quarta-feira, 6 de abril de 2022

AFBEPA REÚNE COM A PRESIDÊNCIA DO BANPARÁ E DISCUTE PAUTAS FUNDAMENTAIS PARA OS TRABALHADORES

Ofício levado para reunião pela Afbepa. Para leitura completa do ofício clicar nesse link



A nossa Associação reuniu no início da tarde de ontem, 5, com a Presidente do Banpará, Sra. Ruth Méllo, suas assessorias Angela Margarida Matos e Igor Barbosa Gonçalves, sendo debatidas e encaminhadas pautas fundamentais para nós Trabalhadores (as).

1) A Afbepa solicitou a definição do mês deste ano, que as Promoções por Antiguidade e Merecimento vão ocorrer.

A Presidente informou que ainda no 1° Semestre de 2022.

Essa pergunta é importante para nós, funcionárias e funcionários, porque são 2(dois) anos sem Valorização das nossas Vidas no Plano de Cargos e Salários, fato que nos retira qualidade de Vida, no presente e no futuro. É necessário lembrar que esses dois últimos anos, 2020 e 2021, foram anos do auge da pandemia e de muita entrega a nossa profissão e de colaboração para que as missões sociais e objetivos comerciais do Banco fossem cumpridos com Louvor e Bravura. O Funcionalismo do Banpará está de Parabéns por tudo o que Fez e Faz, e merece ter a sua Vida Valorizada.

2) outra pergunta se deu sobre o banco de horas negativo, vez que a Afbepa verifica, por denúncias, que continua a exigência para realização delas e o desconto do que é feito em horas extras, que abate nas horas negativas.

A Presidente nos disse que essa pauta está sendo encaminhada. O assessor Igor informou que não há mais realização de descontos, mas não é o que foi mostrado por nossa Associação. Há, a realização de horas extras e o desconto dessas horas abatido no banco de horas de quem, para o Banpará, deve horas, pois para a Justiça do Trabalho não há essa dívida, uma vez que era para o Banco ter disponibilizado o Teletrabalho.

A Afbepa vê que é preciso o Banpará comunicar às Unidades e à Sudep, que não é mais para abater as horas extras que forem feitas pelo funcionalismo no banco de horas negativo, e nem que descontos sejam promovidos sob o pretexto de débito de horas.

3) a Afbepa ficou preocupada com certas colocações, referentes a não aplicação do acordo para as rescisões compulsórias, aos 70 anos.

A Presidente nos informou que está sendo aplicado o acordo a essas rescisões. Foi apresentado pela nossa Associação um caso que a funcionária não recebeu os 40% de indenização. O caso ficou de ser revisto.

Ficou em aberto a regulamentação de uma política Digna de Final de Contrato, aos(as) colegas septuagenários(as).

4) a Afbepa vem, reiteradamente, questionando os ambientes tóxicos de trabalho e requerendo medidas que façam frente a isso.

A Presidente disse que isso lhe incomoda e que jamais ela concorda com esse tipo de ambiente.

É necessário tranquilidade e paz de espírito para trabalhar, além de motivação e Valorização, e que ela está conversando com a Dirad para encaminhar essa situação.

5) A nossa Associação questionou a Presidente, sobre de onde vem o poder dos Regionais sobre as Agências, haja vista, que não há disposição legal acerca de ingerências administrativas, mas somente comerciais. Essas ingerências são utilizadas pelos Regionais como fator de coação, para atingir exigências descabidas, como contenção de investimentos em café, lanches, água e refeições, chegando ao cúmulo de vedarem as Indenizações de Licença Prêmio e Horas aos funcionários(as). 

A Presidente nos falou do seu descontentamento diante disso e que haverá uma reunião com os Regionais para dialogarem sobre as suas atribuições. A Presidente nos disse, também, sobre a sua passagem pela Suneg, onde, em todos os momentos que exigiam maiores esforços dos funcionários(as), ela solicitava a compra de lanches e refeições. Que o funcionário (a) precisa se sentir prestigiado para se envolver com o trabalho.

A nossa Associação quer muito que tudo dê certo e que a maioria dos funcionários (as) trabalhem Valorizados, Satisfeitos e Felizes nos Locais de Trabalho.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

Um comentário:

Anônimo disse...

Senhor presidente do banpara servidores pmpa principalmente inativos PM se formaram fila ao sol e chuva e não tiveram excito ao empréstimo consignado devido a margem iof também tá muito alto juros porém estamos esperando solução para essa situação que foi para 180 vezes consignado e não teve nenhum policial que fez empréstimo consignado