sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
SEM ESTRUTURA DE PESSOAL "BORA BELÉM” SERÁ PAGO PELO BANPARÁ.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
ASSEMBLEIA GERAL APROVA POR UNANIMIDADE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2020
Assembleia Geral virtual de prestação de contas. |
A diretoria e associados (as) da Associação dos Funcionários do Banpará se reuniu virtualmente em assembleia geral nesta quarta-feira, 24, para analisar e aprovar a prestação de contas da Entidade, referente ao exercício do ano de 2020. O encontro foi aberto pela presidenta da Afbepa, Kátia Furtado, que fez a 1ª Convocação às 17h e 30min, e a 2ª às 18h, dando, assim, início à Assembleia Ordinária e, após isso, a funcionária da Afbepa Rosângela Silva, apresentou o balanço patrimonial, com os demonstrativos de receitas e investimentos da associação.
Com pouco mais de uma hora e meia de duração, foi apresentado o balanço da Associação de 2020, incluindo a distribuição de brindes de final de ano para todos os 949 associados (as). A presidenta Kátia furtado aproveitou a oportunidade para explicar que, devido a situação pandêmica e por questões de segurança com a saúde de todos, os demais brindes de datas comemorativas do dia das Mães e dos Pais não foram distribuídos em 2020.
Durante a apresentação, foram demonstrados os investimentos detalhados realizados por nossa Associação com honorários advocatícios dos escritórios contratados, que prestam assessoria jurídica na defesa de associados em Processos Trabalhistas e Administrativos Disciplinares; promoção de curso de Oratória; Internet; donativos e contribuições, Impressão gráfica, como a confecção de camisas da Campanha do PCCS; impressões coloridas em papel coche de cartões de natal para os associados; impressão da logomarca da Afbepa nos brindes de natal etc.
No final, os presentes aprovaram o Balanço Anual de 2020. A presidenta finalizou a reunião agradecendo por todo apoio durante o ano difícil que enfrentamos, mas com muita luta e união conseguimos vencer as adversidades sofridas e doloridas que entristeceram a nossa alma! Também, buscaremos Unidos a nossa Valorização junto ao Banpará.
Confira abaixo o Balanço Financeiro de 2020.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
BALANÇO FINANCEIRO/2020
A Associação dos Funcionários do
Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil
de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos.
A AFBEPA representa exclusivamente os
funcionários do Banpará associados a esta Entidade, em questões judiciais e
extrajudiciais.
A prestação de contas sempre ocorre no
mês de fevereiro, conforme Artigos 11 e 67 do Estatuto desta Entidade.
As informações apresentadas a seguir
são relativas ao exercício de 2020.
Servem como base, para demonstrar as
receitas e investimentos da AFBEPA no ano de 2020.
O desconto da mensalidade é feito em
contracheque e, também, por meio de débito automático para poupança programada
da Associação, e corresponde a apenas 1,5% do salário base de cada associado/a.
Os valores
que entram na AFBEPA não são fixos devido a solicitações de: Adesões,
cancelamentos, demissões e falecimentos de associados.
A AFBEPA tem 949 associados.
VALOR DAS MENSALIDADES PERCEBIDAS DOS
ASSOCIADOS EM 2020: R$595.819,33
EM QUE SE INVESTIU OS VALORES DAS
MENSALIDADES NO ANO DE 2020.
- TELEFONIA
FIXA E MÓVEL
- ALUGUEL
DA SEDE / CONDOMÍNIO
- ENERGIA
ELÉTRICA
- ASSESSORIA
JURÍDICA
- ASSESSORIA
CONTÁBIL
- INDENIZAÇÃO
COMPENSATÓRIA
- SALÁRIOS
e ORDENADOS / 13º SALÁRIO / FÉRIAS
- RESCISÃO
CONTRATUAL
- PLANO
DE SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS
- VALE
TRANSPORTE (FUNCIONÁRIOS / EMPRESA)
- INSS /
FGTS / PIS / TLPL / IPTU / IRRF
- TICKET
ALIMENTAÇÃO
- MATERIAL
DE EXPEDIENTE
- DESPESAS
COM COPA, COZINHA E MATERIAL DE LIMPEZA
- RESSARCIMENTOS
A ASSOCIADOS
- TRANSPORTE
- BRINDES
E EMBALAGENS
- DESPESAS
COM GRÁFICA
- COMBUSTÍVEL
- REFEIÇÃO
/ LANCHES
- DONATIVOS
E CONTRIBUÍÇÕES
- JUROS E
MULTAS
- INFORMÁTICA
- SAÚDE E
PREVENÇÃO
- DEPRECIAÇÃO
DE MÓVEIS E UTENSÍLIOS
- COMUNICAÇÃO
- CORREIOS
- SERVIÇOS
PRESTADOS
- BENS DE
NATUREZA PERMANENTE
- CARTÓRIO
- ESTACIONAMENTO
- DESPESAS
BANCÁRIAS
- MANUTENÇÃO
E REPAROS
- DIARISTA
- CURSOS.
TELEFONIA FIXA E MÓVEL - Consumo de 02 linhas fixas, linhas móveis TIM e 02
linhas móveis da OI: R$11.341,23.
ALUGUEL / CONDOMÍNIO - Aluguel da sede da AFBEPA; condomínio da sede da
AFBEPA; locação de veículos para visita às agências de Marituba, Benevides,
Santa Izabel e Castanhal - R$16.331,26.
HONORÁRIOS - Assessoria Jurídica / Assessoria contábil – R$89.791,01.
INDENIZAÇÃO COMPENSATÓRIA – Para a presidenta da AFBEPA -R$59.283,44.
SALÁRIOS e ORDENADOS - Funcionários da AFBEPA – R$81.683,46.
13º SALÁRIOS - Funcionários da AFBEPA – R$5.354,05.
FÉRIAS - Dos funcionários:
Márcio Dias, referente ao período
aquisitivo 2019/2020 e 2020/2021; Karen Helena referente ao período aquisitivo
2019/2020; e Rosângela Silva referente ao período aquisitivo 2019/2020 – R$10.485,25.
PLANO DE SAUDE - Dos funcionários da AFBEPA – R$18.176,53.
TICKET ALIMENTAÇÃO - Dos funcionários da AFBEPA – R$22.044,18.
RESCISÃO CONTRATUAL - Dos ex. funcionários da AFBEPA Jorge Vidal e Karen
Helena – R$6.868,14
VALE TRANSPORTE dos funcionários da AFBEPA – R$5.844,50.
VALE TRANSPORTE da empresa – R$1.730,00.
FGTS - Folha de pagamento – R$9.216,12.
INSS
- Folha de pagamento – R$36.002,85.
PIS
- Folha de pagamento – R$824,50.
TLPL
- R$214,71.
IRRF APLIC POUPANÇA – R$405,27.
IPTU – 722,20.
JUROS E MULTAS - Multa DCTF; atraso do pagamento da GPS do 13º
SALÁRIO/2020- R$397,38.
MATERIAL DE ESCRITÓRIO E EXPEDIENTE – R$948,09.
DESPESAS COM COPA / CANTINA / LIMPEZA- Material de limpeza, copa e cozinha – R$3.620,42.
DEVOLUÇÃO - Ressarcimentos a associados de descontos indevidos
- R$3.817,27.
ENERGIA ELÉTRICA – R$4.921,66.
DEPRECIAÇÃO DE MÓVEIS E UTENSÍLIOS – R$3.714,85.
COMUNICAÇÃO - Carregador de celular, crédito, capa e
película para o celular da AFBEPA que é utilizado pela jornalista - R$159,00
CORREIOS E MALOTES - Envio de máscaras via SEDEX para associados da
AFBEPA lotados em agências do interior; envio por SEDEX de brindes de natal à
associados lotados em agências do interior - R$3.164,66.
SAÚDE E PREVENÇÃO - Máscaras protetoras; álcool etílico hidratado
70% líquido para serem distribuídos à associados da AFBEPA; borrifadores;
realização de testes de covid-19 em associados e em funcionários da AFBEPA;
sanitização da AFBEPA (higienização contra o covid-19) - R$16.608,82.
DONATIVOS E CONTRIBUÍÇÕES – Duas coroas de flores por ocasião do
falecimento de associados da AFBEPA; doação de 40 cestas
básicas customizadas contendo 14 itens – R$2.940,00.
TRANSPORTES – Para diretora em reunião com o jurídico; para
empregados da AFBEPA em atividades externas da Associação, compra dos
brindes de natal; entrega de brindes de novos associados e associadas e para
associados afastados que fazem parte do grupo de risco; ida e volta para a
residência da presidenta da AFBEPA para pegar assinatura em documentos e
cheques; ida e volta para a agência Nazaré para fazer pagamentos – R$789,17.
INVESTIMENTOS COM INFORMÁTICA – Visita técnica para verificação dos
computadores da associação, manutenção e configuração de computadores;
manutenção preventiva e corretiva com troca de suprimentos da impressora desta
associação; configuração da impressora em um computador; verificação de sistema
e troca de cabos da impressora e computadores - R$1.719,97.
IMPRESSÃO GRÁFICA - Confecção de camisas da Campanha do PCCS;
impressões coloridas em papel coche de cartões de natal para os associados;
impressão da logomarca da AFBEPA nos brindes de natal - R$17.390,00.
ALIMENTAÇÃO e lanches em atividades da AFBEPA: idas às Unidades do Banpará
em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel e Castanhal; chamada
para Assembleia Geral Ordinária; panfletagem de jornais e calendários da
AFBEPA; distribuição de informativos e adesivos da Campanha de Valorização dos
Trabalhadores e Trabalhadoras no PCS; lanches para a Assembleia
Geral Ordinária e para empregados da AFBEPA em trabalhos
extraordinários por ocasião da Prestação de contas do exercício/2019,
pesquisa, organização e entrega de brindes do natal/2020 – R$5.965,22.
CARTÓRIO – Registro de Ata de Assembleia Geral Extraordinária
e reconhecimento de assinaturas – R$270,70.
BENS DE NATUREZA PERMANENTE – Celular para uso interno do jornalista da AFBEPA;
01 (Uma) central de ar GREE 18000 BTUS; 01 (uma) central de ar GREE 9000 BTUS; 02
(duas) poltronas Domarco; 02 (dois) puffs para a sala de espera da AFBEPA; 01
(um) balcão Itatiaia branco para a copa da AFBEPA; 01 (uma) poltrona
reclinável; 02 (duas) mesinhas de canto em madeira de 80x50x e 40x40 para a
sala de espera da AFBEPA; uma mesa e duas cadeiras em madeira jatobá para a
copa da AFBEPA – R$9.052,90.
BRINDES E EMBALAGENS - Brindes e embalagens de natal para os
associados da AFBEPA; agendas poéticas/2021 para sorteio aos associados e
associadas da AFBEPA – R$32.703,42.
CURSOS – Curso de oratória - R$1.000,00.
ESTACIONAMENTO – Uma vaga no estacionamento para a AFBEPA, pago
mensalmente - R$3.000,00.
DESPESAS BANCÁRIAS – Tarifas bancárias e retirada de talão de cheques
- R$1.305,02.
COMBUSTÍVEL – em atividades da AFBEPA: idas às Unidades
do Banpará em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel e
Castanhal; chamada para Assembleia Geral Ordinária; panfletagem de jornais e
calendários da AFBEPA; distribuição de informativos e adesivos da Campanha de
Valorização dos Trabalhadores e Trabalhadoras no PCS; reuniões com o jurídico
no mês de março e abril; atividades externas do empregado da AFBEPA por
ocasião da pandemia; idas às residências da presidenta e vice-presidenta para
assinaturas de cheques; ida à agência Nazaré para fazer pagamentos; levar
empregadas da AFBEPA em suas residências por ocasião dos serviços de
organização e entrega dos brindes de natal - R$6.777,94.
MANUTENÇÃO E REPAROS –
- Manutenção
de ar condicionado;
- Material
e manutenção do armário da copa;
- Material
e manutenção hidráulica do banheiro;
- Material
elétrico para manutenção do sistema elétrico da caixa de energia, centrais
de ar, aparelho de ar condicionado e televisão;
- Confecção
de uma capa para poltrona;
- Reforma
do sofá;
- Itens
de decoração para a AFBEPA;
- Material
para a confecção de um dreno para uma das centrais de ar;
- Instalação
do dreno da central de ar. – R$2.970,60.
SERVIÇOS PRESTADOS:
- Serviços
de Diarista;
- Médico
do trabalho – exames demissionais e admissional.
- Serviços
de eletricista prestados na recuperação do quadro de distribuição elétrica
da AFBEPA;
- Limpeza
de duas centrais de ar;
- Limpeza
de um parelho de ar condicionado;
- Transporte
e instalação de uma central de ar GREE de 18000 BTUS; 7-transporte e
instalação de uma central de ar Split GREE de 9000 BTUs Inverter;
- Transporte
de uma mesa de madeira e duas cadeiras;
- Adaptação
de pés de apoio em dois puffs da sala de espera;
- Serviços
prestados na organização dos brindes de natal;
- Serviços de motorista a serviço da AFBEPA, prestados no transporte de empregado da AFBEPA na panfletagem de jornais e calendários, na entrega dos brindes de natal com empregada da AFBEPA; e serviços prestados como carregador na entrega de brindes de natal com a empregada da AFBEPA– R$9.200,00
RECEITA OPERACIONAL
·
RECEITA BRUTA
COMPOSTA DE:
·
Contribuições dos
associados:................R$595.819,33
·
Reembolso de despesas descontados dos
empregados....
............................................................
R$ 16.494,19
·
Bonificações:.......................................R$
21.677,97
·
Receitas
diversas:................................R$
116,76
·
Receita
Bruta:..................................
R$ 634.108,25
- DESPESAS OPERACIONAIS COMPOSTA DE:
- Despesas Administrativas:...................R$ 239.788,50
- Despesas com pessoal:.......................R$ 212.459,55
- Despesas Tributárias:..........................R$
47.773,02
- Despesas Financeiras:.........................R$
1.305,02
- Despesas operacionais:....................R$ 501.326,09
RESULTADO DO EXERCÍCIO:...................R$ 132.782,16
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
A Associação dos Funcionários do BANPARÁ (AFBEPA), aqui representada por sua Diretoria Executiva, conforme Capítulo IX, Art. 67 e Capítulo IV, Art. 15, do Estatuto desta Entidade, vem, por meio do presente edital, convocar os(as) Associados(as) Efetivos(as) para participarem da Assembleia Geral ordinária (AGO) que se realizará em 24 de fevereiro de 2021, (Quarta-feira), às 17:30h, via aplicativo Zoom (considerando-se a necessidade da manutenção do distanciamento social até ulteriores), a fim de que seja deliberada a matéria adiante discriminada:
1) Prestação de contas do exercício de 2020
A AGO se instalará em 1ª Convocação às 17:30h, mediante a presença de
50% + 1 do total de Associados (art. 14 do Estatuto Social). Não havendo quórum
em 1ª Convocação, a AGO se instalará em 2ª Convocação, às 18:00h, com qualquer número
de presentes.
Visando evitar a aglomeração de pessoas, a participação
dos(as) associados(as) se dará de
forma totalmente virtualizada, mediante a utilização de smartphone/computador,
via aplicativo Zoom, o
qual está disponível para download no sítio
eletrônico www.zoom.us, bem como nas plataforma IOS/Apple(Apple Store) e
Android (Google Play).
O ID e senha para acesso à sessão digital serão
disponibilizados antes do início da 1ª Convocação, sendo que todos os
interessados em participar virtualmente da assembleia deverão instalar de
antemão o aplicativo em seus smartphones/computadores, bem como
deverão entrar em contato com a AFBEPA pelo Whastapp (91) 99247-6774/
(91) 98802-4098 até às 16:30h do dia de realização da assembleia, a fim de
receberem o ID, senha e todas as demais orientações e suporte técnico para
acesso e participação na Assembleia.
Belém, 18 de fevereiro de 2021.
KÁTIA LUÍZA SILVA FURTADO
Presidente - Diretoria Executiva AFBEPA