terça-feira, 19 de abril de 2022

VISITA AS AGÊNCIAS DO BANPARÁ APONTAM FALTA DE POLÍTICAS VOLTADAS PARA MULHERES, GERENCIAMENTO DO BANCO DE HORAS POSITIVO E DE VALORIZAÇÃO DO TRABALHO



A Afbepa tem visitado muitas Unidades de Trabalho de Belém e de alguns municípios próximos, e há denúncias preocupantes, umas terríveis, que regridem ao tempo e outras Ilegais.

O lamentável de tudo isso é que se tratam de comportamentos há muito reprovados, onde nós Mulheres sofremos todo tipo de discriminações e já provamos que sabemos trabalhar e lidar com qualquer questão ou situação tão bem quanto o nosso oposto. Inclusive a nossa Associação já havia denunciado há uns 2(dois) anos atrás, ao Diretor Comercial, postura discriminatória contra as Mulheres, e ele ficou de tomar providências. 



Hoje, a Afbepa se depara com a mesma mentalidade, que " Mulher que tem filhos é problemática, por isso é  melhor um homem assumir função gratificada". Um desvirtuamento de quem sempre lutou para poder demonstrar a sua Capacidade e ter direito a Reconhecimento. O triste de tudo isso é quando uma mulher reproduz esse comportamento abominável!!

A Afbepa já solicitou à Presidente do Banpará que efetive Políticas de Pessoal, pois há carências, como algo que aja contra esse tipo de pensamento arcaico. O Banco tem se importado muito com a satisfação dos negócios,  mas esquece de trabalhar Políticas de Relacionamento, Respeito, Ajuda, Empatia, Tolerância etc.

OUTRA DENÚNCIA É 

A AFBEPA RECOMENDA QUE NENHUM FUNCIONÁRIO(A) ACEITE  NÃO REGISTRAR HORAS EXTRAS NO BANCO DE HORAS POSITIVO, e que como esse banco tem validade de um ano, o funcionário (a) combine com o seu Gesin o momento oportuno para folgar os 60%(sessenta por cento) de horas e os 40%(quarentapor cento) restantes deve ser pago no salário do mês, conforme reza o Acordo Coletivo.

E, por fim, em que pese a nossa Associação já haver denunciado e cobrado providências,

SE MANTÉM A PRÁTICA INACEITÁVEL DO FUNCIONÁRIO DE MAIS TEMPO NO BANPARÁ SER CONSIDERADO UM PESO PARA AS AGÊNCIAS, falta algo que dê um basta a essa conduta tacanha, vez que esse trabalhador (a) deve ser visto com Respeito, Receptividade, Carinho e Consideração. Uma pessoa que doou a sua juventude e força de trabalho em prol de outra, deveria ser celebrado. A visão de que esse funcionário (a) é uma despesa, desconsidera toda dedicação e lealdade que estão sendo dadas ao Banpará.

A nossa Associação já denunciou esse tipo de olhar dos gestores, pois deplorável e digno de repúdio.

Hoje, essas pessoas consideradas peso , não ganham nem terça parte do que deveriam ganhar, justamente pelo tempo dedicado. O Banco por várias vezes deixou de fazer os seus deveres em relação a nossa Valorização. Muitos funcionários (as) por quase 20(vinte) anos deixaram de ser promovidos e por mais de 12(doze) anos tiveram reajuste zero. Isso tudo é fato!!

A Afbepa tem dialogado com os colegas e detectado situações salariais muito aquém do que deveria ser praticada e em alguns casos pessoas com o mesmo tempo de Banco tratadas de forma díspare. Há colegas com 8(oito)anos no nível 1, outros com 7(sete) anos no 1 e com mais de 30 anos no Banco, no nível 11. A tabela do PCS vigente é de 35 níveis. Reflitam!!

A nossa Associação vê que alguém precisa fazer Comunicados informando que essas posturas Retrógradas, deSumanas, desRespeitosas e iLegais não se Coadunam com os Princípios e Valores do Banpará.

É PRECISO QUE A PRESIDENTE INFORME ISSO E ARRUME A CASA!!
QUEREMOS TAMBÉM POLÍTICAS DE PESSOAL COMO PRIORIDADE.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: