Dando
continuidade à política de transparência das receitas e investimentos que a
AFBEPA faz em beneficio dos associados e da luta dos bancários, publicamos a
seguir o balancete do movimento trimestral referente aos meses de Outubro, Novembro
e Dezembro de 2017, para conhecimento de todos.
A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA),
fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de
Caráter Profissional, sem fins lucrativos. A
AFBEPA representa exclusivamente os funcionários do Banpará associados a esta
Entidade, em questões judiciais e extrajudiciais. Nossas fontes de receitas constituem-se de
mensalidades dos associados e taxas de convênios firmados (Uniodonto, Ótica
Telégrafo, Carne e Sabor, Auto Escola Foca e Livraria dos Estudantes).
Atualmente a AFBEPA possui 811 associados de um total de
mais de 2000 funcionários ativos no BANPARÁ. O desconto da
mensalidade é feito em contracheque
e, também, por meio de débito automático
para poupança programada da Associação, que corresponde a apenas 1,5%
do salário base de cada associado/a. Os valores que entram na AFBEPA
não são fixos devido às solicitações de adesões e cancelamentos, demissões e
falecimentos.
BALANCETE FINANCEIRO DO 4º TRIMESTRE DE 2017 (Outubro/Novembro/Dezembro)
RECEITAS DE CONTRIBUIÇÕES DOS ASSOCIADOS NO 4º
TRIMESTRE/2017
Mensalidades dos
associados
OUTUBRO R$ 44.462,86
NOVEMBRO R$
44.837,07
DEZEMBRO R$ 44.683,39
TOTAL: R$133.983,32
TAXAS ADMINISTRATIVAS DE CONVÊNIOS FIRMADOS-4º
TRIMESTRE/2017.
OUTUBRO R$ 2.062,93
NOVEMBRO R$
2.187,08
DEZEMBRO R$
1.860,54
TOTAL: R$ 6.110,55
RECEITAS FINANCEIRA
OUTUBRO R$ 4,42
NOVEMBRO R$
4,90
DEZEMBRO R$
2,32
TOTAL: R$11,64
RECEITA
TOTAL DO 4º TRIMESTRE = R$140.105,51
Receita Total é a soma das Mensalidades, Receitas
financeiras e Taxas administrativas.
RECUPERAÇÃO
DE VALORES DO 4º TRIMESTRE/2017
R$2.723,89
São percentuais descontados no 4º trimestre de
2017, referentes a vale transporte, ticket alimentação e plano de saúde,
conforme dispõe a legislação trabalhista, nos contracheques dos funcionários da
AFBEPA. São valores considerados apenas para lançamento contábil.
DETALHAMENTO
MENSAL DA RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 4º TRIMESTRE/2017:
OUTUBRO R$ 927,64
NOVEMBRO
R$ 868,61
DEZEMBRO R$ 927,64
TOTAL: R$2.723,89
DESPESAS OPERACIONAIS POR RUBRICA
• Despesas com Pessoal - Essas despesas
se referem a pagamento de salários e ordenados, 13º salários, férias, vale
transporte, ticket alimentação e plano de saúde dos funcionários: R$36.740,65
• Despesas Tributárias –
(FGTS/INSS/PIS/IRRF): R$9.000,21
• Despesas Financeiras - Essas despesas
se referem a tarifas bancárias e manutenção de conta: R$766,00
• Despesas Administrativas - são as
demais despesas abaixo descritas, que somam o total de: R$70.893,23
DETALHAMENTO DAS
DESPESAS ADMINISTRATIVAS DO 4º TRIMESTRE/2017 – TOTAL : R$70.893,23
Despesas com
telefonia fixa da AFBEPA (02 linhas) - R$1.235,01
Despesa com
telefonia móvel (TIM) – R$805,08
Despesa com
telefonia móvel (OI) – R$147,80
Crédito de
celular – R$20,00
Condomínio
- R$1.608,00
Aluguel da
sede – R$2.400,00
Energia
elétrica - R$2.224,51
Eventos
sociais – R$3.139,66
Anúncios e
publicações – R$4.165,00
Despesas com
copa, cozinha e material de limpeza - R$973,65
Despesas com
cartório em registro de Ata de Ação coletiva, reconhecimentos de assinaturas
e autenticações de cópias de listas de presenças em reunião na AFBEPA– R$195,35
Bens de
natureza permanente - 3ª e última parcela referente a aquisição de três
computadores e duas mesas operacionais – R$1.222,00
Despesas de
viagem com locações de veículos, hospedagem e ajuda de custo para viagem às
cidades de Benevides, Bragança, Canaã dos Carajás, Capanema, Capitão Poço,
Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia, Itupiranga, Marabá,
Moju, Parauapebas, Redenção, Rio Maria, Santa Izabel, Sapucaia, Santo Antônio
do Tauá, São Caetano de Odivelas, Tailândia, Xinguara, Viseu e Vigia com
acompanhante por viagem, nos dias 09, 10 e 11/10/2017; 21 a 25/11/2017 e 30/11
e 01/12/2017 – R$6.412,00
Investimento
com Transporte em atividades da diretoria da AFBEPA com idas às Unidades do
Banpará em Belém, em Audiência no TRT, Assembleia e reuniões de Diretoria;
entrega de brindes de natal; retornos da jornalista para sua residência por
ocasião da Assembleia setorial dos Bancários do Banpará, Finalização do jornal
da AFBEPA e cobertura da audiência pública na ALEPA; e para o funcionário da
AFBEPA acompanhar um associado para atendimento à urgência e emergência da
Unimed - R$574,07
Investimento
com combustível em atividades da diretoria da AFBEPA com viagens às cidades
do interior, idas às Unidades do Banpará, Audiência no TRT, chamada para
Assembleia, reuniões, panfletagem do jornal e calendário da AFBEPA e transporte
de brindes para serem sorteados a associados– R$3.874,74
Investimento
com alimentação, para Diretoria em eventos de interesse da categoria, em
viagens às cidades do interior do estado, reuniões de Diretoria na AFBEPA,
lanches para a Assembleia Geral, Panfletagem de jornal e calendário da AFBEPA e
para funcionários da AFBEPA em trabalhos extraordinários - R$4.426,84
Vale
transporte da Associação para atividades externas realizadas pelo
funcionário da AFBEPA – R$558,00
Gastos com
informática – R$180,00
Material de
expediente e escritório - R$832,20
Devolução de
valores a associados de descontos indevidos– R$1.737,55
Honorários
do 4º Trimestre - Advogados: Dra. Valéria Fidellis / Dr. Marcio Tuma / Dra.
Shirley Araújo e Contadora: Sra. Benedita Soares - R$21.141,61
Brindes de
natal aos associados, brindes sorteados, 10 Agendas sorteadas para
associados da capital e do interior – R$10.958,90
Estacionamento
– R$827,00
Donativos e
contribuições para funcionários do prédio Infante de Sagres por ocasião do
Círio e Natal – R$120,00
Serviços
prestados da diarista no 4º
trimestre/2017 - R$500,00
Serviços
prestados na análise de defeito, limpeza e reposição de gás em uma central
de ar – R$250,00
Manutenção e
reparo na torneira da pia da cozinha da AFBEPA – R$50,00
Manutenção e
reparo hidráulico na descarga do banheiro da AFBEPA – R$70,00
Material
hidráulico para manutenção da descarga do banheiro da AFBEPA – R$49,90
Manutenção
do filtro de água – R$194,36
DETALHAMENTO DAS
DESPESAS OPERACIONAIS – TOTAL: R$117.400,09
Despesas com telefonia - R$2.207,89
Aluguel – R$2.400,00
Condomínio - R$1.608,00
Energia elétrica - R$2.224,51
FGTS - R$1.575,25
INSS - R$7.147,74
PIS – R$62,60
IRRF Aplicação poupança – R$214,62
Plano de Saúde dos funcionários da AFBEPA - R$2.439,72
Vale transporte dos funcionários da AFBEPA – R$1.357,80
Vale transporte/empresa – R$558,00
Ticket alimentação dos funcionários da AFBEPA - R$5.916,89
Despesas com copa, cozinha e material de limpeza - R$973,65
Despesas com combustível– R$3.874,74
Despesas com alimentação - R$4.426,84
Gastos com informática – R$180,00
Despesas com Transporte - R$574,07
Material de expediente e escritório - R$832,20
Devolução de desconto indevido para os associados –
R$1.737,55
Despesas bancárias - R$766,00
Salários e Ordenados dos Funcionários da AFBEPA -R$17.903,39
13º Salário – R$6.430,77
Férias – R$2.692,08
Honorários (Advogados / Contadora)- R$21.141,61
Manutenção e reparos – R$364,26
Serviços prestados -R$750,00
Despesas de viagem – R$6.412,00
Eventos sociais – R$3.139,66
Anúncios e publicações – R$4.165,00
Cartório – R$195,35
Bens de natureza permanente – R$1.222,00
Brindes – R$10.958,90
Estacionamento – R$827,00
Donativos e contribuições – R$120,00
TOTAL DA RECEITA
OPERACIONAL......... R$140.105,51
TOTAL DAS DESPESAS
OPERACIONAIS.... R$117.400,09
Resultado do
4º Trimestre.......................R$ 22.705,42
No Resultado
do 4º trimestre computa-se contas a pagar da AFBEPA, referente ao mês de
dezembro/2017 com vencimentos no mês de janeiro/2018.
A DIREÇÃO DA
AFBEPA