quarta-feira, 30 de novembro de 2016

PACOTE REPULSIVO É APROVADO NA MADRUGADA NO CONGRESSO NACIONAL

As mais de duas milhões de assinaturas de cidadãos em todo o Brasil que deram origem ao projeto de Iniciativa Popular que foi batizado pelo Ministério Público Federal (MPF) como “10 Medidas contra a Corrupção” parece não ter valido de muita coisa para a Câmara dos Deputados na madrugada de hoje (30) quando, por 450 votos a favor e apenas 1 contra, os Deputados Federais – sim, aqueles que muitos de nós colocamos no poder – aprovaram, em sessão extraordinária, o texto-base do pacote de medidas anticorrupção que abranda a punição para práticas de corrução, entre eles o caixa 2 em matéria eleitoral.

Durante as discussões da madrugada, foram retirados trechos que dificultariam as investigações, tornando mais flexíveis a punição de corruptos. Trata-se claramente de um abuso de representação. “O povo não elegeu essas pessoas para agirem com desvios contra os interesses de quem os confere um mandato, e sim para cuidarem do bem comum”, avalia a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado. 

CONFIRA AS MUDANÇAS APROVADAS NO PLENÁRIO: 

Abuso de autoridade: Inclusão do crime de abuso de autoridades para magistrados e membros do MP - emenda apresentada pela bancada do PDT. 
Pena: 6 meses a 2 anos de reclusão e multa. 

Punição para violação de prerrogativas: Inclusão de punição a policiais, juízes e membros do MP que violarem direito ou prerrogativa de advogados - emenda apresentada pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS), a pedido da OAB. 
Pena: 1 a 2 anos de detenção e multa. 

Reportante do bem: Retirada a instituição do "reportante do bem": figura cuja denúncia a órgãos da Justiça ou à imprensa acarretasse imposição de penalidades poderia receber até 20% dos valores recuperados - destaque apresentado pela bancada do PSB. 

Ação de extinção de domínio: Retirado todo o trecho que regulava a apresentação das chamadas "ação de extinção de domínio", cuja finalidade é decretar a extinção dos direitos de propriedade e posse e de outros direitos - destaque apresentado pela bancada do PR. 

Progressão de pena: Retirado artigo que previa que condenado por crime contra administração pública só teria direito a progressão do regime de cumprimento de pena quando reparasse o dano causado ou devolvesse os recursos produtos do ato ilícito praticado - destaque apresentado pela bancada do PT. 

Prescrição da pena: Retirados quatro artigos que endureciam as regras de prescrição de crimes, como a que estabelecia que o prazo de transcrição só começaria a ser contado após o ressarcimento integral do dano - emenda apresentada pela bancada do PT. 

Enriquecimento ilícito: Retirado tipificação do crime de enriquecimento ilícito para funcionários públicos - destaque apresentado pelo bloco PP, PTB e PSC. 

Acordo penal: Retirada possibilidade de Ministério Público e denunciado celebrarem acordo para aplicação imediata da pena antes da sentença judicial - destaque apresentado pela bancada do PSOL. 

Acordo de leniência: Retirado trecho que previa que Ministério Público poderia celebrar acordo de leniência - destaque apresentado pela bancada do PT. 

Responsabilização de partidos: Retirada da previsão de pena de suspensão do funcionamento dos partidos e da filiação do dirigente partidário responsável por crime de caixa 2 - destaque apresentado pelo bloco PP, PTB e PSC. 

Lei dos Partidos: Retirada de trecho que revogava artigo da Lei dos Partidos que estabelece que a responsabilização pessoal, civil e criminal de dirigentes partidários em razão da desaprovação de contas e atos ilícitos atribuídos ao partido só ocorre se a Justiça verificar irregularidade "grave e insanável". Dessa forma, o artigo permanecerá na Lei dos Partidos - destaque apresentado pela bancada do PR. 

A população brasileira precisa se manifestar e tomar uma atitude em relação a esse assombro. Não é possível deixar que essa farra aconteça acima do que é realmente de interesse público. 

A questão ainda seguirá para votação no Senado. 

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Com informações do ESTADÃO.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

SAIU NO REPÓRTER 70 DE HOJE!

REPÓRTER 70 de 29/11/2016

Queremos agradecer ao Redator da Coluna “Repórter 70” do jornal O Liberal que, cordialmente e obedecendo ao direito ao contraditório, publicou na edição de hoje, 29, o nosso pedido de resposta à nota publicada na edição de domingo, 27 – dia de maior circulação do jornal – em DEFESA dos 11 Auditores que tiveram sua honra manchada com tal nota. Além de terem sido destituídos, ainda foram expostos de forma desonrosa. O Banpará esquece de que investiu dinheiro público nesses profissionais, e que essas pessoas são pais e mães de famílias. Portanto, deveria ter a postura de repudiar e rechaçar a nota.

Na ocasião, a publicação alegava como fator da destituição o trabalho de avaliação externa de qualidade executado pela KPMG Auditores Independentes, ferindo a moral dos colegas e em desacordo com a verdade dos fatos.

Desde o dia 18, os colegas destituídos vêm sendo subutilizados em outras funções. Não queremos, aqui, questionar o profissionalismo dos 14 novos Auditores que ingressaram sem processo seletivo, mas sim esclarecer os motivos que levaram o Banco a proceder à retirada dos seus Auditores.

Para a AFBEPA, o processo de seleção interna é democrático e visa escolher o melhor para determinada função, e não pode retroagir a simples indicações que não procedem à relação de patrão/empregado e é prejudicial para o ambiente de trabalho e a autoestima do trabalhador.

Abaixo, veja íntegra da nota enviada pela AFBEPA:

O Banpará promoveu a destituição de 11 Auditores de suas funções de forma altamente autoritária em um ato questionável, uma vez que tal procedimento foi realizado sem qualquer fundamentação legal e técnica, tendo em vista que esses profissionais atuavam na Auditoria e nela ingressaram por Processo Seletivo Interno – realizando várias provas – e estavam há mais de 10 anos na função.

No final da tarde de 18/11, sorrateiramente, o Banpará publicou Portaria destituindo 11 Auditores de suas funções de forma altamente autoritária e, em ato contínuo, nomeou 14 novos Auditores, alguns que, inclusive, sequer passaram no processo seletivo interno em que os Auditores destituídos foram nomeados;

Não há nenhuma avaliação dos trabalhos dos Auditores no relatório da KPMG Auditores Independentes que os desmereçam ou mencione qualquer tipo de incapacidade;

Os motivos que levaram o Banco a proceder à retirada dos seus Auditores – os quais entraram por Processo Seletivo Interno – são obscuros e contraditórios;

Os serviços da Auditoria do Banpará se ampliaram, assim como os riscos presenciais e virtuais, e com eles a necessidade – avisada à Direção do Banco – de aumentar a estrutura de pessoal, fato implementado apenas com a reestruturação e consequente destituição dos Auditores;

Os auditores destituídos da função atuam nessa qualidade há mais de 10 anos e, durante todo esse tempo, nada se mencionou sobre os seus trabalhos, ao contrário, a atuação da Auditoria do Banpará sempre foi considerada séria, responsável e de qualidade.


UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA



ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DELIBERA TEMAS IMPORTANTES PARA O FUNCIONALISMO

Na noite de ontem, 28, foi realizada Assembleia Extraordinária a fim de deliberar sobre assuntos importantes para o funcionalismo, tais como: Abono, Reestruturação, Plano de Saúde, dentre outros.




REESTRUTURAÇÃO

O Banco está realizando a reestruturação nas suas unidades de trabalho, a exemplo do que já aconteceu com a SUCON e NUAUD. A AFBEPA orienta que, antes de qualquer procedimento, o(a) funcionário(a) busque a nossa Assessoria Jurídica. Marque uma conversa para saber o que fazer. É importante agir com cautela antes de se posicionar.

PLANO DE SAÚDE

Outra preocupação debatida entre os presentes foi a questão do plano de saúde, do valor arrecadado e repassado pelo Banpará para a Unimed, e da situação do funcionário que sai do Banco e perde o direito ao plano. Durante a campanha salarial, a AFBEPA pediu em mesa que o Banpará proporcionasse transparência do quanto é realmente arrecadado e repassado para a Unimed, o que não foi atendido pela Direção do Banco.

Essa situação é outro problema que vem sendo enfrentado, pois o Banco não dá essa proteção social de manter o plano ao funcionário que sai do Banco. A AFBEPA vai entrar na justiça para garantir o plano de saúde no mesmo valor praticado pelo Banco para quem rescindir o seu contrato de trabalho.

Ao término da assembleia, todos os presentes votaram a unanimidade pelo ajuizamento das Ações propostas. Ficamos felizes com a participação dos associados em mais uma Assembleia. A Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, finalizou o encontro convidando todos a participarem da enquete que está no blog e nas redes sociais sobre os minicursos que os associados gostariam de realizar ano que vem na AFBEPA.

Participaram da assembleia a Direção da AFBEPA, bancários e bancárias, e os Assessores Jurídicos, Dr. Márcio Tuma e Dra. Shirley Araújo.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

HOJE TEM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, ÀS 18 HORAS


Conforme publicamos desde o último dia 23, lembramos que hoje realizaremos Assembleia Geral Extraordinária (AGE), às 18 horas, no auditório do Edifício Síntese Plaza (Av. Senador Lemos, 791, salas 807/808, Umarizal, Belém-Pa), a fim de deliberarem sobre as matérias a seguir discriminadas: 

a) Demandas judiciais; 

b) Reestruturações no Banpará; 

c) O que ocorrer. 

A AGE se instalará em 1ª Convocação às 18 horas, mediante a presença de 50% + 1 do total de Associados (art. 14 do Estatuto Social). Não havendo quórum em 1ª Convocação, a AGE se instalará em 2ª Convocação, às 18h30, com qualquer número de presentes. 

UNIDOS SOMOS FORTES! 

A DIREÇÃO DA AFBEPA 








sexta-feira, 25 de novembro de 2016

BANCÁRIOS DE BAURU CONQUISTAM NA JUSTIÇA IMPORTANTE VITÓRIA SOBRE DESCONTO DE IMPOSTO DE RENDA NO ABONO

Uma prova de que, mais do que nunca, a união faz a força ficou demonstrada na recente Vitória na justiça conquistada pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, em São Paulo, filiado a CSP-Conlutas, em favor dos(as) bancários(as) daquela região, que obriga os Bancos a não repassarem o desconto do IR sobre o Abono à Receita Federal. Essa conquista foi conseguida na semana passada, dia 16, pelo Sindicato de Bauru. Com essa decisão, os Bancos não poderão repassar para a Receita Federal os valores descontados dos bancários a título de Imposto de Renda. Falta a análise do mérito, mas os colegas estão confiantes em uma decisão final favorável.

Na decisão, o Juiz Federal Joaquim Alves Pinto determinou que os Bancos fossem imediatamente notificados a não efetuarem o repasse e que deveriam, ainda, depositar o montante do Imposto de Renda retido na fonte em juízo, em conta vinculada aos autos, até a decisão final.


Para a AFBEPA, não deve incidir IR sobre o Abono haja vista sua natureza indenizatória, como foi convencionado na CCT. Do contrário, se o Abono tiver natureza salarial e incidir o IR, conforme entendimento do STJ e TRF-1, deverá refletir também sobre FGTS, INSS, 13º Salário, Férias etc.


SEGUNDA (28) TEM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA!!!

A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), aqui representada por sua Diretoria Executiva, na forma do art. 13, II, combinado com o art. 11, Parágrafo Segundo do Estatuto Social vigente, vem informar aos Associados Efetivos a Convocação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que se realizará em 28.11.2016, às 18 horas, no auditório do Edifício Síntese Plaza (Av. Senador Lemos, 791, salas 807/808, Umarizal, Belém-PA), a fim de deliberarem sobre as matérias a seguir discriminadas:

a) Demandas judiciais;

b) Reestruturações no Banpará;

c) O que ocorrer.

A AGE se instalará em 1ª Convocação às 18 horas, mediante a presença de 50% + 1 do total de Associados (art. 14 do Estatuto Social). Não havendo quórum em 1ª Convocação, a AGE se instalará em 2ª Convocação, às 18h30, com qualquer número de presentes.

TODOS LÁ!
PRECISAMOS DE QUÓRUM PARA DEMANDAR A AÇÃO!!!

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), aqui representada por sua Diretoria Executiva, na forma do art. 13, II, combinado com o art. 11, Parágrafo Segundo do Estatuto Social vigente, vem informar aos Associados Efetivos a Convocação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que se realizará em 28.11.2016, às 18 horas, no auditório do Edifício Síntese Plaza (Av. Senador Lemos, 791, salas 807/808, Umarizal, Belém-Pa), a fim de deliberarem sobre as matérias a seguir discriminadas:

a) Demandas judiciais;

b) Reestruturações no Banpará;

c) O que ocorrer.

A AGE se instalará em 1ª Convocação às 18 horas, mediante a presença de 50% + 1 do total de Associados (art. 14 do Estatuto Social). Não havendo quórum em 1ª Convocação, a AGE se instalará em 2ª Convocação, às 18h30, com qualquer número de presentes.

Belém, 23 de novembro de 2016.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

DESRESPEITO MARCA A DESTITUIÇÃO DOS AUDITORES DE SUAS FUNÇÕES

Mais uma vez a Direção do Banpará usa o seu poder de forma desrespeitosa e com prejuízo aos seus profissionais, desta vez foram os auditores, profissionais de carreira do Banco e que adentraram na sua maioria, por Seleção Interna, destituindo-os de uma tacada só de suas funções no final da tarde da última sexta-feira.

Os colegas Auditores ao saberem da notícia de suas destituições no final da tarde de sexta, com a publicidade da Portaria, passaram mal. Em alguns, que já têm doenças como o Diabetes, a pressão aumentou, e a intranquilidade se abateu no interior de cada um(a).

Por quê? Ninguém justificou o motivo de tal medida, apenas as elucubrações, que podem ou não ser verdadeiras, como colocar somente os seus.

Um acinte tal postura e nada democrática!

O Curso realizado para ALGUNS em 18 de julho deste ano e denunciado pela AFBEPA em 15 de julho (clique aqui) já demonstrava tal intenção dessa Diretoria, mas como retirar da função pessoas com muitos anos no exercício de Auditor (a) e com preparação custeada pelo Banco. Para a AFBEPA isso é algo como jogar dinheiro público no lixo e vidas humanas no desprestígio e desmoralização.

E não para por aí, pois esses colegas retirados de suas funções de forma traumática já têm mais de 10 (dez) anos comissionados, ou seja, ganharão na Justiça o Direito de Incorporar os valores de suas comissões e, pela forma, é provável um Dano Moral.

E a Portaria não parou somente nas 11 (onze) destituições, ao contrário, cria e incha a estrutura de auditoria, denominada AUDIN, com 14 (quatorze) integrantes, que além de Chefia, terá a Coordenadoria de Auditoria, com comissão para as duas funções de R$ 6.160,53, reajustada na Portaria.

É ininteligível essa Portaria despencar sobre o funcionalismo do Banpará e a Sociedade Paraense num momento onde a lógica é a contenção de gastos; em que o Banpará no trato de nossas reivindicações, nos empurrou para uma greve de 31 dias, onde todos perdemos, pois o Banco arrochou os nossos salários, alegando o cenário de crise, para piorar retirou dos adoecidos o valor do abono, sendo que o Banco do Brasil efetuou esse pagamento aos seus adoecidos, e no Banpará o pagamento seria em torno de R$ 52.500,00.

Tão repulsivo e acintoso esse comportamento que precisa ser explicado.

Lidar com pessoas é lidar com sentimentos e emoções, justamente porque somos HUMANOS. É preciso que a lógica do RESPEITO prevaleça. Não dá mais para assistir a tantos abusos e desmandos em um Banco que é PÚBLICO e, por isso, deveria ter um maior e melhor Desempenho Social, além, é claro, um maior cuidado com o dinheiro público.

Queremos Respeito, Reconhecimento e Valorização!

BASTA DE DESMANDOS!

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

ACT DO BANPARÁ SILENCIA SOBRE ASSUNTOS NEGOCIADOS EM GREVE E FUNCIONÁRIOS QUESTIONAM

O texto do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Bianual do Banpará, assinado no último dia 7 entre o Banco e as entidade sindicais, E INICIALMENTE DIVULGADO PELO BANCO APENAS INTERNAMENTE, esqueceu de abordar assuntos negociados durante a greve, como a questão do Abono, que em nenhum momento foi dito que os adoecidos ficariam de fora, e a Licença Paternidade de 20 dias. Questionamentos de funcionários e funcionárias têm chegado até a AFBEPA e, por conta disso, com o objetivo de fazer ouvir a voz de todos os trabalhadores, também dirigimos os mesmos questionamentos ao Banpará: Por que o ACT Bianual silenciou acerca do Pagamento do Abono aos Adoecidos (sendo que o BB pagou para todos os funcionários, inclusive os adoecidos) e a Licença Paternidade, que não foi regrada?

A AFBEPA entende que, por seguir a Fenaban, o Banpará este ano decidiu acompanhar a redação dos Banqueiros, demonstrando uma postura totalmente desumana com os trabalhadores afastados por motivo de doença, o que contabiliza aproximadamente 15 pessoas. Pela redação da Fenaban, essas pessoas só teriam direito ao recebimento do Abono de R$ 3.500,00 no mês seguinte do retorno ao trabalho, como demonstrado na Cláusula 59 da CCT Fenaban, abaixo:


Esquecem-se os Banqueiros de que os adoecidos são os que mais NECESSITAM de amparo e apoio financeiro neste momento de grandes dificuldades, pois muitos são diagnosticados com moléstias graves – algumas incuráveis – e não têm previsão de retorno ao trabalho até 31 de agosto de 2018, como determina a cláusula 59, item C, da CCT Fenaban.

Ressaltamos que o valor do Abono, se fosse concedido a esses trabalhadores imediatamente, ficaria entre R$ 35.000,00 e R$ 52.500,00. O que essa quantia significa para um Banco com o lucro do Banpará? Com a palavra a Direção do Banpará.

LICENÇA PATERNIDADE – Outra questão que não ganhou espaço no ACT Bianual do Banpará foi o período da Licença Paternidade. Segundo a redação da Fenaban, a licença será de 15 dias desde que o empregado a requeira e conforme as condições abaixo descritas:


Como se pode ver, o que foi dito em Assembleia NÃO SE CONFIRMOU NA REDAÇÃO DO ACORDO. Há um claro prejuízo aos trabalhadores que acreditaram que o que foi oferecido não sofreria limitação ou a negligência por parte de quem deveria proteger os direitos de quem representa. Foram 31 dias de LUTA, porém muitas reivindicações ficaram pendentes e sem respostas, o que entendemos ser um desrespeito, por isso rejeitamos em mesa a proposta aprovada pelas entidades sindicais e reiteramos nossa desaprovação a diversas regras que vão embasar a nossa vida profissional pelos próximos dois anos.


UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Assessoria de Imprensa

ASSESSORIA JURÍDICA DA AFBEPA CONQUISTA DIREITO À SUSTENTAÇÃO ORAL EM PAD

Hoje é dia de comemorar mais uma conquista dos funcionários do Banpará, através do trabalho da Assessoria Jurídica da AFBEPA, pois, em uma reunião do Comitê Disciplinar do Banco, realizada em julho deste ano, O NOSSO advogado, representante legal do empregado, foi impedido de realizar sustentação oral durante um Processo Administrativo Disciplinar.

Tal atitude afrontou a prerrogativa dos advogados prevista no Estatuto da Ordem por cercear o direito do advogado de exercer com liberdade a profissão. Além do que, o normativo interno do Banco e o Acordo Coletivo vigente não criam qualquer limitação à prática da defesa oral por advogado no âmbito do PAD. Portanto, o Comitê Disciplinar não poderia limitar o direito de ampla defesa de seus empregados através dessa proibição.

Por este motivo, nossa Assessoria Jurídica do Escritório Tuma e Torres Advogados Associados enviou à OAB/PA um pedido de providências por afronta às prerrogativas dos advogados, que foi de pronto deferido. E hoje, realizaremos a primeira defesa oral através de advogado em PAD no Banco.

Além da afronta ao exercício da advocacia, é gritante a insensibilidade desse empregador que não entende que responder a um Processo Administrativo Disciplinar abala o emocional do empregado, e que esse pode ter alguma dificuldade de se expressar de maneira espontânea durante o depoimento, podendo, assim ter os fatos melhor esclarecidos através de um advogado.

Essa é mais uma política positiva conquistada pela Associação em favor dos colegas do Banpará. É isso que queremos: Continuar nesse caminho em busca de novas conquistas que favoreçam a implantação de políticas positivas para os trabalhadores na certeza de que UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Com redação da Assessora Jurídica Shirley Araújo.



quarta-feira, 16 de novembro de 2016

BALANCETE FINANCEIRO DO 3º TRIMESTRE DE 2016 (Julho/Agosto/Setembro)

Em conformidade com a política de publicidade dos investimentos da AFBEPA, publicamos, para conhecimento, o balancete do movimento trimestral referente aos meses de Julho, Agosto e Setembro de 2016, a seguir:

BALANCETE FINANCEIRO DO 3º TRIMESTRE DE 2016 (Julho/Agosto/Setembro)

A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), foi fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos. A AFBEPA representa exclusivamente os funcionários do Banpará associados a esta Entidade, em questões judiciais e extrajudiciais. Nossas fontes de receitas constituem-se de mensalidades dos associados e taxas administrativas de convênios firmados (Uniodonto, Ótica Telégrafo, Carne e Sabor, Auto Escola Foca e Livraria dos Estudantes).

Atualmente a AFBEPA possui 748 associados. O desconto da mensalidade é feito em contracheque e, também, por meio de débito automático em poupança programada, que corresponde a apenas 1,5% do salário base de cada associado/a. Os valores que entram no caixa da AFBEPA não são fixos devido às solicitações de adesões e cancelamentos, demissões e falecimentos de associados.

RECEITAS DO 3º TRIMESTRE/2016

Mensalidades dos associados

JULHO R$ 33.342,64 

AGOSTO R$ 33.243,57 

SETEMBRO R$ 35.357,42 

TOTAL R$ 101.943,63


TAXAS ADMINISTRATIVAS DE CONVÊNIOS FIRMADOS (Uniodonto, Ótica Telégrafo, Carne e Sabor, Auto Escola Foca e Livraria dos Estudantes) no 3º TRIMESTRE/2016

JULHO R$ 1.683,55 

AGOSTO R$ 1.918,31 

SETEMBRO R$ 1.825,07 

TOTAL: R$ 5.426,93 


RECEITAS FINANCEIRAS 

JULHO R$ 15,40 

AGOSTO R$ 13,64 

SETEMBRO R$ 20,48 

TOTAL R$ 49,52 


RECEITA TOTAL DO 3º TRIMESTRE = R$107.420,08 
Receita Total é a soma das Mensalidades, das Receitas financeiras e das Taxas administrativas. 

RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 3º TRIMESTRE/2016 
R$3.264,57. 
São percentuais descontados no 3º trimestre de 2016, referentes a vale transporte, ticket alimentação e plano de saúde, conforme dispõe a legislação trabalhista, nos contracheques dos funcionários da AFBEPA. São valores considerados apenas para lançamento contábil. 


DETALHAMENTO MENSAL DA RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 3º TRIMESTRE/2016: 

JULHO R$ 1.044,65 

AGOSTO R$ 1.074,62 

SETEMBRO R$ 1.145,30 

TOTAL R$ 3.264,57 


DESPESAS OPERACIONAIS POR RUBRICA

· Despesas com Pessoal - Essas despesas se referem a pagamento de salários e ordenados, vale transporte, ticket alimentação e plano de saúde dos funcionários: R$ 21.633,88

· Despesas Tributárias – (FGTS / INSS / PIS): R$ 4.209,43

· Despesas Bancárias - Essas despesas se referem a tarifas bancárias e manutenção de conta: R$ 648,00

· Despesas Administrativas - são as demais despesas abaixo descritas que somam o total de: R$ 63.375,10


DETALHAMENTO DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS DO 3º TRIMESTRE/2016

Despesa com telefonia fixa da AFBEPA (02 linhas) - R$ 1.025,83

Despesa com telefonia móvel (02 linhas - TIM) – R$ 1.138,87

Despesa com telefonia móvel (OI) – R$ 147,48

Compra de um chip para o celular da AFBEPA – R$ 10,00

Despesa com roteador da Claro – R$ 351,85

Despesa com Condomínio - R$ 1.188.00

Despesas com aluguel da sala da AFBEPA – R$ 2.250,00

Despesas com locação de veículo para viagens ao interior no 3º trimestre/2016 – R$ 671,38

Despesa com energia elétrica - R$ 2.106,85

Despesa com copa, cozinha e material de limpeza - R$ 770,27

Investimento com transporte da Diretoria e testemunhas, em Audiências no TRT; Assembleias e reuniões em Belém; Diretoria, associados e funcionário na Greve da Categoria do Banpará e funcionário da AFBEPA em panfletagem de material da campanha salarial e atividades externas e de urgência - R$ 1.718,80

Despesa com vale transporte para funcionário em atividades da Associação – R$ 486,00

Despesa com estacionamento – R$ 809,49

Investimento com combustível em atividades da AFBEPA; viagens; idas às Unidades do Banpará em Belém, Ananindeua e Marituba; Audiências; panfletagem de material da Campanha Salarial; Diretoria, associados na Greve da Categoria do Banpará e Eventos – R$ 1.867,29

Investimento com alimentação nas atividades da AFBEPA; idas às Unidades do Banpará; Audiências; panfletagem de material da Campanha Salarial; Diretoria, associados e funcionário na Greve da Categoria do Banpará; funcionárias em trabalho extraordinário e Eventos da AFBEPA - R$ 4.258,67

Investimento com hospedagem em hotel em Paragominas - R$ 438,80

Gastos com informática – R$ 100,00

Material de expediente e escritório - R$ 779,70

Honorários do 3º Trimestre - Advogados: Dra. Valéria Fidellis / Dr. Marcio Tuma / Contadora: Benedita Soares, Jornalistas da AFBEPA: Kamilla Santos e Giselle Mousinho - R$ 22.574,73

Bens de natureza permanente (compra de 01 filtro de água, 01 aparelho telefônico, 01 mesa operativa e uma cadeira giratória) para a AFBEPA - R$ 2.545,85

Brindes dos Pais para os associados da AFBEPA – R$ 4.845,85

Despesas com Cartório (reconhecimento de assinaturas) – R$ 49,20

Despesas com uniformes para os funcionários da AFBEPA – R$ 531,74

Despesas com TNT; confecção de panfletos e faixas; confecção e serigrafia de 200 camisas para a Greve da Categoria do Banpará/2016 – R$ 4.440,00

Donativos e contribuições – R$ 50,00

Ajuda de custo para associados do interior na Greve da Categoria em Belém – R$ 900,00

Serviços prestados da diarista no 3º trimestre/2016 - R$ 650,00 

Serviços prestados no conserto de uma central de ar da AFBEPA – R$ 200,00

Serviços prestados de Apoio na Greve dos bancários do Banpará/2016 - R$ 4.070,00

Serviços prestados na instalação de uma extensão telefônica na sala da presidência da AFBEPA - R$ 150,00

Serviços prestados na confecção de três cópias de chave para a AFBEPA – R$ 15,00

Serviços de Táxi prestados para entrega dos brindes dos pais nas agências de Belém, Ananindeua, Icoaraci e Matriz (Municipalidade e Ponte do galo) com o funcionário da AFBEPA – R$ 350,00

Serviços prestados no conserto da válvula de descarga do banheiro da AFBEPA – R$ 60,00

Serviços de manutenção na instalação de equipamentos de segurança para regularização da sala da AFBEPA junto ao corpo de bombeiros – R$ 1.500,00

Manutenção do domínio afbepa.org.br – R$ 30,00

Manutenção de uma impressora da AFBEPA – R$ 80,00

Manutenção do filtro de água da AFBEPA– R$ 87,80

IRRF aplicação Poupança – R$ 125,65

TOTAL DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS DO 3º TRIMESTRE/2016: R$ 63.375,10



DETALHAMENTO DAS DESPESAS OPERACIONAIS DO 3º TRIMESTRE/2016

Despesas com telefonia - R$ 2.674,03 

Aluguel/Condomínio - R$ 4.109,38

Energia elétrica - R$ 2.106,85

FGTS - R$ 744,11

INSS - R$ 3.329,85

PIS – R$ 135,47

Plano de Saúde dos funcionários da AFBEPA - R$ 1.908,73

Vale transporte – R$ 1.944,00

Ticket alimentação dos funcionários da AFBEPA - R$ 3.339,56

Despesas com copa, cozinha e material de limpeza - R$ 770,27

Despesas com combustível – R$ 1.867,29

Despesas com alimentação - R$ 4.258,67

Gastos com informática – R$ 100,00

Despesas com Transporte - R$ 1.718,80

Despesas com viagens – R$ 438,80 

Material de expediente e escritório - R$ 779,70

Despesas bancárias - R$ 648,00

Bens de natureza permanente - R$ 2.545,85

Salários e Ordenados dos Funcionários da AFBEPA - R$ 14.927,59 

Honorários (Advogados, Contadora e jornalista) - R$ 22.574,73

Manutenção e reparos – R$ 1.697,80

Serviços prestados - R$ 6.695,00

Brindes – R$ 4.845,85

Estacionamento – R$ 809,49

Cartório – R$ 49,20

Gráfica – R$ 3.240,00

Donativos e contribuições – R$ 50,00

Uniformes – R$ 531,74

IRRF Aplicação Poupança – R$ 125,65

Ajuda de custo para associados do interior em frente de greve em Belém – R$ 900,00

TOTAL DAS DESPESAS OPERACIONAIS – R$ 89.866,41


TOTAL DA RECEITA OPERACIONAL.......... R$ 107.420,08

TOTAL DAS DESPESAS OPERACIONAIS.... R$ 89.866,41

Resultado do 3º Trimestre.........................R$ 17.553,67

No Resultado do 3º trimestre serão ainda computadas contas a pagar da AFBEPA, referentes ao mês de setembro/2016 com vencimentos no mês de outubro/2016.


UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

BANPARÁ FAZ CONTENÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NA MATRIZ EM HORÁRIO INADEQUADO

Chegou ao nosso conhecimento que o Banpará impôs uma política de contenção de energia elétrica na Matriz e que impacta no horário inicial de trabalho do funcionalismo. Segundo a AFBEPA soube, o Banco está mandando ligar os aparelhos de ar e computadores somente às 7h55, ou seja, cinco minutos antes do início do expediente, às 8 horas. Nesse pequeno prazo, para o funcionário, é quase impossível ligar os computadores a tempo para registrar o ponto, além do calor que toma conta do ambiente.


A AFBEPA entende que 15 minutos seria um tempo suficiente para que as centrais de ar e os computadores sejam ligados e, assim, os trabalhadores iniciarem a sua rotina de trabalho.

Os colegas já estão comparando essa economia com o gasto em Contratos que em nada têm ajudado o Banco a melhorar a sua tecnologia e o meio-ambiente do trabalho. Acrescente-se a isso o fato de o Banco contratar Consultoria do Paraná – E NÃO LOCAL – para adequar o ambiente de trabalho da Matriz Presidente Vargas à Norma Regulamentadora nº 17, Ergonomia, quando, também, é imprescindível que se trate dos Riscos Ambientais, previsto na NR9, e isso parece não estar sendo resolvido.

Urge, ainda, o olhar para as Agências, PABS e CAVS que hoje estão entregues a própria sorte.

CIPA – É importante que o Banpará aproveite a reunião da CIPA, que está sendo realizada hoje com a participação dos bancários do interior, e encaminhe soluções efetivas que melhorem o ambiente de trabalho.

Estamos de olho!


UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

AFBEPA PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA ASSÉDIO NO BANPARÁ ACARÁ

A relação patrão/empregado é frequentemente debatida e, com ela, são crescentes as revelações de assédio moral e abuso de autoridade. Não faz muito tempo, divulgamos aqui as denúncias relatadas por alguns colegas lotados em Unidades do interior do Estado. Durante a nossa greve, inclusive, denunciamos em Mesa – no dia 12 de Setembro – as ameaças sofridas por esses colegas, ocasião em que pedimos providências imediatas.



Soubemos que na Agência Acará o assédio continua ainda mais forte e, por conta disso, a AFBEPA encaminhou hoje (14), Ofício à DIRAD, com cópia para a SUDEP, solicitando medidas imediatas acerca da grave situação pela qual alguns colegas vêm passando naquela Unidade.


Conforme novas denúncias recebidas, os colegas estão em um nível de estresse altíssimo e com a paz de espírito ameaçada. No nosso entendimento, tal situação requer um olhar aprofundado e, principalmente, políticas de pessoal que melhorem o clima naquele local de trabalho.

Assédio moral é crime!

Importante ressaltar que, em um ambiente de trabalho tomado pelo temor imposto pelo patrão, nenhum empregado consegue desenvolver bem suas tarefas, não atinge os objetivos da empresa e ainda adoece, causando um problema ainda maior para a empresa.

O RESPEITO entre os seres humanos é fundamental para que os objetivos sejam conquistados e propicia a qualquer relacionamento a boa convivência.

NÃO PODEMOS DEIXAR ESSE TIPO DE POSTURA PREVALECER! É PRECISO SEMPRE DENUNCIAR!

Esperamos que os gestores saibam caminhar com firmeza e liderança em suas posições, RESPEITANDO a subjetividade de cada colega.


UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

ACT BIANUAL AINDA NÃO FOI PUBLICADO E GERA QUESTIONAMENTOS ENTRE OS TRABALHADORES

O ACT Bianual 2016/2018, que gerou perdas de diretos aos trabalhadores, foi assinado no último dia 7, na matriz do Banpará, entre o Sindicato dos Bancários, Contraf-CUT e Fetec-CUT Centro Norte, mas até hoje, dia 11, o documento que vai embasar a nossa vida profissional pelos próximos dois anos ainda não foi disponibilizado no site do Sindicato para o nosso conhecimento. E a pergunta que não quer calar é: “Cadê o ACT?”

Sindicato e Banpará assinaram ACT 2016/2018

Precisamos saber o que foi assinado! Precisamos saber o que ficou acordado em relação ao ABONO aos trabalhadores adoecidos. A AFBEPA quer saber se a redação do Banpará se assemelha à redação do Banco do Brasil, que tratou humanamente os seus empregados ao determinar, em sua cláusula 66ª, que o Abono abrange os “funcionários da ativa ou afastados por doença, acidente do trabalho e licença-maternidade, em 31/08/16, excetuando-se aqueles com contrato de trabalho suspenso ou em situação de abandono de emprego”. Ou será que o Banpará adotou a decisão dos banqueiros, que deixou os adoecidos de fora do Abono?

A AFBEPA espera que o Sindicato e o Banco tenham chegado a uma solução satisfatória que contemple os adoecidos, que mais NECESSITAM de amparo e apoio financeiro neste momento de dificuldades.

Também queremos saber como ficou a redação do PCS e quem será abrangido pela Promoção em janeiro de 2017.

A AFBEPA espera que o ACT 2016/2018 seja publicado o mais breve possível. Não vemos motivos para tanta demora e falta de informação acerca dessa publicação, pois entendemos que o ACT deve chegar ao conhecimento dos bancários e bancárias que também estão nos questionando sobre seus direitos.


UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Assessoria de Imprensa

Imagem: Site do Sindicato dos Bancários

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

QUE CURSOS VOCÊ GOSTARIA DE FAZER EM 2017 COM A AFBEPA?

2017 vem se aproximando e a AFBEPA já está idealizando a promoção de novas oportunidades de aprendizado aos seus associados. A Associação vai oferecer cursos rápidos de capacitação em diversas áreas de conhecimento e, para tanto, conta com a contribuição de todos. Participe da enquete em nosso blog e nas redes sociais e responda que cursos você gostaria de fazer conosco no ano que vem. Sua opinião vai orientar o nosso quadro de capacitações para o próximo ano.

A AFBEPA acredita que investir em capacitação profissional é um dos requisitos básicos para manter a qualidade da equipe e, consequentemente, a produtividade da empresa, uma vez que o trabalhador se sente mais motivado para a prática de suas funções diárias.

As opções de Minicursos são:
  • Direito do Trabalho
  • Previdência Social e Aposentadoria
  • Segurança no Trabalho
  • Relacionamento Interpessoal 
  • Gramática e Redação
  • Matemática
  • Gestão Financeira e Orçamentária
  • Gestão Doméstica Inteligente
  • Conhecimentos básicos de Primeiros socorros
  • Entre outros que você pode sugerir

Os minicursos são exclusivos aos nossos associados e associadas, serão realizados mensalmente na sala da AFBEPA e no Escritório Tuma & Torres com profissionais da área, e terão duração de 3 a 5 dias. As inscrições serão limitadas a 15 participantes por curso, com entrega de Certificado ao final àqueles que tiverem 100% de participação.

Aguardamos suas sugestões até o final do mês de dezembro pelos seguintes meios: whatsapp (99247-6774), e-mail (afbepa.coragem@gmail.com) e pelo Facebook.


UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

CUT CONVOCA PARA GREVE NACIONAL CONTRA A RETIRADA DE DIREITOS

A Direção Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), reunida dia 26 em Brasília, reafirmou o dia 11 de novembro como Dia Nacional de Greve e Paralisações, organizado pela CUT em conjunto com as demais centrais sindicais e diversas entidades dos movimentos sociais que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Os eixos que levarão às ruas de todo o País são os seguintes:

Contra a PEC 241 que congelará por 20 anos os investimentos em serviços públicos essenciais à população, especialmente nas áreas da Saúde (Sistema Único de Saúde) e Educação (pública e gratuita).

Saúde: Programas como “Saúde da Família”, remédio grátis - especialmente os de alto custo -, o SAMU, medidas de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya, tratamento e prevenção do HIV e DSTs, gripe H1N1, campanhas de vacinação e outros serviços serão gravemente afetados por falta de investimento do atual governo.

Educação: Vai faltar dinheiro para construção, manutenção e reforma de escolas e creches; os salários dos professores ficarão congelados e não haverá novas contratações.

Contra a Reforma da Previdência, cuja principal promessa do governo sem voto é punir quem mais contribuiu com o benefício, garantindo aposentadoria somente a partir dos 65 anos para trabalhadoras e trabalhadores.

Em defesa do emprego: contra a reforma trabalhista que retira direitos garantidos e conquistados pela classe trabalhadora desde a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), implementada há 73 anos.

Em defesa do Pré-Sal: A maior riqueza natural do País deverá ser entregue a multinacionais estrangeiras que estão de olho nas produções brasileiras recém-descobertas.

Texto: CUT Nacional 

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

BANPARÁ É RECORDISTA EM ASSALTOS NO ESTADO

Sofrimento. Medo. Desamparo. Essa é a mistura de sentimentos negativos que passa a conviver com o(a) funcionário(a) do Banpará ao ser vítima de violência em decorrência da função que ocupa no Banco.

Em entrevista concedida ao Jornal do SBT Pará, na tarde de hoje (3), a nossa Presidenta, Kátia Furtado, falou da preocupante situação de insegurança a que os trabalhadores do Banpará estão obrigados a passar em virtude do grande número de assaltos que afetam o Banco, além das consequências que passam a fazer parte da vida dos colegas após tamanha violência.


Somente neste ano, o Banpará foi alvo de nove ocorrências, sendo o “Sapatinho” a modalidade mais frequente entre os criminosos, que invadem a casa do funcionário, sequestram sua família e o obrigam a retirar o dinheiro do Banco para pagar o resgate. “É preciso pensar na segurança de acordo com o cenário atual. A ordem da Direção do Banpará é não entregar o dinheiro, e quando o trabalhador entrega, passa a ser hostilizado silenciosamente. Nós vemos o sofrimento no olhar desses trabalhadores, teve caso de trabalhador que pensou em suicídio! Imagina o que é acordar com uma arma na cabeça! A pessoa não dorme mais! Mas o Banco nada faz”, disse a presidenta. 

Os dados alarmantes parecem não ser suficientes para que uma mudança efetivamente concreta seja realizada, pois a direção do Banpará pouco tem feito pela prevenção dos assaltos e a garantia de proteção dos clientes e funcionários. Os bancários é que têm tentado, com seus salários, garantir o mínimo de segurança em suas casas. A entrevista vai ao ar hoje na edição da noite, que inicia às 19h45. 

UNIDOS SOMOS FORTES! 

A DIREÇÃO DA AFBEPA 

Assessoria de Imprensa

AGÊNCIA TELÉGRAFO ESTÁ NO ESCURO HÁ 3 DIAS


Nossos colegas da Agência Telégrafo estavam trabalhando sem energia elétrica nesta quinta-feira, 3. A falta de energia na unidade começou às 13 horas de terça-feira, dia 1º, e até agora a situação não foi normalizada.

A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, foi até a unidade de trabalho e, após uma reunião com os colegas e a Gerente Geral, os trabalhadores foram liberados.

Essa falta de condição de trabalho é INADMISSÍVEL, visto que a Constituição Federal, em seu artigo 7º, inciso XXII, garante a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. Portanto, falta salubridade na Agência. O calor dentro daquele ambiente de trabalho está insuportável. 

Agência Telégrafo: Janela aberta

A presidenta da AFBEPA saiu às 13h15 da unidade e foi informada pela Gerente Geral de que só às 16 horas teriam início os trabalhos de normalização da falta de energia elétrica. 

A AFBEPA espera que essa situação de insalubridade seja resolvida para que os colegas retornem ao trabalho. Enquanto isso a unidade está fechada para atendimento externo e para o trabalho interno, pois a escuridão e o calor prejudicam a saúde. 


UNIDOS SOMOS FORTES! 

A DIREÇÃO DA AFBEPA 

Assessoria de Imprensa

terça-feira, 1 de novembro de 2016

FALTA DE SEGURANÇA PREVENTIVA FAZ MAIS UMA VÍTIMA DE SAPATINHO NO BANPARÁ CASTANHAL

A falta de investimento do Banpará em segurança preventiva contra o “sapatinho” fez mais uma vítima nesta terça-feira (1º) quando, por volta das 7h30 da manhã, dois bandidos armados renderam a bancária da Agência Castanhal na porta de casa quando ela e a filha saiam para trabalhar. A dupla sequestrou a filha da colega, determinando que a bancária fosse até a Agência pegar dinheiro para pagar o resgate. A filha da funcionária ficou a mercê dos sequestradores até, aproximadamente, 11 horas da manhã. Eles teriam confundido a funcionária com outra colega e a fizeram, novamente, vítima do “sapatinho”.

Com isso, já é a terceira vez que a bancária e sua família sofrem com a violência do “sapatinho”. Na primeira ocasião, ela era Gerente Geral da Agência Santa Izabel. Posteriormente, o mesmo aconteceu quando nossa colega foi Gerente Geral na mesma Agência Castanhal. Ela chegou a entregar o cargo por conta do medo, já que o Banpará pouco – ou nada – faz para garantir a segurança de seus trabalhadores fora das dependências do Banco.

O Banpará SABE que o “sapatinho” é realizado na casa do bancário ou bancária, e que o terror psicológico é feito todo dentro da residência do trabalhador. Um funcionário da Agência informou que o Banco – apesar da situação de horror que está sendo vivida pelos nossos colegas bancários e bancárias de Castanhal – está pedindo que os serviços não parem: “O Banco quer que a gente trabalhe, mas estamos sem condições”, informou.

A AFBEPA tem clamado ao Banpará por respostas protetivas e preventivas às vidas dos seus trabalhadores, mas, até agora, nada de concreto vem sendo feito para POSSIBILITAR MAIS TRANQUILIDADE aos colegas, assim como NÃO PROCEDER A ABERTURA DA UNIDADE quando houver assalto tentado ou consumado – “sapatinho”, “vapor” ou qualquer outro tipo de violência contra os trabalhadores.

A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, está da Delegacia acompanhando a bancária e a filha dela, que prestam depoimento neste momento, e há pouco a Assistente Social chegou para oferecer as medidas necessárias ao atendimento das DUAS VÍTIMAS. Os procedimentos policiais estão sendo feitos com urgência. A AFBEPA reforça o entendimento de que o primeiro procedimento deve ser o CUIDADO COM A VIDA.
Presidenta da AFBEPA em Castanhal

A AFBEPA também lamenta profundamente que a Agência Castanhal esteja aberta. Isso demonstra FALTA DE HUMANIDADE com a causa que assola hoje os (as) bancários(as) e suas famílias, que é a falta de investimento em segurança.

O “sapatinho” é uma modalidade de assalto que ocorre na casa do(a) bancário(a), onde os assaltantes invadem a residência do(a) trabalhador(a), sequestram a família e o obrigam a se dirigir à unidade bancária para entregar o dinheiro do Banco e, só então, libertar os familiares. A pressão psicológica é a característica marcante desse crime.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Assessoria de Imprensa