sexta-feira, 28 de setembro de 2018

MOMENTO DE DEVOÇÃO: AFBEPA SE REÚNE PARA RECEBER NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Não é à toa que o Círio de Nazaré também é conhecido como o Natal dos paraenses. É um momento de (re)nascimento, de renovação da fé, o clima de solidariedade toma conta das pessoas. Sentimos que o amor fica mais latente, mais vivo dentro de cada um. E é com este sentimento que a AFBEPA se reuniu para receber a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, na manhã desta sexta-feira, 28, em sua sede.

Hinos foram entoados, o Evangelho foi ouvido, testemunhos de fé e vida foram dados, preces e orações foram feitas para que Nossa Senhora de Nazaré atenda aos pedidos de seus fiéis. Restabelecimento da Saúde de amigos e familiares, paz e união nos lares foram alguns dos pedidos feitos à mãezinha e, pela fé, estamos certos de que seremos atendidos.



Para os presentes, com certeza, foi bom iniciar o dia nos sentindo mais abençoados e protegidos.


Que Nossa Senhora de Nazaré ilumine o coração de todos que são devotados à ela. Viva Nossa Senhora de Nazaré!

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

CANDIDATO A GOVERNADOR HELDER BARBALHO ASSINA DOCUMENTO COMPROMISSO COM OS BANCÁRIOS DO BANPARÁ

Na manhã desta quinta-feira, 27, o candidato a Governo pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Helder Barbalho, atendeu a AFBEPA, representada por sua presidenta Kátia Furtado e sua Tesoureira Joana Borges, após a sabatina promovida pela OAB Pará (Ordem dos Advogados do Brasil), em sua sede.
O documento compromisso foi apresentado pela AFBEPA, requerendo o comprometimento do candidato, caso eleito, com o fortalecimento, crescimento e manutenção do Banpará e com seu funcionalismo, visando à valorização da Vida.
Kátia explanou ao candidato o conteúdo do documento e os números econômicos e sociais do Banpará, a atuação do Banco na geração de emprego e renda, além dos pedidos dos empregados, relativos à sua Valorização. Após essa apresentação, o candidato ao Governo do Pará assinou o Compromisso. 
O encontro foi breve, mas uma importante questão referente à vida do Banco e à sua gestão foi objeto de pergunta da Presidenta da AFBEPA. Se ele pensa em nomear funcionários do quadro de carreira. O candidato respondeu que fará um diagnóstico acerca de perfis para ocupar a Direção do Banpará, sem deixar claro a sua preferência.
Joana Borges indagou acerca de contratações para o Banco, o que o candidato planeja. Ele afirmou que dará continuidade ao que está posto e estudará a situação. “Vamos dar seguimento à contratação dos selecionados no concurso público já realizado, até porque a ideia é seguir com a ampliação do Banpará em outros municípios”, afirmou. Kátia complementou se há opção em Terceirizar a atividade fim da empresa. O candidato disse que avaliará a necessidade de contratação. “Um diagnóstico do Banco deve ser feito para que vejamos a necessidade de contratações”, concluiu Helder Barbalho.
Abaixo, o documento assinado pelo candidato Helder Barbalho:

Clique para visualizar em tamanho maior

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa



quarta-feira, 26 de setembro de 2018

AFBEPA ENTREGA DOCUMENTO COMPROMISSO AOS CANDIDATOS A GOVERNO DO ESTADO

Clique para visualizar em tamanho maior
Na tarde de ontem, 25, a AFBEPA protocolou o Documento Compromisso, aos candidatos que pleiteiam governar o Estado do Pará. Desta feita, a Associação entregou o documento aos candidatos Márcio Miranda (DEM) e Cleber Rabelo (PSTU). No documento os candidatos se comprometem, se eleitos, com o Fortalecimento, Crescimento e Manutenção do Banpará, assim como a Valorização de seus Funcionários.
O candidato a Governo do Pará Márcio Miranda (DEM - Democratas) recebeu a AFBEPA, após o término de sua sabatina na OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, por volta de 16h. Foi explanado pela Presidenta, Kátia Furtado, e a Tesoureira da AFBEPA, Joana Borges, o teor do documento e os pedidos dos trabalhadores.
O candidato afirmou às representantes da AFBEPA que o Banpará está garantido em sua Política de Governo. “Eu tenho orgulho em dizer que o Banpará é um dos poucos bancos públicos estaduais existentes. Ele é patrimônio do povo do Pará e de vocês, funcionários”, enfatizou.
Márcio Miranda já se mostrava inteirado sobre alguns dados referentes ao Banco, os demais, foram inicialmente citados pela presidenta da Associação que destacou a importância do Funcionalismo para história e manutenção das atividades do Banpará. “Vale lembrar que a relação dos funcionários com o Banco do Estado do Pará é tão forte, que chegamos a emprestar 20% de nossos salários, por quase um ano, para que o Banco se mantivesse”, enfatizou Kátia Furtado.
A Tesoureira da Associação, Joana Borges, também indagou ao candidato sobre a questão das contratações, o candidato afirmou que os concursos públicos serão realizados e quem passar será chamado, registrando em sua fala que ele pretende aumentar o número de Unidades Bancárias e, em função disso, será necessário contratar.
Disse, ainda, sobre a área de fomento, que ele pretende investir os dividendos que o Estado recebe do Banco em microcrédito.
Falou, também, que respeita muito e prefere colocar nas funções que demandem certa competência técnica, assim como fez na ALEPA, os funcionários que integram o Quadro de Carreira existente na Política de Pessoal do Banpará.
Abaixo o documento compromisso assinado pelo candidato Márcio Miranda:



No início da noite, a AFBEPA foi até a sede do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), entregar o Documento Compromisso ao candidato Cleber Rabelo. “Neste documento, nós temos dados econômicos e sociais, de como está sendo a atuação do Banco no Estado, dos projetos que o Banco vem realizando”, assim a presidenta da AFBEPA começou a introduzir o documento ao candidato.
Ao receber o documento o candidato agradeceu, afirmando que ia se aprofundar ainda mais sobre as principais pautas do Banpará e de seu funcionalismo.
A conversa fluiu e, também, vimos que o candidato tem um forte compromisso com a coisa pública, assim como com a Valorização dos Trabalhadores. “Vemos que o objetivo é colocar pessoas competentes pagando pouco, então, a luta contra a terceirização, contra as privatizações, contra a Reforma Trabalhista, contra a Reforma da Previdência, a defesa das empresas 100% estatais sempre fizeram parte do nosso programa”, afirmou Cleber Rabelo.
Declarou, também, que o seu Governo irá se basear em conversa com as categorias trabalhistas, o que inclui a dos bancários do Banpará, realizando seminários com cada uma para discutir suas especificidades, suas reivindicações. Disse que seu governo se dará de forma coletiva e que garantirá a promoção de concursos públicos para ocupação de cargos.
SOLIDARIEDADE AO CANDIDATO DO PSTU
A Liberal vai promover no dia 02 de outubro um debate com os candidatos ao Governo do Pará. A princípio, o candidato do PSTU, Cleber Rabelo, estaria no debate, mas, o convite foi desfeito pela emissora. Desta forma, Cleber é o único candidato a governador do Estado que ficará de fora do debate.
Por que será?
A AFBEPA, enquanto Entidade Democrática formada por trabalhadores/eleitores lamenta essa atitude do Grupo Liberal, uma vez que vivemos em um Estado Democrático de Direito. Portando, o candidato deve ter as suas propostas ouvidas e compartilhadas com o Público, para que este tenha ciência de todas as opções oferecidas e possa votar de forma, realmente, consciente.

Abaixo o documento assinado por Cleber Rabelo:


AGENDA DA AFBEPA COM OS DEMAIS CANDIDATOS
Cumprindo a agenda de entrega do documento compromisso a todos os candidatos, amanhã (27), a AFBEPA se reúne às 10h com o candidato Hélder (MDB), após sua sabatina na OAB-PA, e, às 17h30, com o candidato Fernando Carneiro (PSOL), na sede do seu Partido.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

AFBEPA SOLICITA ASSEMBLEIA AO PATROCINADOR BANPARÁ PARA ESCLARECIMENTOS DA MUDANÇA DE GESTÃO DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR


A AFBEPA foi informada que o Fundo de Previdência Complementar do Banpará não está mais sendo gerido pela CAFBEP (Caixa de Previdência e Assistência aos Funcionários do Banco do Estado do Pará), mas pela ICATU, Seguradora de Vida, Previdência e Capitalização atuante no mercado e pouco conhecida dos funcionários do Banco.
Desta forma, a Associação protocolou ontem, 25, um documento que solicita uma assembleia com nossos colegas, participantes e interessados, a fim de que o Patrocinador Banpará explique essa mudança e a ICATU se apresente e preste os devidos esclarecimentos sobre a sua pessoa e atuação.
Abaixo o protocolo entregue:

Clique para visualizar em tamanho maior
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO 
Assessoria de Imprensa

terça-feira, 25 de setembro de 2018

DOCUMENTO COMPROMISSO COM O BANPARÁ E SEU FUNCIONALISMO É ENTREGUE AO CANDIDATO A GOVERNADOR PAULO ROCHA


Na tarde dessa segunda-feira (24), a AFBEPA, representada por sua presidenta Kátia Furtado e seu associado Carlos Said, esteve no gabinete do candidato a governador Paulo Rocha (PT), a fim de entregar o documento compromisso, no qual o candidato, se eleito, declara seu comprometimento com o Banpará e com seu funcionalismo.
Paulo Rocha recebeu e assinou rapidamente o documento, afirmando que possui várias propostas para o Banco e seu funcionalismo e que gostaria de discutir com a Associação em outro momento. Repassou nosso contato para que um de seus assessores marque uma reunião conosco em breve. 
Aguardamos o retorno do candidato para compartilharmos com nossos colegas os seus projetos referentes ao Banco do Estado do Pará e a nós, que fazemos parte desse Banco e dessa história.

DOCUMENTO COMPROMISSO ENTREGUE AO CANDIDATO (leia o documento na íntegra aqui):





UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

PRESTAÇÃO DE CONTAS: PAGAMENTO ACORDO

A Assessoria Jurídica da AFBEPA está enviando todas as prestações de contas daqueles beneficiários que já receberam seus valores. Entretanto, somente para o e-mail daqueles que informaram seus dados pelo aplicativo da Associação. Para os demais colegas receberem, há duas opções:
1- Envie uma mensagem do e-mail xxxxxxx@banparanet.com.br para o endereço atendimentobelem@tumaetorres.com.br solicitando o envio, e será enviada a prestação de contas para o mesmo e-mail do remetente;
2- Vá até a sede do escritório da nossa Assessoria Jurídica, no horário comercial, de terça a sexta-feira, para obter, presencialmente, a prestação. 

Por questões de controle e equacionamento de procedimentos, não serão aceitos pedidos via WhatsApp, considerando a quantidade de demandas.
Endereço Escritório Tuma e Torres Advogados Associados: Ed. Síntese Plaza, Av. Sen. Lemos, 791 - Salas 807/808 – Umarizal.
Telefones do escritório: (91) 3222-5746/ 99382-4679 
Por favor, compartilhe com os colegas interessados.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

AULAS DO CURSO DE EXCEL SÃO RETOMADAS NESTE MÊS SEGUINDO O PLANEJAMENTO PROPOSTO


Nossos associados inscritos no curso de Excel já estão dando continuidade ao módulo Básico. As aulas foram retomadas neste mês de setembro com algumas alterações de horários para satisfazer a necessidade de nossos colegas. Lembrando que essas modificações não afetam o planejamento de carga horária que está sendo mantido como combinado.
Devido à maioria dos colegas saírem tarde de seus trabalhos, as aulas agora começam às 19h e as duas turmas fazem o curso em dois dias na semana: às segundas e quartas-feiras e às terças e quintas. 
O ministrante do curso Fernando Loureiro reitera que, caso os alunos percam aula, devem entrar em contato com ele para ver o melhor dia e horário para reposição.
CURSO DE EXCEL OFERECIDO PELA AFBEPA AINDA DESPERTA INTERESSE DE FUNCIONÁRIOS
Mesmo com o início do curso no primeiro semestre, ainda neste mês de setembro, associados procuraram a AFBEPA para verificar a disponibilidade de vagas e o professor informou que havia uma na turma de segunda e quarta, e outra na turma de terça e quinta. Um funcionário  se associou para participar da turma de segunda e quarta-feira, logo, ainda há uma vaga na turma de terça e quinta-feira, quem quiser ainda pode se inscrever e aproveitar.
A AFBEPA se sente feliz em saber que o curso desperta grande interesse nos funcionários e que vai auxiliá-los melhor em seu trabalho e em seus demais projetos.
Vale ressaltar que o curso está sendo custeado integralmente pela AFBEPA. O único investimento do aluno é em seu próprio livro didático.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

AFBEPA VAI À CONCÓRDIA PRESTAR APOIO AOS COLEGAS DA AGÊNCIA EXPLODIDA NESTA SEMANA; A AGÊNCIA SANTA IZABEL TAMBÉM FOI VISITADA


Na terça-feira, 18, como informou a AFBEPA, ocorreu um assalto com reféns na Agência Concórdia do Pará. Nesse momento, estava dentro do Banco o vigilante, que sofreu o impacto da ação criminosa e foi levado como refém e, também, outros populares. Durante a ação, os criminosos também utilizaram muitos explosivos para abrir os caixas e cofre. Houve troca de tiros quando a polícia chegou.
Desta forma, ontem (19), A AFBEPA, representada por sua presidenta Kátia Furtado, acompanhada do Sindicato dos Bancários do Pará, esteve presente no município para entender melhor o caso, a fim de dar apoio, ajuda e carinho aos colegas que sofreram com a ação da quadrilha. Alguns deles, por morarem do lado da agência, estão abalados psicologicamente, principalmente pelo enorme barulho provocado com a explosão.
Ao chegar ao local à presidenta da AFBEPA se deparou com a agência bastante destruída, só escombros, entulhos e cédulas dilaceradas embaixo do cofre da Unidade.
A AFBEPA reuniu com os funcionários que, de um modo geral, se mostraram bastante abalados, devido já haverem suportado o sofrimento do assalto a “vapor” ocorrido em janeiro de 2016, quando o gerente geral e o tesoureiro serviram de escudos humanos para os criminosos.
Preocupa a situação do funcionário tesoureiro, que já foi vítima do outro assalto, e vê-se que está muito abalado com todo o ocorrido.

A nossa Associação já solicitou do Banco providências e acompanhamento aos colegas e, em especial, ao tesoureiro. A emissão do CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho – é outra questão a ser resolvida para quem mora ao lado do Banco, justamente para prevenir qualquer ocorrência de falta de saúde futura, relacionada a esse abalo.
A AFBEPA, também, considera importante que os colegas sejam alocados em local que supra a necessidade de pessoal do Banco e da forma que melhor convier aos colegas, com todos os direitos estabelecidos nos Normativos.

PRESIDENTA DA AFBEPA TAMBÉM VISITOU COLEGAS DE SANTA IZABEL
Hoje de manhã, 20, a presidenta da AFBEPA também foi à Agência Santa Izabel. Ao se reunir com os colegas dessa Unidade, falou sobre a Campanha Salarial deste ano e respondeu perguntas acerca do Acordo das Ações Coletivas, dentre as quais, estavam as dúvidas de funcionários que assumiram a função de tesoureiro, mas que no contracheque estava como Coordenador de Equipe ou Coordenador B, ou seja, com a nomenclatura errada.
A presidenta da AFBEPA orientou que busquem o Termo de Assunção de Função, que demonstra a função de tesoureiro, e encaminhem os seus pedidos de pagamento da 7ª e 8ª horas para a comissão do Banpará formada pelos funcionários Brian Bechara e Luciana Santos, a fim de regularizem e calculem o Direito desses trabalhadores pelo tempo que eles ficaram na função. No mais, foi muito produtivo e bacana o diálogo com os trabalhadores nessa Unidade de Trabalho.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

terça-feira, 18 de setembro de 2018

GRUPO DE CRIMINOSOS INVADE E EXPLODE A AGÊNCIA CONCÓRDIA DO PARÁ NESTA MADRUGADA


Na madruga dessa terça-feira, 18, por volta de 1h, um grupo de assaltantes fortemente armados invadiu a Agência Concórdia do Pará, realizando uma modalidade de roubo chamado “novo cangaço” ou “vapor noturno”. Estima-se que o bando era formado por cerca de 10 criminosos. 
Um dos funcionários da agência nos informou que vários funcionários, moradores das proximidades, ouviram barulhos da ação dos meliantes e que, ao chegarem no local, encontraram a agência parcialmente destruída. “Foi bem violento, pessoas que estavam na rua foram feitas reféns, o vigilante que estava na agência também, teve troca de tiros quando a polícia chegou e ainda explodiram o caixa forte”, relatou o funcionário.
DESDOBRAMENTOS
Segundo informações da Assessoria da Polícia Civil, polícias civil e militar já detiveram 3 suspeitos que estão sendo investigados.
Após a troca de tiros com a polícia, os bandidos pegaram o dinheiro e colocaram os reféns dentro de 2 carros, seguindo à Alça Viária, em direção ao município de Acará. Os reféns foram deixados em uma ponte e a caminhonete foi incendiada no meio da via para dificultar a perseguição policial.

É PRECISO SEGURANÇA: PRIVADA E PÚBLICA
Apesar da tranquilidade do lugar, como afirmou um morador, o número de casos de assaltos em agências do Banpará no interior do estado tem sido crescente. Vários funcionários vítimas e a própria imprensa local nos informam periodicamente de assaltos cada vez mais violentos que ocorrem em Unidades do Banpará no interior do estado.
É preciso que o Banco do Estado do Pará crie novos planos de segurança que se adequem a essa realidade. Nossos funcionários e a população local, que depende dos serviços do Banco, precisam se sentir mais protegidos. A vida precisa ser preservada. Por hora, os reféns têm saído ilesos, fisicamente falando, mas não precisamos que o pior aconteça para que uma atitude seja tomada.

PROVIDÊNCIAS ÁREA DE PESSOAL
A AFBEPA quer providências da Área de Pessoal, em relação à vida dos colegas. Como irão ficar, se a agência está destroçada?! 
Aguardamos posição dessa Superintendência, no sentido de proteger os colegas, vítimas desse grande abalo psicológico. 
A comunidade espera investimentos em Segurança, pois uma ação dessas causa grandes prejuízos, tanto na Vida dos trabalhadores como de toda a sociedade que precisa do Banpará.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

Imagens: Funcionários da agência.


quinta-feira, 13 de setembro de 2018

AFBEPA DISTRIBUI PANFLETOS QUE ESCLARECEM AS DÚVIDAS DOS FUNCIONÁRIOS SOBRE PONTO DO ACORDO DAS AÇÕES COLETIVAS




Nesta quinta-feira, 13, a AFBEPA iniciou a distribuição de panfletos que explicam ponto do Acordo das Ações Coletivas referente ao pagamento da 7ª e 8ª horas extras, visto que causou problema o Banpará não ter discriminado corretamente a base de cálculo dos honorários advocatícios contratuais (VALOR DAS HORAS EXTRAS MAIS O FGTS RECOLHIDO) no demonstrativo divulgado ao funcionalismo, público-alvo da Ação, mesmo conhecendo o inteiro teor do documento que assinou no MPT e Justiça do Trabalho da 8ª Região.
Na assembleia, que aceitou o Acordo por ampla maioria, o advogado Márcio Tuma, assessor jurídico da AFBEPA, um pouco antes teve conhecimento do demonstrativo calculado pelo Banco e alertou para o erro, veja o vídeo.

Dr. Márcio Tuma não autoriza o compartilhamento deste vídeo em outras mídias
A AFBEPA quer crer que houve uma falha para isso ter ocorrido, e espera que o Banco conserte o seu erro.
Conheça o documento que está sendo divulgado pela nossa Associação:

MANIFESTO AFBEPA – ACORDO DAS AÇÕES COLETIVAS

ACORDO 7ª E 8ª HORAS EXTRAS
A missão da AFBEPA é agir em prol de seus associados, melhorando suas condições de trabalho e de vida, com ética e transparência. E todas essas ações estão apoiadas em preceitos democráticos: sempre estamos abertos a dialogar com o funcionalismo, respondendo seus questionamentos.
Partindo desse pressuposto, alguns colegas possuem dúvidas acerca do valor final do pagamento e dos honorários advocatícios devidos sobre o Acordo de 7ª e 8ª horas extras.
Vamos relembrar.
§ NEGOCIAÇÃO INICIA EM ABRIL
Em 10 de abril, foi apresentada a primeira proposto de acordo pelo Banco. À época, o presidente admitiu a culpa de não ter chamado há mais tempo as Entidades para negociar.
§ O FUNCIONALISMO FOI CHAMADO PARA PARTICIPAR ATIVAMENTE DESSE PROCESSO ATRAVÉS DAS ASSEMBLEIAS
A AFBEPA convidou os trabalhadores a se fazerem presentes em assembleias que foram realizadas para debater, avaliar e decidir alguns assuntos, dentre eles a garantia de manifestação de vontade acerca de participar do Acordo (cláusula de Inclusão e Ejeção) e o pagamento de honorários advocatícios, que sempre foi ratificado pelos participantes em 15% e no MPT foi reduzido para 10% para o público alvo das execuções coletivas.
§ ATAS E TERMOS DE ACORDO DAS NEGOCIAÇÕES FORAM DISPONIBILIZADOS NAS REDES SOCIAIS DA AFBEPA:
Para informar nossos colegas sobre todo o processo realizado até chegarmos ao Acordo final, aprovado pela grande maioria, a AFBEPA disponibilizou em suas mídias sociais todos os documentos desse Acordo:
- Audiência de Conciliação em 15 de junho, mediada pelo TRT 8ª Região.
- Termo do Acordo Final de Mediação no MPT assinado em 18 de julho, com vários esclarecimentos ao público-alvo, o que inclui a informação acerca dos honorários advocatícios que devem incidir “na totalidade dos créditos a serem negociados e pagos”.
TRECHO DO ACORDO
Clique para ver em tamanho maior
§      FALTA DE TRANSPARÊNCIA DO BANCO:
A AFBEPA denunciou o não envio de planilhas, relatórios, valores por funcionário, por função e montante total a ser pago aos bancários. O Banco descumpria, assim, o Acordo firmado no TRT 8ª Região. O Banpará negou o acesso a essas informações, que somente foram repassadas a cada trabalhador no dia da Assembleia Geral.
A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, expôs essa situação de não transparência do Banco aos funcionários e foi vítima de assédio dentro da matriz do Banpará. Atitude inadmissível diante o direito de manifestação da nossa Entidade de Classe.
Na assembleia do dia 23 de julho, assim disse o Dr. Márcio Tuma:
 “O Banco divulgou um valor discriminativo colocando honorários com o FGTS por fora. Por quê? O FGTS inclui no provento econômico, ele está incluído como base de honorários, não tem porque ser diferente. É um valor que está ingressando; quem está aposentado já recebe, inclusive passa pela conta vinculada e depois já cai na poupança ou conta corrente; quem não estiver aposentado usa na casa própria. Então, o Banco tem usado sistematicamente de artifícios para jogar vocês contra nós [...]”. 
TRECHO DO DOCUMENTO DE HOMOLOGAÇÃO DO ACORDO REALIZADO NO TRT 8ª REGIÃO
Clique para ver em tamanho maior
Deste modo, se o beneficiário receber de Horas Extras R$- 4.000,00, vai pagar 10% de honorários = 400,00.
Desses 4.000,00 o Banco recolhe 8% de FGTS = 320,00 vezes 10% de honorários = 32,00.
Portanto, os honorários de quem ganhou R$-4.320,00 como proveito econômico da Ação Coletiva será de R$- 432,00. 
§ OUTRAS DÚVIDAS SOBRE PAGAMENTO DO ACORDO:
Alguns colegas têm entrado em contato para dizer que a quantia total informada pelo Banco não está sendo depositada. A AFBEPA explica que o Banco repassou um montante, porém, o pagamento é feito dentro de cada função exercida pelo funcionário. Logo, se o bancário exerceu 3 funções nesse período, ele vai receber 3 diferentes quantias, de cada função, em momentos distintos, a depender da Vara do Trabalho, totalizando, ao final, o montante informado.
Ao final de todo o pagamento, a Assessoria Jurídica da AFBEPA irá prestar contas com cada funcionário verificando se todos os valores repassados estão corretos. Aos bancários que quiserem acompanhar as questões referentes aos pagamentos, há um grupo no WhatsApp destinado a esse propósito. Basta entrar em contato com a presidenta da Associação, Kátia Furtado, pelo número (91) 98111 1703, para receber as instruções de ingresso no grupo.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa