terça-feira, 30 de abril de 2019

PAB SEDUC TEM PROVÁVEL TENTATIVA DE ASSALTO


Em fevereiro deste ano, houve uma tentativa de assalto ao PAB SEDUC, que não se consumou, mas que terminou com o vigilante machucado por coronhadas e seu revólver furtado. Ação essa que parecia ser retomada ontem (29), quando o Posto sofreu a segunda tentativa de assalto em menos de 3 meses. A tentativa ocorreu por volta das 18h, quando o vigilante ouviu o estrondo vindo de detrás do PAB, esse fato foi registrado por ele. É certo que há um risco iminente pesando sobre aquele local de trabalho, os fundos e laterais são áreas totalmente inseguras.  
A AFBEPA lembra que não é incomum o PAB ser alvo de bandidos. Já ocorreram 3 eventos de sapatinho, sendo 2 com um mesmo colega que coordenava o Posto. Esse PAB é muito visado, tornando a vida dos funcionários muito arriscada.


A localização do PAB acaba sendo propícia à ação de bandidos, uma vez que a própria SEDUC não possui vigilantes 24H, apenas porteiros. Sendo uma situação de insegurança bastante contraditória, já que o Posto está localizado nas dependências de uma grande secretaria estadual, possuindo, também, um atendimento contínuo e significativo, onde vários servidores da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) trabalham, deveria existir uma segurança mais eficaz e efetiva.

Associado há essas contradições, há fatores que tornam a situação da falta de segurança ainda mais absurda: Há próximo do PAB, o Comando da Polícia, a Prodepa e a Governadoria. Por que é tão inseguro? É preciso um olhar de mais acuidade do Banco em relação a este posto! É preciso um olhar mais cuidadoso do Estado.                         Como se não bastasse, também há suspeitas de que a atual coordenadora pode estar sendo vigiada por meliantes, uma vez que avistaram um indivíduo de bicicleta filmando ela e seu carro.

Como, sem sombra de dúvida, a atmosfera é de insegurança, a coordenação do PAB já entrou em contato com o setor de Segurança do Banco solicitando biombos, para maior segurança dos caixas e dos clientes, e instalação de mais câmeras no Posto: O setor informou que vão ser instaladas mais cinco câmeras, ficando duas aos fundos, duas no autoatendimento e uma na frente da Unidade.
Segundo nos foi relatado também, a SUSEN está levantando os problemas que causam insegurança, a exemplo da verificação do funcionamento das portas giratórias detectoras de metais, que já deveria ser uma realidade em todas as Unidades do Banco, mas, notamos que a maioria das preocupações são relacionadas a questões patrimoniais (monetárias e prediais). Precisamos saber das medidas de segurança no sentido de resguardar o patrimônio maior que é a vida. A VIDA ESTÁ MUITO EXPOSTA, POR ISSO, PRECISAMOS DE RESPOSTA!
Bancários e clientes precisam de dignidade de trabalho, de atendimento, de Vida!
Enquanto o Banco não apresenta essas medidas, os colegas trabalham a cada dia mais intranquilos, inseguros e com medo. Não dá mais pra ser assim! É preciso que o Banco nos mostre políticas de Segurança que protejam a Vida, efetivamente. Chega de Improvisos!  O que tem nos salvado de um mal maior é a Gerência de Saúde do Trabalhador -GESAT, que, na prática, vem ajudando, e muito, os trabalhadores vítimas de assaltos e que, na maioria das vezes, têm ficado com as suas saúdes prejudicadas.
Queremos Respeito!
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 29 de abril de 2019

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE EMPREGADOS DESLIGADOS – ACORDO ACP – É PUBLICADO NA SEXTA-FEIRA, DIA 26


 
Nesta segunda-feira (29), a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, recebeu um documento do presidente do Banpará, em que este informa que o edital de Convocação de Ex-empregados abrangidos pelo Acordo Coletivo, como parte do cumprimento ao Termo Aditivo do Acordo ACP (firmado em 2018 e homologado pelo Cejusc), foi publicado no Diário Oficial do Estado, p. 14, nos sites da Instituição e do TRT 8ª Região, na sexta-feira (26).
Os funcionários que desempenharam as funções informadas abaixo, dentro do respectivo período de abrangência, devem se dirigir ao Setor Jurídico do Banco, localizado na Av. Senador Lemos, n. 2671 (Sacramenta), em até 30 dias a contar da data de publicação do Edital.
Após o comparecimento ao Setor Jurídico do Banco, nossa orientação é que consulte a Assessoria Jurídica disponibilizada pela nossa Associação, a ser feita pelo Escritório Tuma & Torres Advogados Associados, para, posteriormente, melhor decidir se irá aderir ou se ejetar do Acordo. Para essa consulta, basta que entre em contato com a AFBEPA, que encaminhamos os colegas ao jurídico. Nossos contatos:  (91) 3212-1479/ 1457 | (91) 99247 6774 (WhatsApp).
ATENÇÃO: OBSERVE A DATA DE ABRANGÊNCIA DE CADA FUNÇÃO!
Exemplo: Se você tiver sido secretário –  3ª coluna da tabela – que foi desligado no dia 25 de dezembro de 2012, você é contemplado nesse acordo, já que o desligamento para a função “secretário(a)” conta a partir de 23/10/2011.
Dúvidas? Procure a Associação que encaminhamos para nossa Assessoria Jurídica.
Sede AFBEPA: Ed. Infante de Sagres – Rua Sen. Manoel Barata, 718 (Campina). Sala: 308
Telefones: (91) 3212-1479/ 1457 | (91) 99247 6774 (WhatsApp)
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 26 de abril de 2019

EXECUÇÕES COLETIVAS: DÚVIDAS MAIS FREQUENTES ENCAMINHADAS À CONTADORA SOBRE A DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA


Devido ao não recolhimento dos encargos sociais oriundos das Ações Coletivas que deveria ser feito pelo Banpará, conforme acordo firmado no MPT, muitos colegas têm entrado em contato com a AFBEPA, para esclarecimento de diferentes dúvidas.
Como o prazo para declarar o imposto de Renda está encerrando (30 de abril é o último dia) chegaram, recentemente, à nossa Associação, três questionamentos bem importantes. Então, consultamos a contadora Marcela Araújo para auxiliar os colegas que estiverem passando pela mesma dificuldade:
1- “Não possuo retenção de Imposto de Renda e já estou com pendência na fonte pagadora e número de meses. Como faço?”
 Tendo você a convicção que o número de meses está correto, será necessário comparecer à Receita Federal, para apresentar as documentações comprobatórias da origem do valor recebido e o número de meses do objeto da ação. Isso é um processo comum em recebimentos decorridos de Ação Judicial. Apresente a documentação e sua declaração, provavelmente, será liberada.

2- “Possuo retenção de Imposto de Renda e já estou com pendência. Como faço?”
Diante o explicado, a responsabilidade em reter os impostos foi repassada às Instituições Financeiras (dependendo da fonte em que o bancário recebeu seus valores).
Então, utilize como fonte pagadora o Banco responsável pela transferência do valor líquido, para que não haja conflito nas informações e sua declaração seja processada.

3- “Os cálculos parecem não bater. Creio que, quando estou fazendo minha declaração de IR, estão me descontando a mais. O que está acontecendo?”
Pequenas variações são possíveis devido à correção monetária e juros. Neste caso, considerar o informado pela instituição financeira ou havendo uma grande divergência de valor procurar a Receita Federal.

Caso ainda haja discordâncias durante a Declaração de I.R., a solução mais rápida e eficiente é ir à Receita Federal , munido do processo e planilha de prestação de contas fornecida pela Assessoria Jurídica para justificar que declararam corretamente.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 24 de abril de 2019

NOTA DE UTILIDADE AOS BANCÁRIOS DO BANPARÁ


Muitos colegas têm recorrido à AFBEPA para informar sobre a não devolução dos 70% de 1,5% sobre o valor da segunda e última parcela da PLR, referente à taxa negocial cobrada pelo Sindicato dos Bancários. 
Em contato com a direção do Sindicato, fomos informados que ainda não houve o retorno desse valor aos colegas, pois o Banco ainda não repassou, àquela entidade, o valor descontado. Vale lembrar que essa devolução é destinada aos bancários que assinaram e enviaram/entregaram a ficha ao Sindicato, solicitando esse reembolso, em setembro de 2018.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 17 de abril de 2019

ONTEM, A AFBEPA PARTICIPOU, EM CONJUNTO COM O SINDICATO DOS BANCÁRIOS, DA MOBILIZAÇÃO PARA O ABAIXO-ASSINADO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA


Na manhã da terça-feira (16), a AFBEPA participou em conjunto com o Sindicato dos Bancários do Pará, de um ato contra a Reforma da Previdência Pública, na Matriz do Banco, localizada na Rua 28 de setembro, esquina com a Av. Presidente Vargas. Esse movimento tem como objetivo principal denunciar o Governo por querer implantar uma Reforma que piorará a situação do Povo Brasileiro, nos deixando, praticamente, sem a possibilidade de nos aposentarmos ou, se conseguirmos a aposentadoria, com benefícios bem aquém do necessário para uma Vida Digna.
É hora de mobilização e de luta!
O lobby no Congresso Nacional é grande, há notícias de muitos empresários acampados por lá. E nós? Como estamos nos organizando para esse confronto? Como nos posicionaremos diante dessa Imensa ameaça?
A desforma, como muitos estudiosos a alcunham, ANIQUILA DIREITOS do Povo e não combate os principais problemas, como a revisão de aposentadorias que estão fora do Padrão e a taxação de Grandes Fortunas, sendo que o dinheiro tem de ir para a Previdência e não para outros custeios do Governo.
O Senador Paulo Paim (PT-RS) afirma que a prioridade do Governo em defender a capitalização da Previdência e a privatização de estatais para “tirar o país da crise” não condiz com a realidade, pois, não vão resolver os problemas fiscais do Brasil, como as regras impostas pelo mercado sugerem.
Ele acredita que a vigente Previdência Social está apenas mal gerida e não possui uma fiscalização tão eficaz, reforçando mais uma vez que a capitalização da Previdência não é uma solução digna, apenas vai fomentar o crescimento dos Bancos Privados e não da maioria da população brasileira.
Ele também desafiou os Bancos a levarem dois economistas para uma das sessões, a fim de mostrar o ângulo dos “vendedores” da Previdência Privada.
Paulo Paim, em uma das sessões, também parabenizou o próprio líder do partido do PSL, senador Major Olimpio (PSL-SP), que seria senador da “situação”, por pertencer ao mesmo partido que o presidente Jair Bolsonaro, mas que já declarou várias críticas às medidas previstas a serem adotadas pelo Governo. As críticas de um político que devia apoiar, partidariamente, as decisões de seu presidente, demonstram que tudo é muito imprevisível, muito instável no Governo Bolsonaro. Ele não consegue união nem dentro de sua “própria casa”.
Nesse sentido, a jornalista Eliane Brum, em coluna no “El País Brasil”, conceitua Jair Bolsonaro, como o antipresidente, uma vez que ele critica medidas de políticos de seu próprio partido e ministros que ele mesmo colocou nos cargos para compor sua gestão.
Em outras palavras, a jornalista avalia que Jair Bolsonaro se portando como presidente e, em outras vezes, como antipresidente, tenta desarticular a oposição.
No entanto, vale ressaltar que, devido ao atual contexto, a oposição é composta por vários partidos: de Esquerda e de Direita também. Então, se nos articularmos, conseguiremos barrar a Reforma da Previdência e outras medidas arbitrárias sugeridas no Governo Bolsonaro.
O QUE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA TRAZ DE NOCIVO AOS TRABALHADORES?
A AFBEPA já fez outras publicações em que aponta que tanto o Movimento de Privatização de Instituições Públicas (a exemplo dos Bancos), quanto da Reforma da Previdência é, realmente, uma responsabilidade posta sobre os ombros do trabalhador, devido a uma má gestão pública. Leia aqui.
Nesse sentido, separamos um dos pontos nocivos da Reforma da Previdência:
- TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO E IDADE, COMO FICAM?
O trabalhador que quiser receber o valor integral da aposentadoria terá que contribuir por 40 anos e ter uma idade mínima para poder se aposentar: 65 anos para homens e 62 para mulheres. A diferença de idade entre homens e mulheres fica acirradíssima, sendo uma afronta às ultimas, uma vez que sabemos que o mercado de trabalho, até o momento, é extremamente difícil para elas. Vários estudos mostram que mulheres ainda ganham menos que homens, e se for uma mulher negra, ganha menos ainda que um homem branco, por exemplo. Conta injusta, não é mesmo?
Segundo a proposta da Reforma Previdenciária, jovens que começarem a trabalhar em 2020, mesmo que completem 40 anos de contribuição antes, vão se aposentar aos 67 anos (homens) e 64 (mulheres), pois, a “Nova Previdência” inclui cálculos do IBGE sobre a expectativa de vida dos brasileiros que, segundo o Governo, tende a aumentar nos próximos anos.
Nesse sentido, o ex-ministro da Previdência Ricardo Berzoini, afirma que essa proposta é uma ameaça à aposentadoria também dos mais jovens, não dando alternativa, a não ser recorrer ao sistema de capitalização.
É uma afronta não só aos nossos Direitos Previdenciários, mas também aos de nossos filhos,  aos de nossos netos. É uma ameaça a uma nação!
AÇÃO NAS UNIDADES DE TRABALHO DO BANPARÁ CONTINUA
A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, também estará passando, nas próximas semanas, nas Unidades de Trabalho do Banco para levar o abaixo–assinado aos colegas que quiserem se juntar a esta Luta!
A Reforma é um ataque aos Direitos Trabalhistas! É a extinção total ou parcial do Direito à Aposentadoria! A Reforma é uma “necessidade” vendida como urgente para tirar do Governo a responsabilidade de Gestão da Previdência Social do país.
A União faz a força e é fundamental pra manter nossos Direitos!
Unidos Somos Fortes!
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 12 de abril de 2019

É PRECISO RESPEITO AOS PROFISSIONAIS DO BANCO! O PSI PRECISA VALER!


Em diferentes Unidades de Trabalho do Banpará, há colegas que cumprem com todos os seus deveres enquanto funcionários, que realizam a sua função da melhor forma possível, possuem um currículo com muitas qualificações e competência técnica para assumir outros patamares relacionados à sua ocupação. Dedicam-se e buscam atingir os objetivos que a empresa quer. No entanto, vários relatos chegam à nossa Associação informando que, certos caminhos tomados pelo Banco acabam desembocando em consequências que levam a não Valorização Profissional e, com isso, a autoestima vai embora, a exemplo de indicações para assumir determinadas Funções Comissionadas.
O PSI – Processo Seletivo Interno –, para preenchimento de funções gratificadas, é uma realidade sonhada por muitos colegas qualificados, que almejam fazer Carreira dentro do Banco, pois é um instrumento Democrático, Transparente e de Valorização Profissional.
Contudo, a indicação, forma ultrapassada e impositiva que alguns gestores ainda utilizam, vem sendo efetivada com bastante frequência dentro do Banpará.
O Processo Seletivo, interno ou externo, é o melhor meio, pois trata todos de forma igualitária e seleciona o mais preparado para assumir a função que a empresa quer suprir, portanto, é excelente, também, para quem o realiza.
 A AFBEPA se mobiliza com os trabalhadores para lutar pela Realização do PSI, ele não pode ser esquecido pelos gestores do Banpará, na hora da necessidade de selecionar para assunção de uma vaga gratificada. Reforçamos: Precisamos de um Plano de Carreiras, esse é o caminho, uma vez que, não existem, atualmente, critérios para a ocupação de vagas comissionadas. Por isso, é necessário um Plano de Cargos, Carreiras e Salários, que demonstre para o trabalhador como galgar determinada Carreira no Banco, quer seja de auditor, gerente, analista, supervisor, coordenador, entre outras.
Quando vagas surgem são para locais distantes, onde fica mais oneroso para o Banco, devido ao pagamento de auxílio moradia a quem não for do lugar, por exemplo, e menos atrativo para vários funcionários que temem, justamente, ser afastados de seus lares ou de uma estrutura clínica necessária, para quem precisa fazer algum tratamento de Saúde com alguma regularidade: Chega até ser uma escolha desumana: Carreira ou família? Carreira ou Saúde? A conta não precisa ser essa.
PSI como prática para Acesso às Funções Gratificadas. Já!
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 10 de abril de 2019

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: PROCURE ORIENTAÇÃO JURÍDICA LOGO NA PRIMEIRA NOTIFICAÇÃO


A AFBEPA sempre recomenda que os colegas leiam com atenção os normativos do Banpará e os cumpram. Assim, estarão fazendo o que a empresa quer e como ela determina. No entanto, quando houver alguma notificação do Banco, por uma suposta infração, recomendamos que os colegas entrem em contato, imediato, com a AFBEPA.
prazos curtos entre uma notificação e outra, além de que a pessoa notificada precisa de orientação jurídica para se defender com precisão e coerência contra o ato pelo qual está sendo questionada, portanto, enfatizamos: É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA BUSCAR AUXÍLIO JURÍDICO DESDE O INÍCIO.
Mesmo que o colega acredite que a notificação não irá se tornar um PAD (Processo Administrativo Disciplinar), é imperativo que construa um discurso legal/jurídico forte, ainda nessa fase inicial.
Para auxiliá-los em situações como essas, em que somos interpelados por suposto ilícito, a AFBEPA consultou advogados que fazem parte de nossa Assessoria Jurídica para ajudar nossos colegas a evitar ou atuar em processos dessa natureza.
A advogada Dra. Valéria Fidellis, que faz parte de nossa Assessoria Jurídica, respondeu as perguntas mais recorrentes sobre as notificações, que podem chegar até o Comitê Disciplinar:
1-    Como uma irregularidade notificada pelo Banco ao empregado chega até o Comitê Disciplinar e se torna um PAD (Processo Administrativo Disciplinar)?
- Dra. Valéria: Respondeu com um fluxograma para facilitar o nosso entendimento:
Clique para visualizar em tamanho maior
2- Em caso de acusação por descumprimento dos normativos do Banco, o que o funcionário deve fazer?
Dra. Valéria: Logo após a primeira notificação, pela AUDITORIA, é preferível que o empregado procure um advogado. Antes mesmo de declarar qualquer informação de defesa perante a auditoria do Banco. É preciso garantir ao funcionário o Direito à Ampla Defesa e ao Contraditório. Portanto, nossa recomendação é que o trabalhador só declare algo ao Banco, após receber as devidas orientações de seu advogado.
O risco de se constituir provas contra si mesmo são menores se resguardado esse passo. Seguindo o princípio da Ampla Defesa e do Contraditório, já mencionado, após a primeira notificação, o funcionário só precisa se manifestar para esclarecer os fatos. Não deve falar no sentido de construir sua própria defesa se, assim, não quiser.
O empregado não é obrigado a declarar nada para a Auditoria nesse primeiro momento, ele pode se manifestar só no Processo, se assim desejar.

3- Qual a vantagem que o trabalhador notificado tem ao entrar em contato imediato com um advogado?
Dra Valéria: Se o advogado for informado desde o início, é muito melhor para acompanharmos todo o procedimento apuratório, inclusive formulando quesitos e orientando a fala do empregado para que não produza provas contra si.

Reforçando as orientações acima, a AFBEPA informa que oferece aos seus associados a sua Assessoria Jurídica, composta por dois escritórios conceituados na área trabalhista, para proporcionar o efetivo Direito de Defesa aos colegas.
Ao sinal da primeira notificação emitida pelo Banco, antes de qualquer declaração dada aos auditores ou à Comissão Disciplinar, procure a nossa Associação que os encaminharemos para os escritórios que fazem parte da nossa Assessoria Jurídica.

SERVIÇOS:
Sede AFBEPA: Rua Senador Manoel Barata, n. 718, Ed. Infante de Sagres, sala 308; entre Tv. 1° de Março e  Av. Presidente Vargas – Campina.
Contatos: (91) 3212-1479/ 1457 | (91) 99247 6774 (WhatsApp)
E-mails: afbepa.coragem@gmail.com / afbepa.ban@bol.com.br

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
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terça-feira, 9 de abril de 2019

NA SEGUNDA-FEIRA, ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE COLEGAS DE DIFERENTES UNIDADES DO BANCO



Às 18h30, dessa segunda-feira (08), ocorreu a 2ª chamada da Assembleia Geral Extraordinária, no auditório do Edifício Síntese Plaza. Na mesa, estavam presentes a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, a vice-presidenta, Teresa Quadros e o advogado, componente da Assessoria Jurídica da Associação, Dr. Márcio Tuma. Entre o público, estavam nossos colegas, bancários de diferentes Unidades de Trabalho, público-alvo dessa Assembleia.
A presidenta de nossa Associação abriu a reunião, recebendo os colegas e enumerando os pontos que seriam abordados na ocasião, de acordo com o edital de Convocação da AGE: a) Discussão sobre os prejuízos oriundos da reclassificação das Agências oriunda do “MNP – Classificação de Agências Por Nível”; b) Esclarecimentos gerais acerca dos Pagamentos das 7ª/8ª horas extras aos empregados desligados; c) Discussões acerca do encarreiramento dos técnicos bancários de Nível Superior; d) Análise e votação para autorização do ajuizamento de ações coletivas, pela AFBEPA e o que ocorrer.
Após a leitura, Kátia informou que a Entidade ainda tentou diálogo com o Banco, para debater as questões de interesse do funcionalismo, mas infrutífero, por isso, a alternativa é tentar buscar ajuda que deem soluções eficazes para as nossas demandas. Após esse breve esclarecimento, a palavra foi passada para o advogado, Dr. Márcio Tuma.
Reclassificação de agência com redução de salário foi o primeiro item abordado, o que para a AFBEPA é ilegal, como já havia sido informado ao Banco sobre a nossa discordância. O assunto foi bastante debatido e, por fim, foram encaminhadas propostas.
Sobre os esclarecimentos gerais acerca dos Pagamentos das 7ª/8ª horas extras aos empregados desligados, a nossa assessoria jurídica informou que houve uma parada por parte do Banco em encaminhar as sugestões apontadas pela mesma, ainda em janeiro deste ano, quando a AFBEPA foi instada a se manifestar. As últimas ponderações foram feitas em fevereiro, sendo que a maioria delas já havia sido aceita. Portanto, falta atitude do Banpará em encaminhar o que foi proposto.
A nosso ver, os colegas desligados precisam sempre estar informados sobre os seus direitos.
       Ausência de Carreira para técnico nível superior foi o assunto sequente. E os colegas presentes esclareceram que há peculiaridades funcionais e de Direitos entre os diferentes técnicos nível superior, mas que a maioria não consegue ter um aumento de salário significativo, devido à inexistência de carreira para esses trabalhadores que entram no Banco como profissionais de nível superior.
   Será feito um estudo com a finalidade de se ter uma resposta.
Depois, houve esclarecimentos gerais sobre os valores oriundos das Ações Coletivas de 7 e 8ª horas extras.
Por fim, foram aprovadas por unanimidade algumas Ações Coletivas, a exemplo das que versam sobre Melhoria e Proteção do Meio Ambiente do trabalho em diferentes Unidades do Banco.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 8 de abril de 2019

MAIS UM ASSALTO ACOMETE O BANPARÁ: A AGÊNCIA TELÉGRAFO É ARROMBADA NESTE INÍCIO DE SEMANA


Provavelmente, de domingo (07) para segunda-feira (08), a tesouraria da Agência Telégrafo foi arrombada. Mas não se sabe quantos meliantes cometeram o crime, quem eram, como entraram e que horas exatamente ocorreu o arrombamento. Essas lacunas foram deixadas devido a dois fatores: os criminosos levaram o registro das imagens de segurança da Unidade de Trabalho e não havia vigilante de guarda no local, logo, ainda não há pistas dos autores do arrombamento e, sem vigilante, que pudesse coibir a ação deles, obviamente, também não há reconhecimento das pessoas que adentraram a agência.
A perícia que estava no local informou que tirou as digitais do CPD (Centro de Processamento de Dados) para tentar rastrear os criminosos e que esses levaram um pouco mais de 100 mil reais da agência. Agora, estamos no aguardo de uma resposta da perícia científica.
A AFBEPA reitera, mais uma vez, que o Banco precisa fazer os investimentos necessários em segurança. É necessária a presença de vigilantes em todas as Unidades e não só no horário de funcionamento delas. É urgente que seja apresentada aos trabalhadores uma Política de Segurança eficaz, que combata todos os tipos de assaltos que ocorrem nas Unidades de Trabalho do Banco, como: arrombamentos, explosões, vapor, novo cangaço e sapatinho.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 5 de abril de 2019

AFBEPA LEMBRA SEU HISTÓRICO E PROJETA LUTAS FUTURAS PARA A CATEGORIA, EM INTRODUTÓRIO, NA EMPRESARIAL.


Na quinta-feira, 04, ocorreu mais um Curso de Integração e Capacitação aos colegas recém-chegados no Banpará. Esse curso Introdutório ocorreu na Agência Empresarial e a AFBEPA esteve representada por sua presidenta, Kátia Furtado, e pela tesoureira, Zenaide Oliveira, que dividiram com os colegas um pouco de suas trajetórias, tanto como funcionárias do Banpará, como em lutas em prol da categoria.
Kátia Furtado iniciou sua fala lembrando o contexto em que a AFBEPA surgiu. Em 1987, quando o Banco Central ameaçava a existência do Banco do Estado do Pará, apontando má administração, os colegas, mesmo correndo o risco de prejudicar suas vidas, foram para a luta coletiva em defesa do Banpará, em defesa dos nossos Direitos, enfrentando a ameaça da época, que poderia causar a extinção do Banpará.
Então, dessa reunião legítima da categoria, surgiu a AFBEPA, com o objetivo de defender os Direitos dos colegas, de buscar melhorias de Vida para a categoria bancária do Banpará e de defender o Banco enquanto patrimônio do povo paraense.
Kátia também fez uma análise do que é legal, dos Direitos que já nos são assegurados em Leis, e do que ainda precisa de lutas para entrar no nosso patrimônio jurídico. Com mobilização coletiva, podemos tentar acordar com o Banco, por exemplo, a realização de Processo Seletivo Interno - PSI para o exercício das funções comissionadas, e em relação aos Processos Administrativos Disciplinares - PADs, uma vez que o Presidente é a instância decisória e recursal desses processos, queremos, também, que isso seja modificado: Que o presidente seja a instância recursal e o Comitê Disciplinar a instância deliberativa, com poder de decisão nesses processos. “Se quisermos isso, vamos precisar lutar juntos”, afirmou a presidenta.
A presidenta também se comprometeu em produzir material sobre o PCS (Plano de Cargos e Salários), uma vez que o plano não estabelece critérios para assunção de carreiras, a exemplo, da carreira de auditor, analista, supervisor, etc.
Hoje, a ocupação de diferentes funções é feita por indicação. Essa é outra questão que já está em nossa agenda de lutas: Precisamos de um Plano de Carreiras!
Também houve o reforço sobre o cumprimento dos normativos do Banco. Kátia entende que a jornada de trabalho é corrida, devido às demandas, mas é preciso que se consiga algum tempo para ler as normas, pois, a quantidade de Processos Administrativos Disciplinares é muito grande, devido ao não cumprimento dessas regras disciplinadas pelo Banco.
A tesoureira da AFBEPA e funcionária da Ouvidoria do Banco, Zenaide Oliveira, afirmou que respeitar os normativos é de extrema importância interna e externamente, pois, chegam reclamações de diferentes naturezas à Ouvidoria.
A atenção do funcionário reflete seu trabalho internamente no Banco e, externamente, perante os clientes. Por isso, é bom tirar um tempo mínimo da sua jornada para ler as principais normas, a fim de que o próprio funcionário não tenha problemas futuros, que podem até extinguir seu posto de trabalho e por em risco a imagem de uma instituição que é de todos os paraenses.
Zenaide também enfatizou a dedicação da AFBEPA nas lutas em prol da melhoria de Vida dos colegas, em seus locais de trabalho.
Nesse sentido, Kátia reforçou que a AFBEPA é uma entidade que busca atender a todos os bancários somente do Banpará, concentrando seus esforços em melhorias de trabalho e de vida para esses colegas.
Para se associar, basta destinar 1,5% de seu salário-base – demais rendimentos não entram nesse cálculo. A AFBEPA, atualmente, conta com uma Assessoria Jurídica, composta por dois escritórios de advocacia, que atuam nas áreas trabalhista/administrativo e de defesa do consumidor.
nossa Associação está disponível para atender os colegas nos números: (91) 3212-1479/ 1457 | (91) 99247 6774 (WhatsApp) ou pelos e-mails: afbepa.coragem@gmail.com / afbepa.ban@bol.com.br
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A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 1 de abril de 2019

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), neste ato representada por sua Diretoria, em observância ao que preceituam os artigos 13 e 15 do estatuto social da Associação, vem, por meio do presente edital, convocar os associados(as) efetivos(as), a participarem da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que se realizará em 08 de abril de 2019 (segunda-feira), em primeira convocação às 18h, e, em segunda convocação, às 18h30, no auditório do Ed. Síntese Plaza, situado à Av. Sen. Lemos, 791 – Umarizal, a fim de tratar sobre a seguinte ordem:
1)   Discussão sobre os prejuízos oriundos da reclassificação das Agências oriunda do “MNP – Classificação de Agências Por Nível”;
2)  Esclarecimentos gerais acerca dos Pagamentos das 7ª/8ª horas extras aos empregados desligados;
3) Análise e votação para autorização do ajuizamento de ações coletivas, pela AFBEPA;
4) Discussões acerca do encarreiramento dos técnicos bancários de Nível Superior;
5)  O que ocorrer.
Belém/PA, 01 de abril de 2019. 
A DIREÇÃO DA AFBEPA

NOTA DE PESAR: A AFBEPA LAMENTA A PARTIDA DO NOSSO COLEGA DE LUTAS, EDMILSON GOMES RAIOL


O nosso colega que era uma pessoa participativa dos movimentos de lutas, como as da Campanha Salarial, que se formou advogado e, recentemente, foi aprovado no Exame da OAB e estava trabalhando como GESIN (gerente de Serviços Internos) da Ag. São Brás do Banpará, o querido Edmilson Gomes Raiol partiu na noite de domingo, dia 31 de março.
Foram 41 anos de trabalho a serviço do Banpará. Foram anos de companhia nas lutas coletivas da categoria bancária. Um homem que deixa um forte legado: seu exemplo de trabalho, de lutas, de bom pai e de pessoa estudiosa, que levou à sua aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Pará (OAB), nessa fase de sua vida.
Edmilson também já trabalhou como gerente geral na Agência Altamira. Foi casado com nossa querida colega Edileuza Moreira da Silva, tesoureira da AFBEPA. Deixa um casal de filhos*.
A AFBEPA deseja força a todos que conviveram com esse querido colega.
Essa é a nossa singela lembrança, com nossos mais sinceros sentimentos pela partida de um homem trabalhador, de um guerreiro que se vai. 
Descanse em paz, querido Edmilson. 

*Errata: Recebemos informações que Edmilson Raiol não deixa apenas um casal de filhos, mas sim, 6 filhos e 10 netos.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Comunicação