quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Outubro é mês de fé, emoção e tradição! 💛🌟

FOTO: NUMAC/BANPARÁ




Há mais de 200 anos, o Círio de Nazaré transforma Belém em um mar de devoção, iluminando corações com esperança, amor e união. A AFBEPA saúda com alegria este mês tão significativo, celebrando cada gesto de fé e cada momento de emoção que ele nos proporciona.

Na última segunda-feira, 29, o Banpará Matriz – Edifício Sede, na Avenida Presidente Vargas, recebeu a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora, enchendo todos (as) de emoção e inspiração. Na terça-feira, 30 de setembro, foi celebrada uma missa na Basílica Santuário, reunindo funcionários (as) devotos de Nossa Senhora e fortalecendo o espírito de fé, esperança e união. 

É o início de um mês que convida todos a viverem com o coração aberto, celebrando a vida, a devoção e a solidariedade.

Que este outubro seja iluminado por bênçãos, amor e fé, inspirando cada associado(a) e toda a comunidade paraense a seguir com esperança, alegria e gratidão. A AFBEPA celebra este momento, reconhecendo a beleza e a força do Círio de Nazaré, um patrimônio que emociona e transforma vidas há mais de dois séculos. 🌟🙏💛


UNIDOS SOMOS MAIS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

 

🧠💙 Sua mente merece cuidado. A AFBEPA cuida de você!

 


terça-feira, 30 de setembro de 2025

A nossa AFBEPA é composta por uma Diretoria eleita de 12(doze) funcionários(as) do Banpará S/A. Atualmente são diretores e diretoras:

 



A nossa AFBEPA é composta por uma Diretoria eleita de 12(doze) funcionários(as) do Banpará S/A. Atualmente são diretores e diretoras: 


Presidenta: Kátia Furtado - liberada

Vice-presidenta: Tereza Cristina Quadros - liberada

1ª Secretária: Joventina Marques - liberada

2º Secretário: Denison Martins - Sudep/Gesat

1ª Tesoureira: Edileuza Moreira - PAB Detran Augusto Montenegro 

2ª Tesoureira: Zenaide Lopes - Ouvidoria 

👥 Conselho Fiscal: Denise Albuquerque - Agência Icoaraci

Luiz Glauber Moura - SUPRO

Flávio Tavernard- Agência Belém-Centro 

🔄 Suplentes: Sérgio Lima - SUENG

Ruver Seabra - PAB JUCEPA

Vandilson Pismel - Agência Castanhal.


E tem mais: na campanha salarial de 2024 a Afbepa conseguiu mais uma cessão, com isso temos 3(três) liberações, a da Presidenta, a Vice-presidenta e a 1ª Secretária, para atuarem integralmente na defesa dos interesses e direitos dos funcionários (as) do Banpará e na defesa do Banpará, como Banco Público.✊


 UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Você sabia que a AFBEPA nasceu em um dos momentos mais difíceis da história do Banpará?✊💙


 Nossa história começa em 1987: trabalhadores (as) do Banpará se uniram para defender o Banco e fundaram a AFBEPA. Primeiro presidente? Nazareno Tourinho. 💙

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

AFBEPA protocola ofício reiterando pedido de resposta sobre o PCS




Na manhã desta sexta-feira, 27, a AFBEPA protocolou o Ofício nº 37/2025, reiterando o teor do Ofício nº 35/2025, no qual a Afbepa solicita resposta da Presidência do Banpará, sobre o comunicado do Sindicato dos Bancários do Pará, em que o Dirad ficou de responder às entidades sindicais, acerca da implantação do PCS.

 Neste ponto do informe do Sindicato há um erro, pois não se trata de implantação do PCS, mas de Revisão do Regulamento

A Afbepa, no ofício encaminhado, se indigna com a posição tomada pelo Sindicato e pelo Dirad, visto que os dois são parte alheia a todo o processo de revisão do PCS e, com essa postura, desrespeitam e passam por cima da decisão do GT/Paritário, de apresentar e defender o trabalho realizado para Diretoria Colegiada do Banco, pois há divergências de visões.



UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

Agência Estrada Nova mantém atendimento humanizado e acolhimento aos idosos do IGEPPS



A Agência Estrada Nova vem surpreendendo pelo cuidado e carinho com seus clientes do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará-IGEPPS. Nesta sexta-feira de pagamentos, dos(as) servidores(as) inativos do IGEPPS, essa agência preparou um café da manhã especial para recebê-los, demonstrando sensibilidade, respeito e humanidade a essa clientela.

A iniciativa reforça que o atendimento vai além dos serviços bancários: é também sobre acolher pessoas, valorizar histórias e tornar o momento mais leve e especial. Um gesto simples, mas que faz toda a diferença no dia a dia e fortalece ainda mais o vínculo de confiança e bem-querer entre o pessoal da agência e seus clientes, que são vistos com Amor.

Um verdadeiro exemplo de humanidade que merece ser reconhecido e celebrado!

Confira as fotos: 


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 23 de setembro de 2025

AFBEPA faz história na 1ª Conferência Estadual: união, conquistas e futuro

Foram mais de 100 funcionários(as) que marcaram presença no último sábado, 20 de setembro, na Associação Comercial do Pará, onde a AFBEPA realizou a sua 1ª Conferência Estadual. 

Um Sucesso marcante nosso!

Um encontro vibrante que entrou para a história da categoria e reforçou a união, a força e o protagonismo dos funcionários (as) do Banpará, no nosso Estado do Pará.

Foi mais do que um evento: foi a celebração de 38 anos de luta, união, coragem e independência. Uma trajetória de uma Entidade que não se cala, não se dobra e segue firme em defesa dos nossos Interesses e Direitos e da busca incessante por Valorização de cada trabalhador(a) do Banpará.

Durante a Conferência, não faltaram motivos para comemorar. Os debates mostraram que a força da categoria no Pará é capaz de garantir avanços concretos. Prova disso é o reajuste salarial de 8,83%, muito acima dos 5,68% negociados nacionalmente pelos Sindicatos da Contrafcut com a Fenaban, além de um ticket alimentação que verdadeiramente valoriza quem sustenta, com esforço diário, a engrenagem do Banpará.

Essas vitórias não caíram do céu: são fruto da luta incansável da AFBEPA, que sempre coloca o trabalhador(a) no centro das negociações e diz NÃO às propostas que só favorecem banqueiros.

A Conferência foi um espaço de trocas riquíssimas. Em cada fala, em cada roda de conversa, os associados(as) puderam expressar suas opiniões, compartilhar experiências e, juntos, fortalecer a participação ativa na definição dos rumos da nossa entidade e da nossa Luta.

O encontro também contou com a presença da Assessoria Jurídica da AFBEPA, representada pelo Dr. Márcio Tuma e a Dra. Carolina Albuquerque. O Dr. Márcio, em sua fala, relembrou momentos marcantes de sua atuação em prol da nossa categoria e de sua felicidade em estar assessorando a nossa Associação e os nossos associados (as).

Uma mesa-redonda que fez história

O ponto alto do evento foi a mesa-redonda “A realidade do setor bancário em todo o país: empregos, transformações nos Bancos e os desafios enfrentados pelos trabalhadores”, conduzida pela presidenta Kátia Furtado, que recebeu sindicalistas de diferentes estados:

Rodolfo Cutrim – Coordenador Geral do Sindicato dos Bancários do Maranhão;

Marcos Tinoco – Diretor de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte;

Paulo Tonon – Coordenador de Imprensa e Divulgação do Sindicato dos Bancários e Financiários de Bauru e Região;

Gilson Lima – Presidente da AEBA.

Os debates foram intensos, participativos e, sobretudo, enriquecedores. Cada contribuição reafirmou a importância da união nacional e estadual na defesa das Vidas dos bancários(as). Importante, ainda, foi a informação trazida pelos sindicalistas que hoje temos uma nova Federação que representa a nossa classe, a Febancários. Essa federação é uma alternativa aos Sindicatos da Contrafcut que sucumbiram ao brilho do capital e não mais conseguem ouvir as bases.

Uma roda de conversa acerca da COP, coordenada pelo diretor da Afbepa Denison Martins, também, fez parte da nossa 1° conferência. 

Entre falas fortes e reflexões profundas, a Conferência também teve momentos de descontração: sorteios de brindes e muita animação contagiaram os presentes, tornando o encontro inesquecível.

 O futuro já começou

Com esse primeiro passo, a AFBEPA lança sementes para uma caminhada ainda mais poderosa. A expectativa é que a nossa Associação promova uma segunda Roda de Conversa sobre Meio Ambiente e a importância da COP e, que em março de 2026 a categoria se reencontre, ainda mais fortalecida, no 2º Encontro dos Associados(as) da AFBEPA.

Porque quando caminhamos juntos, o impossível se torna uma nova conquista.

CONFIRA AS FOTOS:


Diretoria da AFBEPA com os Assessores Jurídicos Dra. Ana Carolina Albuquerque e Dr. Márcio Tuma
Rodolfo Cutrim; Marcos Tinoco; Kátia Furtado; Gilson Lima e Paulo Tonon.


Marcos Tinoco,  Diretor de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte.

Funcionários (as) do Banpará

Rodolfo Cutrim, Coordenador Geral do Sindicato dos Bancários do Maranhão

Marcos Tinoco; Kátia Furtado; Gilson Lima e Paulo Tonon





Associados (as) da AFBEPA

Presidenta Kátia Furtado









Unidos somos fortes!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Contribuição Negocial: o desconto compulsório convencionado com a Fenaban que pesa no bolso da categoria

 


A semana começou com uma surpresa amarga para todos os colegas funcionários (as) do Banpará: o contracheque do pagamento de setembro/25 veio com os descontos, da chamada Contribuição Negocial, sobre o salário reajustado e o adiantamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), descontos esses que a AFBEPA questiona desde 2018, pela falta de transparência e por ter sido negociada diretamente com a Fenaban, de forma compulsória, sem a participação da categoria.

O que mais causa indignação é que este ano não há Campanha Salarial, portanto não deveria incidir essa cobrança nos salários dos trabalhadores (as). Além disso, o Sindicato inviabiliza qualquer possibilidade de oposição a esse desconto indecente, ou seja, uma “porteira fechada”, sendo que o único Direito de se opor foi dado aos sindicalizados no ano passado. Ou seja, todo trabalhador do Banpará, sindicalizado ou não, é obrigado a contribuir, sem direito de dizer não em 2025.

Segundo informações do próprio Sindicato, quem era sindicalizado até 26 de setembro de 2024 poderia solicitar a devolução até dia 15 de outubro de 2024, de até 70% do valor. Mas esse retorno, além de burocrático e limitado, não alcança os não sindicalizados, que ficam sem qualquer alternativa.

A AFBEPA já havia alertado que a cobrança da Contribuição Negocial deveria ter sido discutida com a categoria em Assembleia específica e transparente. Inclusive, em uma de nossas lives, que ocorreu no ano passado, foi pedido diretamente a uma dirigente sindical presente que convocasse Assembleia para tratar do assunto, o que não aconteceu.

Sem debate, a contribuição foi simplesmente imposta, vinculada à CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) que terá validade de dois anos. Na prática, o funcionário (a) entregou um cheque em branco ao Sindicato dos Bancários, sem saber:


          qual percentual será descontado nos próximos anos;

          por que incide também sobre a PLR;

          a real necessidade de ser parcelado em seis vezes;

          e, sobretudo, para onde vai esse dinheiro.

 

A ausência de explicações faz parecer que o objetivo central da cobrança é robustecer os cofres da entidade sindical, com cifras milionárias ao longo da vigência da convenção. Muito dinheiro para investir em quê, afinal?

 

O que diz a lei

 

O STF já decidiu que a contribuição negocial pode ser proposta pelos sindicatos, mas sob condições claras:

 

          deve ser votada em assembleias amplamente divulgadas;

          deve assegurar participação de sindicalizados e não sindicalizados;

          e deve garantir o direito de oposição a quem não quiser contribuir.

 

Nenhuma dessas exigências foi observada no Pará. Ao contrário: a votação foi feita de forma casada, sem desmembrar o tema, impossibilitando que os bancários (as) se manifestassem especificamente sobre a cobrança.

A AFBEPA não se coloca contra contribuições voluntárias e legítimas ao movimento sindical, que precisa manter a estrutura. A nossa Associação defende a importância da organização dos trabalhadores (as) e a autonomia e independência para lutar pela proteção da nossa classe. Contudo, é necessário que qualquer desconto no salário dos trabalhadores (as) deve ser fruto de um processo claro, democrático, transparente e com a participação da categoria.

O que vemos hoje é o contrário: um desconto imposto, sem debate, sem explicação e sem possibilidade de recusa. Por isso, a AFBEPA reafirma sua posição crítica: a Contribuição Negocial, da forma como vem sendo aplicada, não respeita o direito do trabalhador bancário (a) e carece de legitimidade.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DO BANPARÁ

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

AFBEPA quer posicionamento do Banpará sobre Comunicado do Sindicato a respeito do PCS

 

A AFBEPA encaminhou ofício à Presidência do Banpará nesta sexta-feira, 19, manifestando surpresa e indignação diante do comunicado divulgado pelo Sindicato dos Bancários do Pará sobre o Plano de Cargos e Salários (PCS). No documento, a nossa Associação questiona a ausência do Grupo de Trabalho do PCS não ter tido oportunidade de defender o trabalho realizado e solicita resposta urgente da Direção do Banco sobre a reunião da Diretoria Colegiada, e se há resposta a ser dada às Entidades Sindicais por parte do Banco.


📄 Leia o ofício na íntegra clicando aqui.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

1ª Conferência Estadual dos Associados(as): um momento importante para os trabalhadores(as) do Banpará

 



Amanhã, 20 de setembro, a AFBEPA viverá um momento histórico com a realização da 1ª Conferência Estadual dos Associados(as). O encontro acontece na Associação Comercial do Pará, na Avenida Presidente Vargas, 158, em Belém, e traz uma programação que combina debates de alto nível, reflexões essenciais sobre o presente e o futuro dos trabalhadores(as) bancários(as), roda de conversa sobre a COP30, panorama do nosso mundo jurídico, saúde mental e celebrações que marcam os 38 anos de luta e união da AFBEPA.

A escolha de cada representante das agências para participar da Conferência se deu de duas formas: por inscrição daqueles que foram formados como líderes de equipes e participaram do Super Desafio do Dia do Bancário, e por votação interna em cada unidade, na qual os próprios funcionários(as) das agências selecionaram seus representantes.

Entre os destaques da programação, estão a mesa-redonda sobre o cenário atual do trabalho bancário no Pará e no Brasil, a roda de conversa sobre os desafios da COP30 para a Amazônia, além de um almoço festivo com música e confraternização.

Mais do que um evento, a Conferência representa a força coletiva dos(as) associados(as), que, ao longo de quase quatro décadas, constroem junto com a AFBEPA uma trajetória marcada por coragem, resistência e vitórias.

É tempo de reafirmar a esperança, fortalecer os laços e abrir caminhos para novas conquistas.


A DIREÇÃO DA AFBEPA

UNIDOS SOMOS FORTES