.

A Afbepa está em contato com a Vigilância Sanitária solicitando a sua ajuda e, ela tem nos ajudado bastante, inclusive fazendo testes nos bancários (as) e constatado colegas com covid trabalhando.

Aglomeração na Agência Pedreira


Os bancários e bancárias do Banpará estão trabalhando em grande risco durante toda a pandemia, como linha de frente, sem a devida atenção e sem ser prioridade de vacinação.

Queremos que as autoridades vejam a nossa lida. São milhares de pessoas atendidas por dia e por toda semana. Muitos dos Trabalhadores (as) do Banpará estão doentes por covid19. Não há qualquer obediência as normas sanitárias referentes ao distanciamento entre as pessoas nas filas; não há desinfecção diária dos ambientes do trabalho; não há realização de testes em suspeitos. Os funcionários (as) estão totalmente à mercê do vírus. A higienização de mãos e objetos se torna quase impossível, pois alguém quer a sua atenção, a falta de pessoal para trabalhar e as falhas de sistema tecnológico não ajudam e comprometem completamente a eficiência do atendimento.

O Banco precisa melhorar a estrutura de pessoal e tecnológica; massificar informações e colocar um Setor comprometido com o HUMANO.

Agência Telégrafo.

A diretoria do Banco, também, deveria considerar como uma questão de responsabilidade social melhorar a forma com que tem tratado os beneficiários dos programas sociais, é preciso ver quem são e onde estão essas pessoas, em qual lugar do Pará e encaminhar cartinhas com o dia de seu pagamento e agência pagadora. Disponibilizar água e tendas maiores, que os abrigue do sol quente e escaldante e de chuvas.

BANPARÁ PLANEJE OS SEUS ATENDIMENTOS ÁS PESSOAS. ISSO É UMA QUESTÃO DE HUMANIDADE. CUIDE DAS VIDAS DE SEU FUNCIONALISMO.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

MATRIZ BANPARÁ PRESIDENTE VARGAS VIVE FLAGELO DE COVID EM CERTOS ANDARES.

A Afbepa foi informada que a Matriz Presidente Vargas tem e vem vivendo sucessivos flagelos de covid. O Banpará não quer emitir o Comunicado de Acidente do Trabalho-CAT, de quem se infecta no local do trabalho, e a alegação é de que não se pode afirmar que a pessoa se contaminou naquele ambiente. A grande maioria dos casos se deveu a ambientes com o vírus e o funcionário estar nele, como Xinguara, Senador Lemos, Telégrafo e outros.

Imagina a lida dos funcionários (as) com os beneficiários dos programas sociais, que ficam aglomerados e sem distanciamento, se um trabalhador (a) pegar covid19, o Banco simplesmente renega o seu dever de emitir o CAT, negando que tenham se contaminado no local do trabalho.

Mais absurdos da Gestão de Pessoas do Banpará!! Que demonstra o desrespeito que o Banco tem por nossas Vidas.

Outro fato que compromete o Banco é a falta de cuidar imediatamente das pessoas e ambientes contaminados. Não há tempestividade. A desinfecção vem de forma tardia ou não, e não há a realização de testes para os possíveis contaminados.

Em certos setores da Matriz, o funcionalismo vem trabalhando com stress, mentalmente inquieto e assustado. A Sudes está com 5 (cinco) pessoas afastadas por covid19; a Chefa da Nurig está hoje com 80% de saturação, ela já está internada em um apartamento recebendo os cuidados médicos, e a subchefa perdeu a mãe por covid, é do grupo de risco, portanto deveria estar afastada, contudo está trabalhando normalmente. Mais uma clara INSENSATEZ da Gestão de Pessoas, que nós não temos.

INADMISSÍVEL PESSOAS QUE PODERIAM  CONTINUAR TRABALHANDO EM HOMEOFFICE, COMO ESTAVAM NA PRIMEIRA ONDA, ESTAREM TRABALHANDO DE FORMA PRESENCIAL.

Porque o Banco teima em atentar contra as Vidas de seus empregados (as)?? Temos apenas uma chance de viver, se acontecer algo o Banco não vai se responsabilizar. Como não quer registrar os CATs.

OS FUNCIONÁRIOS (AS) DO BANPARÁ PRECISAM COM URGÊNCIA DE ALGUÉM QUE SE IMPORTE COM AS SUAS VIDAS! QUE AS TRATE COM RESPEITO E VALORIZAÇÃO. 

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO BRASIL: POR QUE É IMPORTANTE FALAR SOBRE ISSO?

(Reprodução/ Internet)

45 mil pessoas. Esse é o número total, divulgado no último levantamento feito pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, em 2019, que esperam na fila de transplantes de órgãos. Mas por quê a Afbepa está falando disso? No dia 19 de março, nos despedimos com muito pesar no coração do nosso colega Raphael Duarte, ele era uma dessas 45 mil pessoas, esperançosas, que esperam por um órgão.

Raphael sofria de problemas cardíacos e estava na fila de espera há um bom tempo, mas, como muitos, se foi antes que a esperança pudesse alcança-lo. 

A doação de órgão é um gesto tão genuíno que uma única pessoa pode salvar até 8 vidas. É quando damos adeus a um ente querido que mais 8 famílias podem fazer planos para um futuro, que com a doação se torna possível. 

A maior dificuldade na doação de órgãos é a negativa da família no momento em que acontece a morte encefálica. Os especialistas explicam que, quando o cérebro morre, o corpo todo fica sem oxigenação e, é um processo irreversível dentro da medicina, porém muitos familiares não aceitam essa partida e continuam mantendo a respiração artificial e atrapalhando, dessa forma, o processo de doação de órgãos.

Segundo o Ministério da Saúde, o índice de rejeição à doação de órgãos no país é historicamente alto: 43%. No Brasil, diferente de outros países, a decisão fica exclusivamente a cargo da família. Os documentos não têm validade legal para atribuir a decisão, por isso é tão importante que se converse com familiares sobre a escolha ainda em vida.

Há, também, a possibilidade de doação em vida. O “doador vivo”, de acordo com o Ministério da Saúde, é considerado uma pessoa em boas condições de saúde – de acordo com avaliação médica – capaz juridicamente e que concorda com a doação. Por lei, pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos podem ser doadores. Não parentes podem ser doadores somente com autorização judicial.

Converse com seus familiares sobre a sua decisão. Sua doação pode ser a salvação de várias famílias! 

Hoje o Raphael poderia estar conosco!



UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

quinta-feira, 25 de março de 2021

AGÊNCIAS DO BANPARÁ LOTADAS COM MUITA AGLOMERAÇÃO, SISTEMA TECNOLÓGICO EM CONSTANTE QUEDA E BANCÁRIOS SOBRECARREGADOS.

Aglomeração na Agência Icoaraci.


A manhã desta quinta-feira, 25, não trouxe apenas notícia da irresponsabilidade e omissão do Banco com as várias vidas que trabalham e adentram em seu estabelecimento na Agência Senador Lemos, em virtude desse Local estar aberto ao público após comprovar ontem, um caso de bancário infectado por covid19.

Hoje, como em todos os dias as agências estão superlotadas e com o sistema tecnológico parando muito. A estrutura de pessoal deficitária piora ainda mais a situação que está crítica.


Fila da Agência Icoaraci

As filas são longas e as pessoas ficam aglomeradas, sem o distanciamento mínimo necessário de 1,5 a 2m. A fila na agência Belém Centro virava à Rua 28 de Setembro. E, essa cena se repetia nas Agências Icoaraci, Augusto Montenegro e Cidade Nova. Nessa última, havia uma pessoa informando que o sistema estava parado.

A rotina de trabalho dos Bancários (as) não tem sido fácil, no atendimento aos beneficiários dos  programas sociais, o risco de contágio por covid19 é altíssimo.

Agência Augusto Montenegro

Agência Augusto Montenegro


A Direção do Banpará, mesmo sabedora de toda essa rotina de sacrifícios que os trabalhadores (as) vêm fazendo, ainda faz mais exigências, o atingimento de METAS COMERCIAIS. Esta semana a Área Comercial lançou a Campanha Premiando Talentos, que trata de vendas de produtos de capitalização.

Que falta de sensatez!! O funcionalismo está extenuado, estressado, adoecido, sobrecarregado com o atendimento dos programas sociais e, repita-se, sem a quantidade de pessoal suficiente para tanta demanda.

Não é possível que ninguém veja isso. Que as Áreas que tem a obrigação de cuidar, zelar e proteger os funcionários (as) não se intrometam, não digam nada, consintam com essa situação crítica vivenciada.

Mais filas na Agência Cidade Nova

Agência Cidade Nova

O Banpará precisa ter alguém ou equipe QUE AJA PARA CUIDAR DOS FUNCIONÁRIOS (AS) E DA PROTEÇÃO DE SUAS VIDAS; DA DESINFECÇÃO DAS AGÊNCIAS; DA TESTAGEM EM CASO DE SUSPEITA DE COVID, E DE OUTRAS QUESTÕES QUE TENHAM A VER COM O HUMANO.

Estamos em uma pandemia e almejamos que todos saiam bem dela. O momento é de prioridade da Vida e de assistência às pessoas.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA 


BANPARÁ MANTÉM POSTURA IRRESPONSÁVEL E EXPÕE O SEU FUNCIONALISMO AO CORONAVÍRUS.

Colegas da Ag. Senador Lemos (postão) nos procuraram hoje, 25, para relatar que um funcionário trabalhou até ontem, 24,infectado pelo covid19.

Hoje a agência solicitou os encaminhamentos para os Setores competentes do que deveriam fazer e foram informados que ainda vão agendar a desinfecção desse Local de Trabalho.

Todos se assustaram, pois entendem que o protocolo é fechar a Unidade, liberar todos para teste rápido, haja vista, que tiveram contato com o infectado e desinfetar o meio ambiente do trabalho.

Porém, nada disso foi feito. O Banco age como se não estivesse nem aí, porque não quer fechar a agência e está pouco se importando com as Vidas dos trabalhadores (as) e das pessoas que nela adentram. Assim como não quer saber se está propagando ou não o coronavírus.

É muita Arrogância!!!

O contexto que temos atualmente é de falta de leitos, de UTI, de oxigênio, de Hospitais( ontem a Unimed da BR fechou para atendimento dos participantes do plano, mesmo tendo pessoas desesperadas pedindo atendimento) e médicos.

O Sistema de Saúde Público e Privado está colapsado. E o Banpará ainda age com essa arrogância e insensatez.

Chega disso!!!

Os bancários (as) estão no limite, sem saúde física e mental, atendendo na linha de frente os programas sociais dos Governos Estadual e Municipal e, para piorar, a administração desleixa em relação as medidas sanitárias e exige que se bata metas.

É preciso um olhar Humano!! Os funcionários (as) não são coisas. SÃO GENTE.

Cadê a DIRAD que deveria cuidar dessa Proteção????

RESPEITO. SOMOS VIDAS!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

DEPUTADA MARINOR BRITO PEDE AO GOVERNADOR ORGANIZAÇÃO NA LOGÍSTICA DOS PAGAMENTOS DE BENEFÍCIOS E A INCLUSÃO DOS BANCÁRIOS NA FILA DE VACINAÇÃO.

A deputada estadual Marinor Brito protocolou ofício na última terça-feira, 23 de março, ao gabinete do Governador Helder Barbalho, com cópia ao Banpará, ao Sindicato dos Bancários e a Afbepa, solicitando organização na logística de pagamentos dos benefícios sociais concedidos pelo governo estadual e municipal, e a inclusão dos bancários e bancárias na vacinação contra a Covid-19. 


Leia abaixo a fala da deputada e o Ofício protocolado.

"Os bancários em todo o estado estão entre os serviços que se mantiveram abertos em meio à pandemia, para atender a população e realizar o repasse dos benefícios sociais efetivados pelos Executivos estadual e municipal. Por isso enviei ofício ao governador, com cópia ao Banpará, ao Sindicato dos Bancários e à AFBEPA pautando, entre outros, a logística de pagamento dos benefícios aos servidores, para que tudo esteja de acordo com os protocolos de segurança, e a inclusão dos bancários e bancárias na vacinação contra a Covid-19 no estado, para salvaguardar a vida e a saúde destes funcionários enquanto durar a pandemia."

Marinor Brito.






UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA


quarta-feira, 24 de março de 2021

BANPARÁ RECONHECE EMPENHO DOS BANCÁRIOS COM PALAVRAS, MAS FALTAM ATITUDES DE VALORIZAÇÃO.

O Banpará por meio do Comunicado Nº005/2021 agradeceu a participação e parabenizou os seus empregados (as) por terem alcançado o desempenho esperado no processo da Avaliação de Desempenho Funcional(87,14%) em 2020, mesmo diante do cenário adverso afetado por covid-19, de acordo com o Banco. 

Isso demonstra o profissionalismo de todos, que agem com compromisso e cumprindo os seus deveres, mesmo diante de cenário adverso.

O funcionalismo agradece o gesto do Banco, mas somente agradecer pelo desempenho funcional não é o bastante neste momento de crise.  

As palavras da Diretoria são muito bonitas, entretanto, o Homem não vive só de palavras. O funcionalismo do Banpará precisa de atitudes que visem o reconhecimento em forma de valorização salarial, principalmente, considerando este período de inflação exacerbada. De acordo com o IBGE, nos últimos 12 meses, o custo da comida aumentou 19,4%, e já é considerada a maior onda no preço de alimentos nos últimos 18 anos.

Toda essa crise econômica é reflexo da crise sanitária vivenciada pela pandemia do novo coronavírus. Este é um momento em que os preços dos medicamentos também aumentaram drasticamente e, para se ter acesso ao básico de proteção contra o vírus, é necessário um investimento muito maior do que em anos anteriores. O Governo Federal autorizou aumento de 4,88% no preço das medicações a partir do último dia 15 de março de 2021. 

A inflação atinge tudo o que é essencial para a subsistência humana.

O Banco precisa refletir se apenas palavras são suficientes para o devido reconhecimento do funcionalismo?

As Promoções são demonstrações de valorização salarial e de Comprometimento e Respeito com a vida dos bancários e bancárias. 

Os funcionários (as) querem e as merecem, por todo empenho empregado ao longo do tempo em prol do Banpará, especialmente, neste momento, onde são linhas de frente nesta Pandemia. As Promoções que foram subtraídas por causa de uma redação de Acordo Coletivo que nao foi dada conhecimento à categoria em assembleia. O Banco e o Sindicato antes de mudarem a redação anterior, que não remetia ao Regulamento do PCS, portanto era mais benéfica, deveriam ter sido transparentes, mas não foram!

Por isso, as Promoções não efetivadas é uma forma de reparar o prejuízo e reconhecer o empenho do funcionalismo neste cenário adverso.

Um Ticket Alimentação extra ou um maior aumento em seu valor, é, também, outra demonstração de consideração. 
 
Cabe a Diretoria do Banpará, a partir do reconhecimento em palavras, passar às ações que efetivem o que o Comunicado do Banpará externa.

PRECISAMOS DAS NOSSAS PROMOÇÕES NO PCS!

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA 
ASSESSORIA DE IMPRENSA

terça-feira, 23 de março de 2021

AFBEPA ENCAMINHA OFÍCIO À SECRETARIA DE SAÚDE MUNICIPAL SOLICITANDO A PRIORIDADE DE VACINAÇÃO DOS BANCÁRIOS.

Em ofício protocolado no início da tarde desta terça-feira, 23, a Afbepa encaminhou pedido ao gabinete do Secretário de Saúde de Belém, Maurício Bezerra, pedindo prioridade na vacinação dos bancários (as) contra a covid-19, já que integram os serviços essenciais, e estão na linha de frente desde o início da Pandemia garantindo o atendimento ao público mais necessitado da sociedade através dos pagamentos sociais feitos pelo Banco.

A SESMA é a Secretaria responsável por ofertar as vacinas contra covid19 aos munícipes, por isso a Afbepa pede a sensibilidade dessa Secretaria e do Prefeito de Belém para disponibilizar urgentemente vacinas aos Bancários (as) do Banpará, por ser uma categoria essencial e estar atuando na linha de frente, na efetivação de Políticas Sociais.

Afbepa acredita que a vacina é o único meio de cura contra o coronavírus e, por isso, os bancários e bancárias podem trabalhar com segurança sem expôr as suas vidas e de suas famílias e, até mesmo, dos clientes e usuários das Agências Bancárias. 

Leia mais no ofício abaixo.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

BANPARÁ FALA EM CALENDÁRIO DE PAGAMENTO, MAS AS AGÊNCIAS PERMANECEM LOTADAS.

Agência Augusto Montenegro.


As filas nas Agências do Banpará estão cada vez maiores devido a alta procura pelos benefícios dos pacotes emergenciais, concedidos pelos governos estadual e municipal, pagos pelo Banco. 

Na manhã de ontem, 22, duas agências chamaram atenção. Na Pedreira, a fila dobrava a esquina da Travessa Angustura com dezenas de clientes esperando para serem atendidos. Na Cidade Nova, o movimento era intenso, com mais filas e pessoas aglomeradas, sem o devido distanciamento.


O Banpará, em contrapartida, alega que disponibiliza calendários aos beneficiários para que saibam o dia correto para procurar atendimento. Porém, a Afbepa acha que, esses calendários não estão acessíveis de maneira prática e rápida para essa população.

O Banco também alega que o atendimento é normal e o sistema consegue atender a todos. Mas, sabemos que a realidade não é essa. Há poucos funcionários, o quadro está bastante reduzido já há algum tempo, e o Banpará não convoca novas contratações. Assim como o sistema tecnológico que precisa de urgentes investimentos, pois não responde às demandas que cresceram muito. 

Os Funcionários e Funcionárias estão na linha de frente desta pandemia, ajudando essas famílias socialmente, que se encontram em situação de desvantagem diante do que esse vírus vem causando, dando tudo de si para conseguir atender essa população que busca e precisa desses benefícios, mas é necessário que o Banco faça a sua parte, contratando mais pessoal, investindo em tecnologia e massificando a propaganda sobre o pagamento dos programas sociais e seus calendários. 


UNIDOS SOMOS FORTES
DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

segunda-feira, 22 de março de 2021

BANPARÁ EM MEIO A PANDEMIA QUER CUMPRIMENTO DE METAS

Já não bastasse o desdobramento e a sobrecarga de trabalho dos funcionários (as) em Belém e no interior do Estado, para atender os beneficiários dos programas sociais do Governo do Estado (Fundo Esperança e Renda Pará) e da Prefeitura de Belém (Bora Belém), a Direção do Banpará quer que as metas comerciais estabelecidas sejam cumpridas.

O Banco lançou hoje um novo produto, com metas ousadas, porém, esqueceu que estamos em plena pandemia e vivendo um caos na saúde, onde o foco mundial está voltado para o combate ao coronavírus e suas variantes.

O mais terrível para o funcionalismo é ver que o Banco tem ciência dos problemas sanitários e sociais que a sociedade enfrenta, além do déficit de pessoal em todas as suas Agências e Pabs, e não faz nada quanto a isso e, ainda cobra atingimento de metas de produtos e serviços, e de cadastros.

As exigências são para que toda vez que o cliente fizer qualquer contratação na agência o cadastro tem de ser atualizado, se ele for em um dia e fizer uma operação e, no dia seguinte for fazer outra, o cadastro tem de ser novamente atualizado. E as metas são as mais variadas, CDB, SEGUROS, CAPITALIZAÇÃO etc, e o funcionário (a) é acompanhado por nome e por matrícula, para exame do seu desempenho. O problema que o Banco trata a pessoa que não atinge as metas como improdutiva e destitui da função.

Esse exame de produtividade não considera fatores que, atualmente, sao essenciais a serem considerados, como o déficit de pessoal, pois até os gerentes gerais, em alguns Locais de Trabalho, têm de abrir caixa. NÃO HÁ FUNCIONÁRIOS SUFICIENTES PARA ATINGIR AS METAS ESTIPULADAS. E FALTAM  OUTRAS CONDIÇÕES IMPORTANTES.

Ao ver da Afbepa o Banco quer cobrar, num momento inadequado, o atingimento de metas, sem cumprir com os seus deveres de dar condições de trabalho.

AS PESSOAS NÃO SÃO MÁQUINAS OU COISAS!

O FUNCIONALISMO QUER RESPEITO AOS SEUS DIREITOS CONTRATUAIS, QUEM ASSUME POSIÇÃO DE CHEFIA PRECISA SER E TER TRATAMENTO CORTÊS E URBANO, CUMPRINDO O CÓDIGO DE ÉTICA.

Infelizmente hoje o tratamento desconsidera o Ser Humano. Houve um retrocesso!! Pessoas sem perfil de lidar com pessoas estão chefiando. É fundamental que a DIRAD, e demais áreas como Gesat, intervenham sobre isso, pois já há um adoecimento psíquico e lesões por esforço repetitivo de certos funcionários, o que é prejudicial para o Banco e o INSS que já se encontra atarefado. É essencial que a DIRAD ajude e proteja as Saúdes dos Funcionários (as) e suas vidas contra esse tipo de comportamento que lesa e adoece. Que essas pessoas que tem função de chefia sejam preparadas para lidar com gente.

 

E que as METAS SEJAM SUSPENSAS E QUANDO FOREM INSTITUÍDAS QUE SEJA SEM ABUSO E ANALISADAS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A VIVÊNCIA DE CADA FUNCIONÁRIO (A) EM CADA MUNICÍPIO, PELO PERFIL DO CLIENTE E DO NÃO CLIENTE. O BANPARÁ PRECISA  OUVIR OS SEUS GESTORES EM CADA UNIDADE DE TRABALHO!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sábado, 20 de março de 2021

DEPUTADA MARINOR SE MANIFESTA CONTRÁRIA À COBRANÇA DE METAS NESTE MOMENTO E PEDE PRIORIDADE DE VACINAÇÃO NOS BANCÁRIOS DO BANPARÁ.


A deputada Marinor Brito -  PSOL, enviará ofício ao governador, cc ao Banpará, Sindicato dos Bancários e AFBEPA pautando, além da redução das metas, as seguintes questões fundamentais para a categoria:

1) o aumento da segurança sanitária dos bancários e bancárias, 

2) a logística de pagamento dos benefícios para que tudo esteja de acordo com os protocolos de segurança, e 

3)  uma linha de prioridade para os bancários e bancárias na vacinação contra covid.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 19 de março de 2021

ONDA ASSASSINA DE COVID19: LOCKDOWN E MEDIDAS SANITÁRIAS SÃO NECESSARIAS.

Os municípios de Abaetetuba, São Caetano de Odivelas, Moju, Santo Antônio do Tauá, Muaná e Cametá já estão integrando o bandeiramento preto e entraram em lockdown, assim como, Belém e Região Metropolitana, nesta semana. 

O aumento no número de casos de covid19 e mais de 100 mortes diárias foram fatores decisivos para que as gestões municipais aumentassem as restrições. As medidas, apesar de mais rígidas, são importantes, uma vez que ajudam a reduzir a propagação do covid19. A situação está fora do controle e catastrófica, pois faltam leitos, UTIs, médicos, hospitais e profissionais com experiência e aptos a lidar com equipamentos para casos de pessoas graves.

A Afbepa enxerga que é de extrema importância outros Municípios do Estado aderirem ao lockdown, como forma de ajudarem na redução da contaminação por esse vírus.
 

NO BANPARÁ AGÊNCIAS CONTINUAM SUPER LOTADAS E É GRANDE A DEFICIÊNCIA DE TRABALHADORES (AS)

Agência Augusto Montenegro
Ag. Augusto Montenegro

Ag. Augusto Montenegro.


Em Belém e Região Metropolitana, as Agências continuam superlotadas, nas da Augusto Montenegro, Telégrafo e Ananindeua as filas dobravam e desapareciam por alameda e ruas, com grande aglomeração e total falta de distanciamento.  

Agência Telégrafo

Agência Ananindeua.


ADOECIMENTO POR COVID19 EM BANCÁRIOS 

Em Maracanã, foi denunciado à Afbepa que 1 funcionário testou positivo e 1 funcionária saiu com sintomas e suspeita de covid, ela fez exame e está aguardando o resultado, além de mais um terceirizado testar, também, positivo para a covid19. O Banco, novamente, mandou fazer limpeza na agência pelas serviços gerais, que nem EPIs usam. Todavia, todos sabem que para matar esse vírus tem que utilizar certas substâncias e borrifá-la, vestido com roupas adequadas, porém, no interior do Estado, o Banpará não se preocupa em fazer a desinfecção da forma certa. A Afbepa solicitou ajuda da Vigilância Sanitária para fazer o correto e está sendo atendida.

Para evitar que o covid19 se espalhe e cause mais infecções e óbitos, a nossa Associação defende a adesão dos demais Municípios do Pará ao lockdown.

Os especialistas afirmam que os únicos remédios certos que temos hoje são vacina e isolamento social. Os bancários e bancárias não podem se isolar, pois são essenciais, linhas de frente para atender os beneficiários das políticas públicas sociais dos Governos Estadual e Municipal. Portanto, é fundamental que a Direção do Banpará interceda junto ao Governador para que os funcionários (as) do Banco sejam PRIORIDADE na vacinação. 


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

ADEUS À RAPHAEL DUARTE.

 

Descanse em paz, querido Raphael.

As notícias ruins começam a aumentar em tempos como esses. Na manhã de hoje, 19, fomos surpreendidos com o falecimento do colega Raphael Duarte, funcionário do Núcleo de Marketing e Comunicação (NUMAC) do Banpará, infelizmente, ele nos deixou.

Há duas semanas, a Afbepa recebeu informações de que o Numac passou por um processo de higienização contra a covid19.

Raphael era jovem e cheios de sonhos, será lembrado pela sua quietude e empenho profissional. Deixou uma filha linda e pequena ainda, que, com certeza, lembrará do seu pai com muito amor e saudades.

A partida de Raphael nos faz olhar para a brevidade da vida, de olhar para nossos entes queridos e conta-los sobre o quanto são importantes e amados por nós.

A Afbepa presta solidariedade a todos os familiares e amigos de Raphael. Sentimos imensamente a sua partida. Nosso adeus hoje é dolorido com um choro engasgado na garganta. Fica o apelo da Associação para que todos se cuidem e cuidem dos seus.


A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA


GERENTE REGIONAL E SUPERINTENDENTE TOCAM TERROR CONTRA FUNCIONÁRIOS.





"Não podemos dizer que estamos doentes, pois se falarmos as ameaças são de destituição".

"Pedimos mais funcionários porque estamos sobrecarregados e trabalhando sem um mínimo necessário de pessoas, mas dizem em tom de ameaça e grosseria que não temos que reclamar e trabalhar com o que tem".


Essas são algumas palavras ditas por colegas que constantemente são ameaçados, humilhados, constrangidos e assediados, quando reclamam e pedem para o Banco adições de mais pessoal em suas Unidades de Trabalho ou qualquer outra carência. 

O tom de alguns gerentes e superintendente é de ameaça de perda de função e, geralmente, de negar a ajuda, mandando que se virem com o que tem de funcionários. 

O tom áspero e sem cordialidade com que gerente regional e superintendente tratam os funcionários (as) das Agências e Pabs já faz parte da rotina. ISTO É ASSÉDIO MORAL CLARO!

Não se pode tratar pessoas dessa forma, como coisas, retirando a Dignidade e o sentimento que cada um(a) tem de si próprio. A humilhação é constante, típica de pessoas que não sabem lidar com gente, que não se modernizaram para assumir funções de alto escalão, quando hoje o mundo ensina que é com parceria que a empresa cresce. 

O PESSOAL DE AGÊNCIAS VIVE ATUALMENTE UM TERROR, GERADO POR CHEFES QUE NÃO TÊM CONDIÇÕES E PREPARO TÉCNICO E PSICOLÓGICO PARA CHEFIAR.

UM RETROCESSO!!!

A AFBEPA vai colher provas e denunciar essa prática às autoridades competentes, para que elas investiguem e apurem esse ABUSO que viola o Direito Fundamental à Dignidade .

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 17 de março de 2021

AFBEPA PEDE ESCLARECIMENTOS AO BANPARÁ SOBRE QUAIS CRITÉRIOS FORAM USADOS PARA REAJUSTE DE CERTAS COMISSÕES, ALÉM DE TRATAMENTOS DESIGUAIS E TERMOS NÃO EXPLICADOS CONSTANTES NO ACORDO COLETIVO.

Por meio de ofício protocolado na manhã desta quarta-feira, 17, para o Gabinete da Presidência, a Afbepa pediu esclarecimentos sobre quais critérios foram aplicados para embasar os reajustes das comissões de Assessor da Diretoria, Assessor da Presidência e Superintende; o por que de dar tratamento discriminatório às funções comissionadas  desempenhadas nas agências, que ficaram sem reajuste e também deixar de fora do reajuste a maior parte das funções de Matriz.


Leia mais no Ofício abaixo.








UNIDOS SOMOS FORTES

DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

terça-feira, 16 de março de 2021

AFBEPA SOLICITA EM OFÍCIO PRIORIDADE DE VACINAÇÃO AOS FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ.

Em ofício protocolado na manhã desta terça-feira, 16, a Afbepa solicitou ao Presidente do Banpará que envide esforços junto ao Governador do Estado, para que os funcionários (as) do Banpará sejam tratados como prioridade na vacinação contra o novo coronavírus, por integrarem os serviços essenciais e continuarem atendendo as políticas sociais dos Governos Estadual e Municipal, que demandam um alto número de beneficiários, o que tem gerado muitas aglomerações e inobservância do distanciamento sanitário de 1,5 a 2 m, levando a um alto índice de propagação do covid19.


Leia mais detalhes no Ofício abaixo.








DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA


COMUNICADO AFBEPA.

Devido ao lockdown decretado pelo Governo do Estado, que iniciou a partir de ontem (15), às 21h, como medida de combate ao coronavírus e que permite somente o funcionamento de atividades listadas como essenciais, a Afbepa informa que estará funcionando em regime de home office a partir desta terça-feira, 16.

A Associação estará funcionando remotamente das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira para atender as demandas dos (as) Associados (as). 

Caso seja necessário entrar em contato para realização de algum serviço administrativo, como solicitação de Demonstrativo da Uniodonto, o número a ser acessado é o 9 9247-6774( telefone e Whatsapp) que está disponível para comunicação com os Associados (as), assim como, o e-mail: afbepa.ban@bol.com.br. 

Esta medida vigorará de acordo com os decretos governamentais. 


Belém (PA), 16 de março de 2021.


A DIREÇÃO DA AFBEPA.

sexta-feira, 12 de março de 2021

REGRAS SANITÁRIAS DE PREVENÇÃO À COVID SÃO NEGLIGENCIADAS. É FUNDAMENTAL PARA MANUTENÇÃO DA VIDA QUE SEJAM OBSERVADAS.

Fila na Agência Telégrafo.


Fila do lado de fora na Agência Telégrafo.


Aglomerações. Nenhum respeito ao distanciamento social. Chuvas. Demoras. Esse foi o resumo de quem precisou se deslocar até as Agências do Banpará nesta sexta-feira, 12. Conforme divulgado pelo Governo do Estado, desde ontem, 11, começou o pagamento do benefício do Renda Pará, logo, muitos beneficiários atendidos pelo programa procuraram as unidades do Banco.

Na Agência Telegráfo, o movimento era grande, a tenda armada do lado de fora não conseguiu abrigar todos que estavam na fila. Para piorar a situação, havia um número limitado de cadeiras disponíveis e a chuva caindo no início da tarde.

Fila dentro da Agência Nazaré.

Na Agência Nazaré não foi diferente, também houve demora nos atendimentos e fila paral esperar do lado de fora e dentro do autoatendimento que tinha cadeiras para as pessoas sentarem, o espaço é que não respeitou o distanciamento social recomendado de 1,5 m a 2m.

Foi observado que em todos os lugares há o desrespeito as regras de prevenção à covid, o que vemos com Pesar! Principalmente porque atravessamos um momento de caos, de muitos adoecimentos sem que haja leitos suficientes e de óbitos.



Fila do lado de fora na Agência Nazaré.



Fila do lado de fora na Agência Nazaré.

Como havíamos divulgado anteriormente, além dos benefícios Estaduais como Renda Pará e Fundo Esperança há, também, o pagamento do Bora Belém, da Prefeitura. Esses benefícios são extremamente necessários diante do cenário pandêmico que estamos vivendo, porém o Banco despreza a falta de pessoal e as falhas de estrutura tecnológica que há muito tempo vem deixando o sistema lento, comprometendo o atendimento.

Fila do lado de fora na Agência Telégrafo.



Fila do lado de fora na Agência Telégrafo. 

E, a Afbepa vem insistindo que o Banpará precisa urgentemente sanar essa necessidade de pessoal para trabalhar em suas Unidades, pois os funcionários estão adoecendo devido a sobrecarga de trabalho. É preciso já Contratar mais funcionários.

Lembramos que a Afbepa está a postos para ouvir os demais colegas e acolher os seus apelos.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA