terça-feira, 12 de novembro de 2024

Afbepa Protocolou Ofício Solicitando Esclarecimentos sobre Mudanças nas Funções de Caixa e GEATE no Banpará



Na tarde de hoje, 12, a AFBEPA protocolou o Ofício nº 49/2024 à Presidência do Banpará, solicitando esclarecimentos urgentes sobre as recentes modificações nos normativos das funções de Caixa e Gerente de Atendimento, que foram implementadas sem a devida consulta aos funcionários que desempenham essas funções.

A Afbepa destacou que mudanças em normativos, especialmente aqueles que afetam diretamente os trabalhadores, devem ser discutidas com as partes envolvidas antes de sua implementação. No caso, muitos funcionários(as) das funções de Caixa e GEATE estão preocupados com a falta de informações sobre como essas mudanças ocorrerão na prática, como o impacto na carga de trabalho, a necessidade de capacitação para novas atribuições e a compensação por essas novas responsabilidades.

A associação pediu ao Banpará que esclareça todos esses pontos e que realize uma live para fornecer os devidos esclarecimentos aos trabalhadores. A Afbepa também reforçou que essas modificações devem ser conduzidas de forma transparente, com a participação dos funcionários, para garantir a eficiência e o bom funcionamento das operações do Banco.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

TESOUREIRO DO BANPARÁ SOFRE "SAPATINHO" E TEM FAMÍLIA SEQUESTRADA EM CUMARU DO NORTE



Na noite de ontem, 11 de novembro de 2024, um assalto de extrema violência abalou a cidade de *Cumaru do Norte*, no sudeste do Pará. O tesoureiro da agência do *Banpará* foi vítima de "sapatinho", modalidade de assalto à Banco, que envolve cárcere privado, coação moral irresistível e sequestro de familiares, quando bandidos armados invadiram sua residência e fizeram sua família refém, exigindo o dinheiro do Banpará.

Segundo o relato da vítima, os criminosos entraram em sua casa pela parte da noite, renderam sua esposa e filhos, e, mantiveram todos sob cativeiro. O objetivo dos sequestradores era claro: obrigar o tesoureiro a levar uma grande quantia em dinheiro do Banco até eles.

Ao amanhecer o funcionário se dirigiu à Agência, como mandado pelos criminosos, que exigiam uma quantia em dinheiro. Na agência o pessoal desconfiou do comportamento do tesoureiro e acionou a Polícia que, imediatamente, acionou a Polícia de Redenção. 

Os criminosos perceberam que o assalto não deu certo e entraram em rota de fuga com os familiares do tesoureiro que foram libertados em Redenção.

A Afbepa tem conhecimento pelos relatos dos trabalhadores (as), que já foram vítimas dessa violência, do grande sofrimento emocional que fica. Por isso, a AFBEPA está prestando toda a assistência ao associado e à sua família, oferecendo suporte emocional e psicológico. A associação se solidariza com o tesoureiro e reafirma seu compromisso de garantir o bem-estar de seus associados(as) que vivem uma situação dessa.

A AFBEPA também se coloca à disposição dos demais associados(as) que precisem de apoio e orientação durante esse período de recuperação. A segurança e o apoio à família são prioridades nesse momento.
A Polícia Civil e Militar do Pará continuam com as investigações para localizar os criminosos envolvidos e esclarecer todos os detalhes do crime. 
O Banpará já deslocou um funcionário da área de segurança e um assistente social para Cumarú do Norte.

Abaixo prints do que versa o nosso ACT sobre Segurança Bancária.

 UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

AFBEPA FORTALECE CONEXÃO COM TRABALHADORES (AS) DO BANPARÁ: VISITAS E PROPOSTAS PARA MELHORAR A NOSSA ORGANIZAÇÃO


Entre os dias 4 e 8 de novembro, a Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, deu continuidade à série de visitas às unidades do Banpará. Durante essa semana, Kátia esteve presente nas Agências Ananindeua Castanheira, Cidade Nova, São Brás e Matriz Suser.

Em cada encontro, Kátia aproveitou para fazer um balanço das conquistas deste ano, destacando as lutas por melhorias dos reajustes salariais e a busca por maior ganho real para a nossa categoria.

"Temos de ser Respeitados, com R maiúsculo, não podemos sucumbir diante do poder do capital" reforça Kátia.

Muitos desafios foram postos ao longo das negociações, a AFBEPA se manteve firme, rejeitando propostas insatisfatórias da Contraf-CUT e FenabaN, e da Diretoria do Banpará. E por que a importância de continuar defendendo os interesses da categoria de forma intransigente??? para que, futuramente, não venhamos a ter nosso Acordo Local enfraquecido e ditado por mesas nacionais que se rebaixam e aceitam o pior para a nossa Categoria,  negando as nossas Vidas Dignidade.!

Essas visitas têm fortalecido o contato direto da Associação com os nossos Associados (as), ouvindo as necessidades e preocupações de quem está na linha de frente do atendimento bancário. Esse contato próximo permite à AFBEPA vivenciar melhor o cotidiano dos funcionários (as) e agir de forma mais eficaz nas lutas por melhorias.

Outro tema relevante discutido nas visitas foi a imposição da Contribuição Negocial pelos banqueiros e sindicatos, sem a realização de uma assembleia para debater a questão com os trabalhadores (as). Kátia relembrou que, em uma das lives da AFBEPA, foi solicitado ao dirigente sindical presente que convocasse uma assembleia para ouvir a categoria sobre o assunto, mas a solicitação não foi atendida. A AFBEPA reafirmou seu posicionamento de que qualquer decisão sobre essa contribuição deve ser discutida amplamente com a classe trabalhadora, garantindo o direito de manifestação de cada trabalhador (a) e de oposição.

Sem assembleia com quem é competente para decidir sobre qualquer contribuição, essa cobrança passa a ser Imoral, principalmente, porque foi decidida com os banqueiros.

Sobre o Plano de Cargos e Salários (PCS), Kátia falou da promoção excepcional em janeiro de 2025 para trabalhadores (as) e afirmou que, como integrante do Grupo de Trabalho Paritário do PCS, vai estar empenhada em garantir que as futuras Promoções regulares ocorram a partir de 2026. 

Essas visitas são mais do que encontros formais; elas são uma forma de manter a AFBEPA conectada com os anseios da sua base. Estar presente nas unidades, ouvir as queixas, entender as dificuldades e trabalhar para ajudar faz parte do compromisso da nossa Associação em representar seus Associados (as) de maneira ativa e presente.

CONFIRA AS FOTOS DAS VISITAS


AG. ANANINDEUA CASTANHEIRA



MATRIZ SUSER


AG. CIDADE NOVA


AG. SÃO BRÁS


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA


sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Visitas da Presidente da AFBEPA às Agências e PABs: Foco nas Promoções para 2025

Desde segunda-feira, 28, a Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, tem dado continuidade a série de visitas às unidades do Banpará. As Agências Belém Centro, Senador Lemos, Pedreira, Augusto Montenegro, Icoaraci, além do PAB Detran receberam Kátia para um bate papo.

Essas visitas são fundamentais para fortalecer o diálogo com os funcionários (as) e ouvir suas preocupações, permitindo que a Associação compreenda melhor o dia a dia de trabalho de seus associados (as).

Durante os encontros, Kátia discute as nossas lutas realizadas neste ano, em busca de melhores reajustes salariais e ganho real. Apesar dos desafios enfrentados, a AFBEPA se manteve firme, rejeitando propostas insatisfatórias da Contraf-CUT e Fenaban. “Demos um sonoro não a essa vergonha em duas ocasiões”, destacou, ressaltando a importância de manter a voz da categoria em primeiro plano.

Outro tema importante debatido foi a imposição da Contribuição Negocial pelos banqueiros e sindicatos, sem a realização de uma assembleia para ouvir a categoria. Kátia lembrou que, em uma das lives da AFBEPA, foi solicitado a dirigente sindical presente, que fosse promovida uma assembleia pelo Sindicato para discutir essa questão, mas a solicitação não foi atendida. A AFBEPA reafirmou que essa contribuição deveria ser debatida com a nossa classe e dado o direito de se opor a quem quisesse.

Em relação ao Plano de Cargos e Salários (PCS), Kátia assegurou que a presidenta da AFBEPA, como pessoa integrante do Grupo de Trabalho Paritário, está empenhada em fazer valer o nosso PCS, "que a Promoção Excepcional de 2025 venha, mas, também, que  promoções regulares para 2026 sejam uma realidade".

Essas visitas são essenciais para que a AFBEPA esteja verdadeiramente conectada com os anseios dos seus Associados (as). Estar próximo dos funcionários (as), ouvir suas queixas e entender o que pode ser feito para corrigir falhas e melhorar as condições de trabalho é uma prioridade para a nossa Associação. Kátia finalizou os encontros ressaltando o compromisso da AFBEPA em estar sempre ao lado dos trabalhadores (as), lutando por justiça e oportunidades de desenvolvimento para todos (as).


CONFIRA AS FOTOS DAS VISITAS:

Ag. Belém Centro

Ag. Belém Centro

Ag. Pedreira



Ag. Icoaraci

Ag. Augusto Montenegro

Ag. Senador Lemos

Ag. Senador Lemos



UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Afbepa questiona e Banpará reduz expediente desta sexta-feira em Belém



Na última segunda-feira, 28, o Banpará ignorou a tradição cultural do Recírio ao abrir suas portas, seguindo apenas o decreto do Governo do Estado. A AFBEPA questionou essa decisão, por meio do Ofício 44/2024, e argumentou que, se o Banco seguiu o decreto para abrir na segunda, deveria também considerar o ponto facultativo na sexta-feira, 1°, para os funcionários(as) do Banco lotados em Belém.

Após esse questionamento e cobrança da nossa Associação, a Diretoria do Banpará que estava calada, sem se manifestar sobre o assunto, editou um Aviso Circular comunicando aos funcionários (as) que nesta sexta-feira, 1, o expediente em Belém será das 8h às 14h.

Clique aqui para ler o ofício que a AFBEPA protocolou na terça-feira (29).

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA