Um recente levantamento da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) revela que o Pará registrou 742 casos e 10 óbitos por Covid-19 em dezembro de 2023, somando-se a 122 casos e 9 óbitos nos primeiros nove dias de janeiro de 2024. Combinando ambos os períodos, o Estado contabiliza 864 casos e 19 óbitos em apenas dois meses, evidenciando o aumento de casos da doença.
Em decorrência desses dados divulgados para a população, a demanda por vacinas contra a Covid-19 aumentou, resultando no esgotamento dos estoques da Bivalente nos postos de vacinação de Belém. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) comunicou ter solicitado uma nova remessa da vacina. A previsão é que o Ministério da Saúde envie as doses para o estado do Pará na próxima semana.
De qualquer forma, mesmo com a falta dos imunizantes, a Afbepa aproveita para reforçar, mais uma vez, todos os associados(as), funcionários(as) e terceirizados(as) do Banpará para que seja intensificado os cuidados com adoção de práticas preventivas, como a higienização das mãos com água e sabão, o uso de máscara e a desinfecção de superfícies com álcool 70%.
Além disso, em caso de sintomas gripais, a Associação recomenda que os colegas comuniquem imediatamente aos gestores para a adoção dos procedimentos de afastamento das atividades. “Apesar dos casos de covid terem diminuído, todo cuidado é pouco, pois não podemos brincar com essa doença que já ceifou milhares de vida e continua fazendo vítimas no Pará e no Brasil”, declara a presidente da Afbepa, Kátia Furtado.
Recentemente, chegaram ao conhecimento da Associação informações sobre o adoecimento de colegas do Banco e de seus familiares. Ao realizarem os testes para a Covid-19, alguns resultados foram positivos. Uma bancária destaca: “Vamos ter cuidado, pois os casos da doença estão aumentando. O esposo da minha sobrinha testou positivo e foi parar na UTI. Vou voltar a usar máscara”.
A nossa Associação já cobrou posição da Diretoria do Banpará acerca de uso de máscaras pelos(as) funcionários(as) nos locais de trabalho e o álcool 70 para a desinfecção das mãos, pois a nossa categoria atende um número grande de pessoas diariamente.
Assim, diante desse cenário, a Afbepa reforça a importância de seguir rigorosamente as orientações para evitar quaisquer complicações à saúde e à vida própria, bem como a dos demais.
#Proteja-se!
Texto: Assessoria de Comunicação.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário