sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
RESUMÃO AFBEPA – Últimos 20 dias de Janeiro
AFBEPA esclarece funcionamento do intervalo intrajornada, para alimentação e descanso
AFBEPA Cobra Providências Urgentes do Banpará para Melhorar as Condições de Trabalho na Ag. Cachoeira do Arari
quinta-feira, 30 de janeiro de 2025
ASSOCIAÇÃO DIVULGA BALANCETE ECONÔMICO DO 4º TRIMESTRE 2024 (OUTUBRO-DEZEMBRO)
Dando continuidade à política de transparência das receitas e investimentos que a Afbepa faz em benefício dos(as) nossos Associados(as) e da nossa luta, publicamos a seguir o balancete do movimento trimestral referente aos meses de outubro a dezembro de 2024, para conhecimento de todos.
BALANCETE FINANCEIRO DO 4º TRIMESTRE
DE 2024
(outubro/novembro/dezembro)
A Associação dos Funcionários do
Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de
Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos. A AFBEPA representa exclusivamente os
funcionários (as) do Banpará associados (as) a esta Entidade, conforme decisão
do STF em 2017, em questões judiciais e extrajudiciais. Nossas fontes de receitas constituem-se de
mensalidades dos associados e taxas de convênios firmados com (Uniodonto,
Ótica Telégrafo). Neste balancete a AFBEPA soma 1685 associados (as) de um
total de quase 2600 funcionários ativos no BANPARÁ. O desconto da
mensalidade é feito em contracheque,
poupança programada e corresponde a 1,5% do salário base do
associado (a). Os valores que entram na AFBEPA não são fixos devido às
solicitações de adesões, cancelamentos, demissões e falecimentos.
RECEITAS COM CONTRIBUIÇÕES DOS ASSOCIADOS NO 4º
TRIMESTRE/2024
Mensalidades dos associados
OUTUBRO R$ 124.075,08
NOVEMBRO R$ 124.669,09
DEZEMBRO R$ 125.678,36
TOTAL R$ 374.422,53
TAXAS ADMINISTRATIVAS DE CONVÊNIOS FIRMADOS- 4º
TRIMESTRE/2024.
OUTUBRO R$ 1.573,13
NOVEMBRO R$ 1.561,64
DEZEMBRO R$ 1.549,98
TOTAL R$ 4.684,75
RECEITAS
FINANCEIRAS (SÃO RENDIMENTOS DAS CONTAS DA
AFBEPA CREDITADAS PELO BANPARÁ)
OUTUBRO
R$ 19,51
NOVEMBRO
R$ 12,71
DEZEMBRO
R$ 12,68
TOTAL R$ 44,90
RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 4º TRIMESTRE/2024
DETALHAMENTO:
OUTUBRO R$ 2.048,65
NOVEMBRO R$
1.941,34
DEZEMBRO
R$ 1.941,34
TOTAL R$ 5.931,33
Essa recuperação refere-se a percentuais descontados nos salários das
funcionárias, no 4º trimestre de 2024, referentes a ticket alimentação, plano
de saúde e vale transporte (Leis Trabalhistas) e plano odontológico. São
valores considerados para efeito de lançamento contábil
RECEITA TOTAL DO 4º TRIMESTRE = R$ 385.083,51
DESPESAS OPERACIONAIS
POR RUBRICA
§ Despesas com Pessoal - Essas despesas se referem a pagamentos
de salários, férias, 13° salários, ticket alimentação, plano de saúde e vale transporte
das funcionárias: R$ 66.941,86
§ Despesas Tributárias – (FGTS/INSS/PIS) – R$ 18.020,50
§ Despesas Financeiras - Essas despesas se referem a tarifas
bancárias e manutenção de conta: R$ 880,03
§ Despesas Administrativas e Operacionais - são as
demais despesas abaixo descritas, que somam o total de: R$ 438.456,96
DETALHAMENTO
DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS E OPERACIONAIS –
TOTAL: R$ 438.456,96
Telefonia/internet
-
R$ 1.209,12
Aluguel/Condomínio/Aluguel
de Carro– R$ 10.147,26
Energia
elétrica - R$ 2.681,95
Correios
– Para entrega de brindes de natal aos associados- R$ 17.552,88
Transporte
(táxi e uber para atividades da Afbepa) – R$ 5.922,48
Copa/Cantina
- R$ 1.353,18
Vale
transporte – R$ 1.584,00
Honorários
de advogados e contadoras – R$
35.253,96
Estacionamento - R$ 810,00
Indenização
compensatória - R$ 21.895,35
Saúde e prevenção – R$ 430,47
Investimento
com alimentação - R$ 4.555,12
Material
de escritório – R$ 189,00
Bens
de natureza permanente – R$ 900,00
Informática
–
R$ 235,00
Combustível – R$ 3.304,18
Serviços prestados–
Psicólogos, diárias de limpeza da sede, diárias para embalagens de brindes,
serviços de carregadores de brindes, manutenção dos ar-condicionados - R$ 35.387,00
FGTS - R$ 3.556,06
INSS - R$ 14.032,38
PIS – R$ 432,06
IR
sobre aplicação financeira – R$ 837,80
Plano
de Saúde - R$ 5.440,76
Ticket alimentação - R$ 12.000,00
Salários dos Empregados da
AFBEPA -R$ 33.076,21
Férias dos Empregados da
AFBEPA – R$ 5.048,41
13° salários dos Empregados da
AFBEPA – R$ 9.792,48
Ressarcimento associado - R$ 325,02
Brindes - R$ 161.016,71
Viagens para Visitas às
Unidades e Participação em Eventos - R$ 13.542,05
Donativos - R$ 400,00
Ajuda de custo - R$ 24.810,27
Eventos
socais – R$ 6.021,04
Despesas
bancarias – 880,03
Cartório
– R$ 689,73
Comunicação – R$ 145,00
TTOTAL DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS E OPERACIONAIS....R$ 289.151,68
No
Resultado do 4º trimestre computa-se contas a pagar da AFBEPA, referente ao mês
de dezembro/2024 com vencimentos no mês de janeiro/2025.
NOTA DE RETRATAÇÃO
A Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (AFBEPA) promoveu na manhã do dia 29/1, um ato de denúncia e protesto contra a Direção do Banpará, porém, por erro da nossa Associação, ao protestarmos pela perda dos colegas mortos durante o trâmite processual, devido ao abuso do direito do Banpará em recorrer ou entrar com açao, retardando desta forma o pagamento do devido crédito aos beneficiários, foi posto em um banner pequeno o nome do nosso associado ativo Raimundo Nonato Costa Silva, mas o nome correto do colega que faleceu é Raimundo Nonato da Cruz Corrêa.
A Afbepa se retrata e pede desculpas ao nosso querido associado Raimundo Nonato Costa Silva, o nosso Nonatinho.
Vida longa a você Nonatinho!
A DIREÇÃO DA AFBEPA
quarta-feira, 29 de janeiro de 2025
ADMINISTRAÇÃO TEMERÁRIA NO BANPARÁ FAZ CRESCER A DÍVIDA COM OS APOSENTADOS IDOSOS
Na manhã desta
terça-feira, 29, a Associação dos Funcionários do Banco do Estado do
Pará-AFBEPA e dezenas de aposentados, tanto da ativa quanto desligados do
Banco, se reuniram em ato de denúncia contra a gestão temerária do Banpará.
O protesto ocorreu na
frente da Agência Belém Centro, que faz parte do Ed. Sede Banpará, na Av.
Presidente Vargas com a 28 de setembro.
O principal foco da
denúncia é a forma como o Banpará vem conduzindo a sua atuação frente a Ação
Coletiva do Ticket Alimentação, cujo pagamento vem sendo retardado há cerca de
quase 12 (doze) anos, e o valor a ser pago aos beneficiários aumentou dez vezes
mais, inclusive, conforme se vê no Balanço, isso faz o passivo do Banco crescer
e o lucro diminuir.
A Afbepa olha com pesar
essa situação, pois essa Ação transitou em julgado em 2019, com aplicações de
multas ao Banco, por recursos protelatórios.
Mas, a Direção do Banpará
não está satisfeita em jogar fora dinheiro público, pois entrou com uma Ação
Rescisória, a qual perdeu em Sessão de Julgamento, no TRT 8° Região, por
Unanimidade, sendo o Banco penalizado pelos Desembargadores por Litigância de
Má-Fé.
Mesmo sendo penalizado, o
Banpará continua com a sua conduta enlouquecida, de não Respeitar o Direito de
Funcionários e ex-funcionários que servem ou já serviram o Banco e, hoje,
precisam desses valores para ajudar em suas necessidades de vida, e não é só
isso, o intento dessa Administração do Banpará é tão grande em não pagar o
direito desses colegas, que foram empregados (as) fiéis e dedicados, que não
veem que causam prejuízo ao Banco, vez que o passivo amealhado só tende a
crescer.
A nossa Associação
denuncia também o tratamento desumano dado aos aposentados idosos que, durante
anos, dedicaram suas vidas ao Banpará. Muitos trabalharam em condições
precárias, sem tecnologia e enfrentando diversas dificuldades operacionais, mas
mesmo com essa condição, esses ex-funcionários contribuíram de sobremaneira
para o crescimento e estabilidade do Banco. No entanto, agora são
negligenciados e ignorados pela atual gestão.
A nossa AFBEPA solicitou uma reunião com a Diretoria do Banco para expor a situação dos aposentados e discutir soluções, mas o pedido foi negado sob a justificativa de agendas preenchidas e outros compromissos. A recusa em receber os ex-funcionários reforça a indiferença da administração para com pessoas que foram contratadas jovens, envelheceram, porém, ajudaram a consolidar e manter o Banco.
A AFBEPA segue firme na
luta pela valorização dos trabalhadores e aposentados (as), exigindo que o
Banpará assuma suas responsabilidades e trate com dignidade aqueles que tanto
contribuíram com a história de êxito do Banpará.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
terça-feira, 28 de janeiro de 2025
Atualização sobre os Trabalhos do GT PCS
Encontro dos Funcionários(as) do Banpará é marcado por debates produtivos
7ª Etapa do Concurso Meu Amigo AFBEPA
sábado, 25 de janeiro de 2025
AFBEPA promove palestra sobre Saúde Mental aos funcionários(as) da Superintendência de Canais
sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
AFBEPA FINALIZA VISITAS SEMANAIS: ENTREGA DO KIT AGENDA, ESCLARECIMENTOS AOS FUNCIONÁRIOS (AS) E PROBLEMAS CRÍTICOS ENCONTRADOS EM UNIDADES DO BANPARÁ.
Nesta semana, de segunda-feira (20) a quarta-feira (22), a presidenta da AFBEPA realizou visitas a diversas unidades do Banpará, encerrando o importante ciclo das entregas do Kit de Agendas 2025. As unidades visitadas foram: Surec, Supro, Susis, Sugot, Nusif, Suret e Sumep, além das Agências Senador Lemos, Augusto Montenegro, Icoaraci, Cidade Nova, Benevides, BR Ananindeua, Ananindeua Castanheira e Marituba. Também foram visitados os PABs PRODEPA, Comando Geral da PM, Detran e Estação Cidadania de Icoaraci.
Durante as visitas desta semana, a AFBEPA manteve o diálogo e esclarecimentos que vem fazendo com a nossa categoria, assim como constatou problemas críticos que precisam de solução urgente. Um dos pontos mais graves é o estado precário do mobiliário em diversas unidades. Há cadeiras sem encosto, algumas já causaram acidentes com funcionários(as) que caíram durante o expediente. Cabe lembrar a promessa feita pela Direção Administrativa do Banco em 2023, de renovar todo o mobiliário, compromisso que, até o momento, não foi cumprido.
Por que o Dirad não cumpriu a sua palavra? O funcionalismo não sabe, vez que nada é informado.
Outro problema alarmante constatado é o déficit de pessoal, denunciado pela AFBEPA nesta semana. Há colegas sobrecarregados e agências lotadas, o que configura uma pressão insustentável. Este cenário compromete não apenas a saúde dos(as) empregados(as), mas também a qualidade do atendimento prestado à população.
A Afbepa soube que há Unidades que podem ceder pessoal para esses Locais com déficit sem qualquer prejuízo, contudo, falta que o gerente geral solicite essa adição, assim como esse déficit seja considerado quando a área comercial cobrar atingimento de metas.
Outra questão que preocupa é a situação dos equipamentos periféricos, o contrato com a empresa CIS Eletrônica da Amazônia Ltda, empresa com quem o Banco tem contrato e é a responsável por esses equipamentos, abrange: Impressora (térmica e matricial); Pinpad com interface USB (usado para leitura de cartões e digito de senha) e o Leitor de Código de Barras. Em várias unidades foram encontrados periféricos inoperantes. Muitos chamados já foram abertos para que os problemas sejam resolvidos, mas não são atendidos, pois a empresa responsável pelos equipamentos faliu e está sendo processada pelo próprio Banco. E quanto a isso? O que será feito para garantir a substituição desses equipamentos? O contrato vultoso foi assinado pelo diretor administrativo exercendo o cargo de diretor de tecnologia em exercício, e a vigência é de 20 de março de 2023 até 19 de março de 2028. No contrato, a CIS se responsabiliza por garantia e assistência técnica e substituição de peças (quando necessário) por 60 meses. Cadê essa assistência? Quem será responsabilizado agora? Como os chamados serão atendidos? A área responsável tem de dar essa resposta.
CONVITE
Amanhã, dia 25 de janeiro, das 9h às 11h, a AFBEPA promoverá o Encontro dos Funcionários(as) do Banpará, em formato online. Esse evento é uma oportunidade de nos integrarmos com os colegas de todas as regiões do Estado do Pará e juntos com a Direção da Afbepa e o Advogado Márcio Tuma debatermos temas importantes para as nossas Vidas. PCS, as nossas Ações Coletivas e a conjuntura do Judiciário Trabalhista Brasileiro estão em pauta. Não perca essa oportunidade!
O link será disponibilizado nos nossos grupos e e-mails.
CONFIRA AS FOTOS DAS VISITAS:
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
6ª Etapa do Meu Amigo AFBEPA
quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Resultados da 5ª Etapa do Meu Amigo AFBEPA
Após a contagem dos votos, a nossa Associação apresenta o ranking das agências mais votadas, na 5ª etapa do concurso:
1º lugar: Cachoeira do Piriá – 20 votos
2º lugar (empate): Goianésia do Pará, Canaã dos Carajás e Itaituba – 12 votos cada
5º lugar (empate): Abaetetuba e Inhangapi – 10 votos cada
7º lugar (empate): Primavera e Oeiras do Pará – 9 votos cada
9º lugar: Peixe Boi – 8 votos
10º lugar (empate): Baião, Nova Ipixuna e Santana do Araguaia – 5 votos cada
Parabéns às agências! A Afbepa agradece pela dedicação e entusiasmo de cada participante. Continuem acompanhando e votando no seu Amigo AFBEPA e em quantos desejar. A nossa interatividade é muito importante!
A DIREÇÃO DA AFBEPA