quarta-feira, 18 de junho de 2025

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

 



A Associação dos Funcionários do BANPARÀ (AFBEPA), aqui representada por sua Diretoria Executiva, na forma do art. 13, II, combinado com o art. 11, Parágrafo Segundo do Estatuto Social vigente, vem, por meio do presente edital, convocar os(as) Associados(as) que sejam titulares de ação individual de liquidação e execução pleiteando reflexos do auxílio-alimentação/auxílio-refeição, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que se realizará em 24.06.2025 (terça-feira), às 17h30min, a fim de que sejam deliberadas as matérias adiante discriminadas:


 1) Tomada de decisões acerca de questões contratuais relacionadas à ação dos reflexos do auxílio-alimentação/auxílio-refeição contra o Banpará.

 

A AGE se instalará em 1a Convocação às 17h30h, mediante a presença de 50% + 1 do total de Associados (art. 14 do Estatuto Social). Não havendo quórum em 1a Convocação, a AGE se instalará em 2a Convocação, às 18h00min, com qualquer número de presentes.

Visando garantir a participação da maior quantidade de associados(as), a Assembleia Geral Extraordinária será realizada DE FORMA HÍBRIDA, sendo facultada a participação:

- de forma presencial, no Hotel Princesa Louçã, Salão Marajó, localizado na Avenida Presidente Vargas, n. 882, no bairro da Campina, em Belém, CEP: 66017-904; ou,

- de forma telepresencial/remota, via aplicativo Microsoft Teams, de utilização gratuita  –, mediante o acesso ao link provisório abaixo informado, nos horários designados para as respectivas convocações:

https://events.teams.microsoft.com/event/c464c79e-2ccd-45e1-83e9-726801ca119a@a2fb6955-8bc9-4b01-b248-b9ba9293a870

 

Ressaltamos que somente será autorizado o acesso dos Associados(as) que sejam titulares de ação de liquidação e execução individual pleiteando reflexos do auxílio-alimentação/auxílio-refeição, bem como que é imprescindível que todos se registrem no link acima antes de ingressar na sala virtual.

 

Em caso de dúvidas e /ou dificuldades, entrar em contato com o Escritório pelo WhatsApp (61) 99129-5102 (Dra. Andrea Santos), inclusive para orientações e suporte técnico para acesso e participação na Assembleia.


Belém, 18 de junho de 2025.




KÁTIA LUÍZA SILVA FURTADO

Presidente - Diretoria Executiva AFBEPA




ACESSE O EDITAL NA ÍNTEGRA

sexta-feira, 13 de junho de 2025

✊🏽 2025: o que foi pactuado no ACT e na CCT para os funcionários(as) do Banpará


A Campanha Salarial realizada em 2024 foi marcada por muita mobilização, coragem e resistência. Graças à força da categoria e à atuação firme da nossa AFBEPA nas mesas de negociação, importantes conquistas foram garantidas para os trabalhadores e trabalhadoras do Banpará, muitas das quais já estão sendo vivenciadas.

Para 2025, tanto o Acordo Coletivo de Trabalho do Banpará como, também, a Convenção Coletiva de Trabalho preveem direitos que entram em vigor a partir de setembro deste ano. E em agosto, no dia dos Bancários(as), o direito ao ticket alimentação extra deve ser efetivado.

Confira o que está por vir:

📌 28 de agosto de 2025 – Dia dos Bancários

▶ Ticket Extra garantido

No dia 28/08, todos os trabalhadores receberão mais um ticket extra de R$ 3.000,00. (CLÁUSULA 8ª – PARÁGRAFO PRIMEIRO);

▶ PLR 2025

Antecipação da PLR/2025, com base nas mesmas regras da PLR/2024. (CLÁUSULA 12ª – PARÁGRAFO QUINTO);

📌 A partir de 1º de setembro de 2025

▶ Reajuste Fenaban INPC/IBGE + ganho real de 0,6%

Salários e certas cláusulas econômicas, como gratificações e anuênio, serão reajustados com base no INPC/IBGE acumulado de setembro/2024 a agosto/2025, acrescido de 3% de reajuste negociado com o Banpará.

A nossa Associação segue na luta pela valorização de quem faz o Banpará acontecer,  “Essas conquistas são o reflexo de um trabalho coletivo, da confiança da categoria e da firmeza nas negociações. Vamos Seguir atentos, resistentes e combativos, para garantir o cumprimento do Acordo e avançar ainda mais na defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Banpará”, reforça a presidenta da AFBEPA.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 12 de junho de 2025

ABONO DO DESLOCAMENTO PARA CUIDAR DA SAÚDE EM OUTRO MUNICÍPIO É ASSEGURADO PELA DIRAD


Após denúncias de recusa injusta de atestados e declarações médicas por parte do Banco, a nossa Associação foi, novamente, à linha de frente para cobrar respeito aos funcionários (as) que são lotados em outros municípios do Estado e que com suas famílias estão desassistidos de assistência médica e de exames, para que o direito ao abono deslocamento seja cumprido.

Essa realidade de falta de assistência médica e de local para realizar exames, influenciou para que em 2023, a Afbepa reunisse com o Dirad ficando acertado que onde não houvesse assistência à saúde,  por não aceitação do plano Unimed, o Banpará abonaria o deslocamento para cuidados com a saúde, em outro município mais próximo.

Ocorre que, os funcionários(as) que não conseguem ajuda médica ou para realização de exames em seus municípios, têm se deslocado para municípios mais próximos, porém o atestado médico e a declaração do hospital com CNPJ não estavam sendo aceitas para abonar esse deslocamento.

A Afbepa dialogou com a assessoria do Dirad que nos deu uma ótima notícia,  de que o Aviso Circular, que dispõe sobre o abono deslocamento, será editado, para considerar que tanto o atestado médico quanto a declaração do hospital valham como documentos hábeis para abonar esse deslocamento.

É fundamental o entendimento de que o deslocamento para outro município não é uma escolha, é uma necessidade.

A AFBEPA recebeu dois casos emblemáticos nesta semana:

Um funcionário de Viseu foi ao alergista em Capanema e teve o atestado questionado.

Outro, de Moju, acompanhou o filho para atendimento no Hospital Amazônia e teve a declaração do hospital (assinada, com CNPJ) recusada.

 PARA ENTENDER ESSA NECESSIDADE DE QUEM BUSCA SAÚDE 

Desde outubro de 2023, a AFBEPA vem debatendo com o Dirad acerca do abono deslocamento. A luta resultou na edição de um Aviso Circular e, depois, em uma cláusula específica no Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2026. A regra é clara: o que deve ser abonado é o deslocamento do trabalhador, não a consulta ou outro procedimento. 

Se o funcionário (a) precisa sair de sua cidade para levar um filho, sua esposa ou ir ele mesmo a uma consulta médica ou realizar exames, os dias que forem necessários devem ser abonados. Não é razoável, nem humano, exigir a presença no trabalho de alguém que passou horas viajando, para buscar atendimento para sua saúde ou de seu familiar, que o próprio município onde reside e trabalha não oferece.

AFBEPA cobrou, debateu e conquistou o aditamento do AC, para que atestado e declaração do hospital com CNPJ sejam documentos aceitos para abonar o deslocamento.

Fique atento!

Assim que o novo aviso circular for publicado, a nossa Associação divulgará nova matéria com todas as orientações.


UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Missa de Sétimo Dia– Eduardo Alberto da Silva Lima


 A AFBEPA informa e convida para a Missa de Sétimo Dia em memória do nosso associado Eduardo Alberto da Silva Lima, que será realizada neste sábado, 14 de junho, às 18h, na Capela Nossa Senhora de Lourdes (Av. Governador José Malcher, 1169 – Belém/PA).

Será um momento de orações e saudades por Eduardo, que deixa marcas de gentilezas, amizade, profissionalismo e respeito por onde passou.

"Se há algum conforto na morte de alguém que amamos, é o de saber que a pessoa está indo pra um lugar onde não há tristeza, maldade e dor."

A AFBEPA se solidariza com os familiares e amigos de Eduardo Lima neste momento e se une a todos na homenagem a essa pessoa querida.

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 6 de junho de 2025

BANPARÁ E A DESTITUIÇÃO DO DIRETOR DE TECNOLOGIA

 

Há algum tempo o Banpará  vem sangrando por causa dos problemas constantes afetos a tecnologia, seja por causa da intermitência ou não funcionamento dos sistemas, o certo é que o desespero sempre bateu à porta, principalmente nos dias de pagamento dos servidores públicos estaduais.

A Afbepa sempre cobrou da Direção do Banco atitudes, para que a sangria fosse estancada, por meio de políticas que melhorassem o desempenho tecnológico do Banco.

A Campanha Salarial do ano passado foi um momento que ilustra a nossa luta, em buscar, incansavelmente, que o Banpará seja cuidado e que  os seus sistemas fossem tratados com a rapidez com que o Banco perde clientes por causa deles.

Ficou acertado a modernização, durante a vigência do ACT, do parque tecnológico e dos sistemas. 

Ontem o Diretor de Tecnologia foi destituído e a Afbepa vê com otimismo essa destituição, pois espera que o próximo Ditec venha com vontade de fazer os investimentos necessários, para que enfim, os sistemas sejam modernizados e substituídos e o Banpará volte a ter saúde para poder atuar como o melhor Banco do Norte.


 UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 4 de junho de 2025

AFBEPA NA ESTRADA: DIÁLOGO, CONHECIMENTO E FORTALECIMENTO DA UNIDADE COM O FUNCIONALISMO




Nesta semana, a AFBEPA seguiu firme em sua missão de estar frente a frente com os trabalhadores e trabalhadoras do Banpará.

Na terça e quarta-feira, a presidenta da Associação, Kátia Furtado, percorreu as agências de São Domingos do Capim, Bonito, Capanema, Ourém e Castanhal Centro, em uma intensa agenda de visitas, diálogo e fortalecimento da nossa luta coletiva.

A nossa Associação reafirma, em cada local percorrido, o compromisso de representar com coragem, seriedade, lealdade e compromisso cada empregado(a) que constrói diariamente o Banco do Estado do Pará S/A com dedicação e excelência.

Durante as visitas, diversos temas foram discutidos com os colegas, com destaque para o nosso Plano de Cargos e Salários (PCS), instrumento fundamental para garantir valorização, justiça e dignidade durante e após a vida laboral . A Afbepa esclareceu que os trabalhos acerca do Regulamento posto já finalizou, o trâmite seguinte será o de apresentar o trabalho para diretoria. 
Foi esclarecido que o GT/PCS ainda fará o estudo e a disposição sobre Carreiras.

Outro ponto que gerou preocupação foi a tecnologia do Banpará. Em praticamente todas as agências, os empregados(as) relatam instabilidade nos sistemas, o que tem impactado negativamente a produtividade e contribuído para o aumento da taxa de portabilidade por parte dos clientes. Na quarta-feira, diversos locais enfrentaram queda de sistema. Poucos minutos após a chegada da AFBEPA na agência Castanhal Centro, o SPA voltou a funcionar, mas as reclamações se repetem: no dia a dia, quem está na linha de frente, mal consegue concluir uma operação sem que o sistema oscile ou pare de funcionar.
Urge, de urgência urgentíssima, que a administração do Banpará tome providências quanto a isso, pois está fazendo o Banco sangrar desnecessariamente.

Em São Domingos do Capim, no entanto, uma notícia positiva: a agência se mantém em funcionamento mesmo durante quedas de internet no município, graças a um link próprio da Oi com provedor local da GBS. O link da Prodepa atua como backup, garantindo mais estabilidade à unidade.

Outro tema recorrente nas conversas foi o plano de saúde. Muitos empregados(as) têm relatado a dificuldade de acesso a atendimentos, especialmente nos municípios onde não há cobertura da Unimed. A AFBEPA aproveitou para esclarecer, em todas as unidades, que o deslocamento para atendimento médico, laboratorial, exames etc, em outras localidades agora é abonado, uma conquista da nossa Associação! Até dezembro de 2023, quando não havia o Aviso Circular, muitos colegas precisavam utilizar abono assiduidade ou até mesmo licença-prêmio para cuidar da saúde. Essa prática era inaceitável — e a AFBEPA lutou até garantir o direito de ter saúde sem prejuízo, com o abono dos deslocamentos. Para tanto é preciso que o funcionário (a) peça para o médico ou o técnico que fez o exame assinar a declaração de que esteve naquele local para consulta ou a fim de fazer exame.

“Estar presente nos locais de trabalho, ouvir os anseios da categoria e levar informação qualificada é parte da nossa missão. Cada encontro renova a nossa força e nos lembra porque a Afbepa segue firme na defesa dos direitos, interesses e da dignidade de todos os trabalhadores(as) do Banpará”, afirma Kátia Furtado.

A AFBEPA retorna para Belém, mas estamos sempre indo ao encontro de quem faz o Banpará acontecer todos os dias.

CONFIRA AS FOTOS

Ag. São Domingos do Capim 

Ag. São Domingos do Capim 

Ag. Bonito

Ag. Capanema

Ag. Capanema

Ag. Ourém 

Ag. Ourém 

Ag. Ourém 

Ag. Castanhal


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A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 29 de maio de 2025

📰 AFBEPA CONEXÃO

 Edição especial – Onde tem atendimento humano com cuidado, tem Banpará presente!

Nos últimos dias, a nossa AFBEPA esteve atenta aos movimentos positivos nas agências do Banpará, que têm se destacado não apenas pelo atendimento, mas pelas ações que valorizam as pessoas, promovem inclusão e fortalecem o desenvolvimento regional. E é claro que a gente veio contar tudo isso por aqui!

☕️ Café, respeito e acolhimento na Agência Estrada Nova

Na quarta-feira, 28, o cuidado com a pessoa idosa foi visto na Agência Estrada Nova, em Belém. Os idosos, muitos deles vinculados à antiga SEAD, foram recebidos com um café da manhã preparado com carinho pela equipe da agência. Além do gesto simbólico, o atendimento foi respeitoso e atencioso, reconhecendo a importância de um olhar mais cuidadoso com quem tanto já contribuiu para o serviço público.

🌱 Banpará presente na Usina da Paz – Terra Firme

Ainda no mesmo dia, a equipe da Estrada Nova seguiu em missão até a Usina da Paz da Terra Firme, onde foi recebida pela coordenadora Janine Brandão. A visita foi um passo importante para conhecer de perto um dos programas mais transformadores do Governo do Estado e pensar em possibilidades de atuação do Banco junto à comunidade. Inclusão, transformação e cidadania andam juntas.

👵🏽 Na agência Augusto Montenegro, o cuidado com os idosos, também, é prioridade

Na Agência Augusto Montenegro, o cuidado com os idosos também se fez presente. A gerência e os funcionários (as) mostraram sensibilidade e empatia ao garantir um ambiente de acolhimento durante o atendimento. Esse tipo de postura faz toda a diferença e merece ser valorizado. Cuidar é um ato de respeito e amor e atitudes como essas devem servir de inspiração para todos(as) e precisa de apoio.

🚜 Desenvolvimento no campo: Cametá em ação

Enquanto isso, no interior do estado, a Agência Cametá mostrou sua força visitando a Cooperativa Agroextrativista do Distrito de Bom Jardim. A ação foi uma visita de prospecção que revelou grande potencial de negócios, especialmente com as linhas de microcrédito e o BanparáBio, voltadas ao desenvolvimento sustentável. É o Banpará acreditando no futuro da produção local e no protagonismo das comunidades rurais!

📊 Apoio ao empreendedorismo em Oeiras do Pará

O Banpará também marcou presença na Semana do MEI em Oeiras do Pará, reforçando seu compromisso com o fortalecimento do microempreendedorismo no município. Em parceria com o Sebrae e a Sala do Empreendedor, foi realizada uma palestra sobre o tema, com orientações financeiras e divulgação de linhas de crédito voltadas ao pequeno empreendedor, como o Empodera, Banpará Comunidade, Credturismo e Banpará Bio. São  ações que mostram como o Banco pode ser um verdadeiro aliado de quem quer crescer e transformar sua realidade em seus Municípios.

✨ A AFBEPA reconhece e parabeniza essas iniciativas, que mostram que é possível sim conciliar operação bancária com sensibilidade, inclusão e desenvolvimento. Seguimos acompanhando, valorizando e dando voz a quem faz diferença todos os dias.


Confira as fotos:

Agência Estrada Nova

Agência Estrada Nova

Equipe da Ag. Estrada Nova na Usina da Paz

Cooperativa Agroextrativista do Distrito de Bom Jardim em Cametá

Equipe da Ag. Cametá e a Cooperativa Agroextrativista do Distrito de Bom Jardim

Equipe da Ag. Cametá e a Cooperativa Agroextrativista do Distrito de Bom Jardim


Gerente Franciney Lacerda de Oeiras na Semana do MEI

Gerente Franciney Lacerda de Oeiras na Semana do MEI


Gerente Franciney Lacerda de Oeiras na Semana do MEI


Gerente Franciney Lacerda de Oeiras na Semana do MEI



UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Oscilações nos sistemas SPA e PDCRED marcam o segundo dia de pagamento nas agências do Banpará

 


Nesta quinta-feira (29), a AFBEPA deu continuidade ao acompanhamento do atendimento nas agências do Banpará em mais um dia de pagamento dos servidores públicos estaduais. Se ontem o cenário foi mais positivo, com o funcionamento regular da maioria das unidades, hoje o dia foi marcado por oscilações nos sistemas, especialmente no SPA e PDCRED, afetando agências da capital e do interior.

As instabilidades foram registradas nas agências Belém Centro, Oeiras do Pará, Afuá, Eldorado dos Carajás, Santo Antônio do Tauá, São Brás, Santarém e também na agência Palácio — nessas três últimas, a AFBEPA apurou que os sistemas oscilaram ou paralisaram pela manhã, mas foram normalizados ao longo do dia. Na Agência Mocajuba não houve registros de reclamações do sistema. 

A principal queixa dos trabalhadores (as) foi a queda e retorno dos sistemas, que compromete a agilidade no atendimento e aumenta o fluxo de clientes nas agências, gerando sobrecarga aos funcionários (as) e exasperação da clientela.

Diante da recorrência, a AFBEPA vai, novamente, cobrar da Diretoria do Banco providências e medidas urgentes que garantam estabilidade e boas condições de trabalho.

"Essas oscilações prejudicam a saúde dos trabalhadores (as), causam frustração aos clientes e prejudicam a imagem do Banco, inclusive dando motivos para divulgações que ferem e parecem querer decretar o fim do Banco Estadual, como se o Banpará não tivesse uma história de inclusão social da população paraense. Ontem o atendimento foi fluido nas agências onde o sistema funcionou bem melhor, o que reforça a importância de atitudes que deem estabilidade aos sistemas, a Diretoria do Banpará já tem noção dos problemas que precisam de soluções, então que o Diretor da Área aja", afirma Kátia Furtado, presidenta da AFBEPA.

A nossa Associação permanece acompanhando essa situação, reafirmando sempre o seu compromisso com a nossa categoria e a importância do Banpará para a população paraense.


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A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Início do pagamento tem fluxo normal, mas Belém Centro registra instabilidade em sistemas


Na tarde desta quarta-feira (28), a nossa AFBEPA percorreu as agências Belém Centro, Marambaia e Nazaré com o objetivo de acompanhar o dia de pagamento dos servidores do Estado.

Na agência Belém Centro, por volta das 13h30, foram registradas oscilações no sistema SPA, que alternava entre períodos de funcionamento e paralisação e o PdCRED, que se encontrava fora do ar. A situação comprometeu o ritmo do atendimento naquele momento, embora os clientes continuassem sendo chamados e atendidos, ainda que com certa lentidão.

Em contrapartida, nas agências Marambaia e Nazaré, os relatos das equipes foram de total normalidade nos sistemas. Segundo os funcionários (as), não houve falhas nem oscilações, e o atendimento transcorreu sem intercorrências técnicas.

Apesar disso, na agência Nazaré foi constatado um problema estrutural: duas goteiras no teto e baldes posicionados no salão para conter a água. O cenário reforça a necessidade urgente de manutenção predial adequada para garantir condições mínimas de conforto e segurança tanto para os funcionários (as) quanto para os clientes.

Segundo informações, essa situação está ocorrendo porque está suspenso o contrato de manutenção entre o Banpará e a Pará Frios.

O funcionamento desigual dos Sistemas entre as agências também levanta questionamentos, pois a maior parte estava com os sistemas normais enquanto em outra não.  

Ainda não se sabe se há distinções entre cabeamentos ou redes de conexão que expliquem o motivo de uma agência sofrer com instabilidades, enquanto outras operam normalmente.

Por volta das 16h, as agências apresentavam movimento estável e o atendimento fluía com maior agilidade, possivelmente reflexo da normalização parcial dos sistemas.

A nossa Associação segue vigilante, acompanhando de perto não apenas a eficiência do atendimento, mas também as condições de trabalho da nossa categoria.


CONFIRA AS FOTOS DA SITUAÇÃO DA AG. NAZARÉ





UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

AFBEPA LEVA APOIO À AGÊNCIA AUGUSTO MONTENEGRO PARA AJUDAR NO DIA A DIA DO TRABALHO


No final da tarde de ontem, 27, a Afbepa participou, através de sua presidenta e a funcionária Silvani Dias, de um momento importante para os funcionários (as) da Agência Augusto Montenegro, pois houve uma palestra interativa com o psicólogo da nossa Associação Juraci Estevam.

O propósito é o de ajudar os trabalhadores (as) a evitar ou saber lidar/reagir a traumas, abalos e qualquer outro tipo de consternação oriundos no ambiente do trabalho.

"Há um número grande de associados (as) da Afbepa que estão  com problemas em suas saúdes mentais, por isso o nosso compromisso de buscar ajudar os colegas a lidarem com esse cotidiano de agressividade e de cobrança, que vivemos hoje", fala Kátia Furtado.

O psicólogo Juraci Estevam ajudou bastante com a palestra interativa, dando orientações muito importantes aos participantes. 

O debate girou em torno de 10(dez) lições, que tornam a vida mais saudável.

Importante destacar 3(três) das dez lições comentadas: agir com sabedoria, que tem a ver com a mente e não com o cérebro, que dá vazão aos cinco sentidos, pois quando se age com a mente há um controle maior das emoções.

A segunda lição é fazer paradas obrigatórias, tanto dentro do trabalho quanto na vida pessoal.

E, por fim, fazer o que se gosta.

Não é fácil,  mas é preciso fixar a mente para agir com sabedoria e ter uma vida mais tranquila e feliz.


CONFIRA AS FOTOS:








UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

🎉 Parabéns, Maracanã! Terra de resistência, fé e identidade amazônica! 🌊🌴




Neste 28 de maio, celebramos com orgulho o aniversário de um dos municípios mais históricos e emblemáticos do Pará: Maracanã. Suas origens remontam aos primeiros passos da colonização, aos registros da evangelização jesuíta e ao marco da presença indígena, que até hoje pulsa forte na alma maracanaense.

Berço de lutas como a Cabanagem, que marcou com coragem e sangue a busca por justiça social, Maracanã também guarda o símbolo da transformação: da antiga Vila de Cintra à reconquista de seu nome originário, devolvido por lei em 1897 como afirmação de identidade e memória.

É nesse solo, banhado por rios e resistência, que se instalou uma das primeiras agências do Banpará, marco do compromisso com o desenvolvimento e a inclusão financeira no interior do estado. E é também nesse território que a AFBEPA se orgulha de caminhar ao lado de seus trabalhadores (as) fortalecendo vínculos, defendendo direitos e valorizando cada maracanaense que veste a camisa do banco público com dignidade e história.

A você, povo guerreiro de Maracanã, nossa reverência. Que o espírito de pertencimento e a força da coletividade sigam sendo o farol que conduz essa terra para dias ainda mais prósperos e justos. 


UNIDOS SOMOS MAIS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 27 de maio de 2025

AFBEPA protocola ofício a Presidente e cobra providências urgentes sobre condições precárias em unidades do Banpará

 


Na tarde desta terça-feira, 27, a AFBEPA protocolou um ofício contundente à Presidência do Banpará, cobrando providências imediatas diante do cenário crítico identificado em diversas unidades do Banco, e isso não é de hoje. A nossa Associação relatou, com base em visitas in loco, condições estruturais e operacionais alarmantes que comprometem a dignidade e a segurança dos trabalhadores (as), entre elas, as situações vivenciadas no PAB Tomé-Açu, nas agências de Bujarú, Barcarena Centro, Moju e Acará. O documento reforça a necessidade de uma resposta célere da alta administração, em respeito aos direitos dos empregados (as) e à qualidade do ambiente de trabalho. 


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA


AFBEPA conquista mais uma vitória em defesa da saúde e dignidade dos trabalhadores(as) do Banpará

 



Em decisão exemplar, a Justiça do Trabalho acolheu pedido de tutela antecipada, determinando a transferência imediata de uma Associada para agência localizada em cidade com estrutura médica adequada e rede de apoio familiar. 

Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Burnout e outros quadros de saúde mental, a funcionária enfrentava limitações severas para exercer suas funções com dignidade e manter a própria saúde, além de estar distante da mãe, idosa e gravemente doente. Mesmo diante de pedidos administrativos reiterados, a resposta institucional foi a omissão — até que a força da união e do amparo da nossa Associação falou mais alto.

A decisão judicial vai além do mérito individual: ela afirma princípios constitucionais e convenções internacionais que garantem às pessoas com deficiência o direito ao trabalho digno, à adaptação razoável e ao acesso pleno à saúde

O magistrado reconheceu, com base em laudos médicos e no Acordo Coletivo da categoria, que a permanência da empregada na localidade atual agravaria ainda mais seu estado clínico. A ordem é clara: o Banpará deveria em 5 (cinco) dias cumprir a determinação de transferir e providenciar a readaptação funcional da funcionáriaassociada, sob pena de multa. Uma Vitória construída com base na mobilização consciente, no respaldo jurídico e na força da representação da nossa AFBEPA.

Esse é o papel da nossa AFBEPA: transformar a angústia em ação, o direito em realidade. Cada conquista como essa reforça o valor de estar ao lado de quem luta, apoia e representa com Responsabilidade os seus associados (as).Pertencer à nossa Associação é saber que você não está sozinho(a), é fazer parte de uma Entidade que honra a história dos trabalhadores(as) do Banpará, com resultados concretos, empatia, Unidade e Coragem.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA


AFBEPA VISITA FUNCIONÁRIOS (AS) DE OUTROS MUNICÍPIOS

De 20 a 23 de maio a Afbepa esteve presente nas agências de Acará, Concórdia do Pará, Quatro Bocas, Tomé-Açu, Bujaru, Abaetetuba, Barcarena Centro e Vila dos Cabanos e Moju.

O objetivo é de ter proximidade, verificar condições de trabalho e dialogar sobre os nossos interesses.

A nossa Associação viu que em certas agências a quantidade de pessoal está aquém das necessidades de trabalho; tem agência nível 3 trabalhando com estrutura de nível 5; há falta de transparência, a tempo, da contabilidade de receitas e despesas das Unidades; muitas lâmpadas do atendimento e retaguarda queimadas; ar-condicionados sem funcionamento; entre outros problemas.

Para a Afbepa, um planejamento de cada Superintendência, considerando cada Local de trabalho, ajudaria o pessoal desses Lugares. 

É preciso que haja organização para atender o pessoal que enfrenta essa realidade, é inconcebível funcionários (as) trabalhando sem cadeira, ar-condicionado, estrutura física mofenta e inadequada, sem iluminação e outros problemas. Há de ter organização e planejamento das áreas para saber a vida útil e a necessidade de troca de cada equipamento e de melhorias no espaço físico. Os colegas que estão envidando esforços para fazer negócios precisam dessa ajuda.

Outra reclamação é sobre manuais incompreensíveis, se o funcionário (a) liga em busca de esclarecimento, que o outro que atenda esclareça, não peça para o colega reler, porque ele não conseguiu entender. Vamos todos(as) ser empáticos uns com os outros. 

Em cada local a nossa Associação falou sobre os nossos direitos e deveres, esclarecendo e orientando.

CONFIRA AS FOTOS:


AG. BARCARENA CENTRO

AG. MOJÚ


AG. BARCARENA VILA DOS CABANOS

AG. BARCARENA VILA DOS CABANOS

AG. ABAETETUBA

AG. BUJARÚ

AG. TOMÉ - AÇÚ QUATRO BOCAS

AG. CONCÓRDIA DO PARÁ

AG. ACARÁ


UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 21 de maio de 2025

INJUSTIÇA



O sentimento é de Injustiça, desmotivação e repulsa com a decisão tomada pela Diretora Comercial de nomeação da nova, digo nova porque é, coordenadora do Pab Alepa, haja vista que, segundo o pessoal do Pab, essa colega nunca exerceu como substituta a função de coordenadora desse Posto.
A colega, caixa do Pab Alepa, que sempre substituiu a coordenadora titular, foi preterida, porquê razão será?

Informaram à Afbepa que há alguns meses essa funcionária caixa do Posto da Alepa teve um bebê, após a licença maternidade ela retornou ao trabalho e mesmo amamentando, essa colega em dias normais e de pagamento fez o seu melhor para atender os clientes do Posto, passando, inclusive, da sua jornada normal. Em dias de pico, se desdobrou, oras atuando no atendimento e no caixa e, por causa de estar amamentando, o seu seio, por diversas vezes, vazou leite em sua blusa.

Mas, isso, não serviu para demonstrar à sua Gerente Geral e nem à Diretora Comercial a sua entrega, compromisso e Lealdade com o Banpará e o seu trabalho.

Não ser visto, atuar diante de administrações que decidem uma nomeação à revelia de quem realmente atua no local de trabalho está virando praxe no Banpará. 

Fontes informam a nossa Associação, que há um conflito entre o pessoal que atua no Pab Alepa e a administração da gerente geral da agência Palácio.

Para, a Afbepa isso deve ser apurado, vez que está prejudicando profissionais competentes e preparadas. A coordenadora que foi titular nesse Posto pediu para deixá-lo, em virtude de estar sofrendo com o tratamento dado pela gerente geral.
A geneg, que se sabe, faz um excelente trabalho na casa legislativa, pediu para dar um tempo de lá, pois não aguentou a pressão e a falta de ajuda da gerência geral e aceitou ir por uns tempos para outra Unidade, para ter de volta a sua paz de espírito. 

A administração do Banpará precisa dar um olhar humano para o PAB Alepa, pois a excelente equipe que esse Posto tinha está se desintegrando, justamente por esses conflitos mal resolvidos. 

A vida em uma empresa como o Banpará, não se resume a apenas fazer negócios, mas, também, em cuidar, principalmente, da mente e de enxergar os potenciais individuais, o comprometimento e revonhecê-los.

Hoje, uma injustiça está sendo cometida em relação a funcionária que sempre substituiu a coordenadora que saiu da função. Se continuar assim como vai ficar a motivação de quem sofre com isso??

Que a gestão do Banpará reflita sobre isso.


UNIDOS SOMOS FORTES 
A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 20 de maio de 2025

COMUNICADO IMPORTANTE: DOCUMENTOS PARA AÇÃO DAS HORAS NEGATIVAS



Associados (as) da Afbepa, para quem ainda não deu entrada na sua execução de indenização das horas negativas trabalhadas indevidamente, a nossa Associação está solicitando que você pegue os documentos abaixo referenciados junto ao Banpará, requerendo por meio formal com protocolo e esse protocolo deve ser enviado para a Afbepa, assim como assinar a procuração e contrato da assessoria jurídica, RG, CPF e documento de residência.

O Banpará soube retirar direitos nossos, mesmo de forma errada, portanto, não podemos deixar de REAVER as horas pagas indevidamente e a licença prêmio confiscada. É UM DIREITO NOSSO, QUE O BANPARÁ TEM DE DEVOLVER.

 *DOCUMENTOS NECESSÁRIOS* :

a) ficha perfil; ( *PEDIR PARA GEREG* )
b) histórico de licença prêmio; ( *PEDIR PARA GEREG)* 
c) ficha de ausências;( *PEDIR PARA GEREG* )
d) fichas financeiras; ( *PEDIR PARA GEPAG, SÃO OS SEUS CONTRACHEQUES, PARA PODER FAZER CÁLCULO DAS HORAS A SEREM INDENIZADAS)* 
e) espelho de registro de jornada ou controle de ponto (ou documento similar) *PEDIR PARA GEREG;* 
f) relatório do saldo do banco de horas, saldo sintético de horas pagas(ou documento similar); *PEDIR PARA GEREG* 
g) histórico de afastamentos (ou documento similar) *PEDIR PARA GEREG.*

REQUEIRA ESSES DOCUMENTOS À SUDEP GEPAG E GEREG, PROTOCOLE EM DUAS VIAS PARA CADA GERÊNCIA, A FIM DE QUE VOCÊ FIQUE COM UMA VIA.
ESSA VIA VOCÊ ENVIA PARA A AFBEPA ATÉ QUARTA-FEIRA, 21/5.

 UNIDOS SOMOS FORTES 💪🏾 
A DIREÇÃO DA AFBEPA

Horas negativas na pandemia: um acordo injusto de banco de horas negativas que você pode reverter




Durante a pandemia, diversos trabalhadores (as) do Banpará foram afastados por estarem no grupo de risco. Esse afastamento não foi uma escolha pessoal, mas sim uma medida de proteção à saúde determinado pela Justiça do Trabalho. 

Mesmo assim, outro acordo firmado entre o Banpará e o Sindicato dos Bancários estabeleceu que essas pessoas ficariam com horas negativas — e que deveriam compensar esse tempo quando voltassem ao trabalho.

Na prática, isso obrigou muitos colegas a “pagarem” horas que não deviam, com jornadas exaustivas ou abrindo mão do próprio descanso.

Mas atenção: isso foi ilegal.

O Banco tinha a obrigação de oferecer trabalho remoto a essas pessoas — e ao não cumprir essa sua obrigação, reitere-se, *não poderia exigir essa compensação.

Agora, a AFBEPA está movendo uma Ação de Execução Coletiva sobre este assunto. 

📢 Você que já pagou Agora é a vez do Banco lhe pagar.

⚖️ Se você foi afetado por esse acordo, tem direito à reparação.

📲 Entre em contato com a AFBEPA através do (91) 99247-6774 ou com o escritório Tuma e Torres pelos números 32225746 e 993824679, Vamos te orientar em cada passo.

*UNIDOS SOMOS FORTES*
*A DIREÇÃO DA AFBEPA*

sexta-feira, 16 de maio de 2025

⚠️ ALERTA: DESCONTOS INDEVIDOS NO CONTRACHEQUE – ENTENDA O ESCÂNDALO QUE ATINGE MILHÕES DE APOSENTADOS



Aposentados(as), pensionistas e beneficiários do INSS estão sendo vítimas de descontos indevidos nos seus benefícios, repassados a sindicatos e associações aos quais nunca se filiaram.

Trata-se de um esquema silencioso, mas de consequências nefastas – um rombo, segundo informes, bilionário aos cofres públicos e prejuízos financeiros diretos aos aposentados(as).

O caso mais emblemático envolve a CONAFER (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), apontada como protagonista de um *esquema bilionário de filiações fraudulentas, que atingiu milhões de segurados em todo o país. O suposto desconto aparece como "contribuição associativa" no extrato de pagamento do INSS – mesmo quando o beneficiário(a) nunca ouviu falar da entidade.

“Isso é fraude. É uso indevido de dados pessoais, sem autorização expressa do aposentado. E é um golpe que precisa ser combatido com urgência”, alerta a advogada previdenciarista da AFBEPA, Dra. Marcela Rocha.

UM ESCÂNDALO QUE DERRUBOU AUTORIDADES

O escândalo envolvendo esses descontos ilegais foi tão grave que provocou a queda do então presidente do INSS e também do ministro da Previdência Social,que deixaram seus cargos em meio à crise.

As denúncias revelaram uma rede de entidades fantasmas, que lucravam mensalmente com descontos automáticos, feitos diretamente da aposentadoria de cidadãos vulneráveis – muitos deles sem qualquer acesso digital para contestar a cobrança.

COMO IDENTIFICAR O GOLPE?

Verifique se no seu extrato de pagamento do INSS há descontos com os nomes de sindicatos, associações ou confederações que você não reconhece. Termos como:

• “Contribuição associativa”

• “Mensalidade sindical”

• “Doação”

…podem esconder débitos indevidos, realizados sem sua autorização.


O QUE FAZER SE VOCÊ FOR VÍTIMA?

1. Acesse o Meu INSS (app ou site) ou ligue 135:
Verifique se há descontos suspeitos e registre uma reclamação imediata.
2. Registre um Boletim de Ocorrência (BO):
Preferencialmente em uma delegacia especializada.
3. Denuncie à Ouvidoria do INSS e ao Ministério Público Federal.
4. Guarde todos os comprovantes e prints que possam provar que você não autorizou nenhuma filiação.

POSSO ENTRAR NA JUSTIÇA?

Sim! Segundo a Dra. Marcela, *não é preciso esperar o INSS resolver*. Se você já fez a reclamação administrativa e possui os documentos, pode entrar com ação pedindo:

• Cancelamento do desconto indevido

• Devolução em dobro dos valores (repetição do indébito).

• Indenização por danos morais, nos casos em que o desconto comprometeu seu sustento, causou negativação ou persistiu mesmo após a contestação.

"A Justiça já tem reconhecido o direito dos aposentados, principalmente em casos com evidência de má-fé", afirma a Dra. Marcela.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

• Extrato de pagamento do INSS com o desconto indevido

• Boletim de Ocorrência (recomendado)

• Protocolo de contestação feito no Meu INSS

• Provas de que você não autorizou filiação ou contribuição.