segunda-feira, 30 de julho de 2018

BANPARÁ AGE COM ILEGALIDADE


A pretexto de punir suposta violação a certo dever funcional, o Banpará puniu, sem qualquer processo, alguns colegas, apenas acusou e puniu, passando por cima do Devido Processo, Contraditório e Ampla Defesa.
Essa não é a primeira vez que o Banco age desta forma, passando por cima de Direitos Basilares da Pessoa Humana.
Que tempos sombrios são esses, que se nega a aplicação de Direitos Fundamentais e insculpidos em cláusulas pétreas, justamente, para evitar que tempos de abuso e autoritarismo não retornem?
O Banpará sempre realizou o Processo Administrativo Disciplinar - PAD - para apurar falta ou inobservância de regras, esse é o trâmite,  no entanto, após a veiculação de um vídeo onde o Governador do Estado, acionista do Banco, responde à sociedade paraense acerca  de suposta conduta faltosa referente ao sistema de processamento do IGEPREV, o Banco, sem proceder a abertura do PAD, puniu, automaticamente, colegas inocentes.
Esse comportamento do Banpará é totalmente reprovável e ofende de sobremaneira o Estado Democrático e de Direito, não podemos aceitar que a pretexto de punir suposta transgressão, a Direção do Banco SUBTRAIA das Pessoas o Sagrado Direito de se Defender e, principalmente, de uma suposta falta, que deve ser apurada, com os meios e recursos inerentes ao Devido Processo Administrativo.
O que se constata dessas punições eivadas de ilegalidade, pois se negou aos funcionários o Sagrado e Fundamental Direito de Defesa, é que se precisava oferecer, imediatamente, ao Governador do Estado, culpados, especialmente, diante da briguinha existente entre grupos políticos. Assim, como em outras situações desse tipo, inocentes pagam por faltas, sem qualquer investigação e apuração.
O problema está, justamente, na falta de um Justo Processo Administrativo, a Lei está posta e deve ser cumprida, caso contrário, o caos se instala e, como consequência, a Insegurança Jurídica se estabelece.
A forma do Banpará tratar o assunto é reprovável e inaceitável!
Não podemos aceitar uma punição que não derive de um justo processo, onde a pessoa tenha todas as possibilidades amplas de se defender, se silenciarmos agora, há o risco que o Banco trate novas supostas faltas da mesma maneira, sem instauração de PAD, subtraindo o Devido Processo, o Contraditório e a Ampla Defesa.
No vídeo, o Governador informa sobre a Instauração de PAD para punir os culpados, mas, na prática, não houve instauração do mesmo, apenas se puniu INOCENTES, haja vista, não ter sido aberto o Devido Processo.
A AFBEPA presta Solidariedade aos colegas que sofreram em suas Vidas esse tipo de medida e cobrará das autoridades competentes atitudes que devolvam aos funcionários o mesmo estado de antes, além de outras que coíbam e previnam esse tipo de ilegalidade.

INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA É UMA NECESSIDADE
Não é de hoje que a AFBEPA clama por investimentos em tecnologia, uma vez que essa falta de um sistema operante é muito sentida nas Agências e PABs, quando se atende  ou não se consegue atender um cliente. Os sistemas que o Banco opera, se percebe, carecem de melhorias e, quem tem a Gestão da Empresa é o Responsável por dar as necessárias respostas.
Para a AFBEPA, o Banco tem o dever de responder as perguntas por investimentos que há muito são exigidas, quer seja pelos funcionários que se esmeram e buscam toda a eficiência possível no atendimento ao cliente, quer seja pela Sociedade.
O poder de gestão e condução das políticas é do Banpará, se falta maiores investimentos e melhorias em tecnologia, quem decide não é o funcionário, mas a Diretoria colegiada.
Para a AFBEPA passa por essa análise toda e qualquer avaliação que se faça sobre esse problema.
Não podemos aceitar que qualquer colega trabalhador seja oferecido ao Governador como causador de uma situação que há tempos pede socorro.
Desta feita, a Direção do Banpará peca por não assumir as falhas dessa Área, oriundas de carência por maiores investimentos, que conta com um funcionalismo competente, dedicado, leal e cumpridor dos seus deveres.
Queremos Segurança e Justiça!!!

UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA   
  

sexta-feira, 27 de julho de 2018

A AFBEPA FELICITA A NOSSA PRESIDENTA POR MAIS UM ANO DE VIDA


Dia 27 de julho é a data em que uma mulher forte, que faz parte da AFBEPA, nasceu. Todos nós parabenizamos a nossa presidenta Kátia Furtado por mais um ano de vida!
Mãe, esposa, trabalhadora, Kátia desempenha todas estas funções e ainda tem força e coragem para lutar com nossos colegas bancários por Direitos, que assegurem melhores condições de trabalho, de vida.
Ao longo destes anos na AFBEPA, colegas de trabalho e de luta se tornaram amigos que também a parabenizam neste dia. “Kátia, querida amiga, parabéns por mais um ano conosco. A vida é uma dádiva divina que poucos como você aproveitam para espalhar o bem a todos que a cercam. És uma amiga fiel. Comprometida com todas as causas que beneficiam a humanidade. Que Deus te abençoe hoje e sempre com muita saúde, paz, sabedoria e vitórias! Salve Kátia Guerreira! Grande beijo!”, felicitou a vice-presidenta da AFBEPA, Cristina Quadros.
Estes também são os votos da AFBEPA, para que sua vida seja abençoada hoje e sempre. Felicidades, Kátia!
UNIDOS SOMOS FORTES!

quinta-feira, 26 de julho de 2018

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O SISTEMA DO BANPARÁ?


Durante quase todos os dias, o sistema do Banpará funciona, no geral, normalmente. Mas, já é notado pelos funcionários do Banco que, quando chega o período de pagamento dos servidores públicos ativos e inativos, geralmente, o sistema começa a apresentar problemas; muitas vezes sai do ar por horas a fio. Se pensa que há uma conspiração contra o Banco.

Nesta quinta-feira, 26, a AFBEPA recebeu denúncias de Unidades do Banpará sobre o atraso dos pagamentos, devido esse problema no sistema.

Um colega informou, que até ontem (25), quando o sistema não estava sendo muito utilizado, o serviço também ficou indisponível. Hoje, ele relatou que atendeu uma senhora aposentada que queria o seu pagamento, porém, isto não foi viabilizado, porque a plataforma do serviço foi suspensa.

Pelo que foi verificado, este é um problema geral. Um colega, que é técnico bancário de outra agência, informou que os funcionários receberam e-mails da Direção do Banco para suspender os serviços relacionados ao crédito e ao IGEPREV, para que, assim, o setor técnico tente resolver esse problema ainda hoje – segundo informava o e-mail.

Alguns colegas relatam que esse não é um problema de agora, o sistema fica fora do ar nesses períodos de pagamento há pelo menos 3 meses seguidos, o que acaba por levantar a suspeita de que pode haver um boicote contra a instituição.

O Banpará, por meio de sua assessoria, informou que ocorreu um problema no processamento do arquivo de pagamento do IGEPREV e que estão trabalhando para normalizar o serviço. Se este processo demorar mais que o planejado, o horário de pagamento será estendido até às 17h para não prejudicar os aposentados que tiveram que se deslocar até às agências.

A AFBEPA espera que esse problema seja resolvido, pois, o Banpará é um Banco muito importante para a sociedade paraense e o seu funcionalismo se esmera para atender com eficiência a todos que buscam pelos seus serviços.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

terça-feira, 24 de julho de 2018

ACORDO SOBRE 7ª E 8ª HORAS EXTRAS É APROVADO EM ASSEMBLEIA GERAL


Na noite desta segunda-feira, 23, houve a aprovação do acordo referente às 7ª e 8ª horas extras pela maioria dos presentes, na Assembleia Geral Extraordinária conjunta da AFBEPA e Sindicato dos Bancários.


ESCLARECIMENTOS SOBRE AS PRINCIPAIS DÚVIDAS:
“Possuo ação individual, como faço para me incluir no acordo?”
Dentro do prazo de 10 dias úteis, a contar da homologação judicial do acordo, o funcionário com ação individual pode se incluir no acordo, com a presença do mesmo advogado constituído durante a execução individual.

“Não concordo com o acordo, como faço para sair?”
Aos colegas que não concordam com o que está posto, podem se ejetar no prazo de cinco dias úteis a partir da data da homologação judicial do acordo.

“Como será feito este pagamento?”
O prazo para pagamento das horas extras pelo Banpará é de 72 horas, feito em parcela única.

Para mais detalhes sobre o acordo, acesse aqui.
UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 19 de julho de 2018

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


A Associação dos Funcionários do BANPARÀ (AFBEPA), aqui representada por sua Diretoria Executiva, na forma do art. 13, II, combinado com o art. 11, Parágrafo Segundo do Estatuto Social vigente, vem, por meio do presente edital, convocar o público-alvo abaixo identificado, para participar da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que se realizará em 23.07.2018, às 18:30h, na sede do Sindicato dos Bancários, sito à Rua 28 de Setembro n. 1210, Reduto, Belém-Pa, a fim de deliberarem sobre as matérias adiante discriminadas:

a. Análise e aprovação do Termo de Acordo em Mediação firmado em 18.07.2018 pela AFBEPA, SEEB e Banpará, com a interveniência do Ministério Público do Trabalho, acerca do tema AÇÕES COLETIVAS DE 7ª E 8ª HORAS EXTRAS, conforme inteiro teor em anexo a este edital de convocação.


Público-Alvo: Associados da AFBEPA que exerceram, em qualquer caráter, as funções de tesoureiro, secretário, operador de computador, analista, gerente de projetos, agente de área e administrador de banco de dados, com jornada de 8h, no período entre setembro/2008 e junho/2017, sendo indiferente que tenham ajuizado ou não ação executiva individual.   


Para garantir o direito ao voto na assembleia, é imprescindível que cada bancário leve consigo sua proposta de cálculo impressa ou ficha perfil, pois assim poderão credenciar-se rapidamente sem depender de consulta no local.

A AGE se instalará em 1ª Convocação às 18:30h, mediante a presença de 50% + 1 do total de Associados (art. 14 do Estatuto Social). Não havendo quórum em 1ª Convocação, a AGE se instalará em 2ª Convocação, às 19:00h, com qualquer número de presentes.


Belém, 19 de julho de 2018.


A DIRETORIA

AÇÕES COLETIVAS BANPARÁ – URGENTE!

Na última quarta-feira (18), após exaustivas negociações que se estenderam até às 21:00h, na sede do Ministério Público do Trabalho da 8ª Região, foi firmado Termo de Acordo em Mediação, entre a AFBEPA, o SEEB e o Banpará, com a intervenção do Representante do Ministério Público do Trabalho, o qual encerrou etapa de negociação que perdurava desde abril de 2018.
A próxima etapa é a aprovação do acordo firmado, que será submetido à assembleia geral extraordinária conjunta das Entidades de Classe, a ser realizada na próxima segunda-feira (23), na sede do SEEB, às 19h.
O que melhora em relação à proposta direta que vinha sendo apresentada?
a) O pagamento será realizado em parcela única, em 72h, contados do final dos prazos de 5 ou 10 dias, para ejeção ou inclusão no acordo, respectivamente.
b) Pactuou-se a ampliação linear do percentual de correção monetária para 7% do crédito devido.
c) O Banpará desistirá de todos os recursos pendentes nas ações coletivas envolvidas no acordo.
d) Os honorários advocatícios contratuais serão de 10% para quem não possui execução individual.
e) Restabeleceu-se o prazo de 30 dias para o empregado questionar o montante apurado a partir da metodologia proposta, acrescido de 60 dias para apresentar impugnação ao mesmo.
Quando vai ser mostrado o cálculo?
O extrato com os valores detalhados será demonstrado individualmente a cada trabalhador público-alvo das ações executadas coletiva ou individualmente até o dia 23, às 10h, na intranet.
Quem participa da assembleia?
Podem participar da assembleia conjunta (AFBEPA e SEEB), com direito a voz e voto, os empregados que exerceram, em qualquer caráter, as funções de tesoureiro, secretário, operador de computador, analista, gerente de projetos, agente de área e administrador de banco de dados, com jornada de 8h, no período entre setembro/2008 e junho/2017, sendo indiferente que tenham ajuizado ou não ação executiva individual.
Para garantir o direito ao voto na assembleia, é imprescindível que cada bancário leve consigo sua proposta de cálculo impressa ou ficha perfil, pois assim poderão credenciar-se rapidamente sem depender de consulta no local.
Dos prazos 5 e 10 dias úteis
A contar da homologação em juízo, fluirão os seguintes prazos:
a) 5 dias úteis para aquele beneficiário que não ajuizou execução individual se EJETAR do acordo, e buscar a satisfação integral do seu crédito pela via executiva individual, se assim quiser.
b) 10 dias úteis para aquele beneficiário que ajuizou ação executiva individual se INCLUIR no acordo, por aceitar o valor proposto pelo Banco, abdicando de receber a quantia integral pela via da execução individual.
Na hipótese da letra “b”, será indispensável a presença do seu advogado nas tratativas para inclusão no acordo. Por essa razão, caso o beneficiário veja possibilidade em se INCLUIR no acordo, deve procurar, imediatamente após a homologação do acordo judicial, a assessoria jurídica que lhe representa, para tratar desse tema.   
O beneficiário que possui ação executiva individual e não deseja se incluir no acordo, prosseguirá normalmente em sua ação, sem a necessidade de adotar qualquer procedimento.
Tanto a EJEÇÃO, quanto a INCLUSÃO, serão formalizadas junto à Comissão formada pela AFBEPA, SEEB e Banpará, que ficará sediada em local a ser informado na assembleia do dia 23.
Fica assegurado aos empregados que estão afastados por algum motivo, o direito de ter seu prazo contado quando do retorno ao trabalho.
30 e 60 dias
Se o bancário detectar qualquer erro material no cálculo, poderá manifestar o interesse em questionar o mesmo, no prazo de 30 dias, em formulário próprio disponibilizado para esse fim. Decorridos esses 30 dias, haverá mais 60 dias para apresentação da impugnação fundamentada dos cálculos junto ao Banpará. O Banpará, então, terá mais 30 dias para fazer os ajustes devidos, sob pena de pagar multa de 7% sobre a diferença existente.
A AFBEPA destaca o papel fundamental de sua assessoria jurídica na condução de todos os trabalhos, desde 2013, e, nesta reta final, tem o sentimento de dever cumprido, por corroborar o respeito aos direitos trabalhistas dos empregados do Banpará, o que é absoluta prioridade desta Diretoria.
Veja a íntegra do acordo aqui.
A DIRETORIA

7ª e 8ª HORAS EXTRAS: TEMOS UM ACORDO



 
Colegas, 

Conforme comunicado anteriormente, a presidenta Kátia Furtado está de férias e eu, Cristina Quadros, estou na presidência da AFBEPA em substituição.
Ontem, dia 18.07.2018, estivemos reunidos por quase 10 horas, a partir de 11h no MPT – Ministério Público do Trabalho.
Após esta maratona, finalmente, AFBEPA, Sindicato e Banpará fecharam acordo referente às ações de 7ª e 8ª horas extras, acordo este que será divulgado mais tarde e que será submetido à aprovação da assembleia conjunta, que será realizada na segunda-feira, dia 23.07.2018
Mantenham-se antenados, pois, maiores informações serão repassadas através dos meios de comunicação das entidades.

Cristina Quadros
Presidente em exercício

segunda-feira, 16 de julho de 2018

PLANTÃO JURÍDICO NA AFBEPA: EXPEDIENTE EM JULHO


Informamos aos nossos colegas bancários que, em julho, continuará havendo o Plantão Jurídico na AFBEPA.
Durante este mês, a Dra Shirley Araújo atenderá aos interessados às quartas-feiras, de 10h30 às 16h30, na sede da AFBEPA.
O atendimento voltará às quintas-feiras, neste mesmo horário, a partir da primeira semana de agosto, no dia 2.
A AFBEPA está localizada na Rua Senador Manoel Barata, n. 718 (Campina), entre av. Presidente Vargas e Tv. 1° de Março, no Ed. Infante de Sagres, sala 308.
Dúvidas? É só ligar: 3212-1457/ 1479, (91) 99247-6774 (WhatsApp).
UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 13 de julho de 2018

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO GERAL – AÇÕES COLETIVAS


A Associação dos Funcionários do BANPARÁ (AFBEPA), aqui representada por sua Diretoria Executiva, na forma do art. 13, II, combinado com o art. 11, Parágrafo Segundo do Estatuto Social vigente, vem, por meio do presente edital, convocar os Associados Efetivos, para participarem da REUNIÃO GERAL que se realizará em 17.07.2018 (terça-feira), às 18h30, no Salão de Convenções do Edifício Síntese Plaza, sito à Avenida Senador Lemos, n. 791, Umarizal (Belém-PA), a fim de deliberarem sobre as matérias adiante discriminadas:
a)  Debate amplo e geral a respeito das ações coletivas de 7ª e 8ª horas extras, tanto no aspecto das execuções individuais, quanto no aspecto das execuções coletivas, tratativas com o Banco, esclarecimento de dúvidas, prazos de recebimento, honorários advocatícios, percentuais de recebimento e detalhamento minucioso da metodologia de cálculo.

Belém, 13 de julho de 2018.



DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 12 de julho de 2018

COMUNICADO: EXPEDIENTE PARA O MÊS DE JULHO NA AFBEPA


No mês de julho, a AFBEPA continua aberta para atender nossos colegas bancários da melhor forma possível.
Informamos também que a presidenta da Associação, Kátia Furtado, entra de férias hoje, 12 de julho. Afinal, é preciso recarregar as energias depois de um ano de trabalho, para, no próximo semestre, continuar lutando por nossas causas, junto com nossos colegas. 
Em sua ausência, a vice-presidenta, Tereza Cristina Quadros, e a 1ª Tesoureira da Associação, Edileuza Silva, ficarão dando o apoio necessário. Cristina Quadros dará este suporte até dia 23 de julho, data em que também precisará tirar suas férias. Edileuza Silva permanece todo o mês.
Desta forma, quem tiver notificação de processo administrativo ou quiser qualquer outro esclarecimento deve entrar em contato diretamente com a AFBEPA, no mês de julho, de 9h às 18h, de segunda à sexta-feira, pelos números: 3212-1457/ 1479, (91) 9247-6774 (WhatsApp).
Se quiser vir ao local, as portas também estão abertas. Nosso endereço fica na Rua Senador Manoel Barata, n. 718 (Campina), entre av. Presidente Vargas e Tv. 1° de Março, no Ed. Infante de Sagres, sala 308.

UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 11 de julho de 2018

BANCO ADOTA CONDUTA ANTISSINDICAL E DE ASSÉDIO MORAL CONTRA A AFBEPA


Na última quinta-feira, 05 de julho, durante a distribuição de material da AFBEPA, na Matriz do Banpará, a Presidenta da Associação, Kátia Furtado, foi assediada moralmente, de forma gravíssima, em atitude nunca antes registrada na história recente do Banco, lhe levando, inclusive, a ser atendida na urgência da Unimed no dia do ocorrido.
O acordo coletivo da categoria garante à Presidenta da AFBEPA o livre acesso às dependências do Banco, justamente para que possa comunicar as pautas da Associação, manter informada a categoria dos assuntos de interesse, e, assim, exercer com liberdade o viés sindical mantido pela AFBEPA.
Contrariando o direito assegurado em norma coletiva, a direção do Banco se prestou a mandar três dos seus para seguir a Presidenta da AFBEPA em cada andar e salas visitadas, constrangendo a representante da AFBEPA, intervindo na sua fala com contestações, tolhendo a manifestação dos empregados e causando grande mal-estar entre todos os presentes.
Os empregados que se prestaram a esse lamentável serviço foram a assessora de Diretoria, que coordena a mesa de negociação das Execuções Coletivas; o funcionário representante dos empregados no CONSAD, mas que na mesa defende os interesses do Banpará e o superintende de Contabilidade - SUCON.
O assédio moral imposto teve início no segundo e continuou até o sexto andar do prédio e tinha como objetivo impedir e frustrar a livre comunicação acerca das negociações das Ações Coletivas, impedindo e dificultando que o contraditório da Associação chegue até a base.
A conduta imposta é mais uma atitude deplorável, ilícita e antissindical imposta pela Direção do Banpará, entre tantas outras que vem sendo tocadas com o objetivo de pagar aos empregados quantia rebaixada por quase dez anos de Direitos, quando a própria provisão já efetuada pelo Banpará permite que sejam pagos esses Direitos de forma digna.
Respeito é bom e todo mundo gosta!
UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 10 de julho de 2018

AGÊNCIA DO BANPARÁ EM BOM JESUS DO TOCANTINS É EXPLODIDA NA MADRUGADA DESTA TERÇA-FEIRA



Na madrugada desta terça-feira (10), entre 3h e 4h, cerca de 5 criminosos invadiram a Agência Bom Jesus do Tocantins (Sudeste do Pará), explodiram caixas eletrônicos e levaram uma quantia em dinheiro (ainda não determinada).
Os criminosos renderam o vigilante que estava na agência, tiraram suas duas armas e o colete à prova de balas, o puseram para fora e explodiram três dos quatro caixas eletrônicos. Segundo informações de funcionários, os bandidos levaram quantias de dois dos caixas, uma vez que apenas nesses havia dinheiro. A perícia já foi feita no local.
A AFBEPA ORIENTA
Em casos de explosão, resquícios tóxicos dos explosivos, poeira e destroços são as consequências deixadas, então, é necessário que os funcionários sejam afastados imediatamente do local por uma questão de saúde, de segurança e higiene. O que não ocorreu na Agência de Bom Jesus do Tocantins.

Na manhã desta terça, os funcionários tiverem que ficar na agência e reclamavam de incômodo na garganta e nas vias aéreas por ainda estarem no local.
A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, orientou que a Gerência Geral da Agência entrasse em contato com a Gerência de Saúde do Trabalhador e as Superintendências de Pessoal para as providências necessárias em relação às pessoas.

Nossos colegas disseram que o caso já foi informado à SUARP (Superintendência de Administração de RH e Processos), pedindo a liberação e realocação dos funcionários para outras agências nas proximidades. No entanto, o pedido ainda não foi atendido e eles ainda aguardam no local.  O que é um absurdo! A saúde dos trabalhadores é que está em jogo!

OUTRAS OCORRÊNCIAS: A AFBEPA QUER QUE A INTEGRIDADE DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO ESTEJA EM PRIMEIRO LUGAR
Desde o ano passado, a AFBEPA já registrou vários casos de roubo às Agências do Banpará. Assaltos, explosões, furtos, “sapatinhos” (quando parentes dos funcionários e, às vezes o próprio trabalhador, são sequestrados em troca de dinheiro vindo da agência), “vapor” (criminosos armados fazem assalto em um curto intervalo de tempo, efetuando vários disparos de armas de fogo) foram cometidos.
De 2017 até início de julho deste ano, foram registrados 17 crimes efetuados contra as Unidades de Trabalho do Banco.

A AFBEPA reitera, mais uma vez, a urgência de um Plano de Prevenção contra esses crimes que também envolvem o Estado, pois, os prejuízos são grandes para o Pará, para toda a sociedade que precisa utilizar os serviços oferecidos pelo Banco e para os funcionários, que se sentem cada vez mais inseguros nos seus locais de trabalho. Os trabalhadores correm um grande risco por conta desta situação de Insegurança!
É preciso investimento em Segurança, tanto da Empresa, quanto do Estado!

Abaixo estão as ocorrências registradas em 2017 e no primeiro semestre deste ano:

2017
Março:
  1. “Sapatinho” na Agência Marituba

Junho:
  1. “Sapatinho” na Agência Maracanã 
Setembro:
  1.      Tentativa de arrombamento de caixa SEDUC – vigilante foi agredido.

 Outubro:
  1.     Explosão na agência Eldorado de Carajás
  2.     “Vapor” na agência Medicilândia
  3.   Assalto com troca de tiros entre PMs e bandidos e explosão de caixa na Agência Capitão Poço
  4.     “Sapatinho” na Agência Cidade Nova    

Novembro:
  1.     Arrombamento de cofres na Agência Marituba
  2.     SUSER foi invadida por criminosos
  3.     Assalto na Agência de Floresta do Araguaia

Dezembro:
  1.     Assalto na Agência Santana do Araguaia

  
2018
Maio:
  1.       Explosão Agência Abel Figueiredo

Junho:
  1.       Furto na Agência Castanhal
  2.       Furto na Agência Icoaraci
  3.      “Sapatinho” na Agência Acará

Julho:
  1. Assalto na Agência Canaã dos Carajás
  2. Explosão na Agência Bom Jesus do Tocantins.

UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa
Imagens: Funcionários da agência Bom Jesus do Tocantins

segunda-feira, 9 de julho de 2018

CAMPANHA SALARIAL 2018: A LUTA É POR DIREITOS, É POR 7,8% DE REAJUSTE!


20ª Conferência Nacional dos Bancários (SP): Reunião que buscou pautar as reivindicações da categoria, neste ano; teve a AFBEPA representada por sua vice-presidenta Tereza Cristina Quadros. 
Trabalhamos para um Banco Público e, como trabalhadores, sabemos da nossa missão, de atender o público, em geral, que busca no Banpará o acesso à cidadania e Dignidade. Cumprimos com nossos deveres, garantindo, com a nossa força de trabalho, retorno financeiro ao Banpará e, consequentemente, ao estado.
Então, na hora de buscarmos os nossos Direitos a Salários e Condições de Trabalho adequadas, é necessário que o Banco olhe e nos veja com Respeito!
Queremos:  
·    REAJUSTE SALARIAL DE 7,8%
Vice-presidenta da AFBEPA, Tereza Cristina Quadros, na 20ª Conferência Nacional dos Bancários (SP)

Na 20ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorreu no início de junho deste ano, entre as reivindicações ficou acordado que os salários e demais verbas terão reajuste acima da inflação, de 2,8%, e aumento real de 5%, totalizando, assim, um reajuste de 7,8%. Lutemos para que este ganho, realmente, venha para o bolso do trabalhador.

Vice-presidenta da AFBEPA, Tereza Cristina Quadros, na 20ª Conferência Nacional dos Bancários (SP)
·  ULTRATIVIDADE: QUEREM PASSAR UMA BORRACHA EM NOSSOS DIREITOS
Essa é uma questão que tem de ser resolvida com a Luta da Categoria!
É preciso inserir no ACT a cláusula de Ultratividade das normas.
A previsão é da súmula 277 do C. TST, que garante os direitos conquistados no Acordo e Convenção Coletiva. Queremos manter esse Direito!

·    ANUÊNIO
Queremos anuênio de R$ 150,00.

·    TICKET EXTRA
Queremos o retorno do nosso ticket extra no valor de R$ 5.000,00.

·    PCS - PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
Em 2007, o Banpará concordou com a participação dos trabalhadores para fazer o Plano de Cargos e Salários do Funcionalismo do Banco. Após várias Lutas da AFBEPA, para implantar e efetivar o direito a um plano de Cargos e Salários, a Justiça do Trabalho em 2009 determinou a efetivação do Direito em Janeiro/2010 retroativo a maio/2009. Após isto, houve o acordo entre Banco e Sindicato homologado na 11ª Vara do Trabalho, onde aceitamos perder a totalidade dos direitos em pecúnia.
O PCS foi implantado. Ulteriormente, nas mesas com o Grupo de Trabalho, o Banco foi se negando a acolher as contribuições dos trabalhadores e atualmente criou um PCS apenas com a sua visão, com a qual os empregados não concordam, pois, implanta o INDÍCE DE EFICIÊNCIA para as modalidades de promoção, antiguidade e merecimento, além de excluir os funcionários eleitos dos trabalhos. 
Nesta Campanha queremos: PROMOÇÃO EXTRAORDINÁRIA PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS; REALINHAMENTO POR TEMPO DE SERVIÇO NA TABELA E DEMOCRACIA NAS DECISÕES DO GRUPO DE TRABALHO PARITÁRIO!

·  PROCESSO SELETIVO: TRANSPARENTE E SEM INDICAÇÃO
Há hoje um grande provimento de funções por indicação, o que é inaceitável! Pois, Imoral!
Temos de Lutar por Processos Seletivos Democráticos, Transparentes e com Lisura.

·    COMITÊ DISCIPLINAR
Precisamos de um comitê disciplinar mais democrático, que veja o lado de todos os envolvidos e saiba apontar as melhores soluções de forma mais democrática e imparcial possível, e que seja Deliberativo.

E MAIS, DENTRE OUTROS:

1. LUCROS E RESULTADOS (PLR) LINEAR E SOCIAL (ART. 11 E 12 DA MINUTA):
PLR (Participação nos Lucros e Resultados), Linear, sobre 20% do lucro líquido, a todos os empregados.
E, com o Banco Fortalecido desde 2016, tanto na capital quanto nos demais municípios do estado, o Banpará deve pagar a PRL Social, equivalente a 5% do lucro líquido, distribuídos linearmente e sem limites individuais de pagamento.

2.  COMISSÃO (ART. 17):
Que os colegas bancários, que trabalhem por um ano na mesma função, tenham 10% de comissão somada ao seu salário-base após este período.

3.  CONTRATAÇÃO DE NOVOS EMPREGADOS (ART. 77):
As Unidades precisam de contratação de pessoal nos seus quadros funcionais. Ainda há déficit, o que sobrecarrega quem está na ativa.

4.  DEPENDENTES NO PLANO DE SAÚDE (ART. 41):
Plano de Saúde tanto para descendentes, quanto para ascendentes, é um direito nosso! Mas, caso o trabalhador tenha um plano mais vantajoso aos seus dependentes, é de dever do banco ressarcir o funcionário.

5.  DESCONTO DO PLANO DE SAÚDE (ART. 40):
Desconto do Plano de Saúde da Unimed sobre salário, anuênio e gratificação, de quem tenha.

6.  AUXÍLIO E CESTA ALIMENTAÇÃO AOS ADOECIDOS (ART. 28):
Aos empregados adoecidos, o Banco concederá Auxílio e Cesta Alimentação, por todo o período de afastamento.

7. PARA O FINAL DO ANO: 13ª CESTA E AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO (ART. 5):
13ª Cesta e Auxílio Alimentação de R$ 2.000,00, a ser repassado a todos os bancários.

8.   AUXÍLIO ALUGUEL (ART. 22):
O Pagamento deste benefício deve ser feito durante todo o período que perdurar a transferência, por interesse do Banco.

9.  AUXÍLIO EDUCAÇÃO PARA DEPENDENTES (ART. 29):
Quem gasta com educação sabe que é um investimento na Vida, buscando um futuro melhor para o Brasil. Por isso, queremos que o Banco custeie 60% das mensalidades escolares, de nível médio e fundamental. E, para aqueles, que têm dependentes no ensino superior, o valor deve ser de 50%.

10. LIBERAÇÃO PARA AS ATIVIDADES SINDICAIS (ART. 9):
Dirigentes sindicais, delegados do Sindicato e membros da diretoria da AFBEPA precisam se ausentar para atividades referentes às ações sindicais, mesmo que não possuam a chamada frequência livre. Esse é um Investimento necessário à formação de seu Dirigente. Por isso, o Banco deve liberar o bancário para as atividades de formação.
Hoje somente os Dirigentes do Sindicato têm esse Direito, portanto, a AFBEPA quer essa Isonomia.

Contamos com todos os colegas. Entre nessa Luta!

UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa