terça-feira, 31 de maio de 2022

PROPOSTAS PARA A CAMPANHA SALARIAL 2022 – PARTE 03 – REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO PARA MÃES COM FILHOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

 


Dando sequência à nossa série apresentando propostas a serem defendidas na Campanha Salarial 2022, a Afbepa apresenta mais uma demanda que dialoga com as necessidades cotidianas de funcionárias e funcionários. A pauta desta vez diz respeito às famílias que convivem com filhos e filhas que demandam um tempo maior com cuidados, porque possuem necessidades especiais.

O estado do Pará, segundo o Censo Saúde 2019, tem aproximadamente 708 mil pessoas com deficiências
entre deficiência visual, auditiva, motora e intelectual. Nesse último caso a deficiência exige esforços redobrados da família para acompanhar e estimular o desenvolvimento das nossas crianças e jovens.

Acompanhar pessoalmente as terapias, consultas, exames, lazer, enfim, estar à frente de toda a universalidade de acontecimentos que envolvem as Vidas dos nossos filhos(as), requer disponibilidade e tempo, em alguns casos como os do autismo, é uma necessidade. Crianças autistas precisam de uma rotina estrita e repetição para promover avanços e isso envolve contato constante com a família.

PORQUE REDUZIR A JORNADA DE TRABALHO DE MÃES E PAIS QUE CUIDAM DESSAS PESSOINHAS?




A demanda pela redução da jornada de pais e mães de filhas(os) portadores de necessidades especiais, sem prejuízos da remuneração, já vem de algum tempo. Ela tem sido alvo de discussão desde 2009, quando a Presidência da República emitiu o Decreto 6.949, o qual subscreve a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.


O direito de ter jornada de trabalho diferenciada para acompanhar os filhos e filhas, sem prejuízo da remuneração já foi reconhecido em diversas Instâncias do Poder Judiciário e produziu diversas decisões favoráveis a demanda, especialmente, em relação aos servidores estatutários.

O QUE MUDA COM A PROPOSTA

Familiares diretos que cuidam de filhos(as) com necessidades especiais teriam sua jornada de trabalho reduzida em até 25%, sem prejuízos dos vencimentos de qualquer espécie.

Essa Luta é Nossa!!!
Cuidar das nossas Crianças e Jovens é uma necessidade de Vida.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

segunda-feira, 30 de maio de 2022

AFBEPA ENCAMINHA OFÍCIO QUESTIONANDO SOBRE A EFETIVAÇÃO DE PROMOÇÕES EM JUNHO


Trabalhadores (as) do Banpará querem saber se vai ocorrer a efetivação das Promoções por Antiguidade e Merecimento no mês de Junho de 2022, como fora prometido pela presidente. Com a aproximação do prazo, a nossa Associação encaminhou nesta segunda-feira, 30, ofício à Presidente do Banpará solicitando essa resposta.

Seguem abaixo o texto do ofício por extenso e o documento original para conferência

Documento original aqui 

Sra. Presidente,


O Funcionalismo do Banpará aguarda sua Comunicação confirmando as nossas Promoções, por Merecimento e Antiguidade, para o próximo mês de junho/2022.


Os Trabalhadores e Trabalhadoras do Banpará estão há exatos 2 (dois) anos sem Promoções, por causa do ACT assinado que prevê índices de eficiência para as duas modalidades de promoção, sem que tenha havido o nosso aval para isso. Importa frisar que esses Índices de Eficiência que desde 2018 são critério para as Promoções e constam no Acordo, não foram debatidos conosco, os funcionários (as), jamais essa situação foi exposta ou sequer demonstrada, V.Sa. sabe disso, por ser funcionária dessa empresa.


A partir do seu mandato, o Banco comunicou ao funcionalismo, que criou parágrafos no Regulamento do PCS que dá à Diretoria Colegiada a possibilidade de realizar as promoções, com orçamento condizente. Esse orçamento V. Sa, informou à Afbepa que teria.


A Afbepa ressalta que a pandemia trouxe um cenário difícil para os bancários (as), que desembocou em condições de trabalho inadequadas e sem higiene, além do esforço desprendido ter sido muito maior. O cansaço, estresse, depressão, Burnout, Covid e outras doenças foram consequências desse contexto. O trabalho não parou e todas as exigências do Governador para executar os projetos sociais, que deram o mínimo de acalento e Dignidade a várias famílias, foram cumpridas, assim como, concomitantemente, os negócios do Banco. A nossa Categoria não parou, foi e é imprescindível!

Por isso, todo o Funcionalismo espera o seu merecido Reconhecimento, através das Promoções.

Logo, a Afbepa e todo o funcionalismo aguardam um Comunicado de sua parte, que nos informe se as Promoções por Merecimento e Antiguidade serão efetivadas neste mês de junho de 2022.


Grata pela atenção e o atendimento do que lhe pedimos.


Belém (PA), 30 de maio de 2022.


KÁTIA FURTADO 

PRESIDENTA DA AFBEPA 

 

 

À

SRA. RUTH PIMENTEL MÉLLO

MD.PRESIDENTE DO BANPARÁ

NESTA

sexta-feira, 27 de maio de 2022

EM MOMENTO DE ALTA DE CASOS DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS BANPARÁ SEGUE GOVERNOS E EMITE COMUNICADO FLEXIBILIZANDO USO DE MÁSCARAS

 

No final da tarde da última quarta-feira, 25 de maio, a Direção do Banpará emitiu o Comunicado de Diretoria número 09/2022 tratando sobre protocolos sanitários para Covid, mais especificamente no que se refere  ao uso de máscaras. O Comunicado vem para alinhar as politicas do Banco com as legislações dos Governos Estadual e Municipal e, basicamente, aponta três cenários:

- Matriz e Agências em Belém - funcionários devem seguir a mais recente orientação da Secretaria de Saúde do Município: Máscaras facultativas exceto para grupos específicos (portadores de comorbidades, imunossuprimidos, mulheres grávidas, maiores de 70 anos e pessoas com sintomas gripais) e nos transportes públicos e áreas de espera pelos transportes.

- Agências Fora de Belém com legislação municipal específica - Seguir a orientação do Município sobre o tema;

- Agências Fora de Belém sem legislação municipal específica - Seguir a orientação Estadual sobre o tema que determina uso de máscaras em ambientes fechados.

O comunicado encerra recomendando aos empregados que permanecem necessárias a adoção de medidas protetivas contra a Covid-19, a exemplo da adoção de higienização de mãos, etiqueta respiratória, distanciamento social e etc.

AFBEPA RECOMENDA MANTER AS MÁSCARAS NO ROSTO E CUIDADOS REDOBRADOS COM A HIGIENE!


Embora as legislações flexibilizando o uso de máscaras sejam uma tendência em todo país, a Afbepa tem acompanhado atentamente os números da Pandemia desde então e entende que não há motivos para baixar a guarda e descuidar das nossas proteções. Desde o final de abril a Fiocruz observou um crescimento em 48% de casos de covid em todas as regiões do país. 

O Pará foi um dos poucos estados onde esse estudo ainda não observou mudanças nos números de casos, mas nosso estado não é uma ilha – se em outros lugares os números voltaram a crescer, em algum momento vão crescer por aqui também.


Além da Covid-19 é importante pontuar o risco da nova variante da Varíola, a chamada Varíola do Macaco. Essa doença tem chamado atenção, nos últimos dias, após ter mais de 250 casos positivos, distribuídos em 16 países. A Organização Mundial da Saúde e a Anvisa já emitiram notas recomendando manter o uso de máscaras e os cuidados para prevenir a infecção por covid-19 como medida de proteção para obstar a transmissão da nova Varíola.


Por fim, pontuamos que o uso de máscara é um instrumento de cuidado com a saúde adotado com sucesso em países como Japão, China, Vietnã e Coréia há muitos anos e servem para combater o contágio por todas as doenças adquiridas através das vias aéreas.

A nossa Associação ressalta a todos os colegas que usar máscara é uma medida fundamental para nos livrar de algo que não queremos e é, também, uma forma de demonstrar Amor ao próximo, impedindo tanto o nosso adoecimento quanto evita espalharmos doenças que podem ser fatais para certas pessoas. É uma estratégia de Defesa que precisa que todos façam a sua parte para surtir efeitos benéficos.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

PROPOSTAS PARA A CAMPANHA SALARIAL 2022 – PARTE 02 – MORTES POR COVID NA PANDEMIA-É PRECISO QUE BANQUEIROS E DIREÇÕES DE BANCOS RECONHEÇAM COMO ACIDENTE DE TRABALHO


Dando sequencia à nossa série apresentando propostas a serem defendidas na Campanha Salarial Unificada 2022, a Afbepa apresenta mais uma demanda que dialoga diretamente com os tempos difíceis que todos enfrentamos e temos enfrentado, lutando por maior e melhor Proteção, desde o início da Pandemia – na qual muitos colegas morreram, sendo que alguns atuaram na linha de frente, por isso não poderia haver dúvidas sobre a contaminação e óbito por covid, no entanto, o reconhecimento por parte desses empregadores, voluntariamente, inexiste. Desta forma, a nossa reivindicação é que os Banqueiros e Direções de Bancos Reconheçam as mortes por covid-19 como acidente de trabalho.

MORTES POR COVID – UMA DISCUSSÃO DIFÍCIL, PORÉM NECESSÁRIA

O Brasil não foi mais o mesmo desde o final do mês de fevereiro de 2020. De lá pra cá contabilizamos mais de 600 mil mortes por Covid-19. Entre as categorias de trabalhadores mais atingidas a dos trabalhadores(as)bancários(as) foi uma que sofreu bastante abalos em suas Saúdes, assim como óbitos.

Programas Sociais, tocados por Bancos Públicos foram, por muito tempo, os principais elementos impulsionadores da economia e garantidores de direitos básicos à População, e os bancários(as) foram Linha de Frente na execução desse trabalho.


Os trabalhadores(as), cumpriram esse papel, atendendo ao público, muitas vezes sem nenhuma condição estrutural e de proteção, por isso, infelizmente, muitos colegas adoeceram de covid e alguns vieram a óbito.

Embora haja uma decisão do STF, ainda do final de 2020, reconhecendo a Covid-19 como acidente de trabalho, os efeitos, na prática, dessa decisão, ainda não estão garantidos por falta de não termos como demonstrar o nexo causal.

O QUE MUDA COM O RECONHECIMENTO

O reconhecimento do óbito por covid-19 garantirá aos herdeiros Indenizações civis, multa fundiária, aviso prévio indenizado etc.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

quinta-feira, 26 de maio de 2022

ASSEMBLEIA GERAL APROVA POR UNANIMIDADE DEMANDA DE AÇÃO CIVIL COLETIVA DE COMPLEMENTO DE GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO


Foi realizada na noite de quarta-feira, 25 de Maio, em formato híbrido, presencial e virtual, Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a demanda de Ação Civil Coletiva, de Complemento de Gratificação de Função.


O evento teve a primeira chamada às 18h e segunda chamada às 18:30h. Após o final da exposição da assessoria jurídica a assembleia deliberou, de forma unânime, por demandar a Ação Coletiva.


A assembleia foi presidida pela Vice-Presidente da Associação, Tereza Cristina Quadros, que assumiu as responsabilidades diante da impossibilidade da presidente Kátia Furtado participar, por motivos de força maior. Tereza Cristina agradeceu a presença dos participantes, que contou inclusive com associados do interior, fez a chamada do Edital e passou a palavra ao Dr. Thiago Mota Mattos, representante da assessoria jurídica da Afbepa.


O advogado explicou que desde Junho de 2017, quando o Banco promoveu uma reestruturação e suprimiu a rubrica “complemento de gratificação” do contracheque de bancários (as) associados(as), fazendo com que muitos, de uma hora para outra,  passassem a ganhar menos. O advogado explicou que a proximidade do prazo de 5 anos poderia tornar mais difícil o ingresso de ações individuais por conta do prazo de prescrição legal estar próximo, o que atrairia a discussão de questões que podem ser evitadas por intermédio do ajuizamento da ação coletiva (à exemplo da suspensão do prazo prescricional em razão da pandemia).


Após as exposições e respostas de algumas dúvidas dos associados(as), a presidente da Assembleia, Tereza Cristina, abriu para votação, solicitando a Autorização da Assembleia para a Afbepa entrar com Ação Coletiva. Por unanimidade foi aprovada a demanda da Ação.


A IMPORTÂNCIA DE SE ASSOCIAR E FORTALECER A AFBEPA


Encerrando a Assembleia Tereza Cristina agradeceu em nome de toda a Diretoria da nossa Associação a presença de todos e o empenho coletivo em fortalecer a Afbepa. “Agradecemos a presença de todos e todas e dizer que a Afbepa sempre, ao longo de todos esses anos, se coloca ao lado de vocês. Vamos procurar fortalecer a nossa Associação, que está bem mais forte hoje. Somos eternamente agradecidos, especialmente, na figura da Kátia e diretores que fazem a Afbepa”.


Dr. Thiago acrescentou em sua fala a grande vantagem de se associar, em matéria de proteção para associados e associadas. “Quando uma pessoa procura suporte jurídico por conta própria para defesa em processos de PAD os custos são altos. Se a pessoa for associada há pelo menos 30 dias na Afbepa, o nosso escritório faz essa defesa escrita e orientações gratuitamente” destacou o advogado.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

quarta-feira, 25 de maio de 2022

PROPOSTAS PARA A CAMPANHA SALARIAL 2022 – PARTE 01 - APLICAÇÃO DE GATILHO NO TICKET ALIMENTAÇÃO

Um dos temas que recebeu apoio nos encontros prévios quanto gerou curiosidade, por se tratar de um tema que não é tão recorrente no cotidiano, foi a proposta de Aplicação de Gatilho no Ticket Alimentação.

A Afbepa vai buscar explicar através desta matéria o que significa o Gatilho, como ele pode ajudar a recompor as perdas diárias,  que decorrem dos reajustes praticados nos produtos e serviços.

GATILHO – QUANDO TOCAR ALVO DISPARA

Os anos 80 e 90, foi um período em que o Brasil viveu a hiperinflação e, por conseguinte, a aplicação de Gatilhos, se tornou uma necessidade, para definir reajustes de salários, a fim de combater a perda do poder de compra da população.

José Sarney, foi o primeiro Presidente da República a instituir o Gatilho nos salários, por meio do Plano Cruzado II, em 1986. Nele ficou estabelecido “um Gatilho automático, de igual percentual nos salários, se a inflação chegasse a 20% ao mês, fora as diferenças eventuais negociadas pelas partes".

Após o Plano Bresser, em 87, o Governo Federal parou de utilizar Gatilhos para reajustes salariais, mas outras esferas de poder e setores privados seguiram utilizando até a estabilização econômica em 94, com o Plano Real.

Movimentos por todo país, como o dos servidores de São José-SP, tem cobrado a retomada dos Gatilhos Salariais 


PORQUE RETOMAR O GATILHO?

O aumento de preços em geral e corrosão do poder de compra da população tem crescido de forma assustadora nos últimos anos, de modo que só o reajuste anual pela inflação não acompanha mais esses aumentos.

Os índices de inflação dos últimos 2 anos foram os piores nas duas últimas décadas. Apenas nos últimos 4 anos um quarto do poder de compra da população foi engolido pela inflação.


JÁ PASSA DA HORA DE LUTARMOS POR RECOMPOSIÇÃO SALARIAL QUE SEJA REAL.

Com o Gatilho no Ticket Alimentação, a partir do momento que os produtos atingirem determinado patamar o valor vertido para o benefício deve ser automaticamente reajustado, para garantir que não haverá perda no poder de compra e, consequentemente, manter a Segurança Alimentar.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

segunda-feira, 23 de maio de 2022

QUEIXAS DE INTROMISSÃO DOS REGIONAIS NA ADMINISTRAÇÃO DAS AGÊNCIAS AINDA SÃO FREQUENTES

 


Os colegas de Agências e Pabs ainda se sentem desrespeitados e chateados com as intromissões, em suas administrações, por parte de alguns Regionais. Não são todos, mas certos abusam de um poder que eles não têm, pelo menos no Manual de Cargos e Funções não há nada expresso, no sentido de que os Regionais têm poderes de administrar Agências e Pabs.

O maior problema verificado trata da movimentação de Pessoal, pois os Regionais é que ditam quem sai e quem vem para a Unidade, sendo de forma comissionada ou não, e isso tem causado dificuldades para os Gerentes Gerais com a sua equipe de trabalho.


Imagina um (a) colega que se doa ao trabalho, aprendendo de tudo e aguardando uma oportunidade de Ascensão, e quando chega, o Regional indica outro funcionário (a) de outra Unidade? É, traumático! Bate uma desmotivação e uma grande desesperança, ninguém quer ou gosta disso.


Isso tem de parar!! O Gerente Geral e a Sudep é que tem de avaliar o perfil de cada trabalhador (a) e onde ele se enquadra no Local de Trabalho
.


Sempre foi assim, estão modificando, sem base, algo que deve ser da governabilidade da Superintendência de Pessoal e da Gestão das Agências.


Outro ponto importante que a nossa Associação viu é avaliação dos gerentes gerais realizada pelos Regionais. Como isso aconteceu? Um equívoco de quem escreveu o citado Manual, pois quem vive o dia a dia das Unidades é a Equipe de Trabalho. Quem tem condições de avaliar o Gerente Geral no todo são os Gerentes da Unidade (GEATE, GENEG e GESIN), o Regional pode até fazer a sua avaliação, mas, ao ver da Afbepa, essa fica capenga.

Os Regionais têm de ajudar na efetivação dos Negócios de cada Unidade! Com ideias e proatividade.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

TALENTOS QUE O BANPARÁ TEM - POESIA - POLO SANTARÉM DE ELENICE CAVALCANTE

Entre os colegas de lida, associados e associadas, temos muitos com variados talentos. Helenice Cavalcante, que já mostrou em outras ocasiões seus talentos para a poesia, aqui nos brinda com um poema sobre o seu ambiente de trabalho e o companheirismo que se encontra nele. Um forte abraço aos colegas do Polo Santarém e fiquem com a bela poesia de Nice Cavalcante




POLO SANTAREM (Nice Cavalcante)

Quando o Polo Santarém/
É motivado a trabalhar/
Todos nós vamos pra cima/
Pra nossa meta alcançar/💪🏻
Se não aparecer
cliente/👭👫
A gente liga📞 ou vai buscar.

Não podemos fazer feio/
Diante da Diretoria/
Temos gás 💪🏻 pra trabalhar,/
E nas veias, energia!
Nós temos disposição,
Temos garra e união
Toda hora e todo dia.
Vamos mostrar em ação

Porque o Polo Santarém
É o Polo Maravilha👍🏻🥳🎊🎉
Porque o Banco representa/
Para cada um de nós/
A extensão da família/.
Aqui trabalhamos juntos/
E nessa constelação/
A nossa estrelinha brilha.✨✨

Nada ofusca, nem apaga/
A vontade de ir além/
Eu quero eu posso e consigo/
É nosso lema do bem
Porque somos vencedores/
E nossa maior Maravilha é o Polo Santarem.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

CONDIÇÕES DO BANPARÁ SÃO POSITIVAS PARA NEGOCIAR AS NOSSAS REIVINDICAÇÕES

Apesar das condições duras, não faltou trabalho dos funcionários do Banco nos últimos 3 anos 

Desde 2020,  com a Pandemia do Novo Coronavirus, o mercado de trabalho financeiro tem vivido um paradoxo – entidades bancárias arrecadam cada vez mais enquanto fecham agências, enxugam folha de pessoal e sobrecarregam funcionários. O Banpará, entretanto, aponta que um caminho diferente é possível. No último ano o Banco fez um movimento de expansão, abrindo 12 novas Agências e expandindo sua presença física e contratação de pessoal. E os resultados foram, igualmente, muito bons. Apenas no último ano o lucro líquido foi acima de 241 milhões de reais conforme as demonstrações financeiras da instituição analisadas pelo Dieese.

Os números mostram que houve um crescimento em quase todos os setores de negócios do Banco, especialmente entre Clientela e Bancários(as) de Agências e Pabs com a contratação de crédito consignado (34,5% de aumento) e adesão ao crédito do Banpará Card (701,2% de aumento nos últimos 2 anos).

Também é possível observar o crescimento na oferta de produtos para empresas e pessoas jurídicas. O capital de giro sofreu aumento de 80,9% . Já a adesão ao *Cheque Empresarial 133,7%. O grande destaque, entre os produtos oferecidos pelo Banco, vão para produtos imobiliários com aumentos de 274,7% para pessoas físicas e 482,8% para pessoas jurídicas. Com todos esses resultados positivos a visão do mercado sobre o Banco também melhorou e as ações sofreram alta fechando 2021 com valor de R$ 25,34 a ação individual.

Por qualquer ângulo que se olhe a realidade é que o Banpará teve resultados bastante expressivos em 2022, mesmo com o seu movimento de expansão, período onde geralmente o investimento tende a demorar a se pagar. Com o passar dos anos a tendência é que essas novas agências formem bases mais sólidas de clientes e negócios e comecem a somar mais nos resultados do Banco.

Posto tudo isso, neste ano, precisamos investir na Campanha Salarial de forma intensa, para recuperar as perdas acumuladas desde os últimos ACTs, onde o ganho real foi de 0,5% e 1%, o que não recompõe, minimamente, as nossas perdas. 

Todo o ganho do Banpará só foi possível porque o funcionalismo envidou esforços para se chegar a isso. As condições adversas propiciaram doenças,  colegas morreram, mas as missões e objetivos do Banco e fo Governo do Estado foram satisfeitas e ainda estão sendo.

Portanto, é Fundamental que o Banpará devolva aos colegas benefícios e Valorização.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

sexta-feira, 20 de maio de 2022

AFBEPA PROTOCOLA OFÍCIO SOLICITANDO ESCLARECIMENTOS SOBRE COMUNICADO INTERNO


No início da tarde desta sexta-feira, 20, a Afbepa protocolou um documento à Presidência do Banpará, solicitando especial atenção no Comunicado de Diretoria, sobre a Avaliação de Desempenho Funcional-ADF, pois vários colegas não completaram o ciclo de avaliação e outros não conseguiram fazê-la, seja por ausência de feedback   por falha de sistema ou, unicamente, por problema de sistema.

Agora a pouco a nossa Associação soube que pessoas afastadas, por causa da pandemia, também não foram avaliadas. O que importa agora é que a Presidência tenha sensibilidade em relação a esses casos, vez que um dos critérios para a Promoção por Merecimento é a realização de ADF, e promova a todos os funcionários, pois todos merecem e estão de Parabéns por todo o trabalho que vem realizando. É uma Valorização devida!!

Para leitura do documento original - clicar aqui

Segue o texto do documento original por extenso

Ofício n°31/2022


Sra. Presidente Ruth Pimentel Méllo,

A Afbepa teve conhecimento do Comunicado da Diretoria para todo o Funcionalismo, que versa sobre Avaliação de Desempenho Funcional-ADF, e ficou deverasmente preocupada com o teor do que expressa o documento, pois há colegas até o momento sem ter realizado no todo ou em parte essa Avaliação.

A nossa Associação quer saber como ficarão esses colegas que não completaram a Avaliação ou não foram avaliados, já que essa avaliação é critério para a Promoção por Merecimento. A Afbepa ressalta, novamente, que essas pessoas foram prejudicadas pela ausência de feedback das chefias por falhas no sistema e outras, unicamente, por essa última razão, como já foi informado em ofício anterior a essa Presidência.

Não é justo que após 2 (dois) anos sem Promoções, por Merecimento e Antiguidade, esses funcionários (as) ainda tenham que ser penalizados por falhas que nada têm a ver com as suas vontades.

O documento comunica que foi alcançado a Avaliação de Desempenho Funcional-ADF no segundo semestre de 2021 com um percentual de 95,63%, e finalizados com o feedback do líder o percentual fica em 91,18%.

Abaixo o documento reza quais os objetivos da Diretoria com a realização dessa avaliação, e nele não consta inviabilizar a Promoção por Merecimento para quem tem Direito.

Contudo, a ADF é critério para a Promoção por Merecimento.

Desta forma, a Afbepa solicita que essa Presidência esclareça essa questão para todo o Funcionalismo e considere o motivo exposto para que uma parte desses trabalhadores(as) não tenham sido avaliados.


Grata por sua atenção e o atendimento do pedido.


Belém (PA), 20 de maio de 2022.


KÁTIA FURTADO 

PRESIDENTA DA AFBEPA 


À

SRA. RUTH PIMENTEL MÉLLO

MD.PRESIDENTE DO BANPARÁ

NESTA



EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

 

A Associação dos Funcionários do BANPARÀ (AFBEPA), aqui representada por sua Diretoria Executiva, na forma do art. 13, II, combinado com o art. 11, Parágrafo Segundo, do Estatuto Social vigente, vem, por meio do presente edital, convocar os(as) Associados(as) Efetivos(as) para participarem da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que se realizará em 25.05.2022 (quarta-feira), às 18:00h, de forma híbrida, presencial, na sede da Afbepa, na Rua Manoel Barata nº 718, Edifício Infante de Sagres sala 308, e virtual, via aplicativo Zoom (a fim de que sejam deliberadas as matérias adiante discriminadas:

1) Ajuizamento de ação civil coletiva relacionada ao direito do complemento da gratificação de função dos(as) associados(as); e,
2) O que ocorrer.

A AGE se instalará em 1ª Convocação às 18:00h, mediante a presença de 50% + 1 do total de Associados (art. 14 do Estatuto Social). Não havendo quórum em 1ª Convocação, a AGE se instalará em 2ª Convocação, às 18:30h, com qualquer número de presentes.


Visando evitar a aglomeração de pessoas e também com vistas a viabilizar a participação do maior número possível de associados(as), a participação se dará de forma híbrida, presencial e virtualizada, mediante a utilização de smartphone/computador, via aplicativo Zoom, o qual está disponível para download no sítio eletrônico www.zoom.us, bem como nas plataforma IOS (Apple Store) e Android (Google Play).


O ID e senha para acesso à sessão digital serão disponibilizados antes do início da 1ª Convocação, sendo que todos(as) os(as) interessados(as) em participar virtualmente da assembleia deverão instalar de antemão o aplicativo em seus smartphones/computadores, bem como deverão entrar em contato com a AFBEPA pelo Whastapp (91) 99247-6774 até às 17:30h do dia de realização da assembleia, a fim de receberem o ID, senha e todas as demais orientações e suporte técnico para acesso e participação na Assembleia.


Belém, 20 de maio de 2022.


KÁTIA LUÍZA SILVA FURTADO

Presidente - Diretoria Executiva AFBEPA


TERCEIRA EDIÇÃO DO PODCAST COMPENSADO SAI DO FORNO!


Terceira edição do Podcast Compensado! o podcast da Afbepa

Nessa edição temos um balanço do Encontro dos Funcionários do Banpará e Conferência Estadual dos Bancários e a direção da Afbepa comenta comunicado emitido pelo Banco acerca da Avaliação de Desempenho Funcional e suas implicações!


Para quem quer só escutar o podcast enquanto faz outras coisas, aqui o link para a versão apenas de audio no soundcloud - tinyurl.com/compensado03

e-mail - afbepacoragem@gmail.com UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

terça-feira, 17 de maio de 2022

LIBERDADE DE EXPRESSÃO TEM DE SER RESPEITADA


Hoje,17, no início da tarde, a Afbepa se dirigiu até a SUENG, no intuito de falar com os colegas e tranquilizá-los, uma vez que essa Superintendência atravessa um momento difícil, em que a auditoria faz um trabalho de averiguações e dois gestores foram afastados.

Na conversa, a Presidenta da Afbepa informou sobre a Campanha Salarial e o nosso Encontro de sexta-feira e sábado, 13 e 14 respectivamente, inclusive repetindo que as Promoções por Antiguidade e Merecimento, de acordo com a fala da Presidente do Banpará, sai neste 1° Semestre. 

Num exato momento, a assistente de gestão pediu para a Presidenta da Afbepa baixar a voz, o que foi feito. Em certo instante, no qual se falava de substituições de técnicos importantes e de experiência de trabalho no Banco, houve discordância e foi dito qual a  AUTORIZAÇÃO a Presidenta da Afbepa tinha para falar na Sueng, inquirição da assessora da Dirad.

A AUTORIZAÇÃO DA HABITUALIDADE E A QUE VEM DA NORMA COLETIVA.

Assim foi respondida a intenção de calar a dirigente da Afbepa.

E, mais, a nossa Presidenta da Afbepa vai continuar fazendo o seu trabalho,  com muita Coragem, Perseverança e Amor.

QUE A DIRAD APRENDA A FAZER O SEU!!!


"Todos esses que aí estão atravancando meu caminho, Eles passarão... eu passarinho!".
Mário Quintana 


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 16 de maio de 2022

AFBEPA LEMBRA AO FUNCIONALISMO QUE AINDA DÁ TEMPO DE DEMANDAR A SUA AÇÃO DO COMPLEMENTO DE GRATIFICAÇÃO


Aos colegas que ainda não demandaram na Justiça a sua Ação de Complementação de Gratificação , que é o valor que determinados colegas recebiam no desempenho de Funções Gratificadas, porque a gratificação era menor que a soma do salário base e anuênio, ainda podem procurar a nossa Associação para reivindicar esse Direito.

O nosso escritório está encaminhando as demandas até o dia 25/5. Para isso, basta a ficha funcional e a ficha financeira do funcionário(a). 

A Afbepa entende que não podemos renunciar a nenhum Direito, todos são importantes para as nossas Vidas, sob pena de seus valores nos fazerem falta.

Busque a nossa assessoria jurídica, pois cada caso será analisado conforme o que há de concreto. Para demandar o Direito basta ter sido retirada a complementação de função gratificada pelo Banco.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

sábado, 14 de maio de 2022

ENCONTRO ESTADUAL APROVA CHAPA UNIFICADA PARA DEFENDER NOSSAS PROPOSTAS NA CONFERÊNCIA NACIONAL



O Encontro Estadual dos Bancários do Pará sai, no final desta manhã, 14, com CHAPA Unificada para a Conferência Nacional dos Bancários(as), que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12, em São Paulo.

Nossa Presidenta, Kátia Furtado, apresentou propostas para a Campanha Nacional, com boa recepção e diálogo entre os participantes. Abaixo as seguintes reivindicações:

- Gatilho no Ticket Alimentação, conforme os reajustes diários sofridos em toda a cesta básica , remédios, legumes, verduras, vestuários e etc

- Reajuste salarial com inflação mais recomposição de perdas; 

- Planos de Carreiras;

- Redução da Jornada de Trabalho para Mães de filhos portadores de necessidades especiais;

- Que os afastados por qualquer doença tenham seu tempo computado para fins de direitos a FGTS, PLR, Licença Prêmio, etc;

- Que as mortes por Covid na pandemia sejam reconhecidas como acidente de trabalho;

- Retirar limitação na distribuição da PLR;

O debate foi rico e outras pautas importantes também foram levantadas como "a inclusão de Pais e Mães nos Planos de Saúde" .

Com a realização da Conferência Nacional, a Categoria Bancária seguirá Firme e Forte em busca da Defesa dos Nossos Interesses enquanto Classe e por Nossos Direitos.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

sexta-feira, 13 de maio de 2022

URGENTE – BANCÁRIOS E BANCÁRIAS DO BANPARÁ, É FUNDAMENTAL QUE PARTICIPEMOS DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DA NOSSA CATEGORIA! SE INSCREVAM!!!


Começa nesta sexta-feira, 13, e segue até a manhã de sábado, a Conferência Estadual dos Bancários (as)– evento onde será definida a Minuta de Reivindicações da base do Estado do Pará, para a Campanha Salarial Nacional. O evento será mais uma vez organizado de forma virtual, através da plataforma Zoom Meetings, com inscrição por esse link .A inscrição pode ser realizada até as 17h. O evento terá início às 18:30h desta sexta-feira e 9h da manhã do sábado, 14.

É URGENTE QUE O MÁXIMO DE COLEGAS SE INSCREVAM E PARTICIPEM DO EVENTO! NOSSA ASSOCIAÇÃO PRECISA SE FAZER PRESENTE E ELEGER DELEGADOS PARA LEVAR NOSSAS REIVINDICAÇÕES PARA A CONFERÊNCIA NACIONAL!

“Eu tenho uma proposta que tenhamos um reajuste que não seja baseado apenas na inflação do período mas sim um ganho que seja medido pelas nossas perdas. Que não seja 0,5 ou 1% baseado na inflação, mas a soma da perda de poder de compra do período! Se não conseguirmos esse reajuste através do Gatilho do Ticket Alimentação então que seja por esse Reajuste Baseado nas Perdas do Período” explica Kátia Furtado, apresentado uma das principais bandeiras para a Campanha 2022.

Participar e eleger delegados na Conferência Estadual significa confirmar que haverá defesa dos interesses dos nossos associados e associadas e garantir que haverá luta, nas mesas de negociação, em prol dos trabalhadores, garantir que não hajam perdas – como tivemos na última campanha – pelo próximo período!

LINK DE INSCRIÇÃO - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScsmq8LcMdsI9-3AT3rpmMyDgxUZVWONGv9zZCz7K0_z-FYtQ/viewform

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

quinta-feira, 12 de maio de 2022

FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ TEM BOA PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO ESTADUAL E PROPOSTAS DA NOSSA ASSOCIAÇÃO RECEBEM GRANDE APOIO

 


A noite de quarta-feira, de uma semana de trabalho, definitivamente não era o cenário ideal para se promover o Encontro dos Funcionários(as) do Banpará. Mas ela não impediu que muitos colegas separassem um tempo da sua noite de descanso  para participar, debater e construir uma minuta com diversas propostas para a Campanha Salarial Unificada 2022.

A Afbepa agradece a cada funcionária e funcionário por sua participação e contribuições nesse processo, pois para nós Trabalhadores (as) do Banpará, esse é um momento muito importante na nossa Luta por Salários.

O encontro iniciou por volta das 18:40 e nossa presidenta, Kátia Furtado, abriu sua fala lembrando e explicando os motivos de ser fundamental, diferente de outras ocasiões, o Sindicato não assinar o nosso Acordo Coletivo de Trabalho, sem antes apresentar a minuta redigida pelo Banco, por meio de um telão, para que todos tenham conhecimento e façam as suas considerações e a aprovação do documento.

“Em 2018 fomos surpreendidos com uma redação que nos retirou 2(dois) anos de direito as promoções e reflexos, sobre FGTS, INSS, férias,  13° salário etc, sendo que a concordância com essa cláusula,  sem avaliação nenhuma nos custou muitas perdas. Portanto, este é o momento para reverter essa situação e não aceitarmos, mais uma vez, que seja repetida a mesma prática” disse enfática. Ninguém se manifestou contrário à proposta no Encontro e a Nossa Associação aguarda que o respeito a esse princípio seja obedecido até a aprovação da Minuta do Acordo, pela nossa Categoria.

O Dieese fez a sua apresentação e confirmou, que as condições financeiras do Banco são boas e ele está em condições de negociar as nossas demandas a partir daí os colegas passaram a apresentar suas propostas. Aumento dos Salários e reajuste do Ticket Alimentação que mantenha o nosso poder de compra; retirada dos Índices de Eficiência do Regulamento do PCS  que vincula as promoções por Antiguidade e Merecimento foram alguns dos temas unânimes entre todos os participantes.

Com um conjunto de propostas apresentado previamente, desde o anúncio da primeira data do evento – ainda no mês de abril – as sugestões levantadas pela Afbepa ressoaram bem entre os colegas funcionários. O gatilho no Ticket alimentação como forma de reajustar os valores do benefício de modo a não perder o poder de compra foi muito elogiado.



Ao todo o número de propostas foi grande e um documento final ficou de ser redigido pelo Sindicato dos Bancários do Estado do Pará. Durante o Encontro, a presidente Tatiana Oliveira, afirmou que convidaria os presentes para acompanhar a produção desse documento. A Associação aguarda os detalhes e o convite formal e, até lá, agradece profundamente a participação de todos os funcionários(as) nesse primeiro passo rumo à Campanha Salarial 2022.

Ao fim do Encontro dos Bancários (as) do Banpará,  a nossa Afbepa  apresentou uma Moção de Repúdio contra a conduta da Gerente de Saúde, que destratou uma funcionária grávida, após essa, no Local de Trabalho, sofrer iminência de perda de sua bebê e não enviar o atestado tempestivamente. Quanta insensibilidade por parte da gerente. Lamentável!!!! A moção foi aprovada por unanimidade.



UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

terça-feira, 10 de maio de 2022

AFBEPA INAUGURA SEU PODCAST DISCUTINDO O ENCONTRO DOS FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ 2022

 

Às vésperas da realização do Encontro dos Funcionários do Banpará 2022 a Afbepa tem passado nas unidades e procurado mobilizar a participação de colegas funcionários no evento. Para atingir um público ainda mais amplo a associação criou um Podcast, programa de áudio temático postado na web.


De nome Compensado a primeira edição do novo podcast vem para debater a importância de participar e contribuir na construção da Campanha Salarial 2022. O podcast é uma produção da Assessoria de Comunicação e da Presidência.


O Podcast pode ser encontrado através de agregadores de Podcast, no canal da Afbepa no youtube e no canal da associação do Soundcloud.





PROPOSTAS DA AFBEPA

 - REVISÃO DA CLÁUSULA DO ACT QUE TRATA DAS PROMOÇÕES POR ANTIGUIDADE E MERECIMENTO NO PCS, VAMOS DEFENDER A SUPRESSÃO DE METAS DE EFICIÊNCIA;

-AUMENTO DO ANUÊNIO;

-MAIS DIAS DE LICENÇA PRÊMIO;

-GATILHO NO TICKET ALIMENTAÇÃO;

-REALIZAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO PARA AS FUNÇÕES DE AGÊNCIAS E MATRIZ;

-RETIRADA DE ININTERRUPTO DA CLÁUSULA DE INCORPORAÇÃO DE FUNÇÃO;

-REVISÃO DA CLÁUSULA DO BANCO DE HORAS POSITIVO;

-RETIRAR LIMITAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO DA PLR OU NEGOCIAR OUTRA COMPENSAÇÃO;

-REDUÇÃO DA JORNADA PARA MÃES DE FILHOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS;

-REAJUSTE DAS GRATIFICAÇÕES DAS FUNÇÕES DE AGÊNCIAS, QUE ESTÃO HÁ MAIS DE 10 ANOS SEM REVISÃO E DA MATRIZ QUE NÃO FORAM REVISADAS;

-QUE TODOS OS CARGOS CONTRATADOS PELO BANCO TENHAM DIREITO DE TER CARREIRA;

-REGULAMENTAR A DISPENSA DOS SEPTUAGENÁRIOS COM DIREITOS A PLANO DE SAÚDE,  PERCENTUAL DE TICKET ALIMENTAÇÃO; MULTA DE 40% DO FGTS E DEMAIS SALÁRIOS;

-DENTRE OUTROS PEDIDOS SALARIAIS.

AINDA, É FUNDAMENTAL DEFENDER QUE O ACORDO COLETIVO ANTES DE SER ASSINADO SEJA CONHECIDO, POR MEIO DE TELÃO, PELA CATEGORIA.

ATENÇÃO - Tão importante quanto conhecer nossa nova plataforma de comunicação é garantir aos colegas que ainda não se inscreveram para participar do Encontro dos Funcionários do Banpará 2022 o façam até as 17h da quarta-feira, 11 de Maio. O evento será realizado de forma virtual, na plataforma Zoom Meetings.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

segunda-feira, 9 de maio de 2022

BRINDES DO DIA DAS MÃES ENTREGUES COM SUCESSO




Em mais um dia de homenagens às Mães, a nossa Afbepa teve, mais uma vez, a honra de encaminhar a todas as nossas associadas os mimos desse dia, em Reconhecimento a essas Mulheres que são muito Especiais.


Foram centenas de kits enviados e distribuídos nas últimas semanas e ficamos imensamente felizes com o resultado obtido. Conseguimos suprir as entregas em todas as Unidades de Trabalho da capital e interior, assim como para as nossas associadas aposentadas que moram no Pará ou em outro Estado, o nosso compromisso é o de sempre buscar dar felicidade e arrancar um sorriso do rosto de cada Pessoa.



ENTREGAS PENDENTES – Apesar de nossos esforços algumas associadas deixaram de receber os seus presentinhos, por falta de colaboração da Sudep/Gesat, que não quis nos ajudar. Por isso, a nossa Associação pede que as associadas afastadas entrem em contato com a Afbepa, para que seja possível enviar o mimo, cheio de Carinho, para cada uma.


Contatos:
Fones: (91) 3212-1479 / 99247-6774 / 98897-9781 / 98319-5721/ 99265-3725

E-mails: afbepa.coragem@gmail.com
afbepa.ban@bol.com.br
afbepa@hotmail.com

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

domingo, 8 de maio de 2022

Um dia para celebrar e homenagear aquelas que são o princípio de tudo – as nossas Mães


 Do ventre materno aos primeiros passos, são as mães nossas primeiras referências de proteção e carinho em vida. Nem todas são mães, mas todas e todos viemos de uma mãe, uma pessoa que nos trouxe à luz e que nos propicia os primeiros ensinamentos sobre o que são as complexas relações sociais, quem somos nós como pessoas e os valores e princípios que nortearão as nossas vidas. São elas, as Mães, o princípio de tudo.

Agência São Brás

Agência São Brás

Ser mãe é ser afeto, mas também ser a mão que corrige e ensina. É lidar com os carinhos, as birras e também as inseguranças quando os filhos adoecem, se machucam ou sofrem algo que não é possível sanar num simples cuidado ou conselho. Ser mãe é assumir um cordão umbilical que mesmo após cortado no nascimento segue firme e forte ligando a mulher a suas crias, isso pelo resto da vida. É dor, é delícia e é uma missão de vida.
Agência Ananindeua Castanheira

Agência Ananindeua Castanheira

E por trás de toda mãe existe a mulher. A mulher que ama, sonha e que luta, porque não há outra opção além de lutar. Luta pelos filhos, luta pela sua casa, pela sua família, pelos seus sonhos e pelo que acredita. Que enfrenta jornadas de trabalho não só onde está empregada, mas também nos cuidados cotidianos com a família e no desafio que é conciliar tudo isso com sua vida íntima. É lutar pelo seu direito de se divertir, de se socializar, de cantar e dança

PAB Hospital das Clínicas

SUREG

SUREG
Pensando nessas mulheres, que merecem todo Respeito, homenagens e Vida Digna, além dos Parabéns e Reconhecimento, a Afbepa este ano oferta kits para que cada uma dessas Super Mulheres Fantásticas possam promover mais e mais cuidados consigo. Se sintam cada vez mais lindas e a vontade, mais fortes para enfrentar e vencer as batalhas do dia a dia.

PAB TJ DESEMBARGO

PAB TJ DESEMBARGO

PAB TJ DESEMBARGO
Nesse dia das Mães um efusivo parabéns a todas as mães, esses Seres Especiais e de Luz. Parabéns Mães,  Parabéns Mulheres!!!
Mãe deveria ser pra sempre❤️



UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA