sábado, 29 de dezembro de 2018

DESEJAMOS UM ANO NOVO DE RENOVAÇÃO

Todos nós conhecemos alguma pessoa que já emitiu uma frase do tipo: “Esperar um ANO NOVO, celebrar essa chegada é algo trivial, um gasto de energia desnecessário; nada muda com uma simples passagem do final de um ano para o seguinte”. Às vezes, nós mesmos emitimos essa frase. E o mais perigoso: Às vezes, continuamos a dizê-la com convicção ano após ano.
Mas será que existe gasto de energia desnecessário?
Os próprios princípios científicos nos dizem que “a energia não pode ser criada, nem destruída, apenas, transformada”. Também, define energia como “a capacidade de algo gerar trabalho”, por “trabalho” entendemos, nesse contexto, como “ação”.
Então, repetimos a pergunta: Será que existe gasto de energia desnecessário?
E a nossa pretenciosa resposta é: Nenhum gasto de energia é desnecessário. Você gasta energia para realizar qualquer coisa na vida. Por que não acreditar que sua energia pode ser renovada, transformada em algo melhor com a chegada de um ANO NOVO?
Não seria melhor transformá-la a partir da simbólica “virada-de-ano”, do que se autodestruir, acumulando energias instáveis e volumosas ano após ano?
Transforme sua energia em novos sonhos, em novos projetos. Seja (boa) energia às outras pessoas. Saiba amar melhor, sorrir melhor, ter mais empatia com o próximo. Lembre-se que a sua energia transforma.
É em clima de transformação, de renovação, que a AFBEPA deseja a todos que tiveram um ano cheio de muitos trabalhos, um ANO NOVO de verdade.
FELIZ 2019!
Unidos Somos Fortes
A DIREÇÃO
Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

A AFBEPA RECEBE RESPOSTA DO BANPARÁ SOBRE APRESENTAÇÃO DA ICATU AOS FUNCIONÁRIOS


No dia 30 de novembro, a AFBEPA reiterou ofício ao Banpará (o primeiro foi mandado no dia 25 de setembro) solicitando a realização de uma assembleia com os funcionários participantes do Plano Prev-Renda e interessados, a fim de esclarecer as nossas principais dúvidas em relação à ICATU, nova empresa que administrará o Fundo de Previdência, assim como uma prestação de contas de como está o Fundo.
Antes do Natal, o Banco enviou à presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, a Carta nº 033/2018-GAB/PRESI, respondendo a nossa solicitação, na qual entende que é importante a assembleia e concorda com ela.
O teor do documento enviado, não expressa o dia exato para essa reunião, pois, segundo o diretor-presidente do Banpará, Augusto Sérgio Amorim Costa, “as apresentações estão em fase de elaboração e alinhamento de agendas, cujos dias de realização serão prévia e oportunamente informados aos empregados”.
Abaixo, a carta enviada pelo Banpará:
Clique para visualizar em tamanho maior
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

AFBEPA SOLICITA AO BANPARÁ SUSPENSÃO DOS PRAZOS RELATIVOS AOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES

A AFBEPA protocolou ofício endereçado ao presidente do Banpará, solicitando a suspensão dos prazos processuais dos “Processos Administrativos Disciplinares” (PADs), no período que vai de 20 de dezembro de 2018 a 20 de janeiro de 2019

Leia, aqui, o documento: 

Clique em cada imagem para melhor visualização


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

ENCONTRO DOS ADMINISTRADORES DO BANPARÁ ABORDA O TEMA “PERSPECTIVAS E RESULTADOS 2018/2019”


“Banpará, as grandes conquistas vem de grandes desafios”, assim dizia a faixa posta acima da entrada do Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, onde ocorreu, na quinta-feira (20), o primeiro dia do evento “Perspectivas e Resultados 2018/2019”, que, como o convite dado ao seu público-alvo, os administradores, dizia, buscava avaliar o atual cenário do Banco, visando melhorias, desafios a serem cumpridos em 2019, além de fomentar uma cultura de Segurança no Banpará.
Antes do evento iniciar, a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, que estava esperando pelo mesmo, encontrou vários colegas que a cumprimentaram, conversaram com ela, relembraram trabalhos anteriores no Banco, demonstrando que a AFBEPA é realmente uma entidade próxima do funcionalismo, tratando a todos da melhor forma possível.


Após o credenciamento, os colegas foram chamados para estarem todos dentro do teatro, no entanto, Kátia foi proibida de permanecer no local, não podendo ouvir nem a fala inicial do presidente do Banco.
No segundo dia de evento (21), houve o Seminário de Segurança Bancária, no hotel Radisson. Sobre esse tema, a AFBEPA sempre cobrou muito do Banco investimentos que melhorem a Segurança nas Unidades de Trabalho e que, ao nosso ver, esse evento deveria propor novas políticas de segurança para assegurar a qualidade de trabalho e de vida de seus funcionários, que, no geral, ficam muito expostos a assaltos, “sapatinhos” e outros tipos de violências devido à falta de um sistema de Segurança mais eficaz.

A AFBEPA espera que o evento tenha sido produtivo e que traga muitos frutos tanto para o funcionalismo, quanto para o Banco.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

EXPEDIENTE DA AFBEPA PARA O FIM DO ANO

A AFBEPA comunica que não haverá expediente nos dias 24 e 31 de dezembro. 

Retornaremos nossas atividades normais nos dias úteis seguintes.

Belém (PA), 21 de dezembro de 2018.

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

ACORDO DE 7ª E 8ª HORAS EXTRAS: VARAS DO TRABALHO ESTÃO RECOLHENDO OS ENCARGOS SOCIAIS E É DO BANPARÁ A RESPONSABILIDADE PELA EMISSÃO DA CÉDULA C


Com o pagamento da 7ª e 8ª horas extras, o Banpará deveria recolher os encargos sociais, conforme previsto em Acordo no MPT e homologado no TRT 8. No entanto, ele repassou essa responsabilidade, com a aquiescência do TRT, para as Varas do Trabalho. 
À época em que houve essa resolução, a AFBEPA foi contra, pois, receou não dar tempo desses encargos serem recolhidos até o momento do funcionário beneficiário ter que declarar o seu Imposto de Renda, uma vez que o Banpará já havia ultrapassado o prazo estabelecido para o recolhimento. As Varas do Trabalho, que já possuem uma demanda volumosa de ações a serem encaminhadas, poderiam, obviamente, retardar ainda mais esse processo. 
A Associação, por meio de sua Assessoria Jurídica, no dia 15 de outubro, protocolou um documento junto ao TRT 8ª região se mostrando contrária a essa resolução – leia aqui – e continuou acompanhando o trabalho das Varas, para verificar a efetivação desse recolhimento. 
Recentemente, nossa Assessoria Jurídica tomou conhecimento que das 10 Varas do Trabalho relacionadas no Acordo, nove já começaram a fazer esse recolhimento, exceto a 18ª Vara que ainda estamos aguardando. Após esse passo, a Caixa Econômica fará a autenticação desses documentos ao longo do período de recesso. 
Para que os colegas entendam melhor como se dará esse rito, do recolhimento dos alvarás enviados pelas Varas à Caixa Econômica, a AFBEPA foi informada por nossa Assessoria Jurídica que, os encargos totais de x servidores em determinada função, são gerados o triplo de recolhimentos. Por exemplo, na Ação dos Tesoureiros, que figuravam mais ou menos 200 pessoas, para cada uma será gerado um recolhimento, ou seja, uma GFIP (FGTS), um Darf (IR) e uma GPS (INSS), totalizando mais ou menos 600 recolhimentos, isso somente dos tesoureiros. Ainda há os alvarás dos colegas das outras funções a serem autenticados. 
Perante esses dados, esperamos que até o início de 2019 todos os encargos referentes à retenção do Imposto de Renda, FGTS e INSS tenham sido recolhidos. 
Manteremos nossos colegas informados. 
CÉDULA C: PROCURE O BANPARÁ
Segundo o artigo 2 ° do “Capítulo I do Comprovante de Rendimentos”, da Instrução Normativa RFB Nº 1215, de 15 de dezembro de 2011, publicada no DOU de 20/12/2011 (seção, página 56), da Receita Federal, cabe à “pessoa física ou jurídica que houver pago a pessoa física rendimentos com retenção do imposto sobre a renda na fonte durante o ano-calendário, ainda que em um único mês, fornecer-lhe-á o Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte”, portanto, a AFBEPA frisa que é de responsabilidade do Banpará emitir a Cédula C.
Para que o colega tenha esse documento, é necessário solicitar junto ao Setor de Pessoal do Banco.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

QUEM SÃO OS SORTUDOS QUE GANHARAM A AGENDA 2019 NO SORTEIO DA AFBEPA?


Nesta sexta-feira, 14, foi realizado o sorteio de 12 lindas agendas para nossos associados e associadas tanto da capital, quanto do interior do estado.
Além de úteis para o planejamento pessoal e profissional dos nossos compromissos para o ano que vem, as agendas trazem poesia, que, acreditamos, torna os nossos dias mais leves.
A AFBEPA, atualmente, possui mais de 800 associados e essa é uma singela lembrança nossa para agradecer a parceria estabelecida em prol das lutas que enfrentamos neste ano e pela confiança depositada em nossa Associação que é feita pelos funcionários do Banpará e para os mesmos.






Abaixo, os nomes dos ganhadores:
Matriz:
1. Dayse Galvão Galeão de Azevedo (SUREC/ GECAL)
2. Miguel Angelo Rodrigues Pantoja (SUATI/ GEATI)
3. Paulo Vitor dos Reis Monteiro (SURAG/ GEREN)
4. José Nunes de Abreu Neto (SUCPF/ GECAR)

Interior:
1. Daniely Oliveira Soares (Ag. Igarapé Açu)
2. Valéria Cecília Silva Vencio (Ag. Marabá Cidade Nova)
3. Luz Consuelo Oliviet Lobato (Ag. Baião)
4. Francisco José Coelho Isacksson (Ag. Conceição do Araguaia)

Capital:
1. Nilma Maria Campos dos Santos (Ag. Palácio)
2. José dos Reis Marques (Ag. Ananindeua Castanheira)
3. Alexandre Alencar de Vilhena (Ag. Senador Lemos)
4. Pedro Guilherme da Silva Pinon (Ag. Icoaraci)
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

UNIDADES DE TRABALHO DO INTERIOR FORAM VISITADAS PELA AFBEPA NA ÚLTIMA SEMANA


Uma das agências visitadas: Ag. Parauapebas
Agências Moju, Marabá São Felix, Marabá Centro, Marabá 13, Goianésia do Pará, Jacundá, Breu Branco, Tucuruí, Bom Jesus do Tocantins, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Abel Figueiredo, Rondon do Pará, Dom Eliseu receberam, na última semana, a visita da AFBEPA, representada nas pessoas de sua presidenta, Kátia Furtado, e de seu segundo secretário, Antônio Bechara Filho.
Ag. Abel Figueiredo
Ag. Bom Jesus do Tocantins permanece fechada

Ag. Breu Branco
Ag. Parauapebas
Ag. Dom Eliseu

Ag. Canaã dos Carajás
A viagem teve início na segunda-feira, dia 03, conseguindo chegar a 16 unidades visitadas. Em cada Unidade os representantes da AFBEPA se reuniram com os colegas para ouvi-los sobre dúvidas acerca do Acordo Coletivo celebrado com o Banpará, esclarecendo e explicando as cláusulas novas. Houve muitas perguntas sobre Processos Administrativos Disciplinares-PADs, sendo que a nossa principal orientação é de seguimento fiel dos Normativos publicados pelo Banco.
Ag. Eldorado dos Carajás

Ag. Curionópolis
Ag. Tucuruí
O PCS é um dos nossos principais instrumentos de Valorização de Pessoal, mas que não está bem entendido pelos colegas e precisa de muitos ajustes. Grande parte dos trabalhadores não detém conhecimento de como se dará a Promoção por Merecimento, em janeiro de 2019, vez que, primeiramente, não há clareza e transparência sobre os critérios adotados para essa promoção.
Ag. Jacundá
Ag. Marabá São Felix

Ag. Marabá 13
A AFBEPA explicou que para essa promoção há muitos problemas na avaliação e desconhecimento das regras, muitos colegas não fizeram retorno de como foram avaliados, outros foram avaliados de forma pessoal e houve, ainda, quem não foi avaliado.
O Banpará precisa cumprir o pacto feito em 2007, de comunhão de vontades para fazer o Plano de Cargos e Salários. Também, é de interesse da categoria debater e implantar junto com o Plano de Cargos e Salários, as Carreiras, o que ainda não foi feito.
Ag. Marabá Centro
Ag. Rondon do Pará

Ag. Moju
Além da Promoção por Merecimento em janeiro/2019 tem a por antiguidade em 2020, explicamos que o marco inicial de contagem para as promoções é 1º de janeiro de 2017, e pedimos para cada trabalhador e trabalhadora se Unir para em 2019 buscarmos as Melhorias para o Nosso PCS e tomara PCCS.
Dentre os tópicos que foram abordados estão: Acréscimo de 1 dia na Licença Prêmio, totalizando 10 dias ao ano e 50 dias no quinquênio; Férias Fracionadas em até 3 períodos; Banco de Horas, devendo ser 60% dessas horas convertidas em folgas e 40% remuneradas – em 180 dias o banco de horas zera; Ultratividade,  que mantém nossos direitos conquistados; Incorporação da Comissão quando o empregado possuir dez anos comissionado, de forma ininterrupta  e for retirado sem justo motivo pelo Banco, ele, pelo ACT, vai poder incorporar a média das comissões.
A AFBEPA também informa que o objetivo era visitar as Unidades de Sapucaia, Rio Maria, Floresta do Araguaia, Xinguara, Redenção, Ourilândia do Norte, no entanto, na estrada para Xinguara, a presidenta e o secretário da Associação sofreram uma tentativa de assalto, tendo que mudar o percurso. Santana também não pode ser visitada, pois, segundo informações, as pontes que davam acesso a ela estavam quebradas.
Encontramos uma situação na Agência Moju bastante preocupante, quadro muito reduzido de funcionários, 5 (cinco),  vimos a Gerente Geral sendo atendente junto com o tesoureiro, sendo que este último se desdobrava para atender os clientes e ao mesmo tempo cuidar de cashes e de repassar dinheiro para as duas caixas. O vigilante controlava a entrada para entrega de senhas, uma vez que internamente a Unidade estava lotada e fora dela havia muitas pessoas.


Ag. Moju (lotada: com muitos clientes e pouco funcionários)
Complicada, prejudicial, extenuante e de muitos sacrifícios para quem está cumprindo a sua jornada normal e mais a extraordinária naquela Agência. A AFBEPA pede socorro em prol dos colegas de Moju, que a Superintendência de pessoal olhe e cuide dos colegas.
Essa é a nossa Associação se fazendo próxima dos colegas para auxiliá-los da melhor forma possível e se unindo em favor das nossas causas.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Imprensa                                                                                                                                                                          

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

DIREITO DE RESPOSTA É CONCEDIDO À AFBEPA ACERCA DA MATÉRIA DO DOL QUE ACUSA BANPARÁ DE OFERECER EMPRÉSTIMOS ABUSIVOS AOS SERVIDORES

Na segunda-feira (10), a AFBEPA, representada por sua presidenta, Kátia Furtado, enviou ofício pedindo direito de resposta aos editores do Diário do Pará Online (DOL), após a publicação de uma matéria que acusava o Banpará de “ficar” com o salário dos servidores a partir do oferecimento de empréstimos. A solicitação feita pela Associação foi concedida pelo referido meio de Comunicação.
Sob o título “Convênio feito com o Estado faz Banpará sumir com o dinheiro dos servidores”, a matéria continha o depoimento de um advogado que ao defender seu cliente, servidor público, acusou a instituição bancária de oferecer empréstimos casados – o empréstimo consignado mais o Banparacard –, sendo que ambos são de naturezas diferentes, como afirma o ofício enviado à imprensa.
Ontem à noite, o Diário divulgou uma matéria com alguns dos esclarecimentos dados no nosso ofício, o que incluía: a informação de que há um convênio com a Secretaria de Administração (Sead), referente à política de Empréstimo Consignado para os Servidores do Estado, obedecendo estritamente a legalidade em relação à margem consignável definida em Lei; a consulta que é feita pelos funcionários do Banco para ver se o servidor terá teto para pagar o valor a ser emprestado – o empréstimo só é aprovado ou não após esse procedimento; possivelmente, o servidor informado na matéria deixou de adimplir as parcelas de seu empréstimo e com isso passou a ser cobrado juros sobre juros de seu débito, também foram expostas as taxas de juros de empréstimos cobradas pelo Banco.
Alguns pontos importantes não foram mencionados na matéria, como a questão da portabilidade, na qual um cliente não é obrigado a permanecer em determinado Banco, e que há uma movimentação, de fato, nas portas de algumas agências do Banpará onde são entregues panfletos com contatos de corretores que anunciam fazer a quitação e renovação do Banparacard, que tem juros de 5,49% ao mês. Como eles teriam acesso a esse procedimento que pode justamente aumentar ainda mais o endividamento do servidor?
Abaixo, o ofício na íntegra:
Clique para visualizar em tamanho maior





Leia a matéria publicada no dia 07 de dezembro, apenas com o ponto de vista do advogado do servidor que fez o empréstimo.
Leia a matéria do Dol com a resposta da AFBEPA, após o envio do ofício.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

OS COLEGAS DO BANPARÁ JÁ ESTÃO RECEBENDO A 13ª EDIÇÃO DO JORNAL AÇÃO E CORAGEM DA AFBEPA


A 13ª Edição do Jornal Ação e Coragem já está sendo distribuída nas Unidades de Trabalho do Banpará na capital e enviada por malote às unidades do interior do Estado. Juntamente com nosso boletim informativo, os colegas estão recebendo um calendário de 2019 para ajudar na organização da agenda pessoal e profissional durante o ano que está chegando.
A 13ª Edição do boletim da AFBEPA começa desejando a todos Boas Festas e já inicia com uma breve explicação sobre uma de nossas principais lutas para o ano que vem, o PCS, a fim de que este seja uma construção realmente em conjunto, do Banco e dos trabalhadores, representados pelo Grupo de Trabalho Paritário do PCS.
Após esse assunto, é exposto, sobre a Campanha Salarial, todo o processo de conquistas muito importantes que alcançamos e que nos acompanharão por 2 anos, com o Acordo Coletivo de Trabalho Específico do Banpará 2018/2020. Nesse pacto conquistamos, por exemplo, a Ultratividade que é uma cláusula que assegura nossos Direitos conquistados.
Para finalizar, fazemos uma breve retrospectiva com os principais acontecimentos relacionados às nossas lutas.
A conquista do Acordo Coletivo de 7ª e 8ª horas extras, a questão da segurança nas Unidades de Trabalho, como a grande ocorrência de assaltos durante o ano de 2018, que poderiam e podem ser evitados com estudos e políticas eficientes por parte do Banco; o curso de Excel que oferecemos aos associados e associadas; o documento-compromisso produzido pela AFBEPA entregue a todos os candidatos a governador do Estado do Pará, as visitas da AFBEPA às Unidades de Trabalho, tanto da capital quanto do interior, para explicação do ACT 2018/2020; os introdutórios em que a AFBEPA se apresentou aos recém-contratados e a nossa presença em assuntos e eventos referentes ao combate do assédio moral no ambiente de trabalho e a enfatização, muito relevante, no cumprimento dos Normativos por parte de todos os colegas, estão entre esses acontecimentos.
Aqui, o link para ler o jornal em seu computador ou smartphone.
Qualquer dúvida em qualquer das matérias de nosso boletim, a AFBEPA está pronta a responder.
A nossa AFBEPA deseja a todos e todas Boas Festas e um Ano Novo de muitas conquistas pessoais e profissionais. 
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa