Agência Aurora do Pará |
A
AFBEPA, representada por sua Presidenta Kátia Furtado, visitou neste início de
ano, Unidades de Trabalho do Banpará no interior, a fim de divulgar os eventos
que a AFBEPA planeja realizar tanto em Marabá quanto em Castanhal, em fevereiro
e março, respectivamente. Esses eventos irão debater três temas, a Reforma
Trabalhista, que começou a vigorar em novembro de 2017; a Reforma da
Previdência, como é a Previdência atualmente e como ficará, caso a Reforma seja
aprovada e, também, a Campanha Salarial deste ano, pois precisamos fazer uma
análise da conjuntura e nos preparar para as lutas que se avizinham. As
Unidades visitadas foram: Agência Dom Eliseu, Agência Paragominas, Agência Aurora
do Pará, Agência Ipixuna do Pará, Agência São Miguel do Guamá e Agência Santa Maria do
Pará.
Agência Paragominas |
Para
que os eventos planejados cumpram o seu objetivo, a AFBEPA irá levar
palestrantes que têm domínio sobre os temas que serão abordados. Por entender
que esses são assuntos muito importantes para toda a classe trabalhadora, a
AFBEPA ressalta que os Bancários são
os protagonistas desse espaço de discussão que iremos promover, por
isso contamos com a participação de todos.
Agência Dom Eliseu |
A AFBEPA já está entrando em contato com as unidades de trabalho do sudeste do estado, para ver se há interesse dos colegas em participar do evento que acontecerá em Marabá, com data prevista para 03 de fevereiro. Pois esse é um investimento da AFBEPA, tanto financeiro quanto de tempo, em prol do funcionalismo do Banpará.
Agência São Miguel do Guamá |
As visitas a essas unidades foram muito produtivas, a AFBEPA foi muito bem recebida por todos os colegas e pôde acompanhar de perto as realidades de cada local de trabalho e também verificou algumas situações que necessitam de uma maior atenção, ajuda e maior apoio do Banco.
Agência Santa Maria do Pará |
Em todas as agências visitadas, Kátia Furtado falou sobre as nossas lutas, o que mudou e o que mudará com a reforma trabalhista e da previdência, respectivamente, da necessidade do nosso engajamento na Luta, por Direitos e sua manutenção, assim como ouviu as demandas do funcionalismo e esclareceu algumas dúvidas relacionadas a diversos temas, todos foram muito participativos.
Agência Ipixuna do Pará |
Na Agência Ipixuna do Pará, Kátia Furtado ficou bastante sensibilizada com as condições de trabalho daquela Unidade. A insegurança é gritante, a insalubridade e falta de higiene no local onde funciona a Agência é periclitante, além disso, a estrutura física é muito pequena, causando transtorno para os trabalhadores e para os clientes. O local não possui cozinha, por isso objetos como copos, talheres e até mesmo comida precisam ser deixados no banheiro, o que representa um risco para a Saúde desses trabalhadores. É necessário que o Banpará tenha um olhar cuidadoso para a Vida que lá labuta, a fim de melhorar o ambiente de trabalho do local.
Instalações da Agência Ipixuna do Pará |
Instalações da Agência Ipixuna do Pará |
É dever do empregador garantir a proteção e a saúde do empregado no seu ambiente de trabalho, para que o trabalhador possa laborar em um ambiente seguro, higiênico e saudável. A nossa Constituição Federal cuida de tal direito em seu texto (CF, art.7º, XXII) a fim de que seja resguardado o princípio constitucional da dignidade humana.
Instalações da Agência Ipixuna do Pará |
Os ares-condicionados também se encontram em condições inadequadas, por tudo o que já ressaltamos, a AFBEPA entende que é necessária uma reforma urgente naquela Agência, onde será necessário, inclusive, aumentar a estrutura do local ou mudar o estabelecimento para outro lugar que possa oferecer as condições adequadas para a realização do trabalho, pois não há condições nenhuma de manter aquela unidade da forma que está. O Banpará precisa cuidar dos seus trabalhadores e assegurar condições dignas de trabalho.
Cadeira quebrada na Agência Ipixuna do Pará |
A AFBEPA irá cientificar o Comitê de Relações Trabalhistas-CRT a respeito da situação da Agência Ipixuna, para que também possam interceder pelos colegas daquela unidade; Também iremos entrar em contato com o setor competente para que sejam tomadas as providências necessárias.
Parabéns
aos colegas de Dom Eliseu, Paragominas, Ipixuna, Aurora do Pará, São Miguel do
Guamá e Santa Maria do Pará pela receptividade!
UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Texto: Gleici Correa
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário