quarta-feira, 29 de novembro de 2023

AFBEPA CONVIDA A TODOS PARA DOAREM SANGUE E APOIAREM O FUNCIONÁRIO DA AGÊNCIA NAZARÉ LUIZ HENRIQUE MOREIRA LOPES

A Afbepa convida a todos, associados(as), funcionários(as) e terceirizados do Banpará, para juntos formar uma corrente de solidariedade em prol da vida do nosso querido filiado Luiz Henrique Moreira Lopes, que atua como caixa na agência Nazaré. Luiz é diabético e fará uma cirurgia, por isso está precisando muito de nossa ajuda por meio de doações de sangue.

Essas doações podem ser feitas no Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Belém (IHEBE), localizado na travessa Mauriti, 3045, entre as ruas João Paulo II e Almirante Barroso, no bairro do Marco. O horário de doação é das 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. Já aos sábados, de 8h ao meio-dia. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos.

Não esqueça: ao chegar ao local, basta informar que a doação é destinada ao paciente Luiz Henrique Moreira Lopes.

Vamos unir as nossas mãos e corações para apoiar e rezar por nosso amigo, nessa jornada desafiadora.


UNIDOS SOMOS FORTES 
A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 28 de novembro de 2023

PORTARIA 181/2023 É REVOGADA E É EDITADA A PORTARIA 184/2023 PELA PRESIDENTE DO BANPARÁ

 
A Afbepa foi acionada desde ontem, 27, por unidades da Matriz e o pessoal das agências que questionavam o teor da Portaria 181/2023. Essa Portaria estabelecia o teto de R$500,00 para a aquisição de várias despesas, incluindo as de água, botijão de gás, café, açúcar, etc, sem atentar que para as compras acima já há valores estipulados e no caixa pequeno das Unidades.

A Presidenta da Afbepa acessou logo cedo a Assessora da Presidente e o Diretor Administrativo do Banpará pedindo esclarecimentos sobre essa Portaria e, também, que o Banco divulgue aos(as) funcionários(as) a sua posição. A explicação dada pela Presidência é que a Portaria 181/2023 seria revogada, pois continha erros.

Nesta tarde, os colegas avisaram a Afbepa que a Portaria 181 havia sido revogada dando lugar a Portaria 184/2023, e nesta nova Lei, de forma mais clara, está disciplinado que o valor de R$500,00 se destina a pequenas compras e serviços comuns de engenharia, sendo que essa Portaria exemplifica quais são essas compras e serviços.

Essa é uma Luta que a Afbepa tem travado, para que as Unidades não esperem a Superintendência de Engenharia para a realização de pequenos consertos, reparos e compras, que os locais de trabalho tenham independência para resolverem essas situações. Que bom que, enfim, algo foi feito. Ainda um valor muito pequeno dentro da atual conjuntura econômica, todavia, já é um início.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

SEM PLANEJAMENTO: BANPARÁ MEXE NO SISTEMA E GERA INSTABILIDADE E CONSTANTES TRAVAMENTOS

Recentemente, a Afbepa tomou conhecimento de que o Banpará está realizando trabalhos voltados para a segurança dos sistemas do Banco. A preocupação com a proteção da informação é, sem dúvida, uma ação louvável em tempos em que a cibersegurança é essencial. No entanto, a implementação dessas medidas está causando transtornos nas agências, especialmente no interior do Estado.


O problema reside na ausência de planejamento adequado e testes para avaliar essa importante iniciativa. Relatos indicam que desde o início desses trabalhos, os sistemas de atendimento ao cliente e os caixas eletrônicos têm sofrido frequentes erros e travamentos. Para completar, o calendário de pagamentos dos servidores públicos vai ocorrer por todo esse final de ano, por isso, o desespero já tomou conta dos(as) funcionários(as) nos locais de trabalho.


A Afbepa reproduz algumas falas:


"Não é de agora… o sistema em geral não está normal há muito tempo, e raramente temos alguma resposta; algum comunicado informando os motivos para os problemas enfrentados", relatou um funcionário do Banco. 


Outra acrescentou: "Se estão buscando melhorias, que o serviço seja mais célere, para não comprometer nossas demandas, especialmente no final do mês quando o fluxo é grande".


Assim como em outras demandas, a Afbepa está atenta em relação a essa nova questão. A instabilidade demonstrada por essa ferramenta, que é a mudança que estão implantando no sistema do Banco, não apenas impacta o andamento do trabalho, mas também frustra clientes, muitos dos quais estão optando por migrar para outras instituições bancárias.


Diante desse cenário, a nossa Associação reforça a importância de um diálogo transparente, no qual os(as) funcionários(as) sejam escutados  para que soluções melhores pensadas e planejadas sejam viabilizadas. A segurança da informação é vital, mas não deve comprometer a operacionalidade do Banco e a satisfação dos clientes. É normal que qualquer mudança que vá interferir no funcionamento de algo ou alguma coisa, tem de ser estudada, passar por testes e por fim, avaliada, para que se verifique se vai cumprir o seu fim, sem grandes transtornos.


A Direção do Banpará precisa rever essa postura e ajudar o Banco a se fortalecer. A tecnologia é fundamental e pode fluir, se bem planejada com todos os setores.


UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

FALTA DE PAGAMENTO DA UNIMED AOS CREDENCIADOS DEIXA FUNCIONÁRIOS(AS) DO BANPARÁ DESAMPARADOS NAS REGIÕES SUL, SUDESTE E OESTE DO PARÁ. USUÁRIO DO PLANO, DENUNCIE ESSA SITUAÇÃO À ANS

Desde que a Afbepa tomou conhecimento da situação precária e em alguns lugares a inexistência de atendimento do Plano de Saúde Unimed aos usuários, que diga-se pagam religiosamente e em dia a sua mensalidade, a nossa Associação vem cobrando providências da Administração do Banpará para que isso se resolva.

O Banpará informou à Afbepa que abriu uma denúncia no Coarc contra a Unimed e, atualmente, denunciou o Plano para a Agência Nacional de Saúde (ANS),  visto que certos usuários têm adotado esse procedimento e por causa disso, obrigada  pela ANS, a Unimed tem atendido esses usuários.

A situação é crítica, fazendo com que o Hospital São Salvador, localizado no Centro do município de Xinguara, colocasse um aviso na porta de entrada exemplificando o problema. “ATENÇÃO! O Hospital e Maternidade São Salvador e a Clínica de Imagem São Salvador informam que a partir de hoje, (12/09/2023) os atendimentos da operadora de saúde UNIMED estão suspensos por falta de pagamento”, informa o comunicado.

A preocupação da Afbepa se dá porque há claros prejuízos aos(as) funcionários(as) do Banco, muitos se deslocam para outros Estados sem que o deslocamento seja abonado. Funcionárias que estão há poucos meses para ter neném, inseguras,  por não ter local para realização do parto.

Diante dos fatos as reclamações só aumentam:

“O banco deveria suspender o repasse até que se ache uma solução, pois todos os meses desconta do nosso pagamento, mas não conseguimos usar aqui no Sul do Pará”.

“Há relatos que até em outros Estados estão suspendendo os atendimentos, ou seja, estamos literalmente jogando o dinheiro que pagamos no lixo”.

“Tem um colega que estava com uma cirurgia já agendada no Estado Tocantins, mas foi cancelada”.

“Desde de 2018 que a Unimed já estava com bastante rejeição e eu mesmo senti na pele várias vezes e tive que pagar”.

Repercussão

Recentemente, esse assunto tem ganhado destaques nos principais veículos de comunicação dessas regiões. Os portais Pebinha de Açúcar e Carajás, veicularam, por exemplo, que os hospitais Yutaka Takeda e o Cinco de Outubro, ambos no sudeste do Pará, suspenderam os atendimentos aos usuários da operadora de saúde Unimed por falta de pagamento.

A matéria explica ainda que os atendimentos de clientes que possuem o plano da operadora só serão retomados quando a situação for regularizada junto aos hospitais. Além disso, os pacientes que já estavam agendados foram informados para que realizassem as devidas tratativas.

Diante desse fato, a Associação Médica de Carajás (AMC) emitiu uma nota de apoio e solidariedade às empresas de saúde e aos médicos que prestam serviços pela Unimed na localidade. A instituição reconheceu as dificuldades enfrentadas, especialmente em relação aos persistentes atrasos nos pagamentos por parte da Unimed FAMA, principal operadora representante da Unimed na Amazônia.

A AMC informou ainda que “a Unimed FAMA não se pronuncia sobre as pendências, não responde aos e-mails, não atende às ligações e não fornece qualquer previsão ou informação sobre o motivo dos atrasos”. A entidade garantiu que se mantém “vigilante em relação a essa questão e coloca-se à disposição para oferecer assessoria jurídica aos interessados que visam buscar soluções para esse impasse”.

Resposta

A Afbepa quer, desta forma, que o Banco envide esforços para que a Unimed regularize as suas pendências com os seus credores, a fim de que o plano volte a ser aceito.

Além da falta de efetividade do plano de saúde, o funcionalismo quer respostas quanto ao Abono dos Deslocamentos quando o bancário(a) tiver que realizar uma consulta ou exames fora do Estado ou Belém.

A Afbepa orienta que os cologas Façam as suas denúncias para a ANS, ao não conseguirem o atendimento pelo Plano Unimed e informem o motivo. Para isto, é preciso que entre no link: falabr.cgu.gov.br/web/home.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSUNTOS FUNDAMENTAIS PARA O FUNCIONALISMO E SEM RESPOSTAS DO BANPARÁ FAZ AFBEPA COBRAR POSIÇÃO DO BANCO

A ausência de respostas do Banpará para assuntos Fundamentais para o Funcionalismo fez a Afbepa solicitar respostas da Presidência para os seguintes pontos: Divulgação dos Trabalhos do Grupo Paritário do PCS; Impedimento de Uso do  Plano de Saúde no Interior do Estado por falta de Pagamento da Unimed Fama aos credenciados e Abono dos Deslocamentos, quando o funcionário(a) precisar se deslocar para realização de Consultas e exames médicos etc; além de respostas para as situações precárias de várias Unidades do Banpará, nas quais os funcionários (as) padecem com altas temperaturas,  falta de cadeiras, fossas entupidas, falta de bebedouro, falta de iluminação e tantas outras faltas de condições de trabalho. 

A Afbepa entende que a omissão de atitudes para esses problemas é um reflexo da falta de cumprimento do dever do Banco com o bem-estar e Segurança dos seus trabalhadores (as) e denota um flagrante desrespeito aos Direitos Trabalhistas.

Clique aqui para ler o ofício.

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

COM GRATIDÃO, CARINHO E RESPEITO: AFBEPA COMEÇA A ENVIAR OS MIMOS DE NATAL AOS NOSSOS(AS) VALOROSOS(AS) ASSOCIADOS(AS)

Estamos próximos de mais um Natal… e a Afbepa não poderia deixar de lembrar daqueles que ajudam o Banpará a ser o que é, forte e sustentável, e que não medem esforços para atingir esse fim. Portanto, é com grande alegria que a Associação informa o início do envio dos mimos natalinos para todos(as) os(as) nossos(as) valorosos(as) associados(as), a partir de hoje, 20.

Este ano, foi preparado um kit especial, repleto de carinho e amor: uma mochila elegante, juntamente com nossa agenda, calendário, caneta e um jornal cuidadosamente produzido.

A primeira remessa já foi enviada para diversas agências, como a de São Geraldo do Araguaia, Xinguara, Redenção, Rurópolis, Medicilândia, São Félix do Xingu, Nova Ipixuna, Sapucaia, Piçarra, Bannach, Cumaru do Norte, Ourilândia do Norte, Rio Maria, Pau D’arco, Jacareacanga, Itupiranga, Breu Branco, Novo Repartimento, São Domingos do Araguaia e Brasil novo.

Aos associados(as) que ainda não vão receber os mimos, a Afbepa pede um pouquinho de paciência, em breve, o kit chegará até você.

Esse brinde foi pensado com todo carinho, como uma pequena expressão de gratidão aos(as) associados(as). Sabemos que dedicam 365 dias do ano a uma rotina exaustiva dentro do Banpará. A nossa Associação compreende a importância de cada um(a) na engrenagem que mantém a instituição funcionando sem pausas ao longo do ano.

A Afbepa, também, agradece a todos(as) os(as) associados(as)  por estarem com a gente, acreditando na nossa luta, pela garantia de direitos e interesses da nossa categoria.

A nossa Associação deseja a todos(as) os(as) funcionários(as), estagiários(as) e os terceirizados que nos ajudam na rotina do trabalho um Natal repleto de alegrias e um Ano Novo recheado de conquistas. Que este gesto simbolize a nossa profunda gratidão e reconhecimento pela parceria constante em prol das nossas vidas!!


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 14 de novembro de 2023

AFBEPA COBRA DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS DO GRUPO DE TRABALHO PARITÁRIO DO PCS. LEIA O OFÍCIO!

Na tarde de hoje, 14, a Afbepa protocolou um ofício endereçado à presidente do Banpará. No documento, a nossa Associação pede o cumprimento da Cláusula 14 do Acordo Coletivo de Trabalho, que estabelece o estudo para a retirada dos Índices de Eficiência das Promoções por Merecimento e Antiguidade, vez que esses Índices congelaram as Promoções e foi embutido no Acordo de 2018, sem qualquer assembleia. 

Além do mais, o Reenquadramento ou Realinhamento dos(as) trabalhadores(as) na Tabela Vertical dos níveis  é outro ponto a ser tratado pelo Grupo Paritário.

Ficou acertado que o GT/PCS teria 90 dias para o desempenho das atividades, após a assinatura do Acordo. Porém,  até agora, nada foi divulgado, falta transparência.

Por isso, a Afbepa cobra posição do Banpará, acerca desses trabalhos.

Clique aqui para ler o ofício.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

CONTINUA A BLACK FRIDAY NA ÓTICA TELÉGRAFO COM DESCONTOS DE ATÉ 70%. CONFIRA!

A Ótica Telégrafo continua com ofertas incríveis aos nossos(as) associados(as) durante a Black Friday, com descontos incríveis de até 70%, proporcionando oportunidades únicas para quem deseja adquirir seus óculos com estilo e qualidade. Não perca tempo e #GarantaJáOSeu!

Na compra de óculos de sol das renomadas linhas Ana Hickmann e Rayban, você recebe descontos irresistíveis, chegando a até 70%. Já para quem precisa de óculos de grau, a novidade é: lentes em dobro das marcas Varilux e Rondestock.

Outras oportunidades

Mas as vantagens não param por aí, pois se você é associado ou associada à Afbepa, pode aproveitar descontos que chegam a 50% na compra da armação e lentes digitais. Além disso, quem levar o óculos completo ainda ganha um óculos esportivo de presente. E se adquirir lentes com filtro azul, a Ótica Telégrafo ainda dá de presente uma armação Angel Prime.

E não é só na compra que os associados têm vantagens. Caso o óculos precise de manutenção, a Ótica Telégrafo oferece conserto totalmente gratuito para os óculos adquiridos pelos(as) associados(as). Isso significa que você pode contar com o suporte em caso de problemas, sem nenhum custo adicional.

São oportunidades que só é possível por causa dessa parceria entre a Afbepa e a Ótica Telégrafo, uma relação que tem se fortalecido ao longo de quase duas décadas, proporcionando aos associados acesso a produtos e serviços de qualidade, com preços acessíveis e vantagens exclusivas.

Então, não perca tempo e faça já uma visita na Ótica Telégrafo, localizada na travessa Djalma Dutra, 522, entre a rua Municipalidade e a avenida Senador Lemos.

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

AFBEPA DENUNCIA MÁ CONDIÇÃO DA AGÊNCIA ACARÁ E EXIGE AÇÃO POR PARTE DO BANPARÁ

Na manhã de hoje, 10, a Afbepa, representada pelo diretor Antônio Faustino, realizou uma visita à agência Acará. O momento foi de reencontro, visto que a Associação já havia visitado a mesma unidade em fevereiro deste ano. De lá para cá, pouca ou nada mudou em relação à parte estrutural, falta iluminação e as centrais de ar-condicionado continuam com problemas. Infelizmente, nada foi feito naquele local por parte da Administração do Banco.

São muitas lâmpadas queimadas e o pessoal depende muito da luz natural para iluminar o ambiente. É fácil imaginar os impactos negativos que essa situação causa à visão dos trabalhadores e dos clientes.

Ainda:

➤ Alguns equipamentos de refrigeração não funcionam;
➤ Centrais de ar jorram muita água dentro da agência;
➤ Baldes são usados para aparar água que sai dos aparelhos de ar-condicionado;
➤ RISCO: escorre água para dentro da central de energia da agência;
➤ Paredes estão mofadas e com infiltrações;
➤ Revitalização dos pisos que estão desgastados;




Diante disso tudo, a Afbepa pede o máximo de empenho da Administração do Banco para resolver essa situação. Isso inclui não apenas a refrigeração e a iluminação da unidade, mas também a substituição do piso, reparos nas paredes e, mais urgente, a resolução do problema de água próximo ao quadro elétrico, que apresenta risco de explosão.

Contudo, para além dos problemas observados, a visita proporcionou a oportunidade de dialogar com cada bancário, reafirmando o comprometimento da nossa Associação com a defesa intransigente da nossa categoria. Como resultado foram conquistadas novas filiações. São trabalhadores que se unem para fortalecer nossa causa e fazer jus ao nosso slogan: JUNTOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ACIDENTE GRAVE COM O COLEGA FUNCIONÁRIO DO BANPARÁ, EDSON GURGEL: A AFBEPA CONCLAMA AJUDA A ELE URGENTE

Quem acompanha a trajetória de Edson Gurgel está ciente da batalha incansável que ele trava contra uma grave doença no fígado. Recentemente, a situação tomou contornos mais delicados e graves quando nosso colega enfrentou uma crise de encefalopatia, e durante a ida para o hospital, acabou sofrendo um acidente que deixou marcas visíveis em seu rosto e, lamentavelmente, culminou em dois dedos quebrados.

Para entender, a encefalopatia é uma complicação das doenças hepáticas que pode desencadear a perturbação da função cerebral, mobilidade reduzida e até mesmo o coma hepático.

Diante desse cenário, Edson Gurgel agora enfrenta a necessidade de uma cirurgia na mão. Esta nova etapa, somada aos custos já consideráveis do tratamento contra a doença hepática, demanda uma mobilização solidária. Portanto, nesse momento crucial, a Afbepa convida a todos para que possamos unir forças em prol do nosso colega e ajudar como o nosso coração mandar.

A Associação destaca duas formas de contribuição para esta causa nobre. A primeira opção é efetuar uma transferência bancária para a seguinte conta:

Banco do Estado do Pará
Conta Corrente: 204184-7
Agência: 24
Banpará: 037 

ou

Chave PIX (CPF): (91) 99151-0317

Cada doação, independente do valor, representa um gesto de compaixão e amor fraterno capaz de fazer diferença significativa nessa jornada de luta pela vida. A solidariedade, neste momento, é o elo que fortalece Edson em sua caminhada, e, em nome da Afbepa, expressamos nossa antecipada gratidão a todos que se dispuserem a contribuir.


 A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

AFBEPA PROPÕE GRUPO DE TRABALHO EMERGENCIAL PARA DEBELAR O CAOS NAS UNIDADES DE TRABALHO

Na manhã desta quinta-feira, 9, a Afbepa reuniu com o Dirad para tratar da crise gerada com a quase ausência de manutenção e instalação dos aparelhos de ar-condicionados das Unidades de Trabalho; falta de cadeiras e mesas; substituições de lâmpadas queimadas; limpeza de fossas; goteiras e infiltrações, entre outros.

A Afbepa tem uma grande preocupação com a situação dos Locais de Trabalho, principalmente, porque, atualmente, o calor está insuportável e há urgência que o Banco resolva essas situações com brevidade.

Outro ponto que torna imperiosa a realização dos trabalhos de manutenção são as chuvas, que com o fim do ano se avolumam no Estado, e muitos Locais de Trabalho estão com goteiras e infiltrações e tendem a alagar, a exemplo de Conceição do Araguaia e Bom Jesus do Tocantins, a primeira agência ainda tem problemas de entupimento de fossa, e quando enche exala um odor fétido em todo o local.

Em face de todas essas urgências, a Afbepa propôs a criação de um Grupo de Trabalho, para ajudar, agregar, reforçar e somar em prol de resolver esses problemas.

O Dirad aceitou e informou nessa reunião, que algumas Unidades já estão com serviços a serem executados.

Além disso, disse que já há uma nova empresa que prestará os serviços de manutenção e instalação de ar-condicionados.

A Afbepa está empenhada para que esse momento caótico, que vivem as Unidades de Trabalho, seja debelado.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

GRANDE VITÓRIA DA AFBEPA SOBRE A AÇÃO DE “COMPLEMENTO DE GRATIFICAÇÃO"

A Afbepa tem a imensa alegria de informar aos nossos(as) associados(as) que a nossa Associação conquistou um grande Triunfo, vez que a justiça aceitou a solicitação da nossa Afbepa relativa ao "Complemento de Gratificação". Trata-se de uma verba que complementa o valor das gratificações de funções exercidas por certos empregados(as) e que, lamentavelmente, em 2017, foi usurpado pelo Banpará, prejudicando a todos.

Eis parte da decisão

No dia 6 de novembro de 2023, o TRT - 8ª Região julgou procedente o pedido da AFBEPA para unificar o entendimento do Tribunal acerca do assunto “Complemento de Gratificação” suprimido pelo BANPARÁ a partir de junho de 2017, com a seguinte tese: “A verba " Complemento de Gratificação", instituída pelo Banco do Estado do Pará para complementar o valor das gratificações de funções exercidas por seus empregados, não pode ser suprimida e deverá integrar a remuneração quando ocorrer quaisquer das seguintes hipóteses: a) o empregado a perceber por 10 (dez) ou mais anos, completados antes da vigência da Lei 13.467/2017; b) quando, sem justo motivo, for destituído da função anteriormente ocupada, permanecendo, porém, exercendo as mesmas atividades, com idênticas responsabilidades”.

É uma Vitória Importante, uma vez que as ações discutindo esse tema estavam suspensas, aguardando o resultado desse julgamento. Agora, os processos sobrestados voltarão a tramitar normalmente e poderão ser reconhecidos os direitos reivindicados pelos bancários(as).

A Assessoria Jurídica da Afbepa segue acompanhando para tomar todas as medidas pertinentes.

Dúvidas podem ser direcionadas à assessoria jurídica da AFBEPA: Tuma, Torres & Advogados Associados S/S, Avenida Senador Lemos, n. 791, Ed. Síntese Plaza, Salas 807/808, Umarizal, Belém-PA, CEP 66050-005. Fones: (91) 98462-9320 (Whatsapp). E-mail: carolalbuquerque@tumaetorres.com.br.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 7 de novembro de 2023

ONTEM TRABALHADORAS DO PAB COSANPA NÃO PUDERAM ABRIR O POSTO POR CAUSA DE TORRENTE DE ÁGUA QUE PREJUDICARAM O SEU FUNCIONAMENTO. AFBEPA COBRA AÇÃO URGENTE DO BANPARÁ

Ontem, dia 6, à tarde, a Afbepa protocolou um ofício solicitando medidas urgentes para a situação crítica do PAB Cosanpa, que enfrenta problemas sérios de alagamento quando chove. Essa questão tem prejudicado o andamento dos trabalhos e levado as funcionárias ao desespero, vez que é recorrente o dilúvio dentro do PAB, e que tem causado prejuízos a equipamentos. 

A Afbepa pede providências imediatas para resolver esse problema preocupante, vez que equipamentos essenciais, como uma máquina de conferir cédulas e o sistema de câmeras de segurança (CFTV), foram danificados e somente o sistema CFTV foi  substituído por um novo. Isso significa que o Banpará está tendo prejuízos devido a esses aguaceiros, o que para qualquer instituição é uma situação inaceitável, visto que é um problema que pode e deve ser resolvido.

Clique aqui para ler o documento.

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

AGÊNCIA PALÁCIO ESTÁ PEGANDO FOGO



A Afbepa esteve hoje, 6, na Agência Palácio e por causa do não funcionamento de 6(seis) centrais de ar-condicionados, os funcionários (as) e clientes estão experimentando uma sensação térmica alta, como se o corpo estivesse pegando fogo. O atendimento da agência está totalmente prejudicado com a falta de refrigeração, nesse local são 3(três) centrais sem funcionar, na retaguarda mais 3(três). E essa Unidade atende dois Poderes da República, o Legislativo e o Judiciário. Para a Afbepa, que tem denunciado, reiteradamente, esses fatos, fica clara a falta de planejamento e um plano de utilização desses bens pela administração do Banco. Tudo está na base da remediação do momento que acontece o problema. Até quando???? Os funcionários(as) não aguentam mais, é muita Vergonha com os clientes, afora que isso contribui para falta de saúde. QUEREMOS ATITUDES PREVENTIVAS!

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

AFBEPA PROTOCOLA OFÍCIO RELATANDO CONDIÇÕES AMBIENTAIS INSUSTENTÁVEIS NAS UNIDADES DE TRABALHO DO BANPARÁ E PEDE AÇÃO IMEDIATA DA PRESIDÊNCIA

A Afbepa enviou um ofício à presidência do Banpará, e nele está contido relatos do que foi visto pela nossa Associação nas agências Oeiras do Pará, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Baião e Santa Izabel do Pará. O documento, mais do que um pedido de socorro, é um pedido de ações imediatas diante de situações insustentáveis.

Esses locais estão enfrentando uma série de problemas gravíssimos que não apenas prejudicam a saúde e a segurança dos funcionários e clientes, mas também desafiam qualquer noção de dignidade no ambiente do trabalho.

É imperativo que a Presidência do Banpará responda a esse apelo não apenas com palavras, mas com ações concretas e imediatas, não somente dessas unidades, mas de outras constantes em relatórios já encaminhados pela Afbepa à Dirad e a essa Presidência.

A omissão e manutenção desses problemas é um reflexo da falta de cumprimento do dever do Banco com o bem-estar das pessoas e denota um flagrante desrespeito aos Direitos Trabalhistas.

Clique aqui e leia o documento.

ASSOCIAÇÃO DIVULGA BALANCETE ECONÔMICO DO 3º TRIMESTRE 2023 (JULHO - SETEMBRO)



Dando continuidade à política de transparência das receitas e investimentos que a Afbepa faz em benefício dos associados(as) e da nossa luta, publicamos a seguir o balancete do movimento trimestral referente aos meses de julho a setembro de 2023, para conhecimento de todos.


Segue as informações: 

A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos. A AFBEPA representa exclusivamente os(as) funcionários(as) do Banpará associados(as) a esta Entidade, conforme decisão do STF em 2017, em questões judiciais e extrajudiciais. Nossas fontes de receitas constituem-se de mensalidades dos associados e taxas de convênios firmados (Uniodonto, Ótica Telégrafo, Auto escola Foca e papelaria do Estudante). Neste balancete a AFBEPA soma 1.336 associados (as) de um total de mais de 2600 funcionários(as) ativos no BANPARÁ. O desconto da mensalidade é feito em contracheque e, também, por meio de débito automático para poupança programada da nossa Associação, que corresponde a apenas 1,5% do salário base do(a) associado(a). Os valores que entram na AFBEPA não são fixos devido às solicitações de adesões, cancelamentos, demissões e falecimentos.

 

RECEITAS COM CONTRIBUIÇÕES DOS ASSOCIADOS NO 3º TRIMESTRE/2023

Mensalidades dos associados(as) 

JULHO: R$ 91.574,95 AGOSTO: R$ 91.434,18 SETEMBRO: R$ 99.738,14

TOTAL: R$ 282.747,27

TAXAS ADMINISTRATIVAS DE CONVÊNIOS FIRMADOS- 3º TRIMESTRE/2023. 

JULHO: R$ 1.586,24 AGOSTO: R$ 1.587,33 SETEMBRO: R$ 1.600,54 

TOTAL: R$ 4.774,11

  

RECEITAS FINANCEIRAS (SÃO RENDIMENTOS DAS CONTAS DA

AFBEPA CREDITADOS PELO BANPARÁ)

JULHO: R$ 10,97 AGOSTO: R$ 14,34 SETEMBRO: R$ 11,93        

TOTAL: R$ 37,24

 

RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 3º TRIMESTRE/2023

DETALHAMENTO:

JULHO: R$ 1.437,39 AGOSTO: R$ 1.423,27 SETEMBRO: R$ 1.469,26

TOTAL: R$ 4.329,92

Essa recuperação refere-se a percentuais descontados dos funcionários, no 3º trimestre de 2023, relativos a ticket alimentação, plano de saúde e vale transporte (Leis Trabalhistas) e plano odontológico. São valores considerados apenas para lançamento contábil.

RECEITA TOTAL DO 3º TRIMESTRE = R$ 291.888,54

Receita Total é a soma das Mensalidades, Receitas financeiras (remuneração da conta corrente),Taxas administrativas de Convênios e Recuperação de Valores.

 

DESPESAS OPERACIONAIS POR RUBRICA 

  • Despesas com Pessoal - Essas despesas se referem a pagamentos de salários, ticket alimentação, plano de saúde e vale transporte dos funcionários: R$ 37.168,74
  • Despesas Tributárias – (FGTS/INSS/PIS/IRRF/IPTU) - R$ 10.726,62
  • Despesas Bancárias - Essas despesas se referem a tarifas bancárias e manutenção de conta - R$ 834,90
  • Despesas Administrativas - são as demais despesas abaixo descritas, que somam o total de: R$ 229.213,28

 

DETALHAMENTO DAS DESPESAS DO 3º TRIMESTRE/2023


Ajuda de custo (Viagens) – R$ 37.868,60

Aluguel (imóvel, condomínio, lancha, carro) – R$ 10.158,70

Bens de natureza permanente (compra de cadeiras) - R$  2.077,00

Brindes - R$ 22.525,83

Combustível - (Em visitas da diretoria nas agências do sul e sudeste do Pará) – R$2.156,49

Copa/Cantina - R$ 1.119,59

Correios - R$ 1.008,00

Despesas bancarias – R$ 834,90

Despesas com viagens (Passagens de barco, passagem aérea e taxi em viagens as agências do Marajó) - R$ 10.456,75

Donativos - R$ 5.000,00

Energia elétrica - R$ 2.095,17

Estacionamento - R$ 810,00

FGTS - R$ 2.462,98

Férias funcionários – R$ 7.012,94

Honorários de advogados e contadora – R$ 29.799,02

Indenização compensatória - R$ 19.056,27

Informática – R$ 1.214,00

INSS - R$ 7.994,58

Investimento com alimentação - R$ 2.840,41

IR sobre aplicação financeira – R$ 839,57

Material de escritório – R$ 1.101,75

PIS – R$ 269,06

Plano de Saúde - R$ 4.483,47

Ressarcimento associado - R$ 338,46

Salários dos Empregados da AFBEPA -R$ 23.245,27

Saúde e prevenção – R$ 184,96

Serviços prestados/Manutenção e reparos/ Impressão gráfica – Psicólogo, Diarista, Instalação de programa e configurações em computador; manutenções, impressão de panfletos e adesivos - R$ 12.672,00

Telefonia/internet - R$ 1.566,06

Ticket alimentação - R$ 8.400,00

Transporte – (Uber para o Nordeste do Estado em visitas da diretora da Afbepa às agências; em entrega de brindes, e Uber/táxi para idas em agências e PABs) – R$ 8.581,45

Vale transporte – R$ 1.040,00

 

 

TOTAL DAS DESPESAS OPERACIONAIS E ADMINISTRATIVAS - R$ 229.213,28

No Resultado do 3º trimestre computa-se contas a pagar da AFBEPA, referente ao mês de julho/2023 com vencimentos no mês de agosto/2023.

BLACK FRIDAY: ÓTICA TELÉGRAFO OFERECE DESCONTOS DE ATÉ 70%. CONFIRA!

A Ótica Telégrafo, uma das maiores parceiras da Afbepa, anuncia aos(as) associados(as) da nossa Associação que durante todo o mês de novembro, a loja estará oferecendo diversas oportunidades de aquisição do seu óculos durante a campanha da Black Friday.

Para começar, na compra do óculos de sol das linhas Ana Hickmann e Rayban, o cliente tem até 70% de desconto para ficar em grande estilo. Já para quem precisa de óculos de grau, a novidade é: lentes em dobro das marcas Varilux e Rondestock.

Conveniada à Afbepa há mais de duas décadas, a Ótica Telégrafo é responsável por dar assistências aos nossos(as) associadas(as) quando o assunto é óculos de grau ou de sol. Estamos juntos pois a empresa oferece a melhor qualidade em produtos óticos e um atendimento personalizado para clientes e principalmente para os nossos(as) filiados(as).


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA