quinta-feira, 28 de julho de 2022

EMPREGADOS (AS) DO BANPARÁ TRABALHAM SOB PRESSÃO, TENSÃO E GRANDE ESTRESSE POR CONTA DE AGÊNCIAS LOTADAS E RISCOS DE FRAUDES.

 

Entrada para a Ag. Nazaré nesta quinta-feira.

Os ambientes laborais estão altamente lotados, com menos trabalhadores (as) do que a demanda necessita e muitos problemas dos clientes a solucionar, que em alguns casos, não se resolvem no mesmo dia. E dentro desse contexto, a insegurança ronda fortemente o trabalho bancário, pois os trabalhadores (as) estão sujeitos a todo tipo de fraudes.

Esse meio ambiente do trabalho deixa qualquer pessoa adoecida, um desgaste maior, que poderia, em parte, ser evitado.

Muitos clientes querem Crédito, mas têm uns que tem pendências com o Banco ou outro Banco, e isso faz com que não possam ter acesso ao limite de crédito; outros reclamam do baixo efetivo de funcionários (as) para atendê-los, sendo que tem Locais de Trabalho com colegas da Matriz ajudando os colegas de agência, algo muito positivo. Esse é o funcionalismo do Banpará, que se entrega obstinado, aos objetivos do Banco.


Agência Nazaré nesta quinta-feira.

Ag. Nazaré nesta quinta-feira.

Mas, toda essa situação piora, muito mais, com as fraudes perpetradas por meliantes, que tiram proveito de fragilidades cometidas pelos clientes na guarda de seus documentos, cartões, cheques, número de conta etcetc. Os clientes vítimas de fraudes se deslocam até o Banpará, querendo que se resolva a fraude sofrida, mas, a nosso ver, já é caso de Polícia. As filas aumentam e demandam tempo cada encaminhamento que versam sobre esses crimes. Uma das questões que está ocorrendo muito é a portabilidade, que um criminoso faz da conta do cliente para outro Banco, especialmente, digitais. Outro tipo são as fraudes cometidas com cheques, por meio de compensação bancária, que precisa ser Cuidado e coibido com a utilização da tecnologia. Os trabalhadores (as) não podem mais ficar reféns desses crimes, que retiram a paz e o sossego do ambiente de trabalho. Os Bancos, na abertura das contas, têm de checar os documentos, se possível, com os sistemas dos órgãos públicos, pois, muitas vezes, é um laranja que usa documentos falsos, para usar a conta como receptora de transação fraudulenta.



Todo esse ambiente vem deixando os bancários (as) intranquilos, ansiosos e doentes.

A Afbepa espera que a Administração do Banpará veja tudo isso e zele por seus funcionários (as), reconhecendo o empenho de cada um(a). Inclusive, que esse esforço maior seja Premiado!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 22 de julho de 2022

O CAOS ESTÁ ESTABELECIDO NAS AGÊNCIAS DO BANPARÁ DEVIDO A DEMANDA PELO CONSIGNADO.

 






Mesmo com a máxima boa vontade e entrega dos funcionários (as), a demanda pela contratação do consignado foi muito grande e, até o momento, têm agências lotadas e com o Sistema Tecnológico sendo um empecilho para a realização e término do trabalho.

Já passou da hora da área de negócios organizar e planejar essas políticas que lotam as Unidades, o povo quer dinheiro e quem está endividado vai correr atrás do que aparece.

Deste modo, é importantíssimo que as áreas responsáveis se preparem para essa demanda grande, que buscará ir ao Banpará emprestar dinheiro.

A Afbepa vê que falta planejamento e um maior cuidado para as realizações de trabalhos como esses, que levam muita gente ao Banco. O Sistema Tecnológico quase sempre tende a apresentar problemas. Então por que não rescinde esses contratos com os fornecedores? visto que mancham a imagem do Banco e contrata outros, ou cria o seu próprio Parque Tecnológico? Não se pode é ficar refém e expor os trabalhadores (as) a esse mal funcionamento, pois eles têm de aguentar todo tipo de insulto calados, sem poder falar nada.

O outro ponto é organizar melhor a demanda, de forma que todos os servidores públicos não busquem o empréstimo ao mesmo tempo.

A nossa Associação parabeniza todos os funcionários (as), por sempre realizarem um trabalho com Dedicação, Esmero e Compromisso.

Amanhã, 23, a Suneg comunica que as agências Abaetetuba, Acará, Afuá, Anajás, Ananindeua, Augusto Montenegro, Bagre, Baião, Barcarena, Barcarena Centro, Belém Centro, Benevides, BR Ananindeua, Breves e Bujaru, vão abrir de 8 às12h, podendo esse expediente ser prorrogado até às14h. Os trabalhadores (as) dessas Unidades deixarão de gozar do seu merecido descanso. A Afbepa pede que as gerências deem aos colegas o necessário para o trabalho desde cedo e Que a Direção do Banpará lembre de todo esse Empenho, nas Mesas de Negociação, da nossa Campanha Salarial 2022.

 

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA


quinta-feira, 21 de julho de 2022

CORREÇÃO: ACERCA DA MATÉRIA DE ONTEM, 20, QUE EXPÕE ERRONEAMENTE PROBLEMA DE INDICAÇÃO NA FUNÇÃO GRATIFICADA DE COORDENADOR DE RETAGUARDA E SERVIÇOS.

 

A nossa Associação vem repor a devida correção sobre a ocorrência de uma falha na matéria veiculada ontem, 20, em nossas mídias sociais, cujo título BANPARÁ CONTINUA PASSANDO POR CIMA DO PROCESSO SELETIVO INTERNO FRUSTRANDO E DECEPCIONANDO FUNCIONÁRIOS (AS).

FALHA: A Agência Bonito é um exemplo, também, de Unidade em que as imposições são regra, visto que o Coordenador de Retaguarda e Serviços, colocado na função, não é o mesmo que sempre a assumiu, mesmo que o trabalho desse tenha sido bem desempenhado e aprovado pela Gerência.  Contudo, quem foi alçado para assumir a função foi outro funcionário que não trabalhava nessa agência.

 OS FATOS CORRIGIDOS

A denúncia versou sobre a ida de uma funcionária, que sem obedecer ao quadro de permuta foi colocada na Agência Bonito, quando havia outro funcionário inscrito que tinha interesse de ir para essa Unidade de Trabalho.

Daí em diante, essa funcionária passou a assumir a função de Coordenador de Retaguarda e Serviços,  o que já vinha sendo exercido por outro funcionário, e como há a perspectiva do Coordenador efetivo sair da agência e a vaga surgir para essa função, ficou claro para os interessados que a funcionária foi indicada justamente para ser a substituta futura do Coordenador.

A Afbepa esclarece que o Coordenador de Retaguarda e Serviços da Agência Bonito já atua naquela Unidade desde final de 2014, com a inauguração da Agência.


Inclusive o Coordenador nos ligou informando que não tem nenhum interesse de sair de Bonito. A Afbepa pede que quem vinha trabalhando com afinco nas substituições, que continue sendo prestigiado para concorrer no futuro para as vagas que surgirem.

A questão que ocorre nessa Unidade de Trabalho é justamente continuar com as indicações e passar por cima das políticas instituídas, como a de Permuta e a de quem vem substituindo as funções gratificadas, pois causa desmotivação e descontentamento em quem já substituia, com avaliações positivas da gerência.

A Afbepa espera que isso mude e que a motivação se mantenha para quem é do Local e que se Respeite as políticas instituídas.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 20 de julho de 2022

BANPARÁ CONTINUA PASSANDO POR CIMA DO PROCESSO SELETIVO INTERNO FRUSTRANDO E DECEPCIONANDO FUNCIONÁRIOS (AS).

 


É sofrida a situação de quem se prepara em seu Local de Trabalho, assumindo função gratificada e, também, através de cursos, porém, quando surge uma vaga em certa função, quem assume é alguém indicado.

Isso tem virado algo normal no Banpará, e a Área Competente quando é questionada pelo funcionário(a) se irrita, fato que não deveria ocorrer, pois é um Direito a informação que todos nós temos.

A Agência Bonito é um exemplo, também, de Unidade em que as imposições são regra, visto que, o Coordenador de Retaguarda e Serviços, colocado na função, não é o mesmo que sempre a assumiu, mesmo que o trabalho desse tenha sido bem desempenhado e aprovado pela Gerência. Contudo, quem foi alçado para assumir a função foi outro funcionário que não trabalhava nessa agência.

Havia, ainda, uma vaga para um Operativo com interessados no quadro de permuta para Bonito, mas, mais uma vez, uma outra pessoa que não estava inscrita nesse quadro foi designada para assumir a vaga, passando por cima de outros colegas que almejavam ir para essa Unidade de Trabalho.

É lamentável que o discurso feito em mesa de negociação seja um e a realidade seja outra totalmente diferente.

O abalo emocional para quem experimenta e é vítima dessa política nefasta é imenso, a decepção e frustração são sentimentos que se mesclam e nocauteiam o trabalhador(a). Alguns precisam de ajuda médica e psicológica para se restabelecerem, outros preferem sair da empresa.

Muitos funcionários falam que o Banpará só faz PSI, para os Locais que não haja indicações, e se aproveita da vontade de vários colegas quererem uma função gratificada para não conceder nenhum benefício ou ajuda.

É desalentador, em um século em que se busca Gestões Eficientes e bem preparadas, antenadas com a Gestão de Pessoas, que ainda haja esse Retrocesso, um retorno ao clientelismo, ao fisiologismo, condutas abominadas há tempos atrás pela grande maioria da sociedade.

A nossa Associação espera que essa prática desmotivante e abominável seja Repelida Rapidamente.

QUEREMOS RESPEITO POR NOSSAS VIDAS!!

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

BALANCETE FINANCEIRO DO 2º TRIMESTRE DE 2022 (ABRIL/MAIO/JUNHO)

 

BALANCETE FINANCEIRO DO TRIMESTRE DE 2022

(Abril/Maio/Junho)

 

A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro        de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos. A AFBEPA representa exclusivamente os funcionários (as) do Banpará associados (as) a esta Entidade, conforme decisão do STF em 2017, em questões judiciais e extrajudiciais. Nossas fontes de receitas constituem- se de mensalidades dos associados e taxas de convênios firmados (Uniodonto, Ótica Telégrafo, Auto escola Foca e Livraria dos Estudantes). Neste balancete a AFBEPA soma 1.079 associados (as) de um total de mais de 2500 funcionários ativos no BANPARÁ. O desconto da mensalidade é feito em contracheque e, também, por meio de débito automático para poupança programada da nossa Associação, que corresponde a apenas 1,5% do salário base do associado/a. Os valores que entram na AFBEPA não são fixos devido às solicitações de adesões, cancelamentos, demissões e falecimentos.

 

RECEITAS COM CONTRIBUIÇÕES DOS ASSOCIADOS NO TRIMESTRE/2022
 

Mensalidades dos associados

 

ABRIL       R$ 62.031,16

MAIO        R$ 64.055,39

JUNHO    R$ 63.170,17

 

TOTAL          R$ 189.256,72

 

 

 

TAXAS ADMINISTRATIVAS DE CONVÊNIOS FIRMADOS- TRIMESTRE/2022.

 

ABRIL         R$ 1.647,40

MAIO          R$ 1.604,11

JUNHO       R$ 1.577,78

 

TOTAL            R$ 4.829,29


RECEITAS FINANCEIRAS (SÃO RENDIMENTOS DAS CONTAS DA AFBEPA FEITOS PELO BANPARÁ)

 

 

ABRIL

R$

58,05

MAIO

R$

108,08

JUNHO

R$

148,04

TOTAL

R$

314,17

 

RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 2º TRIMESTRE/2022 DETALHAMENTO:

ABRIL         R$ 1.038,63

MAIO          R$ 1.038,63

JUNHO       R$ 1.170,99

 

TOTAL            R$ 3.248,25

 

Essa recuperação se refere a percentuais descontados dos funcionários, no trimestre de 2022, relativos a ticket alimentação, plano de saúde e vale transporte (Leis Trabalhistas) e plano odontológico. São valores considerados apenas para lançamento contábil.

 

RECEITA TOTAL DO TRIMESTRE = R$ 194.400,18

Receita Total é a soma das Mensalidades, Receitas financeiras (remuneração da conta corrente) e Taxas administrativas dos Convênios.

 

 

 

DESPESAS OPERACIONAIS POR RUBRICA
 

·        Despesas com Pessoal - Essas despesas se referem a pagamentos de salários, ticket alimentação, plano de saúde e vale transporte dos funcionários: R$ 40.169,60

 

 

·        Despesas Tributárias (FGTS/INSS/PIS/IRRF/IPTU)

R$ 9.972,01

 

·        Despesas Financeiras - Essas despesas se referem a tarifas bancárias e manutenção de conta: R$ 480,00


·        Despesas Administrativas - são as demais despesas abaixo descritas, que somam o total de: R$ 65.642,10

DETALHAMENTO DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS DO 2º TRIMESTRE/2022 TOTAL : R$ 65.642,10

 

 

Despesas com telefonia da AFBEPA (OI-fixo e móvel / TIM / VIVO) - R$ 976,73 Aluguel da sede e Condomínio dos meses abril, maio e junho/2022 R$ 4.200,00 Energia elétrica - Consumo correspondente aos meses de abril, maio e junho/2022

- R$ 1.461,84

Correios - Envio por SEDEX de brindes do Dia das Mães e boas-vindas à associados lotados em agências do interior - R$ 445,38

Transporte Em atividades externas da AFBEPA; entrega de brindes para associados; deslocamentos as Agências do Banpará, uber e táxi - R$ 1.815,32 Copa - R$ 857,66

Cartório - Reconhecimento de assinaturas dos Diretores da AFBEPA e Registro de Ata Posse Diretoria e Ata de Reunião Extraordinária R$ 613,44

Vale transporte Funcionários – R$ 1.088,00 Honorários – Advogados e contadora - R$ 22.855,20 Estacionamento - R$ 810,00

Indenização compensatória - Para a presidenta da AFBEPA R$ 16.610,37

Saúde e prevenção – Compra de Mascaras, álcool líquido 70, realização de testes de covid-19 em funcionária e Presidenta da AFBEPA - R$ 785,70

Investimento com alimentação - Para empregadas e presidenta da AFBEPA, em atividades da Associação, Almoço e lanche com a Diretoria, Café, Lanche e Almoço (Encontro dos Bancários do Banpará e Conferência Estadual dos Bancários para campanha salarial 2022) - R$ 4.326,76

Material de escritório – Toners - R$ 423,25 Informática R$ 61,51

Investimento com combustível Em idas às Unidades do Banpará em Belém

R$ 3.550,01

Devolução de valores Ressarcimento aos Associados - R$ 298,93


Serviços prestados de manutenção e reparos de material Diarista, serviços de motorista no transporte de funcionárias da AFBEPA – Reparo Hidráulico banheiro, Instalar Office em 04 computadores, Troca de Peça da Impressora HP, Troca de Fechadura porta de entrada da AFBEPA, Troca de lâmpadas, Conserto da Câmera de Segurança, Recarga de 02 Extintores, Troca de fonte de 01 computador

R$ 4.462,00

 

DETALHAMENTO DAS DESPESAS OPERACIONAIS – TOTAL: R$ 117.574,81

 

Telefonia - R$ 976,73

Aluguel / Condomínio – R$ 4.200,00 Energia elétrica - R$ 1.461,84 FGTS - R$ 1.974,64

INSS - R$ 7.208,00

PIS R$ 246,82

IRRF sobre aplicação financeira R$ 617,70

TLPL R$ 242,55

Cartório R$ 613,44

Plano de Saúde dos empregados da AFBEPA - R$ 566,94 Ticket alimentação dos empregados da AFBEPA - R$ 6.426,70 Copa e material de limpeza - R$ 857,66

Informática – R$ 61,51 Impressão Gráfica- R$ 890,00 Internet – R$ 286,73 Correios– R$ 445,38 Transporte – R$ 1.815,32 Combustível– R$ 3.550,01 Alimentação - R$ 4.326,76 Comunicação - R$ 15,00

Material de escritório - R$ 423,25 Despesas bancárias – R$ 480,00 Despesas com viagens- R$ 7.065,72

Salários dos Empregados da AFBEPA -R$ 26.211,02

Honorários (Advogados / Contadora) - R$ 22.855,20


Indenização compensatória R$ 16.610,37

Vale transporte funcionários R$ 1.088,00

Serviços Prestados, Manutenção e reparos R$ 4.462,00

Estacionamento R$ 810,00

Saúde e Prevenção R$ 785,70

 

 

 

TOTAL DA RECEITA OPERACIONAL.................. R$ 194.400,18

TOTAL DAS DESPESAS OPERACIONAIS....... R$ 117.574,81

Resultado do Trimestre/2022....................... R$ 76.825,37

 

No Resultado do trimestre computa-se contas a pagar da AFBEPA, referente ao    mês de junho/2022 com vencimentos no mês de julho/2022.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA