Qual o valor de uma Vida?
Iniciamos nosso texto com esse questionamento, forte, mas necessário. A Afbepa foi informada neste final de semana sobre o estado de saúde dos 2 (dois) vigilantes da Agência Tucuruí que estão em estado grave na UTI após serem infectados pela covid19.
Durante a semana passada, a Afbepa veio noticiando os acontecimentos que acometeu o pessoal daquela Agência, que está vivendo um surto de covid. Somente 2 funcionários (as) não foram contaminados.
A Agência está funcionando nesta segunda-feira, 28, com funcionários adidos, que vieram ajudar no trabalho, pois quase todo quadro de pessoal está afastado, inclusive os próprios colegas pagaram por seus testes de covid.
E o trabalho não pode parar, nem mesmo quando Vidas estão em perigo, pois o Banpará mandou fazer uma limpeza por meio da serviços gerais, que não tem nenhum know how para fazê-la, sem nenhum equipamento adequado e muito menos EPI. Hoje, pôs alguns colegas adidos, como se nada tivesse acontecido já que, em breve, será paga a 3ª parcela do Auxílio Tucuruí.
A Afbepa repudia esse comportamento! Pelo tratamento desumano dado, como se nossas vidas não valessem nada.
O Banco tem feito Escolhas, uma delas é colocar pessoas em insegurança, ao abrir uma unidade de trabalho sob condições inadequadas, consciente dos riscos assumidos, uma vez que os protocolos são conhecidos, mas não são seguidos.
E, mais, os cientistas alertam sobre o aumento do número de casos, devido a nova onda causada pela variante Delta (a indiana).
Infelizmente, o Banco, em seu jogo de escolhas, que se mostra desumano, sabendo do ocorrido, ESCOLHEU não contratar a empresa especializada em desinfecção, mesmo havendo essa empresa de desinfecção em Tucuruí, ordenou que a terceirizada fizesse a limpeza com muita água Sanitária, sem EPI e os equipamentos necessários.
Frisamos que esse relapso do Banco com as Vidas de seus clientes, funcionários e terceirizados (as) é uma ESCOLHA.
Assim como, o gasto de milhões, em empresa para organizar filas, futebol e automobilismo.
A SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS, VIGILANTES, SERVIÇOS GERAIS E CLIENTES QUE ATUAM NAS VÁRIAS UNIDADES DE TRABALHO NÃO SÃO UMA PRIORIDADE PARA O BANPARÁ.
A Afbepa se compadece da situação desses dois vigilantes, um poderá ser intubado, e suas famílias, que estão em sofrimento e entristecidas neste momento. Estaremos em corrente de orações pelas suas Vidas e que o Senhor Jesus reestabeleça as suas Saúdes.
Nossa Associação vem dialogando com a Secretaria de Saúde de Tucuruí para a vacinação dos Bancários (as) ser uma prioridade.
Esse clima de incertezas, medo e intranquilidade gera ansiedade e estado de Pânico nos nossos colegas e acaba fragilizando suas imunidades. O que a Afbepa quer é que o Banpará faça sua parte com responsabilidade e não contribua ainda mais para o adoecimento de seu funcionalismo.
NÓS MERECEMOS RESPEITO. NOSSAS VIDAS VALEM MUITO!
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA