Imagem: Reprodução da internet
A AFBEPA realizou Assembleia Geral
Ordinária, conforme determina o art. 11, I do Estatuto, dia 28 de
fevereiro, na sede da associação, para fazer a prestação de contas
referente a 2013. Os participantes da assembleia discutiram e aprovaram as
contas do ano passado, marcado por eventos de organização, lutas e
confraternização em prol da categoria como as ações da Campanha Salarial,
a Assembleia de 7ª e 8ª Horas e a festa dos PDVistas.
A Associação dos Funcionários do
Banpará (AFBEPA), foi fundada em 2 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil
de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos. Representa
exclusivamente os funcionários do Banpará, em questões judiciais e extrajudiciais.
Nossas fontes de receitas constituem-se de mensalidades dos associados e taxas
de convênios firmados (Big Ben, Ótica Telégrafo, Carne e Sabor, Auto Escola
Foca e Livraria J. P. Gonçalves).
Atualmente a AFBEPA possui 615
associados. O desconto da mensalidade é feito em contracheque e corresponde
a apenas 1,5% do salário base de cada associado/a. Os valores
que entram na AFBEPA não são fixos devido às solicitações de adesões e cancelamentos,
demissões e falecimentos de associados.
RECEITAS DE 2013:
Mensalidades dos associados
JANEIRO R$ 23.193,55
FEVEREIRO R$ 23.444,59
MARÇO R$ 23.516,36
ABRIL R$ 23.359,75
MAIO R$ 22.883,73
JUNHO R$ 22.196,59
JULHO R$ 21.499,11
AGOSTO R$ 21.513,82
SETEMBRO R$ 21.554,74
OUTUBRO R$ 23.282,56
NOVEMBRO R$ 23.251,11
DEZEMBRO R$ 23.176,11
TOTAL R$
272.872,02
TAXAS ADMINISTRATIVAS
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JANEIRO
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R$
217,77
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FEVEREIRO
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R$
220,29
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MARÇO
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R$
215,90
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ABRIL
|
R$
208,72
|
MAIO
|
R$
223,74
|
JUNHO
|
R$
224,81
|
JULHO
|
R$
240,63
|
AGOSTO
|
R$
215,68
|
SETEMBRO
|
R$
245,59
|
OUTUBRO
|
R$
230,56
|
NOVEMBRO
|
R$
220,23
|
DEZEMBRO
|
R$
252,59
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TOTAL
|
R$2.716,51
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*RECEITA LÍQUIDA:
R$ 275.588,53
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*CONTRIBUIÇÕES:
R$ 272.872,02
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*BONIFICAÇÕES:
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R$ 2.716,51
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*Receita líquida é a soma das
mensalidades mais as taxas administrativas.
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*Contribuições são as
mensalidades que os associados pagam à AFBEPA.
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*Bonificações são
as taxas administrativas dos convênios.
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RECUPERAÇÃO DE VALORES REFERENTE ÀS
DÍVIDAS NÃO PAGAS DE ASSOCIADOS
Em 2013 conseguimos recuperar dívidas
de associados junto à AFBEPA, na ordem de R$ 12.902,14. Essas dívidas são
valores que a AFBEPA paga aos Convênios, com receita própria, quando o
associado fica inadimplente, e depois busca recuperá-las. Esse total entrou nas
contas da AFBEPA, por meio de consignação em FOPAG ou débito na conta corrente
do associado. Também, é importante destacar que há dentro dessa importância
recuperação de dívidas de associados realizadas em 2011 e 2012.
RECUPERAÇÃO MENSAL /2013:
JANEIRO R$ 980,43
FEVEREIRO R$ 627,68
MARÇO R$ 855,04
ABRIL R$ 1.027,80
MAIO R$ 681,31
JUNHO R$ 495,05
JULHO R$ 1.177,18
AGOSTO R$ 911,84
SETEMBRO R$ 1.188,13
OUTUBRO R$ 3.261,53
NOVEMBRO R$ 829,02
DEZEMBRO R$ 867,13
TOTAL R$ 12.902,14
DESPESAS OPERACIONAIS:
Despesas com telefonia fixa e móvel - Valor Anual R$10.675,56
Aluguel da sede - Valor anual R$16.873,53
Celpa - Valor anual R$4.124,96
Cosanpa - Valor anual R$168,00
PIS - Valor anual R$378,58
FGTS - Valor anual R$3.230,60
INSS - Valor anual R$12.183,27
TLPL - R$162,37
Férias dos funcionários - R$3.079,58
Plano de Saúde dos funcionários da AFBEPA - Valor anual R$4.785,35
Convênios – Valores que a AFBEPA desembolsa quando os convênios são inadimplidos
pelos associados - Valor anual R$26.767,26
Vale transporte dos funcionários da AFBEPA - Valor anual R$7.215,60
Ticket alimentação dos funcionários da AFBEPA - Valor anual R$8.222,10
Despesas com copa, cozinha e material de limpeza - Valor anual R$3.745,52
Correios e malotes -R$145,60
Cartório - R$111,00
Despesas de viagem com diretor da AFBEPA - R$693,30
Donativos e contribuições - R$775,00
Eventos sociais – R$1.939,32
Gastos com informática – R$931,99
Manutenção e reparos – R$604,15
Material de escritório –
R$4.726,10
Depreciação – R$1.371,11
Revista e jornais – R$585,00
Devolução de desconto indevido para os associados – R$460,72
Despesas bancárias – R$1.528,21
Despesas diversas com
comissão eleitoral para a eleição da AFBEPA (Montagem de cédula de votação,
Confecção gráfica da cédula de votação, Táxis, Gasolinas, Almoços, Lanches, Entrega
de urnas para a capital e interior),
campanha salarial e várias mobilizações.
A exemplo: Planejamento da
AFBEPA, Reuniões com Tesoureiros, caixas e Pessoal do Atendimento, Encontro do
Banpará no Sindicato, confecção de Faixas e Carro Som para para Ato
contra a (IN) Segurança na UEPA, Dia Nacional de Luta da Classe Trabalhadora,
campanha salarial, mesas de negociações, greve e transporte.
R$24.353,19
Honorários:
Advogados: Drª Valéria Fidellis / Drª Luise
Nunes / Drº Marcio Tuma
Contadora (Benedita Soares)
Valor anual R$51.721,00
Serviços Prestados:
Jornalista / Assessora Política / Diarista
Valor anual R$20.711,80
Salários e Ordenados:
Funcionários: (Angela Valente), (Márcio Dias),
(Rosangela Silva)
Valor anual R$32.152,22
13º Salário
O valor pago do 13º são dos 3 funcionários da AFBEPA
Valor R$3.016,78
Brindes
Os valores gastos com brindes foram de R$ 5.430,25
POSSE FORMAL DA DIRETORIA DA AFBEPA
A Chapa 1 - NA LUTA É QUE SE AVANÇA!
AFBEPA NA LUTA SEMPRE, triênio 2013/2016, que ganhou e tomou posse na sede da
AFBEPA, dia 22 de março de 2013.
A AFBEPA promoveu uma festa de
agradecimento aos colegas que saíram no PDV, e deu boas vindas aos bancários e
bancárias que chegaram ao Banpará nesse período. A Festa de agradecimento
ocorreu na ASBEP no dia 29 de junho 2013. Neste evento, aconteceu um almoço com
bebidas, música ao vivo e distribuição de brindes.
ASSEMBLÉIA GERAL DA CATEGORIA DAS AÇÕES
COLETIVAS (7ª E 8ª)
Dia 20 de agosto de 2013 a AFBEPA
realizou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no auditório da Computer
Hall da Antônio Barreto, em Belém, com o objetivo de fazer esclarecimentos
jurídicos sobre o Tíquete Extra, a ausência de isonomia do Banpará no Pagamento
da Vantagem Pessoal Provisória (VPP) e fazer deliberações pelo ajuizamento, em
nome da AFBEPA, de ações trabalhistas coletivas. Entre as ações propostas,
destacamos as ações coletivas de 7ª e 8ª Hora extras, que buscam o
reconhecimento da jornada de 6h/dia para as comissões de natureza técnica, a
exemplo dos analistas, agentes de área, gerentes de projetos, secretárias e
tesoureiros.
BRINDES PARA OS ASSOCIADOS
Brinde do Dia dos Pais
Brinde de Natal
TOTAL DE DESPESAS OPERACIONAIS – R$252.869,02
Despesas com
pessoal: R$58.471,63
Estão incluídos nas despesas com pessoal: salários e ordenados, 13º,
férias, vale transporte, ticket alimentação e plano de saúde.
Despesas
Administrativas: R$174.876,11
Despesas Financeiras: R$1.528,21
Essas despesas
financeiras são as tarifas e manunteção de conta que o banco cobra.
Despesas Tributárias: R$17.993,07
O saldo das despesas tributárias foi de R$ 15.954,82. A diferença
de valor foi pago de um ano para outro, a Rubrica da diferença está no INSS, no
valor de R$ 2.038,25.
Total da Receita Operacional...............R$275.588,53
Total das Despesas Operacionais......R$252.869,02
Resultado do Exercício........................R$
22.719,51
·
O Resultado do Exercício corresponde ao valor
de contas a pagar da AFBEPA referente ao mês de dezembro/2013 com vencimento no mês de janeiro 2014.