quarta-feira, 29 de setembro de 2021

MAIS UMA LEVA DE PAGAMENTOS DO GOVERNO VEM AÍ SEM A DEVIDA INFRAESTRUTURA DE PESSOAL.



O Banpará obedecendo mais uma política do governo, necessária para quem precisa, escolhe iniciá-la justamente no dia do maior pagamento do Estado, o dos Professores(as) e, infelizmente, com muito sacrifício, uma vez que o funcionalismo está sendo convocado para estar nas Unidades de Trabalho às 6:30h.

O descanso de um dia de trabalho para o outro será mínimo, e em 2( dois) dias seguidos os funcionários (as) farão o pagamento de milhares de servidores da Secretaria de Educação com outros milhares de beneficiários (as) dos novos programas do Governo, o "Vale Gás" e "Vale Água".
Os pagamentos iniciarão nesta quinta-feira, 30. 

O programa é uma ótima iniciativa do Governo do Estado, a Afbepa reconhece que é uma política assistencialista que promove o mínino de salubridade e dignidade à essas famílias, porém é necessário logística na hora de atender esses beneficiários (as).

Não é a primeira vez que o Banco do Estado e o Governo do Estado esquecem que os funcionários não são máquinas... Durante todo esse período Pandêmico, temos visto a completa negligência com o bem estar das pessoas beneficiárias desses programas e, também, dos empregados(as).

Em Comunicado, a Suneg, informa que, Gerente Geral, Caixa e Coordenador de Retaguarda vão iniciar as suas jornadas às 6:30h nas Agências para que os atendimentos comecem às 7h. 

Nas agências da capital e interior, a partir das 8h até às 9h deverão ser atendidas as prioridades. Das 9h até às 15h, os beneficiários do "Vale Gás" e demais clientes. Das 15h até às 17h somente os beneficiários (as) do programa. 

No interior, as Agências devem seguir o mesmo cronograma com exceção de que, ao invés de atenderem os beneficiários do vale água até às 15h, deverá ser até às 14h, e daí em diante até às 17 serão atendidos os beneficiários(as) do Vale Gás. 

No site da Agência Pará é possível conferir que os dois programas vão beneficiar 345 mil famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social em todo o território paraense. 


AS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO SÃO DESUMANAS!  


Um funcionalismo que mal se recuperou da demanda dos Programas Sociais Fundo Esperança e Renda Pará, além das exigências de atingimento de metas, agora, já terá que se redobrar, novamente, para atender mais dois programas sociais, sem que a Diretoria Administrativa dê as condições necessárias para o trabalho. NÃO há um pingo de empatia. O que importa é atender a qualquer custo o Governo, mesmo que esse custo "custe" a qualidade de vida dos seus empregados (as). 

A Afbepa repudia esse descaso, que há muito se estende no tempo!!

Esperar passar o atendimento da Seduc e depois iniciar o pagamento dos programas seria o óbvio e razoável. A estrutura física das Unidades vai se sobrecarregar, o que não é recomendado nestes tempos de pandemia.

Pergunta que nao quer calar: o sistema tecnológico está apto a responder a tanta demanda?
Em relação aos funcionários(as) há um grande esgotamento e sem previsão de reposição de energia humana. 

Vivemos um período em que é tudo pela política do governo!!! E mais, quem tem cargo político manda.
A Afbepa espera que com a liberação dos programas mais o pagamento dos professores, não haja cenas lamentáveis de desrespeito aos funcionários (as), quebra-quebra em Agências e aglomerações???

Que Deus nos Proteja!
Se liga Diretoria!!!!


A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

sábado, 25 de setembro de 2021

UMA DESPEDIDA DOLOROSA: O ADEUS A ALICIA PORTILHO.



Têm partidas que nos partem ao meio. Corações que se vão, e levam os nossos consigo. Hoje, neste sábado (25), cinzento, nos despedimos de uma jovem que nos dá adeus ainda na flor de sua idade. A querida Alicia Portilho, 22 anos, filha do nosso amigo da SUENG Portilho, que veio a falecer nesta madrugada. 

A Afbepa lamenta profundamente pela perda da doce Alicia. Enviamos nossas condolências ao nosso querido amigo Portilho, sua esposa Kátia e todos aqueles que amavam a jovem menina. 

Alicia foi levada em decorrência de uma infecção bacteriana generalizada, chegou a passar pela intubação, mas não resistiu e veio a óbito deixando um vazio para todos aqueles que a conheciam e a estimavam.

A AFBEPA representada por sua presidente, sua Diretoria e empregadas, envia abraços acalentadores aos familiares e amigos de Alicia. Façamos as nossas expressões de fé para que o reencontro de Alicia com o Salvador seja de muita alegria. 

Sabemos que, neste momento, não há palavras capazes de suprir toda essa dor, o chão foge aos nossos pés e tudo é sofrimento, pois não aprendemos a dizer adeus. Mas queremos deixar o mínino de homenagem para essa doce menina que se foi.

Enviamos a todos (as) Forças e Sabedoria para suportar esse luto. 

Querida Alicia, descanse em um sono tranquilo. 

Obs: Para quem desejar ir, o Velório começará às 16h, na Max Domini na Travessa Lomas Valentinas, entre 25 e Duque.


A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

DIGA NÃO AO PROJETO DE LEI 1043/2019 QUE ATACA A JORNADA DOS BANCÁRIOS.

 



O Projeto de Lei 1043/2019, de autoria do deputado federal David Soares (DEM-SP), que dispõe sobre a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos é mais um ataque aos direitos trabalhistas, desta vez, contra a jornada da categoria bancária, que é uma conquista histórica importantíssima.

O PL foi apresentado em fevereiro de 2019, e chegou a ser rejeitado inicialmente, mas, em agosto de 2021, voltou a ter tramitação, com parecer favorável à aprovação, apresentado no dia 17 deste mês, pelo relator da Comissão de Defesa dos Consumidores (CDC), o deputado Fabio Ramalho (MDB-MG).

Não é a primeira vez que a carga horária da categoria volta a ser discutida no legislativo, o PL 203/2017 também havia atentado contra esse direito, assim como, as Medidas Provisórias encaminhadas pelo Presidente Bolsonaro (Sem Partido), a MP 881/2019 e a MP 905/2019. Todas essas bombas contra os bancários (as) foram desarmadas graças a união e pressão da classe.

A categoria bancária é uma das que mais registram afastamento do trabalho por adoecimento psíquico e físico, por burnout, ansiedade, depressão e lesão por esforço repetitivo (LER/DORT). As horas de trabalho não são caprichos de trabalhadores, mas são frutos de estudos, onde se verificou muito estresse, assédio moral, metas abusivas, doenças gástricas, cardíacas e uma grande desumanização do trabalho bancário, onde o trabalhador(a) é visto como máquina, e é o que esse PL quer reforçar! Não à toa, a jornada diferenciada aos bancários (as).

No caso específico do funcionalismo do Banpará, não há contratações desde 2018 que supram as necessidades de pessoal e nem as Promoções, que eram pra haver e não houveram após a assinatura do ACT/2018-2020, em que foram remetidas a METAS (ÍNDICE DE EFICIÊNCIA PROJETADO PARA O EXERCÍCIO).

Portanto, a abertura de Agências aos finais de semana, que se propõe a resolver um problema, deixará outros vários e significa mais uma perda de direitos.

Para a AFBEPA, isso marca mais um retrocesso que o Governo Federal e a Câmara dos Deputados querem impor, a qualquer custo, aos trabalhadores bancários “é mais um ato de desrespeito à Vida, que não podemos aceitar e baixar as nossas cabeças, temos que nos indignar e lutar por nossos Direitos. Resistência sempre a algo que nos ameace” diz Kátia Furtado

A AFBEPA orienta aos colegasque é imprescindível que votem “NÃO” na enquete sobre o PL 1043 no site daCâmara dos Deputados clicando aqui. Precisamos combater mais esse ataque com muita luta e união.

 

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

terça-feira, 21 de setembro de 2021

A RECUSA QUANTO À VACINAÇÃO À LUZ DO ENTENDIMENTO DA PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO.


 

Caros(as) Associados(as),

 
Desde o início da pandemia da COVID-19, a AFBEPA vem adotando postura ativa com o fito de promover a proteção à vida e a saúde de seus(as) associados(as) e da coletividade.

Assim sendo, o posicionamento da Associação é no sentido de orientar que VACINAS SALVAM VIDAS! Contudo, a decisão quanto à vacinação ou não é personalíssima, cabendo a cada associado(a) decidir quanto a isto.

Porém, a presente nota é necessária objetivando esclarecer o seguinte questionamento que vem sendo formulado pelos(as) associados(as): “SE EU NÃO QUISER ME VACINAR, POSSO SER DEMITIDO(A)?”

A questão é extremamente complexa, afinal, a não vacinação em tempos de COVID-19 ultrapassa a barreira dos interesses individuais dos(as) bancários(as) e passa a repercutir na própria esfera dos direitos coletivos (lato sensu). Assim as medidas sanitárias adotadas, uso de máscaras, lavar as mãos com água e sabão, e n ausência de água o álcool 70.

Sobre o tema, vacinação, a Exma. Presidente do Tribunal Superior do Trabalho se manifestou no sentido de que o “direito da coletividade se sobrepõe ao direito individual e se um empregado se recusa à vacinação, ele vai comprometer o meio ambiente de trabalho que necessariamente deve ser promovido, por meio do empregador, da forma mais saudável possível, por isso que há uma justificativa que tem embasado decisões nesse sentido”, ou seja, de que a justa causa pode ser aplicada.

Impende destacar que a fala da Exma. Ministra Maria Cristina Peduzzi foi externalizada levando como base a iniciativa privada e, portanto, trabalhadores(as) que não possuem estabilidade, bem como excetuou que este entendimento não se aplica àqueles(as) empregados(as) que apresentem algum motivo de saúde que justifique a recusa.

De todo modo, a matéria é extremamente delicada e deve ser verificada cada situação de forma individualizada, sendo que a AFBEPA reitera sua orientação no sentido de que todos(as) os(as) bancários(as) devem se vacinar, isto visando proteger a própria vida e a saúde dos(as) empregados(as) e de seus(as) familiares.

A notícia está disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/09/14/empresa-tem-direito-de-demitir-quem-recusar-a-vacina-diz-presidente-do-tst.htm

Se você, Associado(a), possui alguma dúvida mais específica sobre a questão, entre em contato com a Assessoria Jurídica da AFBEPA (Tuma, Torres & Advogados Associados – 91 3222-5746 / atendimentobelem@tumaetorres.com.br) para mais informações e esclarecimentos!

A AFBEPA e sua Assessoria Jurídica (Tuma, Torres & Advogados Associados) são incansáveis na defesa dos direitos dos(as) associados(as) e seguirá firme na luta com vistas a evitar qualquer lesão aos direitos e garantias da categoria!
 

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA.

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

CONDIÇÃO DESUMANA: COLEGAS DA AGÊNCIA CAPANEMA ESTÃO TRABALHANDO NO CALOR!



Uma situação absurda está acontecendo na Agência Banpará Capanema, os nossos colegas da Unidade estão há quase 30 dias sem ar condicionado e trabalhando normalmente, mesmo com o forte calor na cidade.

Na manhã desta sexta-feira, 17, alguns colegas procuraram a AFBEPA para contar sobre essa situação calamitosa que estão passando. No final de agosto, informaram para a Geman sobre a situação e abriram uma Ordem de Serviço, o técnico em refrigeração foi até o local, e informou que somente seria possível a substituição do aparelho por um novo.

Desde então, os colegas estão usando um ventilador como medida paliativa, que acaba atrapalhando o serviço, já que são muitos papéis e dinheiro para lidar, que com o vento voam. Além da situação de calor infernal.

Em resposta aos funcionários, a GEMAN informou que "não há como realizar a compra de um aparelho novo no momento, pois isso não estaria no planejamento do Banco dentro dos próximos meses". Talvez, no ano que vem seja possível realizar a substituição... Não é, Banpará?!

A Afbepa, através de sua presidenta, também, acionou a GEMAN, que informou que a agência tem de aguardar " DISPONIBILIDADE DE ESTOQUE".

Enquanto isso, todos os dias, os empregados da Ag. Capanema são cobrados sobre as metas de vendas de produtos do Banco, e as buscam cumprir com excelência. Além do mais, o Banpará, obteve, somente no 1° de semestre de 2021, 120, 4 milhões de lucro. Será mesmo que não tem como enviar um aparelho novo para Capanema agora???

Que burocracia é essa que faz as pessoas trabalharem em condições Indignas e Insalubres?

O Banpará sempre esquece dos seus deveres quando se trata de Proteger e Valorizar as Vidas dos seus Trabalhadores (as). Quem pode abrir um PAD contra a Direção Administrativa por falta de dar condição de trabalho a pessoas humanas, seus empregados(as)???? A Auditoria? O Presidente? O CONSAD?

Esse cenário insalubre não pode prosperar! Os colegas estão tendo reações alérgicas, tosses e outras consequências desagradáveis que o calor traz. Sem contar que ainda estamos enfrentando uma Pandemia, e precisamos utilizar máscaras para nos prevenir contra o vírus, que se tornam ainda mais desconfortáveis no calor.

Há, neste caso, um descumprimento da Constituição Federal da República do Brasil; CLT; NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO; CÓDIGO DE ÉTICA DO BANPARÁ, DENTRE OUTRAS LEIS.

É dever do Banpará proporcionar aos seus empregados (as) Segurança, Saúde e Higiene! Nesse momento, não há condições de Saúde na Agência Capanema! Nossos colegas estão padecendo no calor! É um tratamento desumano!

A AFBEPA estará acompanhando a situação com os colegas para saber se alguma providência foi tomada. Mas, não iremos aceitar esse tratamento desrespeitoso, insalubre e desumano com os funcionários (as) da Ag. Capanema.

Se não tem condições de trabalho, a agência não pode funcionar.

RESPEITO!!!!

Atualização às 17h e 16min: A Geman informou, há pouco, que estão aguardando a conclusão de um processo licitatório da Suloc para fornecimentos de novos equipamentos e, logo que isso seja feito, buscarão atender as demandas de todas as unidades com maior rapidez possível.

A Afbepa continuará acompanhando esta situação!!!


UNIDOS SOMOS FORTES
DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

CLIMA DE MEDO SOBRE POSSÍVEL CONTAMINAÇÃO NA AG. AUGUSTO MONTENEGRO DEIXA COLEGAS EM ESTADO DE APREENSÃO.



Nos últimos dias, uma dúvida vem causando insegurança e temor aos funcionários (as) do Banpará Augusto Montenegro. A AFBEPA recebeu uma denúncia nesta última terça-feira, 14, sobre o afastamento de uma empregada terceirizada da limpeza da Agência, que trabalhou até a sexta-feira, 10, mas na segunda-feira (13) não retornou mais ao serviço.

Ao que se sabe, a empregada, entrou de atestado na segunda-feira e, por isso, não retornou ao trabalho, porém a dúvida que está cercando os colegas é se ela está com covid19 ou se seu afastamento se dá por outro motivo.

A maior preocupação dos nossos colegas e amigos, se deve ao fato de que, não se sabe se a senhora está realmente infectada. Se está, não foi tomada nenhuma providência de contenção de danos, como, desinfecção do meio ambiente do trabalho por empresa especializada, isolamento daqueles que tiveram contato e testagem de todos (as) da Unidade. O Gesin da Agência que substituiu o titular, não esclareceu essa situação junto a empresa contratada e, isso, deixou todos em dúvida e apreensivos, pois se o afastamento se deve a contaminação por covid, providências tinham de ter sido tomadas.

A AFBEPA, por meio de sua presidenta, Kátia Furtado, entrou em contato com a Gesat para que acesse a Empresa, da qual a funcionária é contratada, para que se saiba sobre o estado de saúde dela, mas até agora, não houve nenhum retorno sobre o caso. Estamos na expectativa para que esse resultado seja negativo.

Entendemos que, todos (as) gestores do Banco, devem seguir um protocolo quando casos assim surgirem, mesmo que a vacinação esteja avançando, ainda estamos lidando com um inimigo que pode nos causar a morte e que é invisível, o que dificulta ainda mais nossa luta contra ele. 

A nossa presidenta considera que é fundamental seguir a risca os protocolos de combate ao coronavírus em momentos como esse. “É importante que os gestores conversem com seus funcionários (as) sobre o que está acontecendo, por qual motivo alguma pessoa se afasta, se foi covid ou não, para que não haja insegurança e angústia entre os colegas. Temos que continuar tomando os cuidados, testar as pessoas quando isso acontecer e mandar higienizar imediatamente o ambiente com o material químico adequado! Alertou, a presidenta.

A AFBEPA reitera para que todos (as) os colegas continuem usando suas máscaras cirúrgicas descartáveis, não dividindo objetos pessoais, higienizando sempre que possível as mãos com água e sabão e, tendo à sua disposição, o álcool em gel ou líquido 70º. 


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA.

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

RELAÇÕES HUMANAS: IMPRESCINDÍVEL PARA LIDAR COM PESSOAS.

 Saber administrar pessoas dentro de uma organização, aprender a lidar com as aptidões e emoções de cada um (a) é fundamental para que se atinja objetivos e, por conseguinte, resultados.

É certo que as boas relações emanam energias boas, e fazem com que a equipe de trabalho se sinta influenciada por esse clima, o que influirá diretamente na produtividade e na satisfação dos trabalhadores (as). 

Um gestor responsável por essas relações é capaz de motivar ou desanimar completamente sua equipe, pois comanda e desempenha um papel de referência aos demais. Como age ou fala pode elevar a autoestima de um comandado ou o levar a ser uma pessoa ansiosa, insegura,  desestimulada, não se reconhecendo mais como profissional.

Dentro desse contexto, o funcionalismo do Banpará enfrenta situações absurdas, rotineiramente, uma vez que, denúncias sobre assédio moral, são recorrentes. Somente em 2021, no primeiro semestre, a AFBEPA publicou 3 (três) casos envolvendo o assunto, contudo a realidade pode ser muito maior já que muitos casos não chegam a ser denunciados por medo de represálias dentro do Banco.

Presente em mais da metade dos municípios paraenses e, com um funcionalismo estimado em quase duas mil e quinhentas Pessoas, a Direção do Banpará precisa se atentar para a necessidade de oferecer qualificação e especialização em como Lidar com Ser Humano aos seus gestores. Alguns, precisam muito, principalmente, considerando, toda a cobrança que vem sendo feita pela Diretoria, o que faz cada gestor lidar da sua forma com os (as) funcionários (as).

Lidar com outro ser humano e gerenciá-lo não é uma tarefa tão fácil como se parece, e a AFBEPA entende isso, porém o ambiente hostil que muitos colegas precisam enfrentar todos os dias só colabora para o aumento no número de afastamentos por Burnout e/ou Depressão ou outras doenças psicossomáticas. 

O Banpará pode e tem capacidade de oferecer cursos em Relações Humanas para os seus gestores, que os capacite a como lidar melhor com o quadro de pessoal. 


O QUE É ASSÉDIO MORAL?

O assédio moral é todo comportamento abusivo (gesto, palavra, atitude) que ameaça, por sua repetição, a integridade física ou psíquica de uma pessoa, degradando o ambiente de trabalho.

A AFBEPA quer que todos os colegas possam ter gestores empáticos, sensíveis e gentis, que não tratem seus subordinados a base de grosserias ou hostilidades. Uma boa parte dos nossos dias é gasta dentro do Banco, por isso, acreditamos que um ambiente harmonioso e cordial é o mínimo que se precisa, para um bom desempenho e andamento do trabalho.


Pensando nisso, desenvolvemos uma pesquisa para saber se você já foi vítima de Assédio Moral. Clique aqui para participar.


*A pesquisa é anônima.



UNIDOS SOMOS FORTES

DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

terça-feira, 14 de setembro de 2021

CURSO CPA 10 TEM SUCESSO NA APROVAÇÃO! TURMAS ABERTAS PARA A CPA 20.

 


90% de aprovação! Foi esse o resultado dos alunos aprovados da turma de CPA 10 da Benchmark Certificação Bancária, em agosto. A empresa, que já oferecia os cursos de forma particular, passou a promovê-lo de forma ampla para quem tem a vontade de progredir na carreira bancária, mas esbarra na qualificação. 

Com uma turma de 10 alunos, dos quais 9 (nove) foram aprovados na prova de certificação, e os mais diferentes relatos deram destaques de como os exercícios e os professores foram fundamentais para que se conseguisse a tão sonhada aprovação.

 


A idealizadora do curso, Denise Albuquerque, Coordenadora do PAB ALEPA, explica que “nosso método preciso faz com que nossos alunos tenham êxito.”

 Agora, a Benchmark está com turmas abertas para o preparatório da CPA 20. O curso será realizado em dois finais de semana, sendo a primeira turma nos dias 16 e 17, e a segunda turma nos dias 23 e 24 de outubro. Para Denise, a expectativa é alta. “Nosso curso tem expectativa de aprovar o máximo de alunos. Inclusive, já foram inúmeros aprovados nas diversas certificações!”, comentou Denise.

 


Os Associados e Associadas da AFBEPA, têm 10% de desconto no curso. Para a presidente da AFBEPA, Kátia Furtado, a qualificação é um dos pilares mais importantes para se ascender na carreira bancária. “Hoje, para assumir funções comissionadas, é necessário ter CPA 10, CPA 20 ou outros cursos que o Banco exige, por isso, é necessário que se aproveite essa oportunidade para dar vazão ao que se quer. O legal é que podemos contar com pessoas que conhecem a nossa realidade bancária e que querem ensinar.”, incentivou a presidente.

A AFBEPA fica na torcida por todos os colegas bancários (as) e, que se dediquem para essa chance, e façam uma boa prova de CPA!

 

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

sábado, 11 de setembro de 2021

NOTA DE FALECIMENTO: CLEIDE MORAES.


"E uma Grande Amiga, Colega, Mãe, Esposa e Trabalhadora foi Morar no Céu. Vai fazer muita falta", Kátia Furtado.


A única certeza que temos nesta Vida é que um dia diremos adeus. Algumas partidas serão mais breve que outras. Mas, todas são dolorosas. Seja no quarto vazio que se fica ou no peito doendo de ter que se despedir de quem amamos.

Nosso coração não quer dizer esse adeus. Nosso olhos não querem ver. Nossos ouvidos não querem ouvir a notícia tão angustiante. A AFBEPA escreve essa nota de pesar com um coração debulhado em lágrimas e tristeza por ter de se despedir de uma amiga tão querida e solicita, sempre disponível para ajudar, Cleide Moraes, hoje, da Sucob.

Lamentavelmente, fomos informados que a nossa amada colega Cleide Moraes, se foi nesta madrugada de sábado (11), às 1h e 50min. Seu filho, Saul Moraes, médico, estava de plantão cuidando de sua mãe, e viu ela deixar este mundo com um olhar sereno e um semblante de paz.
Saul que sempre esteve próximo dela.

Mas, Cleide, enfim, descansou depois de uma árdua batalha contra um câncer no pâncreas, ela já estava afastada há dois meses de suas atividades na Sucob para tratar essa doença ingrata.

Acreditamos que não foi uma batalha perdida, mas sim ganha, pois nossa amiga e associada foi para o descanso eterno nos braços do Pai Celestial. 

Deixamos nossos sentimentos a todos os colegas, amigos, familiares e entes queridos. Cleide deve ser lembrada pela pessoa meiga, cativante e guerreira que era. Sua memória será preservada e guardada com carinho por todos nós.

A AFBEPA externa sua fraternidade, solidariedade, empatia e consolo neste momento. Desejamos que Cleide seja muito bem recebida na morada celestial.

Obs: O velório acontecerá na Capela n°3 no Memorial Max Domini na Av. José Bonifácio, n°1550, entre Caripunas e Paz de Souza.

Horário: 4h da manhã até às 16h deste Sábado 11/09.

Força e conforto à nós que ficamos e que vamos sentir a sua ausência.


A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

BANPARÁ E A “PAPELOCRACIA”: A DIFICULDADE DE ACESSO AS INFORMAÇÕES DO PRÓPRIO FUNCIONÁRIO.

Segundo o dicionário Michaelis, o termo “papelocracia” é um regime ou sistema burocrático que requer muitos documentos. Sistema esse que parece ter sido adotado pelo Banpará para ser uma ferramenta de gestão interna.

Há certo tempo, os funcionários (as) podiam consultar toda sua trajetória no Banco através de um único sistema que ficava à disposição em sua tela inicial, acessada com o seu login. Atualmente, se você precisa, por exemplo, de posição sobre os seus anuênios você tem de solicitar para Gereb. Precisa de um relatório sobre as suas licenças saúdes? Gesat. Um extrato de pagamento? Gerência de Pagamento. Ficha perfil? Outra gerência.

Além da complicação para obter esses relatórios de setor por setor, o tempo para entregar o solicitado é muito maior do que o normal. Não há um prazo estipulado, fica por conta da boa vontade para serem enviados. Isso, porque essas Gerências da Sudep trabalham sobrecarregadas e sem a estrutura de pessoal necessária.

A segmentação de informações do próprio empregado pela Gestão Interna do Banco foi uma tentativa frustrada de otimização na organização, e teve um efeito totalmente contrário do esperado, o resultado foi a dificuldade do acesso a esses dados e um tempo que não existe para ser gasto pelos empregados (as).


Gostaríamos de propor uma reflexão à Diretoria:

Como um funcionário de atendimento, linha de frente de uma Agência, por onde circulam mais de 100 pessoas todos os dias, e que tem um quantitativo de trabalhadores reduzidos, já que o Banpará se recusa a investir em contratação de mão de obra, e ainda precisa lidar com um sistema tecnológico lento, pois também não há investimentos na tecnologia, terá tempo de ficar pedindo de setor por setor para saber quanto tempo de férias tem para ser tirado? Ou em quantas funções comissionadas já atuou? Quais as suas qualificações? Quantos dias tem de licença prêmio? Ou qualquer que seja a informação sobre si.

Quem pensou nessa política esqueceu de pensar na logística e, tampouco, na Humanidade. Os bancários (as) que trabalham no Banpará são seres humanos e não robôs para darem conta de multitarefas e, ainda ficarem correndo atrás dos dados sobre sua carreira dentro do Banco. Tem de ter, também, Compaixão, dos que ficam responsáveis por fornecer essas informações, vez que essas pessoas têm um acúmulo de trabalho exaustivo, não param, mas não são Máquinas, são GENTE. 

Todos esses dados não deveriam nem sequer terem deixados de serem facilmente acessados pelos empregados (as) do Banpará. O excesso de burocracia é mais um obstáculo que, com toda certeza, os funcionários (as) não precisam enfrentar.

A AFBEPA é a favor da otimização do tempo e do controle das informações pelo próprio funcionário (a), como era antes, a Sudep faria apenas a sua parte, alimentá-los, os trabalhadores (as) acessariam as informações de seus computadores de trabalho, com seus loguins.

FAÇA ISSO DIRAD E O FUNCIONALISMO AGRADECE.

 

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA


quinta-feira, 9 de setembro de 2021

REAJUSTE SALARIAL DOS BANCÁRIOS FICA EM 10,97%.

 

Fonte: Reprodução/ Adobe Stock



Enfim chega a notícia, para os bancários e bancárias de todo o país, com qual índice será reajustado os salários a partir de 1° de setembro de 2021. O reajuste ultrapassou a inflação, e por muito pouco não passou da casa dos 10%, conforme era previsto, já que a inflação tem registrado altas históricas.

O INPC foi divulgado, pelo IBGE, na manhã desta quinta-feira, 9, e registrou alta de 0,88%, abaixo do que foi divulgado em julho de 1,02%. Com esse novo percentual, o acumulado dos últimos 12 meses fica em 10,42%.

Segundo expressa o Acordo Coletivo e a CCT 2020-2022, os salários da categoria vão ser reajustados de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE) medido de setembro de 2020 até 31 de agosto de 2021 acrescido do aumento real de 0,5%.

Com base nisso, o aumento dos salários, vale alimentação, gratificações e anuênio dos Bancários (as) do Banpará fica em 10,97%.


Mas como deve ser feito esse cálculo?

Conforme explicado por um economista, para se chegar ao índice de reajuste deve-se somar 10,42%+1 e 0,5%+1 e multiplicar os resultados, depois se subtrair 1 e se multiplicar por 100 para se se chegar à porcentagem. A fórmula é a seguinte: (1+10,42%) x (1+0,5%) -1.


O que isso representa para a categoria?

Para a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, "o reajuste ainda é aquém do que a nossa categoria tem de perdas e de defasagem salarial, principalmente, considerando a alta absurda dos preços e, em especial, no Banpará, dois anos sem as Promoções no Plano de Cargos e Salários-PCS, pois não há carreiras disciplinadas nesse plano. Mas, temos uma reposição, fruto da nossa União em não nos calarmos e sermos aguerridos. Por isso, a luta contra Banqueiros e Direções de Bancos tem de continuar, para defendermos nossos Direitos e Interesses".


Você pode consultar os dados divulgados do INPC/IBGE aqui.

 

 

UNIDOS SOMOS FORTES

DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA


quarta-feira, 8 de setembro de 2021

AFBEPA SOLICITA AO BANPARÁ ESCLARECIMENTOS SOBRE PROCESSOS SELETIVOS.


  A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), protocolou ofício, na tarde desta quarta-feira, 8, solicitando à presidência do Banco esclarecimentos sobre a realização de Processos Seletivos; se a Ajuda de Custo foi retirada do Regulamento de Pessoal, assim como, as Diárias, no caso de transferência; e se há regras para o Comissionamento e Descomissionamento de funções comissionadas, vez que, isso ficou de ser feito pelo Comitê de Relações Trabalhistas Paritário.

Os questionamentos feitos pela AFBEPA ao Banpará foram os descritos abaixo:

1)      Se está realizando Processos Seletivos para determinadas Funções e Lugares e, nele, quer que o funcionário coloque que a transferência se dá a pedido dele, e não porque o Banco tem necessidade e interesse?

 

2) O Banpará retirou do seu Regulamento de Pessoal o direito a Ajuda de Custo e Diárias em caso de Transferência por interesse do Banco? Em relação a Ajuda de Custo a CLT prevê que seja concedida neste caso.

 

3) Por que para alguns Locais de Trabalho não há Processos Seletivos?

 

4) Qual o critério que é utilizado para fazer o Processo Seletivo ou não fazê-lo? há ingerências políticas para o suprimento das funções?

 

5) Há regras para comissionamento e descomissionamento das funções, uma vez que o Comitê Trabalhista Paritário tem como um dos objetivos produzi-las, conforme negociações travadas desde 2013? Se houver, que sejam divulgadas.

 

6) Quando reiniciará os debates que definirão as formas e critérios de ingresso e evolução nas Funções Comissionadas de Agências e Matriz?

 

A AFBEPA acredita que os princípios da transparência e isonomia devem ser cumpridos dentro da Gestão Interna. A melhor forma de motivar o funcionalismo a ascender dentro do Banco é oferecendo oportunidades e Direitos iguais a todos.

A Associação espera que essas perguntas sejam respondidas o quanto antes para o funcionalismo.

 

Leia mais no Ofício abaixo.

 





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sexta-feira, 3 de setembro de 2021

AMEAÇA DE SAÍDA DO BANCO DO BRASIL E CAIXA ECONÔMICA DA FEBRABAN FORTALECE IDEIA DE PRIVATIZAÇÃO: AFBEPA CONVERSOU COM O DIRIGENTE SINDICAL DE BRASÍLIA DO BANCO DO BRASIL SOBRE O ASSUNTO.

A ameaça de saída do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) ganhou as manchetes no último final de semana de agosto, deixando todos os Bancários e Bancárias do país tensos sobre o que pode acontecer.

A ameaça foi feita devido a um manifesto que seria divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na última terça-feira, 31, pedindo a Harmonia entre os três Poderes da República (executivo, legislativo e judiciário) e a Preservação da Democracia. A Febraban é uma das 100 entidades de classes dos setores industrial e financeiro que assinam o documento.

Com a ameaça de saída, o manifesto teve sua publicação adiada para depois do dia 7 de setembro.

 Para entendermos melhor como essa ameaça está sendo vista, a AFBEPA entrou em contato com o Sindicato dos Bancários de Brasília, e conversou com o Dirigente Sindical do Banco do Brasil, Rafael Zanon.

  

AFBEPA*: Como vocês, enquanto sindicalistas, avaliam essa ameaça de saída?

 

Rafael Zanon (Dirigente Sindical de Brasília do Banco do Brasil):

A primeira questão é entender que esse é um movimento do Bolsonaro com o objetivo de pressionar a FEBRABAN a não se posicionar contra as ameaça à democracia propagadas pelo próprio presidente. É também uma interferência nos bancos públicos, que repercute de forma negativa para essas instituições.

E, são essas instituições que estão sempre sendo ameaçadas de privatização, a imagem negativa acaba fortalecendo essa ideia de privatização. O cidadão é contra a privatização porque ainda enxerga o papel do Banco na sociedade tanto na oferta de serviços, capilaridade, taxas, vendo a privatização como algo ruim. O Governo causando essa crise com uma manobra discursiva, ajuda a fixar na cabeça que o Banco é ruim.

Mas, é isso que o Governo Bolsonaro quer, fortalecer essa crise na Segurança Institucional, insinuar sempre que vai dar um golpe, instigando o desrespeito às instituições democráticas. 

Essa desorganização institucional também prejudica o sistema financeiro e causa uma desconfiança internacional. O Banco do brasil é banco de mercado, os acionistas ficam temerosos com o que pode acontecer.

 

AFBEPA: Em um cenário a longo prazo, qual a pior consequência?

Zanon: Enfraquecimento da empresa e privatização. E é justamente isso que o Presidente e o Ministro da Economia têm buscado fortalecer.

 

AFBEPA: Como isso afeta os trabalhadores do Banco do Brasil e como eles estão vendo essa ameaça?

 

Zanon: Os trabalhadores enxergam isso como uma ingerência com objetivo de intimidar, um jogo de poder para o Bolsonaro, em que ele ameaça fazer tal coisa, a mídia repercute, ele, por muitas vezes, consegue o que quer e depois recua. Mas, apesar disso, uma concretização dessa ameaça pode prejudicar os bancários dos bancos públicos porque a gente assina uma convenção coletiva com a FENABAN, que é o braço negocial da FEBRABAN, e isso pode vir a nos dividir, fragilizar e descontinuar nossa luta.

Ele parece ter conseguido o que queria temporariamente já que a FEBRABAN recuou na divulgação do documento, mas não do documento em si.

 

AFBEPA: Há alguma discussão do que pode ser feito caso essa ameaça se concretize?

Zanon: Por enquanto, não. Não chegamos a discutir isso minuciosamente, mas existem muitas possibilidades e, entre elas, pode ser acionada a Comissão De Valores Mobiliário, também podemos acionar os Órgãos Controladores, Assembleia De Acionistas e, até mesmo o Congresso Nacional como uma forma de reverter essa decisão. Existem muitos MECANISMOS que podem ser acionados dentro de uma empresa de capital aberto como o Banco do Brasil.

 

AFBEPA: Pode abrir margem para outros bancos de economia mista como o Banpará? 

Zanon: Sim, é um caso a se pensar. É certo que a entrada na FENABAN fortalece o banco regional, pois têm acordos coletivos, tem participação na mesa de negociação, e sair da federação enfraquece a imagem do banco como agente social e é um passo a mais para a privatização.

                                               *Samyra Mercês, jornalista da AFBEPA, por telefone.

 

 

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quarta-feira, 1 de setembro de 2021

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