Em resposta às questões demandadas pela nossa Associação, a direção do Banpará emitiu o ofício 033/2022. A associação considerou a resposta pouco esclarecedora em certos ítens e, assim, foi enviado por nós novo ofício solicitando esclarecimentos e respostas que clareiem esses tópicos. O documento original encaminhado pode ser lido aqui.
Segue abaixo o texto do ofício.
Ofício 019/2022
Ilma Sra. Ruth Pimentel Mélo
MD. Presidente do Banpará S/A
A Afbepa agradece a sua resposta
referente ao ofício 018/2022, porém solicita que V.Sa. esclareça os pontos abaixo do Qfício de sua autoria n° 033/2022, para
que fiquem melhores compreendidos:
- PROMOÇÕES NO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
O Ofício encaminhado, em resposta do
Banpará a esta Afbepa, expressa que houve mudança no Regulamento do PCS, para
que a Diretoria interceda pelas Promoções, mesmo no caso do não atingimento do
Lucro Projetado e o Índice de Eficiência Adaptado, ou seja as metas se mantém.
Ocorre que ao fim dos parágrafos modificados as regras expressam que a
flexibilização das condcionantes se dará
“ ..., COM PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA
CONDIZENTE COM OS VALORES ATRIBUÍDOS AO ANO CORRENTE”.
Pois bem, para 2022, há orçamento condizente para a Diretoria Colegiada
EFETIVAR AS PROMOÇÕES AO FUNCIONALISMO?
E PARA OS PRÓXIMOS ANOS COMO SERÁ ESTABELECIDO ESSE ORÇAMENTO CONDIZENTE
COM OS VALORES ATRIBUÍDOS AO ANO CORRENTE? VÃO SER DIVULGADOS A TODO O
FUNCIONALISMO?
A Afbepa faz essas perguntas porque
ao funcionalismo, de um modo geral, antes e após o Acordo Coletivo ser firmado,
não foi dada a transparência necessária de que as Promoções seriam concedidas a
partir de metas a serem alcançadas e qual o número representativo desse Índice
de Eficência Adaptado e Projetado para o Exercício. Infelizmente, os detentores
do Direito ficaram sem divulgação desses dados e, apenas pelo nosso blog, com
as nossas publicações, o funcionalismo do Banpará ficou sabendo parte da
situação acordada.
Desta forma, a Afbepa ainda entende
que é preciso avaliar com sensibilidade essa questão, o PCS tem uma tabela de
35(trinta e cinco) níveis, muitos funcionários(as) já com 7(sete) anos de
Banco, estão no nível 1 da tabela. Outros com mais de 30(trinta) anos no nível
11. Isso precisa ser ajustado.
Acerca do interstício para as
promoções, desde o início da construção do Plano, a orientação do DIEESE, de
acordo com a tabela de 35 níveis escolhida pelo Banpará, o tempo para as
promoções deveria ocorrer em 1 e 2 anos,
por merecimento e antiguidade, respectivamente.
É importante frisar que acerca das
promoções, ao funcionlismo não foi dado nenhum conhecimento em relação ao “aceite” do Regulamento establecido pelo
Banco de forma unilateral em 2016, pelo menos era preciso que o Banco e o
Sindicato abrissem uma rodada de negociação específica sobre esse tema, antes
desse Acordo Coetivo ser assinado e, com os afetados, fossem colocadas às
claras as pretensões dos dois lados, que não tivessem nos retirado as duas
promoções, pois elas fazem falta na Vida presente e futura, vez que repercutem
nas demais parcelas salariais e contribuições previdenciárias.
Assim é fundamental que o Banpará nos
promova em 2022; modifique o interstício para as promoções por merecimento e
antiguidade para 1 e 2 anos e explique o que é o orçamento condizente com os valores atribuídos ao ano corrente.
-BANCO
DE HORAS NEGATIVO E AÇÃO DO TICKET ALIMENTAÇÃO
A Afbepa acredita que em relação a
eses temas houve um equívoco nas respostas dadas pelo Banco, uma vez que, há
duas liminares referente ao banco de horas negaivo que o Banco descumpre desde
dezembro/2021 e, referente a Ação do Ticket Alimentação, a Afbepa tem
conhecimento que o Banpará já provisionou os valores devidos. Essas Ações são
demandas da Afbepa na Justiça do Trabalho. Portanto, trazendo a baila as suas
palavras, de querer cnversar sobre as demandas judiciais existentes e, porque a
grande maioria do pessoal beneficiário da Ação do Ticket já se desligou do Banco, é que a Afbepa
solicita a sua sensibilidade para resolver essa questão, assim como cumprir as
decisões liminares no que diz respeito ao banco de horas negatvo.
- VALORES RETIDOS DA CAFBEP
A Afbepa solicita à essa Presidência
que tão logo haja alguma posção sobre esse tema, que seja divulgado para todo o
funcionalismo.
- AMBIENTES LABORAIS TÔXICOS. AFBEPA PEDE MELHORIA
Grande parte dos Locais de Trabalho
estão com problemas de relacionamento e com funcionários(as) adoecidos, por
causa da falta de investimenos em Políticas de Pessoal, que são poucas. É importante
ir nas Unidades de Trabalho e ouvir o funcionalismo, quer seja por meio dos assistentes
sociais ou equipe multidisciplinar, tratar os problemas, priorizar o Humano,
que exerce o papel fudamental na relação produtiva. Que, realmente, essa nova
Administração não deixe prosperar abusos, constrangimentos e assédios, pois
esses vinham, a cada dia, se fortalecendo no âmbito do trabalho no Banpará, a
exemplo da Sueng, Ag. Marituba e Ag. Bragança, Sucon.
-INSTITUIÇÃO
DE PROCESSOS SELETIVOS PARA AUDITOR, ANALISTA, COORDENADOR, GENEG, GEAT
A Afbepa reitera que em seu ofício solicitou a instituição, como regra, da
realização de processos seletivos, a fim de se evitar nas agências a indicação pela Suneg,
gerente regional ou até pedidos externos, e na Matriz as escolhas, sem dar
oportunidade para quem, também, está preparado e quer concorrer.
Essa questão ficou sem resposta.
- GERÊNCIA GERAL AGÊNCIA MARITUBA
A Afbepa soube que a situação da
gerência geral da Agência Marituba foi encaminhada para Gerca, que deve
encaminhar para o Comitê de Relações Trabalhistas. Os funcionários daquele
Local de Trabaho precisam, urgentemente, de uma resposta, para que possam
retomar a tranquilidade e a harmonia no ambiente laboral.
Acerca do Canal sugerido pela Afbepa
seria algo diretamente ligado a presidência, podendo ser por email, whatsApp ou
outro meio, operados pela assessoria ou outra pessoa do gabinete.
-PARTICIPAÇÃO
DO PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR EM CONCORRÊNCIAS INTERNAS PARA FUNÇÕES
GRATIFICADAS OU DE CONFIANÇA, COM AMPLA TRANSPARÊNCIA DO RESULTADO E DO
PREENCHIMENTO DAS VAGAS
Segundo diálogos feitos com vários
funcionários(as) que pertencem ao cargo de Nível Superior (administradores,
contadores, assistentes sociais, engenheiros), os editais não trazem a vedação explícita
a participação deles, porém, há uma exclusão na prática desses profissionais,
que querem fazer carreira na empresa. A exemplo da gerência da Gesat que está
sendo exercida por uma pessoa oriunda da SUCOB, quando o Banco poderia realizar
uma concorrênca entre os assistentes que sempre substituem a gerência, e um
deles ser o gerente titular. Assim, também ocorre na Sucon. Essa prática de
exclusão iniciou em outras gestões.
Por isso, a Afbepa solicita que essa
Administração oportunize, para os Locais de Trabalho que tenham necessidade de
funções comissionadas relativas a qualquer disciplina
dessas áreas de conhecimentos e,
quaisquer outras seleções internas, que esses profissionais possam concorrer e
terem o direito de prosperar na empresa que escolheram para dedicar o seu
tempo, a sua juventude e a sua Vida. Não deixe a exclusão prosperar, mas a
Inclusão.
Certa de contar com a atenção e
resposta breve e positiva dessa Presidência.
Nossa Gratidão.
Belém(PA), 15 de março de 2022.
KÁTIA FURTADO
PRESIDENTA DA AFBEPA