UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
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No dia 4 de fevereiro, o Bloco Pato de Máscara sairá pela segunda vez levando alegria às ruas de Belém. A Afbepa adere à brincadeira e convida todos(as) os(as) funcionários(as) do Banpará para que, juntos, possamos nos unir e celebrar esse dia especial. O cortejo sairá da Praça Waldemar Henrique (concentração), bairro da Campina, rumo a Praça Dom Pedro II, na Cidade Velha.
Vale ressaltar que durante o arrastão, os organizadores informaram que o grupo carnavalesco prestará tributo ao humorista Epaminondas Gustavo, interpretado pelo juiz Cláudio Rendeiro, que morreu em janeiro de 2021, aos 55 anos, vítima de complicações da Covid-19. Cláudio era juiz há 25 anos e nunca fez teatro, mas ficou conhecido após encenar um dos personagens mais marcantes do Estado.
Portanto, a Afbepa informa que os abadás estão à venda por R$ 70 a camisa e R$ 60 a camiseta. Você pode adquiri-los em dois pontos de venda: Pet Planet Belém, na rua Antônio Everdosa, 347, na Pedreira; ou no Espaço Cultural Apoena, na avenida Duque de Caxias, 450 (altos), no Marco. O valor arrecadado será destinado à construção de uma sala de aula na Aldeia YTAWÁ, pertencente ao Povo Tembé.
Então participe desse momento de muita alegria, pois além de se divertir, você estará ajudando ainda uma causa nobre: auxiliar o Povo Tembé na construção de uma instalação melhor e funcional para o seu povo.
Para mais informações, siga o Bloco Pato de Máscara (@patodemascara) no Instagram.
Texto: Assessoria de Comunicação.
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Com a chegada do ano novo, o espírito do Carnaval se manifesta no coração de muitos paraenses, que cultivam a marchinha como uma tradição em nossa região. E dando voz aos nossos talentos é que a Afbepa quer destacar a marchinha "Libera Tua Poupança", uma criação da talentosa poetisa Elenice Cavalcante, do Banpará de Santarém, e também filiada à nossa Associação.
Para ouvir a marchinha, clique aqui. Apresentamos a letra da música para que você possa acompanhar:
Libera tua Poupança
Este ano no carnaval
Pra poder bater a meta
Quero liberar geralEste ano, no carnaval
Pra poder bater a meta
Quero liberar geralVou liberar meu Consignado
Tou ficando apertado
Tou sem grana pra gastarQuero consórcio
Pra comprar meu carro
Só andar de aplicativo
Posso me endividarJá usei todo o limite
Do cheque especial
Antecipei até o Sazonal
Pra escola das criançasSe minha conta
Não tiver dinheiro
Vou quebrar minha promessa
Vou mexer tua PoupançaLibera, meu bem
Libera, meu bem
Libera, meu bem
Libera tua PoupançaQue nela tem tudo
O que eu preciso
Só te peço que libere
Tua PoupançaLibera, meu bem
Libera, meu bem
Libera, meu bem
Libera tua PoupançaSe minha conta
Não tiver dinheiro
Vou quebrar minha promessa
Vou mexer tua Poupança.
Texto: Assessoria de Comunicação.
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Desde o início da pandemia, o coronavírus, responsável pela Covid-19, tem passado por diversas transformações, com destaque para o JN.1, agora reconhecido como a variante predominante global. Alguns cientistas até sugerem que os descendentes da Ômicron sejam categorizados como um novo vírus, o Sars-CoV-3.
Com as frequentes mudanças no vírus e as pesquisas conduzidas desde 2020, foram identificados vários sintomas relacionados à Covid-19, que variam desde indícios de resfriado até problemas mais complexos, como a perda auditiva neurossensorial súbita (PANS).
De toda forma, especialistas asseguram que os sintomas mais frequentes permanecem similares aos da gripe e do resfriado, como: febre, tosse seca, fadiga, dor de garganta, cefaleia, dores musculares, coriza, náusea e diarreia, considerados sinais predominantes de infecção pelo coronavírus.
Teste
Entretanto, esses sintomas apresentam uma certa complexidade para identificar se é ou não Covid-19. Assim sendo, a Afbepa orienta aos funcionários do Banpará sobre a necessidade de ir a um hospital quando houver os sinais apresentados e solicitar que seja realizado um teste. Se o resultado for positivo, é preciso solicitar o afastamento do trabalho e se isolar para evitar a disseminação do vírus.
Vacina
A vacinação continua sendo crucial na batalha contra o vírus, proporcionando segurança e eficácia. Além de prevenir formas graves da Covid-19, a imunização protege a comunidade como um todo, incluindo aqueles que não podem ser vacinados, contribuindo para a redução da disseminação da doença.
No início de 2024, o Ministério da Saúde implementou uma nova fase no plano de vacinação contra a Covid-19. Grupos prioritários, especialmente aqueles com maior risco de desenvolver quadros graves, com cinco anos de idade ou mais, agora recebem uma dose anual ou semestral da vacina.
Quem está com o calendário vacinal atrasado, seja por não ter recebido nenhuma dose ou apenas uma, têm a oportunidade de completar o esquema. Para as crianças, a recomendação é iniciar a vacinação aos seis meses, com doses subsequentes aos sete e nove meses. Para quem tem 60 anos ou mais, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, o intervalo entre as doses é de seis meses.
Cuidados Necessários
Nossa Associação já solicitou posicionamento da diretoria do Banpará sobre o uso de máscaras pelos(as) funcionários(as) nos locais de trabalho e o álcool 70 para a desinfecção das mãos, visto que nossa categoria atende um número expressivo de pessoas diariamente.
Assim, diante desse cenário, a Afbepa reitera a importância de seguir rigorosamente as orientações para evitar quaisquer complicações à saúde e à própria vida, bem como a dos demais.
Texto: Assessoria de Comunicação, com informações do Metrópoles.
Desde que o nosso colega Edson Gurgel começou a batalha contra uma grave doença no fígado, a Afbepa tem acompanhado de perto o tratamento do ex-funcionário do Banpará. Recentemente, chegaram informações de que ele passou por uma cirurgia para a retirada de dois coágulos no cérebro. Entretanto, o estado clínico agravou-se, e Edson não está respondendo aos estímulos clínicos.
Diante dessa situação, a Afbepa convida a todos para que possamos continuar oferecendo suporte ao colega. Essa nova fase, somada aos custos já substanciais do tratamento contra a doença hepática, requer essa solidariedade. Independentemente do valor, a ajuda representa um ato de compaixão e fraternidade capaz de fazer uma diferença notável nessa jornada pela vida.
Para você contribuir basta efetuar uma transferência para a chave PIX da ex-esposa de Gurgel, que está em Fortaleza, acompanhado de perto o tratamento e permanece ao lado do colega nesse momento desafiador:
Chave (CPF): 372.752.402-20
Nome: Ruth Rocie de Sousa Araújo
A Afbepa expressa desde já seus sinceros agradecimentos a todos pelo apoio generoso.
Texto: Assessoria de Comunicação.
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Um recente levantamento da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) revela que o Pará registrou 742 casos e 10 óbitos por Covid-19 em dezembro de 2023, somando-se a 122 casos e 9 óbitos nos primeiros nove dias de janeiro de 2024. Combinando ambos os períodos, o Estado contabiliza 864 casos e 19 óbitos em apenas dois meses, evidenciando o aumento de casos da doença.
Em decorrência desses dados divulgados para a população, a demanda por vacinas contra a Covid-19 aumentou, resultando no esgotamento dos estoques da Bivalente nos postos de vacinação de Belém. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) comunicou ter solicitado uma nova remessa da vacina. A previsão é que o Ministério da Saúde envie as doses para o estado do Pará na próxima semana.
De qualquer forma, mesmo com a falta dos imunizantes, a Afbepa aproveita para reforçar, mais uma vez, todos os associados(as), funcionários(as) e terceirizados(as) do Banpará para que seja intensificado os cuidados com adoção de práticas preventivas, como a higienização das mãos com água e sabão, o uso de máscara e a desinfecção de superfícies com álcool 70%.
Além disso, em caso de sintomas gripais, a Associação recomenda que os colegas comuniquem imediatamente aos gestores para a adoção dos procedimentos de afastamento das atividades. “Apesar dos casos de covid terem diminuído, todo cuidado é pouco, pois não podemos brincar com essa doença que já ceifou milhares de vida e continua fazendo vítimas no Pará e no Brasil”, declara a presidente da Afbepa, Kátia Furtado.
Recentemente, chegaram ao conhecimento da Associação informações sobre o adoecimento de colegas do Banco e de seus familiares. Ao realizarem os testes para a Covid-19, alguns resultados foram positivos. Uma bancária destaca: “Vamos ter cuidado, pois os casos da doença estão aumentando. O esposo da minha sobrinha testou positivo e foi parar na UTI. Vou voltar a usar máscara”.
A nossa Associação já cobrou posição da Diretoria do Banpará acerca de uso de máscaras pelos(as) funcionários(as) nos locais de trabalho e o álcool 70 para a desinfecção das mãos, pois a nossa categoria atende um número grande de pessoas diariamente.
Assim, diante desse cenário, a Afbepa reforça a importância de seguir rigorosamente as orientações para evitar quaisquer complicações à saúde e à vida própria, bem como a dos demais.
#Proteja-se!
Texto: Assessoria de Comunicação.
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Após a divulgação da matéria intitulada "‘Sistema jabuti’: falhas na tecnologia do Banpará voltam a preocupar e viram chacota entre os clientes", a Afbepa recebeu mais reclamações. São funcionários(as) exasperados(as) com o contínuo descaso da Diretoria do Banco em relação a essas constantes inoperâncias tecnológicas que deixam rastros de prejuízos à instituição e muito estresse aos funcionários (as).
Confira alguns dos depoimentos:
"Uma verdadeira desordem. Ouvimos de tudo. Garanto que se os colegas da TI ouvissem o que a gente escuta, talvez eles nos compreenderiam mais";
"Lamentável essa situação que ocorre cotidianamente em nosso local de trabalho";
"O que está acontecendo com o Banpará? Isso já está mais do que constrangedor para a nossa cara. Ouvimos absurdos e temos que ficar calados, pois eles [clientes] têm razão de estarem indignados. E outra, o Banco não percebe que isso está causando perdas e mais perdas de clientes";
"Não só eu, mas como todos nós ficamos doentes por causa desse problema";
"Ninguém fornece uma resposta, pelo amor de Deus. A fala sobre investimentos do Governo do Pará via Banpará para a COP-30 é bonita, mas desse jeito? Uma empresa que apenas cresce, que se expande, já que está presente em quase todos os municípios, mas a área tecnológica é deplorável";
"Cadê os investimentos? Quase uma semana com problemas constantes";
"A situação estava tão difícil que nem a Central de Chamados estava funcionando. Está complicado esse Banco. Começa assim, com uma série de problemas sem solução aparente e daqui a pouco o Governo vem com a 'solução' que sabemos bem qual é".
Diante das reclamações que só aumentam, a Afbepa garante, mais uma vez, que está atenta a essa questão, acompanhando, denunciando e cobrando providências da Direção do Banpará. A Associação está de mãos dadas com os associados(as) e funcionários(as) quanto a essa luta para que essa situação dos sistemas seja resolvida definitivamente, afinal, a Diretoria sabe desse problema há muito tempo.
Falta ter vontade de encaminhar soluções que resolvam. Isso já passou da hora!!!!
Texto: Assessoria de Comunicação.
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O maior algoz dos sistemas é o SPA Caixa, que quando não funciona, está lento.
Desde os primeiros dias de 2024, a Afbepa tem recebido uma enxurrada de reclamações quanto às falhas, erros e travamento das plataformas do Banco.
Em algumas unidades, esses problemas já perduram por cerca de uma semana, causando transtornos para clientes e estresse entre os funcionários. “Isso já ultrapassou os limites. É um completo absurdo ter que lidar com isso diariamente. A agência já abre com esse problema e ficamos de mãos atadas, sem poder fazer nada, apenas aturar as constantes reclamações”, disse um dos funcionários.
Enquanto os dirigentes do Banpará não buscam outras alternativas para essa dor de cabeça crônica, o Banco vai ficando a cada dia mais debilitado, com clientes migrando para outras instituições bancárias. Aliás, ninguém merece ficar horas e horas sentado numa cadeira ou em pé, principalmente quando se tem uma certa idade, sem nenhuma solução plausível para que o sistema volte à normalidade.
Ontem, 10, por exemplo, na agência Belém Centro, vários idosos ficaram horas esperando e não tiveram suas demandas atendidas por causa da inoperância do sistema. “É um absurdo, pois, acompanhando a rotina de outros Bancos as falhas podem até acontecer, mas não nessa frequência como acontece no Banpará. Não temos para quem pedir ajuda, a não ser para a Afbepa”, afirma um colega.
Idosos aguardam cansados para serem atendidos. |
Temos relatos também das unidades Nazaré, Capanema, Tucuruí, Soure, Bragança, Belém Centro, Breu Branco, Bujaru, entre outros locais. “Tem dias que entramos no modo ‘frio’, pois só recebemos os estresses. Essa é uma forma que muitos encontram para não adoecer mentalmente, pois se o Banco não está preocupado em resolver isso, não podemos fazer nada”, acrescenta outro funcionário.
Sistema jabuti
O cenário desfavorável para o Banpará chegou a tal ponto que a população passou a apelidar essa situação como: "sistema jabuti", em alusão ao animal ser lento em tudo que faz. Contudo, a Associação ressalta que, em algumas ocasiões, a falta do sistema nem se compara ao jabuti, pois, mesmo movendo-se lentamente, o animal avança, enquanto, por vezes, o sistema permanece completamente inerte.
“Quando dá problema sempre tem essa piadinha. Precisamos de uma intervenção urgente, pois esses sistemas não prestam. A gente se estressa, pois ficamos tentando contornar a situação, contudo é um cabo de guerra que a gente sempre sai perdendo. É lamentável tudo o que está ocorrendo, pois trata-se do nosso trabalho, no qual temos grande carinho, mas essa questão não muda”, declara uma bancária.
Agência lotada por causa da falta de sistema. |
Cadê o investimento?
Mais de um ano se passou desde que o Banpará se comprometeu a investir na área tecnológica da instituição. Essa informação foi compartilhada diante dos olhares de dezenas de gestores durante o Encontro dos Administradores retrasado, que aconteceu em dezembro de 2022. No entanto, não há notícias sobre o cumprimento do que foi acordado naquele evento, pelos menos a Afbepa não recebeu nenhuma.
A Afbepa continuará, como sempre faz, atenta a essa questão, acompanhando de perto, denunciando e cobrando providências da Direção do Banpará. O objetivo é que os problemas tecnológicos sejam de fato resolvidos e que haja um mínimo de comunicação entre a área responsável e os funcionários(as) das agências e Postos de Atendimento Bancário (PAB's) do Banpará.
A Associação ressalta, ainda, que, não só hoje, mas todas as vezes que recebe as reclamações, procura, imediatamente, os diretores do Banpará. “Não podem nem dizer que não sabem, pois todos estão cientes de tudo que acontece nas agências. Acompanhei ontem a situação da agência Nazaré e Belém Centro pessoalmente e foi preocupante a irresponsabilidade, pois vários idosos com rostos cansados estavam sentados ou em pé aguardando por horas atendimento”, revela a presidente da Afbepa, Kátia Furtado.
Desta forma, a Associação luta para que essa situação dos sistemas seja resolvida definitivamente. Reforçamos o apelo à direção do Banpará para que seja diagnosticado o problema e corrigido com urgência. Além disso, a Afbepa solicita agilidade na comunicação da área tecnológica com os funcionários das agências e PAB’s, com o fim de fornecer informações claras sobre os motivos das falhas.
Texto: Assessoria de Comunicação.
UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA
A Afbepa informa que a versão digital do Jornal 2024 está disponível. Além do modelo impresso distribuído a todos(as) os(as) associados(as) e funcionários(as) do Banpará, os interessados em conhecer algumas das nossas propostas podem fazê-lo com mais conforto, já que agora, é possível acessar o informativo em qualquer lugar, seja por meio do tablet, smartphone ou no próprio computador.
Esta é uma forma de oferecer mais fluidez nas informações de interesse do funcionalismo do Banpará. “A Associação preza por uma comunicação eficiente. Além do nosso Blog, estamos nas redes sociais, como Instagram, Facebook e no X (antigo Twitter). É importante seguir as mídias da Afbepa para ficar atualizado das principais informações que farão parte desse nosso ano de 2024”, explica a presidente da Associação Kátia Furtado.
“A Afbepa reforça ainda que possui os grupos de WhatsApp, espaços onde se envia quase que diariamente matérias esclarecedoras e importantes. Além disso, o local virtual permite que o(a) associado(a) possa interagir com outros colegas e com a própria Associação. Para quem tiver interesse em entrar em um dos grupos, basta mandar uma mensagem para (91) 99247-6774”, acrescenta Kátia.
Por fim, a versão digital do Jornal 2024 da Afbepa estará disponível ao longo do ano na parte esquerda do Blog. Mas, há outra alternativa: basta clicar aqui, e você será redirecionado automaticamente para o informativo on-line.
Texto: Assessoria de Comunicação.
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