quinta-feira, 28 de julho de 2016

NOSSA QUERIDA KÁTIA FURTADO CONCORRE AO GT/PCS

Kátia Luiza Silva Furtado trabalha no Banpará há 26 anos e já foi lotada nas Agências de Concórdia do Pará, São Brás, Nazaré, Estrada Nova e Belém-Centro. Sempre corajosa e ética, desde cedo engajou na luta política por melhorias nas condições de Trabalho. Ao longo de todos esses anos de carreira, Kátia, além da atuação política, também se formou em Direito e se especializou em Direito e Processo do Trabalho. Atualmente, é a Presidenta da nossa AFBEPA e luta incansavelmente pela defesa e garantia dos Direitos do Funcionalismo do Banco.
 
Agora, saiba mais sobre como a nossa candidata pretende contribuir com o Grupo de Trabalho do Plano de Cargos e Carreiras (GT/PCS) do Banpará:

1. Como você pretende contribuir com o GT/PCS?
Kátia: Pautando as propostas do funcionalismo no grupo de trabalho, no sentindo de valorização da pessoa, uma vez que hoje o Plano de Cargos e Salários é formado com os cargos (nível superior; médio-técnico bancário e fundamental) com seus respectivos salários, onde o funcionalismo progride verticalmente. Falta ainda definir a forma de progredir e estabelecer a carreira. Outro importante ponto é dar transparência ao trabalho realizado, para que o funcionalismo possa defender conjuntamente o que vem sendo e o que ainda será realizado pelo GT.  
 
2. Qual a importância do GT/PCS na vida do funcionalismo do Banpará?
Kátia: O GT deveria ser uma Instância democrática, onde os interesses do funcionalismo fossem também considerados. Além do mais, os trabalhos produzidos deveriam melhorar o que cada parte espera da relação de emprego.

3. Por que os colegas devem votar em você para compor GT/PCS?
Kátia: Pelo trabalho que se tem feito e defendido em prol do funcionalismo. Mas, principalmente, pela luta para se ter um PCS que realmente incentive e efetive a melhoria da condição de vida dos trabalhadores e trabalhadoras e o crescimento e fortalecimento do Banpará.
 
Portanto, colegas, já sabem, no próximo dia 4 de agosto, pode votar com segurança e confiança em Kátia Furtado para compor o GT/PCS, pois essa é uma mulher de luta e coragem.

UNIDOS SOMOS FORTES!
 
 
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 27 de julho de 2016

AFBEPA APOIA ARTUR LEÃO PARA O COMITÊ DISCIPLINAR

 
Artur Leão Rodrigues possui mais de 10 anos de carreira no Banpará. Iniciou sua trajetória no PAB Goianésia, em abril de 2006. Teve, ainda, passagem pela Agência Tucuruí e depois veio para a capital, em 2009, onde atuou na Unidade São Brás e, atualmente, na Agência Empresarial. Ao longo desse percurso, Artur já foi Caixa, Coordenador de PAB, Tesoureiro, GENEG e Gerente Geral. É graduado em Administração, possui mais de 20 cursos de formação pelo Banpará e é certificado em CPA10 e CPA 20.


Saiba mais como o nosso colega pretende contribuir com o Comitê Disciplinar e porquê você pode confiar o seu voto nele:


1. Como você pretende contribuir com o Comitê Disciplinar?
Artur: Pretendo contribuir com minha experiência de Banco, adquirida nesses 10 anos de casa, pelos interiores que passei. As dificuldades que enfrentei, me abasteceram de conhecimento, controle e a busca pela Justiça e defesa do funcionalismo.
 
2. Qual a importância do Comitê Disciplinar na vida do funcionalismo do Banpará?
Artur: Para mim, é o comitê disciplinar que tem como objetivo analisar os atos internos do funcionalismo e isso tem que ser feito de forma imparcial. É ele que debate, avalia e indica as penalidades conforme cada infração, administrativa e/ou disciplinar cometida. Então é muito importante a participação e a fiscalização do funcionalismo nesse comitê para as nossas vidas funcionais.
 
3. Por que os colegas devem votar em você para compor o Comitê Disciplinar?
Artur: Acredito que os colegas podem confiar em mim para compor o Comitê, primeiro, porque em todos esses anos de carreira, eu não respondi a nenhum processo administrativo disciplinar. Além disso, penso, também, que me qualifico para representar os nossos colegas por já ter atuado em funções de gestão, e por já ter passado por agências, da capital e do interior, tenho competência, experiência e conhecimento dos atos administrativos das agências do Banpará. 
 
Então, colegas, já sabem, no próximo dia 4 de agosto, vote em Artur Leão para compor o Comitê Disciplinar.
 
UNIDOS SOMOS FORTES! 
 
A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 25 de julho de 2016

CONHEÇA OS CANDIDATOS HOMOLOGADOS PARA CONCORRER À ELEIÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO DO BANPARÁ

Mais uma eleição para novos membros dos Grupos de Trabalho do Banpará se aproxima e você sabe quais as atribuições de cada GT e as suas responsabilidades?


O Grupo de Trabalho do Plano de Cargos e Salários (GT/PCS) é responsável por estudar, pesquisar e propor atividades relacionadas ao Plano de Cargos e Salários do funcionalismo do Banpará. Este grupo possui regulamento próprio para desenvolver suas atividades e é composto por três representantes eleitos dos trabalhadores e três representantes indicados pelo Banco

O Comitê Disciplinar é responsável por discutir, debater e avaliar processos internos, indicando ou não penalidades, referentes às infrações administrativas e disciplinares. Porém, cabe ao Presidente do Banpará atender ou não a penalidade indicada pelo Comitê, ou seja, o presidente da instituição tem autonomia para se sobrepor à decisão do comitê. É composto por três membros indicados pelo Banco e três representantes eleitos da categoria.

O Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) é um grupo de consultoria que visa a criação de procedimentos eficientes e alternativos intrínsecos às relações de trabalho. É formado por três membros representantes indicados pelo Banco e três membros representantes dos trabalhadores eleitos.

A Comissão de Segurança é responsável por debater e sugerir propostas voltadas à segurança bancária, inclusive à abertura e fechamento de unidades de trabalho. Assim como os outros comitês, é formada paritariamente por três membros indicados pelo Banpará e três membros eleitos pela categoria bancária.

Agora conheça os candidatos homologados para concorrer à eleição para novos membros dos Grupos de Trabalho do Banpará:


GT-PCS
01
KATIA LUIZA SILVA FURTADO
02
VERA LUCIA DOS REMÉDIOS PAOLONI
03
JOANA DA SILVA BORGES
04
LUIZ SERGIO MONTELO TAVARES
05
ODINEA LOPES GONÇALVES
COMITÊ DE RELAÇÕES TRABALHISTAS – CRT
01
ERICA FABIOLA MONTEIRO BARBOSA
02
JOÃO HENRIQUE CARREIRA LOBATO
03
JOSÉ MARIA GONÇALVES DA COSTA
04
MARIA SALETE GOMES DE SOUZA
05
VERA LUCIA DOS REMÉDIOS PAOLONI
06
HEIDIANY KATRINE SANTOS MORENO
COMITÊ DISCIPLINAR
01
ARTUR LEÃO RODRIGUES
02
ERICA FABIOLA MONTEIRO BARBOSA
03
LUIZ SERGIO MONTELO TAVARES
04
MARIA SALETE GOMES DE SOUZA
05
VERA LUCIA DOS REMÉDIOS PAOLONI
06
ODINEA LOPES GONÇALVES
COMISSÃO DE SEGURANÇA
01
ERICA FABIOLA MONTEIRO BARBOSA
02
JOSÉ MARIA GONÇALVES DA COSTA
03
SARA MENDES DE MORAIS
04
LUIZ ALEXANDRE QUEIROZ


Os candidatos e candidatas têm de hoje, 25/7, ao dia 3/8 para realizar campanha eleitoral. As eleições ocorrerão no próximo de 4 de agosto, através da intranet do Banco.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 20 de julho de 2016

SEGUE INDEFINIDA A ELEIÇÃO PARA A NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS 2016

Em audiência ocorrida na tarde de ontem, 19, no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, não houve sentença definida sobre o futuro das eleições do Sindicato dos Bancários. O que ocorreu foi que alguns Bancos descumpriram a determinação judicial da última audiência, ocorrida em 17/05, e não entregaram a listagem de funcionários sindicalizados, para que fosse feita a conferência com a lista de votantes apresentada pela comissão eleitoral no pleito para o triênio 2016-2019.

Nas listagens dos Bancos que atenderam a determinação foram encontradas mais de 200 inconsistências, em sua maioria casos de pessoas não sindicalizadas que votaram durante o processo eleitoral ou sindicalizadas com menos tempo do que o mínimo previsto no Estatuto para ter direito ao voto, ou seja, mais de três meses de sindicalização.

O juízo propôs uma conciliação de realizar novas eleições, no entanto, essa proposta foi rejeitada pela assessoria jurídica do Sindicato. Desse modo, a juíza concedeu mais um prazo aos Bancos que estão com a entrega de suas listas pendentes e marcou a próxima audiência para o dia 20 de setembro. Por este motivo, a gestão da atual diretoria teve mais uma prorrogação de 90 dias a contar do dia 25 de agosto, uma vez que, a primeira prorrogação terá fim no dia 24/8.

A AFBEPA deseja que a Justiça seja feita e que vença a Chapa que obtiver mais votos de maneira limpa, transparente e justa. Que o processo eleitoral ocorra dentro do que prevê o próprio Estatuto da entidade, com a realização de uma eleição segura e com lisura, onde seja preservado o sigilo do voto, a inviolabilidade das urnas e que possua uma lista de votantes que reflita a realidade.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 15 de julho de 2016

BANPARÁ EM CLARO RETROCESSO PREFERE INDICAR AO INVÉS DE SELECIONAR

Foi com grande insatisfação que os colegas do Banpará tomaram conhecimento da lista com os nomes dos funcionários que farão o curso de Auditor Interno do Banco, que terá início na próxima segunda-feira, dia 18. Não pelos colegas indicados, mas pela postura autoritária e desrespeitosa da Direção do Banco em escolher as pessoas, sem que fosse aberto um processo de seleção possibilitando aos outros interessados a habilitação ou não para concorrer às vagas ofertadas.

Além do viés claramente autoritário, a política de indicação fere a isonomia, a lisura e a transparência, uma vez que o Processo Seletivo se mostra como o Melhor Instrumento e meio de possibilitar chances a todas as pessoas interessadas, prevalecendo à escolha em quem possuir a melhor técnica e condições para assumir a função. A nossa Constituição Federal adotou a Igualdade de Tratamento como corolário para as escolhas na Administração Pública, o que reforça a importância do Processo Seletivo. Assim, a Direção do Banpará, já que a SUDEP é mera operacionalizadora, poderia ter determinado a organização do curso, na forma de um Processo Seletivo, para que se inscrevesse quem tivesse interesse de participar, o que oportunizaria chances iguais a todos. 

Para a Diretoria da AFBEPA, a indicação não é o melhor Caminho, ao contrário, é um retrocesso, pois é notório que o Banco tem diversos profissionais tecnicamente capacitados, que teriam condições de concorrer, se quisessem, a partir de requisitos estabelecidos, se houvessem, garantindo, desta forma, a igualdade de tratamento entre o funcionalismo. 

Essa política de indicações, como se houvesse receio de realizar a Seleção Interna, é ultrapassada, típica de empresas autoritárias, o que não condiz mais com os dias atuais.

Afinal há temor? E Por quê? 

É importante para o profissional que ele possa trabalhar e contribuir com o seu melhor para Crescer e Fortalecer a empresa, assim como é importante que a empresa garanta ao seu profissional bons salários e ambientes de trabalho hígidos. A Política da Indicação não incentiva os funcionários a buscarem qualificação para melhor desempenharem as suas tarefas; não estimula a busca pelo crescimento de maneira sadia; não promove o desenvolvimento de novos talentos, pelo contrário, engessa a estrutura organizacional, onde alguns poucos se revezam nas funções de carreira. 

Por esses motivos é que a AFBEPA discorda desse comportamento e espera que a Direção do Banpará, em respeito aos que almejam participar desse Processo para a Função de Auditor, reabra a possibilidade de inscrições para a mesma ou nova Turma, se for a mesma turma que o início do curso previsto para segunda, 18, seja adiado. Caso não seja possível o adiamento, que seja realizado novo curso para formação de auditor, o mais rápido possível, para possibilitar dar chances a quem tem perfil para desempenhar essa função.

É fundamental que a Política de Indicação de nomes seja abolida e que o Processo Seletivo seja a prática, por ser Respeitoso, Igualitário, Transparente e revestido de Lisura. 

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 13 de julho de 2016

INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA CANDIDATOS A NOVOS MEMBROS DO GT/PCS, COMITÊ DE RELAÇÕES TRABALHISTAS, COMITÊ DISCIPLINAR E COMISSÃO DE SEGURANÇA

Em reunião no último dia 11 de julho, a Comissão Eleitoral decidiu prorrogar o prazo para as inscrições aos candidatos que desejam concorrer a novos membros, efetivos e suplentes, do Comitê de Segurança, Comitê de Relações Trabalhistas, Grupo de Trabalho do Plano de Cargos e Salários (GT/PCS) e Comitê Disciplinar, até o dia 15/07/2016, próxima sexta-feira

De acordo com a Comissão Eleitoral, a prorrogação foi necessária para atender os colegas lotados no interior que desejam participar das eleições e preencher o quórum mínimo de seis candidatos por comitê (três titulares e três suplentes). A partir dessa prorrogação, também fica permitida a inscrição via e-mail e, também, a possibilidade de se inscrever em mais de um comitê, caso o colega desejar, para tanto, devendo preencher outra ficha de inscrição.

Para realizar a inscrição de modo virtual, o colega deve encaminhar todos os documentos necessários à inscrição, em formato “.pdf”, para o e-mail juridico@bancariospa.org.br, com o assunto: “BANPARÁ. ELEIÇÃO. INSCRIÇÃO. NOME DO COMITÊ. NOME DO CANDIDATO”. Feito isso, o candidato deverá encaminhar, por correio, ao Sindicato, até esta sexta-feira (15), cópia dos documentos necessários à inscrição, nos moldes dos artigos 12 e 13 do regulamento eleitoral. Os candidatos que já realizaram as inscrições não serão prejudicados pelas modificações. Para saber mais detalhes em como realizar a inscrição online, acesse Aqui.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessoria de Imprensa

terça-feira, 12 de julho de 2016

PLANTÃO JURÍDICO NA AFBEPA

Visando aprimorar o atendimento jurídico aos nossos Associados, a AFBEPA está disponibilizando uma assessora jurídica para acompanhar as inúmeras demandas coletivas que temos atualmente.

Entendemos que é necessário que o associado tenha acesso e conhecimento do seu processo de maneira clara, transparente e ágil. Por este motivo, em parceria com o Escritório Tuma, Torres e Advogados Associados, que faz nossa assistência jurídica, contratamos a Advogada Shirley Araújo para realizar este serviço, que já foi apresentada em diversos setores e agências do Banpará.

Além desse acompanhamento processual, já está ocorrendo um plantão jurídico às quintas-feiras, na sede da AFBEPA, para atendimento individual, marcação de reuniões com a assessoria do escritório, esclarecimento acerca das ações coletivas em trâmite, entrega de documentos, entre outras atividades.

A AFBEPA NÃO FAZ JUS A NENHUM VALOR NAS AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DEMANDADAS NA JUSTIÇA DO TRABALHO.

Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que estes serviços são estritamente para beneficiar nossos Associados, tendo em vista que, a AFBEPA não recebe nenhum valor a título de sucumbência nas ações em que obtemos êxito. A Súmula nº 219 do TST prevê recebimento de valores apenas por parte do Sindicato, conforme abaixo:
 
I - Na Justiça do Trabalho, a condenação ao pagamento de honorários advocatícios não decorre pura e simplesmente da sucumbência, devendo a parte, concomitantemente: a) estar assistida por sindicato da categoria profissional; b) comprovar a percepção de salário inferior ao dobro do salário mínimo ou encontrar-se em situação econômica que não lhe permita demandar sem prejuízo do próprio sustento ou da respectiva família. (art.14,§1º, da Lei nº 5.584/1970). (ex-OJ nº 305da SBDI-I). 
III – São devidos os honorários advocatícios nas causas em que o ente sindical figure como substituto processual e nas lides que não derivem da relação de emprego.
É necessário fazer este esclarecimento, pois a AFBEPA já foi acusada de se empenhar nas ações coletivas por causa de dinheiro. Mais é uma acusação leviana e sem fundamento por parte de quem não conhece a índole da Diretoria da AFBEPA que trabalha com seriedade, coragem e garra em defesa dos interesses de nossos Associados.

Esperamos que este serviço traga mais tranquilidade aos nossos colegas no acompanhamento de suas ações e que promova uma maior aproximação com a Associação.

Os atendimentos e consultas poderão ser marcados através do WhatsApp (91) 98117.7976.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 11 de julho de 2016

COMUNICADO: REAJUSTE ANUAL UNIODONTO

Prezados associados,


Comunicamos que, conforme contrato firmado entre a UNIODONTO e esta AFBEPA, todo dia 1º do mês de julho ocorre o reajuste anual de valor da mensalidade do Plano Odontológico Uniodonto. O valor reajustado começa a vigorar a partir do próximo vencimento, a ocorrer em 23/07/2016, no percentual de 20,78%. Portanto, a partir deste mês, os novos valores das mensalidades Uniodonto, serão:

Grupo de Vidas
Valor Atual
% Reajuste
(Sinistralidade)
Valor Reajustado
01
R$   24,87
20,78
R$    30,04
02
R$  39,79
20,78
R$    48,06
03
R$  53,06
20,78
R$    64,09
04
R$  53,06
20,78
R$    64,09
05
R$  67,97
20,78
R$    82,09
06
R$  82,90
20,78
R$  100,13
07
R$  97,83
20,78
R$  118,16
08
R$  112,74
20,78
R$  136,17
09
R$  127,65
20,78
R$  154,18
Agregado
R$  14,91
20,78
R$    18,01

Para o associado que já usufrui do convênio, a alteração dos valores será feita automaticamente, caso possua margem consignável. Para o associado que não tenha margem suficiente para ser feita a consignação do citado valor, a AFBEPA entrará em contato com o associado para que o desconto possa ser realizado por meio de poupança programada, referente ao valor da diferença de mensalidade. 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 8 de julho de 2016

A AFBEPA COMEMORA COM OS BANCÁRIOS DO BANPARÁ MAIS UMA VITÓRIA NAS AÇÕES COLETIVAS

Desta vez, a vitória foi dos funcionários que exerceram ou exercem, em caráter efetivo ou transitório, a função comissionada de Coordenador de Equipe, Coordenador “B” e Coordenador de Retaguarda de Serviços no Banpará.

Embora o Banco tenha tentado de todas as formas mascarar a função exercida pelos colegas, mudando até a nomenclatura, a justiça reconheceu que Coordenadores de equipe, Coordenadores “B” e afins são, na verdade, Coordenadores de Retaguarda de Tesouraria, desempenhando todas as funções típicas de tesoureiro.

Para o Ministério Público do Trabalho, “ficou evidente, ademais, que as nomenclaturas de “Coordenador ‘B”, “Coordenador de retaguarda” ou “Coordenador de retaguarda de serviços” são meras variações da função de “Coordenador de retaguarda de tesouraria”, cuja ausência de fidúcia já foi reconhecida pelo Juízo da 12ª Vara do Trabalho de Belém.

Por este motivo e, de acordo com os próprios padrões normatizados pelo Banco, as atividades desses bancários são de natureza absolutamente técnico-operacional, não possuindo subordinados, tampouco poder de gestão ou representação da empresa, por isso, devem cumprir jornada de trabalho de 6h/dia.

Parabéns aos bancários e bancárias por essa vitória em 1° Instância! 

Esperamos que, caso haja recurso, essa decisão seja confirmada pelo Tribunal, para que possamos realizar as execuções provisórias, de modo a garantir o direito dos Coordenadores, para a futura Execução definitiva após o trânsito em julgado, com a consequente redução da jornada e pagamento da 7ª e 8ª horas como extras.

Os interessados poderão buscar mais informações através do nosso Plantão Jurídico, às quintas-feiras, na sede da AFBEPA, com a Advogada Shirley Araújo, ou ainda pelo whatsapp da advogada: (91) 98117-7976.

Esta é mais uma vitória dos trabalhadores, pois o que se busca através das Ações Coletivas é que os bancários e bancárias tenham seus direitos respeitados pelo Banpará. Não queremos nada além do que a lei, o Acordo Coletivo, a Convenção Coletiva e os próprios normativos do Banco nos garantem. Enquanto houver injustiça, estaremos lutando em busca de melhores condições para nossa categoria.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 7 de julho de 2016

COMUNICADO DE FÉRIAS

Desde a última terça-feira, 5 de julho, até o próximo dia 5 de agosto, a Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, está em gozo de férias. A AFBEPA solicitou ao Banpará um Dirigente da Associação para vir atuar na Entidade, através do Ofício 012/2016, protocolado no último dia 4 de julho, segunda-feira, mas até o momento não se obteve resposta. 

No documento, a AFBEPA ressaltou, à Direção do Banpará, a relevância dos trabalhos que a Associação assumiu em prol da Defesa dos interesses e direitos dos bancários e bancárias do Banpará e na luta pela Manutenção e Defesa do Banco enquanto público estadual, além das atividades administrativas da Associação. Assim, a liberação de um dos diretores, para assumir interinamente esses compromissos durante o período de afastamento da presidenta, é de suma importância.

Quem tiver dúvidas, informações ou denúncias pode procurar a AFBEPA, em nossa sede, localizada no Edifício Infante de Sagres, Sala 801 (Rua Senador Manuel Barata, 718, Campina), ou por meio de um dos nossos telefones (91) 3212-1479 / 3212-1457 / 99247-6774 (tim) / 98897-9781 (oi), ou, ainda, pelos nossos e-mails:afbepa.ban@bol.com.br ou afbepa@hotmail.com.

Veja abaixo o Ofício na íntegra:

A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 4 de julho de 2016

ESTÁ ABERTO O PROCESSO ELEITORAL PARA NOVOS MEMBROS DO GT/PCS, COMITÊ DE RELAÇÕES TRABALHISTAS, COMITÊ DISCIPLINAR E COMISSÃO DE SEGURANÇA. INSCRIÇÕES ATÉ DIA 8/7

Está aberto o processo eleitoral para a escolha de novos membros, efetivos e suplentes, para representar os empregados e empregadas do Banpará no Grupo de Trabalho Paritário do Plano de Cargos e Salários (GT/PCS), Comitê de Relações Trabalhistas, Comitê Disciplinar e Comissão de Segurança Bancária. Quem quiser concorrer, tem de hoje (4) até a próxima sexta-feira, 8 de julho, para se inscrever.

De acordo com o Regulamento, divulgado junto com o Edital na última sexta-feira (1/7), no site da entidade sindical, os candidatos inscritos terão de 18 a 27 de julho para realizarem campanha eleitoral, se assim desejarem. A votação será realizada pela intranet do Banco, no dia 28 de julho, de 9h às 18h. O voto é secreto e facultativo. Os empregados que estiverem licenciados, em férias, liberados para participação em atividades sindicais ou cedidos, sem acesso à intranet do Banco, poderão se dirigir à Superintendência de Segurança da Informação para votar.

Os três candidatos mais votados para o GT/PCS, para a comissão de Segurança, e para os Comitês Disciplinar e de Relações Trabalhistas serão considerados efetivos. Os três seguintes serão os suplentes. A vigência dos mandatos dos empregados eleitos é de dois anos, compreendidos no período entre 10 de agosto de 2016 a 9 de agosto de 2018.

Mais informações sobre os requisitos para concorrer, inscrições, apurações e outros, consulte o Regulamento disponível no site da entidade Sindical.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa

sexta-feira, 1 de julho de 2016

AFBEPA ENCONTRA AGÊNCIA IPIXUNA EM CONDIÇÕES DEGRADANTES DE TRABALHO

Ag. Paragominas
Desde o início da semana, a Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, viajou à cidade de Paragominas para acompanhar as audiências dos colegas de Dom Eliseu, vítimas de Sapatinho. No retorno da viagem, a AFBEPA aproveitou para visitar algumas Unidades de trabalho do Banpará, que ficam localizadas às margens da BR-010, como Ipixuna, São Miguel e Santa Maria. Tanto em Ipixuna, como em São Miguel a situação encontrada foi alarmante e chamou a atenção da nossa Associação para o estado lastimável em que se encontram.



Ag. Ipixuna. Banheiro e cozinha
Em Ipixuna, a situação é indigna, insalubre, anti-higiênica e degradante para o funcionalismo da Agência. As condições de trabalho são as piores possíveis, a exemplo do banheiro que, além de ser usado como tal, também serve de cozinha, dispensa e guarda, ainda, os artigos de limpeza e alimentação dos colegas. Há denúncias, também, de que, quando chove, a Agência sempre alaga e se a chuva for torrencial essa enchente chega quase à altura das mesas de trabalho.

Ag. São Miguel do Guamá
Já a Agência de São Miguel do Guamá, inaugurada em 11 de dezembro de 2014, ou seja, há apenas um ano e meio, foi encontrada cheia de remendos. Os reparos foram necessários por conta de rachaduras que surgiram nesse curto período de vida da Unidade de trabalho. Mas, a AFBEPA quer saber, qual é, realmente, a qualidade da obra que está sendo entregue à sociedade e aos funcionários da unidade? Quem está fiscalizando esse serviço?

Ainda na Agência São Miguel, a maior reclamação dos colegas feita à nossa Associação foi contra a atual marcação do ponto eletrônico, que engessa a rotina dos funcionários e funcionárias da Unidade. O estresse gerado pela correria de marcar o ponto no momento exigido pelo Sistema é alto, todos os dias. Além disso, o intervalo para almoço, de apenas 15 minutos, não é suficiente para que os colegas se alimentem direito, o que causa danos à saúde do trabalhador, principalmente ao seu estômago.

A AFBEPA espera que a Direção do Banpará repense esse Sistema de Ponto Eletrônico e desengesse essas marcações, dando ao funcionalismo um pouco mais de flexibilidade e ao Gerente Geral, um pouco mais de descanso, pois esse colega já tem todas as suas funções a serem cumpridas e ainda precisa ficar fiscalizando, a cada momento de marcação, o ponto eletrônico dos colegas, o que torna a sua vida laboral muito mais complicada e exaustiva.

As duas Agências denunciadas são Nível 5 e cada Unidade possui sete bancários lotados, sendo um Gerente Geral, um Coordenador de Retaguarda e Tesouraria, dois Caixas e três Técnicos Bancários.

A Presidenta da AFBEPA ouviu todas as denúncias e informou que cobrará providências da Direção do Banpará. Aproveitou para denunciar, ainda, o calote que o Banco quer dar nas promoções do funcionalismo. “Temos que ficar de olho e lutar contra esse calote que o Banpará quer dar nas nossas promoções. Essa regra que ele implantou unilateralmente, sem o consentimento do funcionalismo, é motivo suficiente para ficarmos alertas e não concordarmos com essa “atualização” do Regulamento. Tem colegas que adentraram no Banco até 1/1/2014 e farão jus a Promoção por Antiguidade e aqueles que entraram até 1/1/2015, já terão 2 anos de Banco em janeiro de 2017, e farão jus a Promoção por Merecimento”, denunciou Kátia Furtado.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa
Imagens: AFBEPA