segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

BANPARÁ LANÇA COMUNICADO DIANTE DO CENÁRIO POLÍTICO INSTÁVEL, MAS IGNORA TECNOLOGIA

Na manhã da última segunda-feira, 30 de janeiro, a Afbepa protocolou ofício ao Presidente do Banpará, para que esmiuce mais essas mídias negativas que envolvem a pessoa do Banpará e que o Banco volte o seu olhar para as necessidades tecnológicas.


Clique aqui para ler o ofício.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

JOICE CARLA PRECISA DE AJUDA ATRAVÉS DE DOAÇÃO DE SANGUE E FRALDAS


Joice Carla Santos Braga, mãe da ex-estagiária do Banpará e ex-empregada da Afbepa, Evellyn Santos, Luta Bravamente contra um câncer e necessita muito da nossa Ajuda com doação de sangue, fraldas ou qualquer valor para custear os seus medicamentos.

Joice enfrenta uma anemia severa, consequência dessa doença perversa pela qual é acometida e, por isso, precisa, constantemente, de transfusões de sangue para sobreviver e certos remédios.

Então, mais uma vez, a Associação dos Funcionários do Banpará - Afbepa convida a todos a Ajudar essa Mulher Guerreira, ela precisa muito da nossa Sensibilidade, Amor e solidariedade. 

Doações 

Para doação de sangue, o interessado deve procurar o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Belém (IHEBE), na travessa Mauriti, 3045, entre João Paulo II e Almirante Barroso, no bairro do Marco. A tipagem é de O+, mas qualquer tipo será bem vindo. Ao chegar no local, informar que a doação é para a paciente Joyce Carla Santos Braga. 

No caso de itens de higiene pessoal,fraldas geriátricas (P e M), orientamos que sejam entregues na Afbepa, no Edifício Infante de Sagres, localizado na rua Senador Manoel Barata, 718, sala 308, bairro da Campina. Se preferir, entre em contato com a gente que vamos buscar, pelo número (91) 99247-6774 ou 3212-1479.

Para doação de qualquer valor *PIX 91982028148 


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA


 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

FUNCIONÁRIOS DA AGÊNCIA PALÁCIO SOFREM COM AMBIENTE DO TRABALHO INSALUBRE E RISCO DE DESABAMENTO DO PRÉDIO. CONFIRA AS FOTOS!

Paredes danificadas colocam em risco os funcionários e usuários.

Diante das condições precárias oferecidas aos funcionários e clientes da agência Palácio, a Afbepa protocolou um ofício, na manhã desta quinta-feira (26), cobrando, da Presidência do Banpará, Urgência quanto a necessidade de intervir na estrutura física do prédio que abriga o pessoal que ali trabalha, os clientes e usuários.

O local está cheio de focos de infiltrações e mofo, além de paredes com ferragens expostas e colunas de sustentação com rachaduras.

Clique aqui e leia o ofício na íntegra

Trechos do documento protocolado pela Associação pontua que , “em uma das colunas de sustentação da área de atendimento ao público, há um buraco e rachaduras escondidas por um tecido de TNT azul, o que a Afbepa enxerga ser um perigo, principalmente, por conta de ser um fator para um possível desabamento”. 

Não para por aí:

  • Atrás dos caixas, cartazes escondem as paredes danificadas;
  • Na parte superior, onde funciona a Retaguarda da Agência, o reboco está caindo;
  • A sala de arquivo está irrespirável devido ao mofo acumulado;
  • Foram observados focos de cupim;
  • Na varanda, sujeira por toda parte e pedaços de reboco pelo chão;
  • Portas com vidros quebrados;
  • Papel usado para tapar buracos nas portas;
  • A manta que reveste o piso toda rasgada;
  • E baldes aparando água da chuva que jorra do teto.

Confira as fotos (clique na imagem para ampliar):






UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

MÁSCARA CONTINUA SENDO UMA ALIADA CONTRA A COVID-19

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o país registrou 67 mortes em decorrência da Covid-19 e mais de 12 mil novos casos da doença em 24 horas. Segundo especialistas no assunto, esses dados representam uma certa estabilidade, no entanto, é preciso ficar atento para os sintomas e, também, para os cuidados, a fim de evitar contaminações por esse vírus, que tanto mal fez e faz a muitas pessoas.

Apesar de estável, os números ainda demonstram uma certa preocupação, principalmente pelo fato de que esse vírus continua ceifando muitas vidas. 

Desta forma, a Afbepa, mais uma vez, entende que o funcionalismo do Banpará está em perigo, já que, diariamente, as agências recebem centenas de pessoas, muitas sem a proteção básica que é o uso de máscaras.

Para se ter ideia, a Associação tomou conhecimento que alguns funcionários do Banpará começaram a apresentar sintomas gripais - febre, tosse, enjoos, além de dores de garganta, cabeça e no corpo - no local de trabalho. Desses, alguns que estão lotados nas unidades Matriz Nazaré e Barcarena foram afastados, depois de realizarem o teste e o mesmo apresentar resultado positivo.

Diante dos casos dentro das agências e matriz do Banpará, a Afbepa espera que a Diretoria Administrativa do Banpará tome providências cabíveis, para evitar que mais colegas adoeçam, no sentido de comunicar às Unidades de Trabalho as medidas a serem adotadas neste novo momento de recrudescimento do coronavírus.

O carnaval desponta e a possibilidade de aumento do quadro de infecções por Covid-19 é grande, portanto, que o Banpará atue na prevenção e no que deve ser feito quando houver contaminação no ambiente do trabalho, assim como do infectado ou familiar infectado.

Anvisa 

Se a situação pandêmica não fosse mais um problema, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um dos principais órgãos na luta contra a doença, não emitiria diversas orientações para a população acerca das formas de proteção para evitar o contágio.

Segundo o órgão, entre as medidas estão as não farmacológicas, como higienização das mãos com água e sabão, uso de máscara, limpeza de balcões e objetos com álcool 70%, afastamento imediato do empregado com sintomas gripais de suas atividades, além da limpeza e desinfeção de ambientes, seja domiciliar, seja do trabalho. 

Mas o que está sendo feito para proteger os bancários? A Afbepa entende que já passou da hora da Dirad do Banpará começar a editar normas e procedimentos sobre prevenção ao Coronavírus, a exemplo do retorno da máscara nos locais de trabalho.


#Proteja-se!


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

MOSTRA DE QUANTITATIVO DE FUNCIONÁRIOS(AS) NOS LOCAIS DE TRABALHO DEMONSTRA NECESSIDADE DE CONTRATAÇÕES


Desde que a Afbepa visitou a agência Viseu, no nordeste do Pará, e flagrou a Unidade operando com estrutura deficitária de funcionários(as), outras unidades foram ouvidas acerca do assunto e relatam o mesmo problema, o que tem gerado sobrecarga de trabalho para os demais colegas que, com garra e empenho, cumprem o seu papel como podem, a fim de que o Banpará continue oferecendo atendimento de qualidade para a população paraense.

A agência Viseu tinha 11 (onze) funcionários e agora possui apenas sete. Há uma queda brusca de 36% nesse quadro de pessoal, o que resulta em diversos problemas, um dos quais o atendimento à população, que nos dias de grande movimento, fica prejudicado; além da Retaguarda, que está com apenas uma funcionária que encampa todo o serviço sem um operativo(a) que a ajude.

Cansaço, stress, dores no corpo, no estômago, podem advir como dano desse baixo quantitativo de pessoas para realização dos serviços.

Na agência BR Ananindeua, a história é a mesma: há alguns meses a unidade atuava com 15 (quinze) trabalhadores - o que dava um respiro ao funcionalismo - e hoje tem apenas dez, uma queda de 33%. Em detalhes, dois colegas estão de licença saúde, um de licença maternidade e outro foi transferido, sendo que não houve reposição.

“Todos nós estamos sobrecarregados e o movimento está acumulado”, reclama um dos colegas. “Vale lembrar que o corpo Diretivo do Banco sabe desse déficit de trabalhadores aqui em Ananindeua, mas, ainda, não fez nada para reverter essa situação e seguimos aguardando. No mais, estamos diariamente seguindo com os afazeres - cansados - para não respingar nos clientes”, completou o desabafo.

Em Anajás, na Ilha do Marajó, os funcionários vivem a mesma realidade de déficit de funcionários: a estrutura é para 10 (dez) trabalhadores, mas a agência está, atualmente, com 7 (sete), sendo que um está cedido para outra unidade devido a problemas de saúde e outro goza de suas férias que tem direito, ou seja, apenas cinco estão atuando de fato, um déficit de 50%. 

Outras agências 

Após ter ciência dos fatos, a Associação dos Funcionários do Banpará entrou em contato com 26 agências, dos quais, 42% afirmaram estar funcionando abaixo do planejado, entre elas estão: Colares, Santo Antônio do Tauá, Cachoeira do Arari, Anajás, Salvaterra, Afuá, Moju, Oriximiná, Viseu, além de Regiões Metropolitanas, como Marituba e BR Ananindeua.

Na unidade do Banpará de Oriximiná, no Baixo Amazonas, está faltando um funcionário, sobretudo, no setor de atendimento. Essa baixa pode até representar um quantitativo pequeno em relação às outras unidades, no entanto, como o setor é composto por apenas duas pessoas, a perda nesse caso é de 50% no atendimento, gerando efeitos negativos.

Situação mais delicada na agência Moju, que está com um déficit de duas pessoas, sendo uma de férias e outra que foi transferida, mas não houve reposição. O quadro pode piorar, já que em meados de fevereiro outra funcionária irá se afastar por licença maternidade e o local passará a funcionar apenas com 4 (quatro) funcionários, sendo que o correto é para ser 7 (sete) trabalhadores.

Em Afuá, o quadro normal seria 9 (nove) trabalhadores, mas, no momento, estão com apenas 6 (seis), ou seja, menos três. Uma das principais reclamações são os muitos produtos criados pelo Banco que não acompanham o necessário número de funcionários(as), exigindo um grande sacrifício dos que estão indo trabalhar. “Chegamos no final do dia com um cansaço de uma semana”, lamentam.

Quem sente na pele esse problema são os funcionários(as) das agências Salvaterra e Colares, que relatam que muitos dos que estavam atuando nas unidades foram transferidos, mas, até o momento, não houve reposição do pessoal transferido. 

Em Santo Antônio do Tauá, os funcionários cobram uma reestruturação do quadro de pessoal, tendo em vista as demandas, já que a agência é nível 3.
 “Trabalharmos com uma estrutura menor do que o previsto para agência nível 3, e devido essa falta de pessoal estamos fazendo trabalho de duas ou três pessoas. Tem gente que está acumulando funções. Já foi pedido uma solução, mas até agora o que nos resta mesmo é se virar como podemos”, contou um dos funcionários.

Na Região Metropolitana de Belém, no município de Marituba, os funcionários laboram sob pressão devido ao número de demandas que não é compatível com a quantidade de profissionais naquela unidade. A informação obtida pela Afbepa é de que os setores de retaguarda e atendimento são os mais prejudicados, e que juntos, carecem de 5 (cinco) trabalhadores(as).

“Se falta gente para trabalhar nas várias tarefas diárias, alguém vai acabar assumindo demandas a mais. Já foi solicitado aos setores administrativos para que tenhamos a reposição desse pessoal, mas até agora os nossos pedidos não foram atendidos. Então, seguimos trabalhando dessa forma, pois o Banco não pode parar”, lamentaram os funcionários da agência Marituba.

Indignação 

Diante dos fatos, a Associação dos Funcionários do Banpará lamenta, profundamente, que muitos colegas estejam sendo penalizados e sobrecarregados por falta de estrutura de pessoal em diversas agências do Banpará. 

Vale lembrar que quem dá o Lucro e Resultado ao Banco são esses Locais de Trabalho e seus funcionários(as), portanto, essa inadequação não pode se manter. Ainda, é importante ressaltar que esse cenário propicia muitos adoecimentos, dentre os quais o psíquico e lesões.

A Afbepa segue de olhos abertos para essas e outras situações…e cobra respostas urgentes da Administração do Banpará, que seja imediatamente reposto o devido quantitativo de trabalhadores (as) nas Unidades que apresentam déficit.



UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

JOYCE CARLA PRECISA DE NOSSA AJUDA E AFBEPA INICIA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE E FRALDAS



O câncer atinge mais de 15 milhões de pessoas ao redor do mundo todos os anos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Infelizmente, a doença pode fazer vítimas pessoas próximas, como é o caso da mãe da ex-estagiária do Banpará e ex-empregada da nossa Associação, Evellyn Karolaine Alves, que neste momento de luta está precisando da sua doação de sangue e de fraldas geriátricas.


Desde 2019, quando a doença foi descoberta, Joyce Carla Santos Braga trava uma batalha para vencer o câncer, em idas e vindas aos hospitais, rotina de muito cansaço e dor para ela e para os familiares. Atualmente, a paciente oncológica conta com o apoio da família e de amigos mais próximos para arcar com custos em geral, como itens de higiene pessoal e fraldas, além de doação de sangue.


Joyce enfrenta uma anemia severa, consequência da doença ingrata pela qual é acometida e, por isso, precisa, constantemente, de transfusões de sangue para sobreviver.


Desta forma, a Associação dos Funcionários do Banpará (Afbepa) convida a todos os bancários(as) que, neste ato de amor e solidariedade, possam ajudar de alguma forma a mãe da nossa colega. 


Doações


Para doação de sangue, o interessado deve procurar o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Belém (IHEBE), na travessa Mauriti, 3045, entre João Paulo II e Almirante Barroso, no bairro do Marco. A tipagem é de O+, mas qualquer tipo será bem vindo. Ao chegar no local, informar que a doação é para a paciente Joyce Carla Santos Braga. 


No caso de itens de higiene pessoal e fraldas geriátricas (P e M), orientamos que sejam entregues na Afbepa, no Edifício Infante de Sagres, localizado na rua Senador Manoel Barata, 718, sala 308, bairro da Campina. Se preferir, entre em contato com a gente que vamos buscar, pelo número (91) 99247-6774 ou 3212-1479.


A nossa Associação estima a recuperação completa de mais essa batalha enfrentada por Joyce!



#ForçaEvellyn

#VamosAjudar



UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA



quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

DIRETOR DE RISCO DO BANPARÁ REPÕE AS VERDADES AO MERCADO ACERCA DE DENÚNCIAS VEICULADAS EM MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

 

Foto: Pedro Guerreiro/Ag.Pará.

A Afbepa e grande parte dos funcionários(as) do Banpará têm se deparado, cotidianamente, com notícias que visam atingir a honra do Banco e a da presidente afastada. Nos últimos dias, o jornal Valor Econômico,  fonte de informações de investidores, estampou manchete na página 30: “Suspeita de corrupção afasta CEO do Banpará".

Essa notícia publicada em jornal de repercussão nacional, causou espanto em todo o funcionalismo do Banpará, além de agravar ainda mais o clima de apreensão nos Bancários(as) e na sociedade e no mercado.

Desde que entrou em circulação, no último dia 14, nas bancas de todo Brasil, rapidamente a reportagem começou a ser compartilhada, também, nos grupos de WhatsApp.

Trechos da matéria expõe que o suposto crime “começou em setembro do ano passado, quando uma denúncia anônima feita por funcionários foi encaminhada para o conselho de administração”, e que a alta cúpula administrativa estava “interferindo no fluxo de pagamentos a fornecedores, cobrando propina para liberar esses pagamentos e favorecendo determinadas empresas”.

Critérios

 O caso provocou o afastamento da presidente da instituição, Ruth Pimentel Méllo, e do diretor financeiro, Vando Ferreira, pelo conselho de administração do Banco. Mas, “segundo documentos aos quais o Valor teve acesso, incluindo o relatório elaborado pelo comitê de auditoria, não foi possível comprovar tratativas ou concretização do recebimento de propina”, destaca o jornal. 

De acordo com o Valor, o Governo do Pará informou que “um dos requisitos para a indicação a cargos no Banpará é que a pessoa seja idônea e não tenha contra si nenhum fato que a desabone ou mesmo ponha em dúvida seu histórico profissional”, se referindo a presidente da instituição, Ruth Pimentel Méllo.

No último parágrafo da matéria, o governo paraense alega que não houve denúncia formal no conselho de administração. Na verdade, tudo deveria ser encaminhado via Sistema de Gerenciamento de Denúncias e recepcionadas pelo núcleo de controles internos e compliance, pois é esse órgão que faz a análise inicial e, no caso de denúncias especiais, envia para a auditoria interna.

Funcionalismo quer a defesa do Banpará

A Associação dos Funcionários do Banpará recebeu, com tristeza, essa notícia que mancha a imagem do Banpará por todo Brasil, afastando clientes e não só isso, investidores. Outro detalhe lamentável é o clima de desconfiança que só aumenta entre os funcionários que atuam nos quase 144 municípios do estado.

Resposta do Banpará

O Diretor de Controle, Risco e Relações com Investidores, João Bernardo Pereira Lima, emitiu uma nota de esclarecimento em resposta ao Ofício nº 9/2023/CVM/SEP/GEA-1, emitido pela Superintendência de Relações com Empresas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no último dia 16 de janeiro , acerca da notícia divulgada no jornal Valor Econômico.

Segundo João Bernardo, o Banco do Estado do Pará (Banpará) esclarece aos acionistas e ao mercado em geral que não há “indícios de ato intencional de um ou mais indivíduos da administração, que envolva dolo para obtenção de vantagem injusta ou ilegal e que o pagamento à empresa Lanlink [...] está em conformidade com os regulamentos internos do Banco, não sendo observada qualquer irregularidades e/ou falha que possam ensejar em prejuízo financeiro ou risco legal e operacional”.

A nota esclarece ainda que a denúncia anônima “foi objeto de notícia de fato ao Ministério Público do Trabalho [...], no qual o Procurador do Trabalho sugeriu o arquivamento do processo, pela inexistência de fundamento para a propositura de ação civil pública, encerrando a investigação”.

Vale ressaltar que o Banpará já havia emitido um comunicado, no dia 21 de novembro de 2022, esclarecendo o assunto, considerando que dentre os diversos exemplos citados na resolução, “nenhum faz menção ao caso de afastamento de membros da alta administração”, e que no mesmo dia, enviou ao CVM o “extrato da ata da reunião onde foi deliberado o afastamento dos administradores, respeitando o prazo de sete dias úteis, conforme Resolução CVM nº 80/2022, artigo 33, alínea V”.

Os documentos estão no site “Relações com Investidores” do Banpará para que possa ser consultado, garantindo a ampla e imediata divulgação das informações.

Por fim, a nota conclui que “a investigação em curso tem por finalidade dar início a procedimento de apuração perante a Comissão Especial Independente, a fim de verificar a existência de eventuais irregularidades, não caracterizando efetivo julgamento, deliberação ou orientação por parte desse Banco”. 

A Afbepa quer o melhor para o Banpará, o seu funcionalismo e toda a sociedade paraense, portanto, espera que o legítimo interesse do Banco seja defendido por quem quer o seu bem, e que o Banpará retorne ao caminho que vinha trilhando, de crescimento, Fortalecimento e participação na vida social da população.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

AFBEPA EM LUTA PELO BANPARÁ

A Afbepa esteve nesta manhã, reunindo com o Procurador Geral do Estado, acerca do atual momento vivenciado pelo Banpará, o seu Funcionalismo e toda a sociedade. 

A nossa Associação quer que o Banpará retome o seu rumo de excelente trabalho, em prol da sociedade paraense.

Confira as fotos da reunião:




UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

AFBEPA EM DEFESA DO BANPARÁ E DO FUNCIONALISMO

No fim da manhã de hoje, 12, a Afbepa, representadas pelas Diretoras Kátia Furtado e Joventina Marques, além da empregada da nossa Associação Silvani Dias, deu entrada no ofício 002/2023 ao Excelentíssimo Governador do Estado Sr. Helder Zahluth Barbalho e ao Procurador do Estado Sr. Dr. Ricardo Nasser Seffer, que objetiva que o Banpará retome os rumos que vinha trilhando sob a Direção da Presidente Ruth Pimentel Mélo, que, INDEVIDAMENTE foi afastada do Comando da Instituição. 

O documento entregue traz o pedido da Afbepa com amostra de 20% de funcionários (as) que o subscreveram. A nossa Associação não contou com tempo para encaminhá-lo para mais colegas.

A Afbepa, desde que a Presidente afastada tomou posse, vem acompanhando a sua administração, inclusive com a  abertura de diálogos por parte dela com a nossa Associação, em prol do Banpará e do Funcionalismo. Muitos atos praticados pela Presidente foram certeiros e dignos de louvor, como ela ter avocado para si Contratos e Licitação, matérias as quais tínhamos denúncias de abusos e excessos, mas que nenhum Presidente tinha tomado para si essa incumbência.

A outra questão tem a ver com o nosso Piso, em que Governos ditos democráticos e populares passaram, porém nunca atenderam esse nosso pedido específico.

Pois é!! Essa Presidente afastada atendeu, além de 10,90% no PISO SALARIAL DE TODOS OS CARGOS E TODOS OS NÍVEIS, também deu 13% de reajuste salarial. A Fenaban reajustou em 2022 os salários dos bancários do Brasil em 8,5%, menor que a inflação.

ISSO PARA A NOSSA ASSOCIAÇÃO NÃO TEM PREÇO, TEM SOMENTE GRATIDÃO.

O ESTATUTO DA AFBEPA DISPÕE:

Art. 2º A AFBEPA TEM AS SEGUINTES FINALIDADES PRIMORDIAIS:

(...)

IV. Posicionar-se em Defesa dos superiores interesses do Banco do Estado do Pará S.A e suas empresas.

(...)

E a nossa Afbepa não tem fugido à Luta, tanto para DEFENDER O BANPARÁ, QUANTO A NOSSA CLASSE.
 
Durante toda a pandemia atuamos corajosamente em Defesa do Banco, a exemplo de quando denunciamos ao Ministério Público do Estado o aluguel de 150 toldos e 1500 cadeiras com o custo de quase 7 milhões de reais. Um absurdo!!!

A nossa Associação tem Lutado bravamente desde 2007, em prol dos nossos Interesses e Direitos. O Plano de Cargos e Salários era para ser um Direito escrito em uma folha de papel. Não aceitamos o que o Banpará, o Governo e o Sindicato queriam fazer: NÃO EFETIVAR O NOSSO DIREITO. Gritamos e nos Indignamos para Implantar o nosso PCS, conseguimos na Justiça do Trabalho, com a Afbepa comandando a Luta.

E assim tem sido por toda a nossa trajetória de Lutas à frente da nossa Associação.

Hoje temos problemas que paralisam o Banpará, porque algumas pessoas más intencionadas querem assim. E a Afbepa está agindo, para defender os Legítimos Interesses do Banco, que passam pela volta da presidente, que ela se defenda das acusações, mas que continue à frente da administração do Banpará.

Chega de empurrar o Banco para o abismo, expondo a imagem e honra do Banco e de pessoas que estão fazendo o seu trabalho. Quem está prejudicado é o Banpará com perda de mercado e de investidores.

A Afbepa quer o melhor para o Banpará e o seu Funcionalismo!!

Leia abaixo o ofício protocolado ao Governador do Estado e ao Procurador Geral do Estado. (Aperte em cima da imagem para que ela seja ampliada)






UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA 

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

FUNCIONÁRIO DO BANPARÁ E ASSOCIADO DA AFBEPA RECEBE TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADÃO VIGIENSE PELO SERVIÇO PRESTADO À POPULAÇÃO

Jorge no centro segurando o Título Honorífico.

O gerente geral do Banpará e associado da Afbepa, Jorge Lima, recebeu o Título Honorífico de Cidadão Vigiense, durante sessão solene realizada no último dia 6, na Câmara Municipal de Vigia de Nazaré, no nordeste do Pará. O reconhecimento é uma das maiores honrarias concedidas pelos vereadores distritais as personalidades que realizaram atos de relevante interesse social em favor da população.

Jorge agradeceu a homenagem e enfatizou a responsabilidade que ele e sua equipe têm com o Banpará e, consequentemente, com os clientes.  “É um momento mais que especial, de comemoração, de alegria, mas que, ao mesmo tempo, nos traz muito mais responsabilidade em representar essa instituição perante os munícipes  e em estar trabalhando, cada vez mais, focado no desenvolvimento do Banco”, destacou.

Com quase quatro décadas de dedicação ao Banpará, Jorge começou a carreira em Barcarena, sendo transferido posteriormente para Belém, Agência Senador Lemos, onde atuou na Gerência de Serviços Interno (Gesin). Ainda na Gesin, passou por Alenquer e Xinguara. Recentemente participou da implantação da agência Colares. Como gerente geral atuou em Itaituba, Marabá, Tucuruí e Santa Izabel.

Em Vigia, Jorge completará três anos de gestão no próximo mês, pela segunda vez. “Independente da função que eu possa exercer, eu sou fã da minha Instituição e adoro meu trabalho. Sempre busco melhorar para fazer a diferença na prestação de serviços aos clientes. Costumo dizer que ‘os usuários ou clientes não veem até nós, por nossos olhos azuis’, e sim em busca de um bom e ágil serviço”, explicou.

A Associação dos Funcionários do Banpará estima sucesso ao nosso amigo e colega. Que os conhecimentos adquiridos ao longo desses 37 anos de dedicação ao Banco possam somar para que o Banpará caminhe para um futuro cada vez mais forte e sustentável. 

Jorge Lima à esquerda.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA


quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

AGÊNCIAS DE VISEU E BRAGANÇA SÃO VISITADAS PELA AFBEPA QUE É RECEBIDA COM CARINHO PELOS FUNCIONÁRIOS(AS)

Os trabalhos da Afbepa não param e logo após o início de 2023, a Associação começou uma nova rodada de visitas em diversas agências do Banpará, localizadas em Belém e no interior do Estado. Na última quarta-feira (4), por exemplo, a diretora presidenta, Kátia Furtado e a funcionária da Associação Silvani Dias, foram até os municípios de Viseu e Bragança. 

A equipe da Afbepa saiu de Belém por volta das 4h, chegando em Viseu às 10h30, ou seja, seis horas e meia de viagem. De lá, seguiu rumo a Bragança, mais duas horas de estrada. “Apesar da distância e das dificuldades encontradas pelo caminho, sempre ficamos com o coração alegre em encontrar os nossos amigos”, afirmou Kátia Furtado.

Nas duas unidades bancárias, a Afbepa foi recebida com alegria pelos(as) funcionários(as), oportunidade na qual fomos ouvidas por cada um(a). Muitos participaram também com perguntas, principalmente acerca do momento atual que versa sobre a falta de direção a que o Banco está submetido, assim como os problemas que vivenciam.

Os colegas levantaram outra questão: falta de orientação quanto aos que estão saindo da instituição com 70 anos e sobre o Acordo Coletivo celebrado, especificamente,  o banco de horas negativo.

Essas e outras questões foram, de forma detalhada, mostrada para o funcionalismo do Banpará de Viseu e Bragança, que escutou com atenção cada informação.

A Afbepa viu que em Viseu a estrutura de funcionários(as) está incompleta, sobrecarregando os demais. Para se ter uma ideia, a unidade atuava com 11 funcionários e agora possui apenas 7, que trabalham sobrecarregados para manter a agência funcionando. Inclusive foi visto que há proibição de pagar hora extra, o que é inaceitável.

"Em Viseu mais colegas se associaram e isso é muito importante, pois demonstra apoio, confiança e crença no nosso trabalho", diz Kátia.

Confira as fotos da visita:

AGÊNCIA VISEU





AGÊNCIA BRAGANÇA






UNIDOS SOMOS FORTES 
A DIREÇÃO DA AFBEPA
 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

BANPARÁ SUPRE NECESSIDADE DE 230 MIL FAMÍLIAS CARENTES POR MEIO DOS PAGAMENTOS DO VALE GÁS

Foto: Marco Santos / Ag. Pará.

Dados da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), dão conta de que só no final de 2022, durante a nova etapa do programa "Vale Gás", mais de 49 mil famílias foram beneficiadas com essa política social, o que representa quase R$ 5 milhões investidos pelo Governo do Estado. Ao todo, cerca de 230 mil famílias já foram contempladas desde o pagamento da 1ª parcela, em 2021.

A Afbepa lembra que o programa surgiu em meio à crise sanitária provocada pela Covid-19, como um benefício importante para a população mais vulnerável, espalhada pelos quatro cantos do Pará, muitas vivendo em regiões onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado baixo ou muito baixo.

Para que todos possam ter acesso ao auxílio, o Banpará, mais uma vez, se colocou à disposição como um instrumento essencial  na execução dessa tarefa, de cuidar dessa população, carente de tudo, levando inclusão, olhar Humano e Vida um pouco mais Digna.

O gerente de negócios da agência Marabá Cidade Nova, Sandro Ferreira Nascimento, reforçou a importância do Banco para o Estado. “O Banpará se fez presente na vida dos paraenses nos momentos mais difíceis, desde os empresários até a população mais carente. Se consolidando nos pagamentos dos benefícios sociais, com atendimento humanizado, deixando todos satisfeitos”, declarou.

E desta forma, o Banco está sendo a ponte entre o Estado e as mais de 159 mil famílias carentes que têm direito de receber o valor de R$100, que garante a compra de botijões de gás para o preparo da alimentação diária. Apesar do término do calendário vigente, conforme o decreto que regulamenta o programa, o benefício ficará disponível para saque por até 90 dias após a liberação da parcela.

“Quando conversamos com as pessoas, sentimos a satisfação no olhar de cada uma por terem sido bem tratadas, mesmo com as filas gigantescas que se formam durante o pagamento de algum programa. Não se trata apenas de pagamento e sim de relacionamento… desta forma que o Banpará vem se mostrando uma importante ferramenta também no âmbito social”, completou Sandro Ferreira.

São iniciativas como essas que garantem o mínimo para muitas pessoas que vivem com dificuldades, portanto, a Afbepa entende que o acesso aos programas sociais é fundamental, para que vidas sejam transformadas para melhor, e este feito não seria possível sem a ajuda do funcionalismo do Banpará, que desempenha um papel essencial no Banco.

Julia Oliveira da Silva, que atua no atendimento da agência Marituba, Região Metropolitana de Belém, acompanhou de perto o fluxo do pagamento, “Todas as unidades estão desempenhando de forma eficiente e organizada o pagamento para este público. O Banco e seus funcionários têm atuado com o objetivo de atender da melhor forma a todos e isso nos orgulha”, elogiou.

A Afbepa parabeniza mais uma vez o Banco do Estado do Pará, que está presente em praticamente todos os Municípios do Estado, cumprindo o seu papel de Banco Público.

Parabéns também aos funcionários(as) que garantem que a atividade do Banpará permaneça firme, forte, saudável e cheia de vida, pois quem ganha somos todos nós.


UNIDOS SOMOS FORTES 
A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

NOVAS REGRAS DO PIX JÁ ESTÃO VALENDO. CONFIRA O QUE MUDA!


Desde a última segunda-feira (3), o sistema de transferências instantâneas, ou mais conhecido como PIX, sofreu mudanças nas regras de uso da ferramenta, entre elas estão: o limite individual por transação deixa de existir; o horário noturno passará a ser personalizado e os valores das modalidades Pix Saque e Pix Troco aumentarão.

As alterações foram divulgadas pelo Banco Central (BC), e desde então, muitos brasileiros ficaram preocupados, principalmente com a divulgação de FAKE NEWS, a mais conhecida foi: “a equipe do presidente Lula vai instituir tributação sobre o Pix”, mas a informação foi imediatamente negada pelo Governo Federal.

Mas afinal, o que a população ganha com essas novas mudanças? A Afbepa analisou cada ponto e chegou a conclusão que as novas regras oferecerão mais segurança e flexibilidade ao mecanismo de pagamento. Vamos explicar cada ponto:

Limite Diário

Agora será possível transferir todo o limite diário em um único envio. Antes, se uma pessoa tinha um limite diário total de R$ 3.000, mas um limite de R$ 1.000 por transação, precisava fazer três transferências. Com a mudança poderá ser feita uma única transferência de R$ 3.000.

Pix saque e troco

Passou de R$ 500 para R$ 3.000 no período diurno, e de R$ 100 para R$ 1.000 no noturno.

Horário noturno

De acordo com o Banco Central, o horário do limite noturno poderá ser flexível e definido pelo cliente, se o banco oferecer essa opção. Hoje é das 20h às 6h, mas poderá começar às 22h, se o cliente quiser.

O que não mudou?

Uma regra que continua a mesma é a mudança de limite no valor. Se o consumidor quiser reduzir seus limites de Pix, a solicitação tem que ser atendida imediatamente. Caso deseje aumentar em algum momento, o banco tem um prazo de 24 horas a 48 horas para avaliar o pedido e aceitá-lo ou não.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

JANEIRO BRANCO: AFBEPA ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM A SAÚDE MENTAL


O Janeiro Branco é uma campanha criada para intensificar a reflexão e o debate sobre os cuidados necessários à saúde mental. A Afbepa abraça essa causa, principalmente por saber que cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No caso dos bancários(as), a nossa Associação chama atenção para o adoecimento mental quando esse está relacionado ao ambiente do trabalho, principalmente, pela pressão do dia a dia, assédio moral, cumprimento de metas, pagamento de benefícios sociais (quando aumenta o fluxo de clientes consideravelmente), além de assaltos, entre outros fatores.

A Afbepa evidência outro dado que deve ser observado com atenção… a International Stress Management Association (Isma-BR) chegou à conclusão que a síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, afeta, no Brasil, cerca de um terço (32%) da classe trabalhadora, colocando o nosso país à frente da China e dos Estados Unidos.


Segundo a mesma entidade, a ansiedade afeta quase 20 milhões de brasileiros (cerca de 9,3% da população). Isso inclui o transtorno obsessivo-compulsivo, problemas de fobia, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico.


O que a Afbepa pensa sobre?


É fato que a dinâmica de qualquer empresa, seja pública ou privada, só tem a melhorar com uma gestão de pessoal que se preocupa com a saúde mental dos seus funcionários(as). Cabeças saudáveis geram profissionais produtivos, que atingem bons níveis de bem-estar e saúde, ou seja muito menos absenteísmo. Somando todos esses aspectos, esses tendem a enfrentar com mais naturalidade os desafios da vida e do trabalho.


Campanhas como o Janeiro Branco servem para evidenciar questões que a sociedade - como um todo - pode estar deixando de lado. Entretanto, elas não devem ser tratadas como um momento único para lidar com aquele assunto - o trabalho deve ser contínuo.


O Banpará, atualmente, abriu mão de políticas de saúde e resolveu romper com contratos importantes para o seu Funcionalismo, a exemplo do atendimento psicológico e médico geriátrico. Esses atendimentos ajudaram muito os trabalhadores(as) e a Afbepa pede que retornem. 


Nós, da Associação dos Funcionários do Banpará, queremos, também, dizer aos nossos associados(as), que possuímos um serviço muito importante de psicoterapia, onde você pode ser atendido de forma presencial ou online. 


A Afbepa entende que é preciso estar bem psicologicamente para lidar com as rotinas do ambiente do trabalho e com as relações travadas, por isso, a Associação julga necessário esse atendimento, até porque os sinais de que a nossa saúde mental não vai bem, às vezes, é silenciosa. 


Entre em contato com a gente para tirar todas as dúvidas sobre o atendimento psicoterápico no número WhatsApp (91) 992476774.



UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA