Assembleia Geral virtual de prestação de contas. |
A diretoria e associados (as) da Associação dos Funcionários do Banpará se reuniu virtualmente em assembleia geral nesta quarta-feira, 24, para analisar e aprovar a prestação de contas da Entidade, referente ao exercício do ano de 2020. O encontro foi aberto pela presidenta da Afbepa, Kátia Furtado, que fez a 1ª Convocação às 17h e 30min, e a 2ª às 18h, dando, assim, início à Assembleia Ordinária e, após isso, a funcionária da Afbepa Rosângela Silva, apresentou o balanço patrimonial, com os demonstrativos de receitas e investimentos da associação.
Com pouco mais de uma hora e meia de duração, foi apresentado o balanço da Associação de 2020, incluindo a distribuição de brindes de final de ano para todos os 949 associados (as). A presidenta Kátia furtado aproveitou a oportunidade para explicar que, devido a situação pandêmica e por questões de segurança com a saúde de todos, os demais brindes de datas comemorativas do dia das Mães e dos Pais não foram distribuídos em 2020.
Durante a apresentação, foram demonstrados os investimentos detalhados realizados por nossa Associação com honorários advocatícios dos escritórios contratados, que prestam assessoria jurídica na defesa de associados em Processos Trabalhistas e Administrativos Disciplinares; promoção de curso de Oratória; Internet; donativos e contribuições, Impressão gráfica, como a confecção de camisas da Campanha do PCCS; impressões coloridas em papel coche de cartões de natal para os associados; impressão da logomarca da Afbepa nos brindes de natal etc.
No final, os presentes aprovaram o Balanço Anual de 2020. A presidenta finalizou a reunião agradecendo por todo apoio durante o ano difícil que enfrentamos, mas com muita luta e união conseguimos vencer as adversidades sofridas e doloridas que entristeceram a nossa alma! Também, buscaremos Unidos a nossa Valorização junto ao Banpará.
Confira abaixo o Balanço Financeiro de 2020.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
BALANÇO FINANCEIRO/2020
A Associação dos Funcionários do
Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil
de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos.
A AFBEPA representa exclusivamente os
funcionários do Banpará associados a esta Entidade, em questões judiciais e
extrajudiciais.
A prestação de contas sempre ocorre no
mês de fevereiro, conforme Artigos 11 e 67 do Estatuto desta Entidade.
As informações apresentadas a seguir
são relativas ao exercício de 2020.
Servem como base, para demonstrar as
receitas e investimentos da AFBEPA no ano de 2020.
O desconto da mensalidade é feito em
contracheque e, também, por meio de débito automático para poupança programada
da Associação, e corresponde a apenas 1,5% do salário base de cada associado/a.
Os valores
que entram na AFBEPA não são fixos devido a solicitações de: Adesões,
cancelamentos, demissões e falecimentos de associados.
A AFBEPA tem 949 associados.
VALOR DAS MENSALIDADES PERCEBIDAS DOS
ASSOCIADOS EM 2020: R$595.819,33
EM QUE SE INVESTIU OS VALORES DAS
MENSALIDADES NO ANO DE 2020.
- TELEFONIA
FIXA E MÓVEL
- ALUGUEL
DA SEDE / CONDOMÍNIO
- ENERGIA
ELÉTRICA
- ASSESSORIA
JURÍDICA
- ASSESSORIA
CONTÁBIL
- INDENIZAÇÃO
COMPENSATÓRIA
- SALÁRIOS
e ORDENADOS / 13º SALÁRIO / FÉRIAS
- RESCISÃO
CONTRATUAL
- PLANO
DE SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS
- VALE
TRANSPORTE (FUNCIONÁRIOS / EMPRESA)
- INSS /
FGTS / PIS / TLPL / IPTU / IRRF
- TICKET
ALIMENTAÇÃO
- MATERIAL
DE EXPEDIENTE
- DESPESAS
COM COPA, COZINHA E MATERIAL DE LIMPEZA
- RESSARCIMENTOS
A ASSOCIADOS
- TRANSPORTE
- BRINDES
E EMBALAGENS
- DESPESAS
COM GRÁFICA
- COMBUSTÍVEL
- REFEIÇÃO
/ LANCHES
- DONATIVOS
E CONTRIBUÍÇÕES
- JUROS E
MULTAS
- INFORMÁTICA
- SAÚDE E
PREVENÇÃO
- DEPRECIAÇÃO
DE MÓVEIS E UTENSÍLIOS
- COMUNICAÇÃO
- CORREIOS
- SERVIÇOS
PRESTADOS
- BENS DE
NATUREZA PERMANENTE
- CARTÓRIO
- ESTACIONAMENTO
- DESPESAS
BANCÁRIAS
- MANUTENÇÃO
E REPAROS
- DIARISTA
- CURSOS.
TELEFONIA FIXA E MÓVEL - Consumo de 02 linhas fixas, linhas móveis TIM e 02
linhas móveis da OI: R$11.341,23.
ALUGUEL / CONDOMÍNIO - Aluguel da sede da AFBEPA; condomínio da sede da
AFBEPA; locação de veículos para visita às agências de Marituba, Benevides,
Santa Izabel e Castanhal - R$16.331,26.
HONORÁRIOS - Assessoria Jurídica / Assessoria contábil – R$89.791,01.
INDENIZAÇÃO COMPENSATÓRIA – Para a presidenta da AFBEPA -R$59.283,44.
SALÁRIOS e ORDENADOS - Funcionários da AFBEPA – R$81.683,46.
13º SALÁRIOS - Funcionários da AFBEPA – R$5.354,05.
FÉRIAS - Dos funcionários:
Márcio Dias, referente ao período
aquisitivo 2019/2020 e 2020/2021; Karen Helena referente ao período aquisitivo
2019/2020; e Rosângela Silva referente ao período aquisitivo 2019/2020 – R$10.485,25.
PLANO DE SAUDE - Dos funcionários da AFBEPA – R$18.176,53.
TICKET ALIMENTAÇÃO - Dos funcionários da AFBEPA – R$22.044,18.
RESCISÃO CONTRATUAL - Dos ex. funcionários da AFBEPA Jorge Vidal e Karen
Helena – R$6.868,14
VALE TRANSPORTE dos funcionários da AFBEPA – R$5.844,50.
VALE TRANSPORTE da empresa – R$1.730,00.
FGTS - Folha de pagamento – R$9.216,12.
INSS
- Folha de pagamento – R$36.002,85.
PIS
- Folha de pagamento – R$824,50.
TLPL
- R$214,71.
IRRF APLIC POUPANÇA – R$405,27.
IPTU – 722,20.
JUROS E MULTAS - Multa DCTF; atraso do pagamento da GPS do 13º
SALÁRIO/2020- R$397,38.
MATERIAL DE ESCRITÓRIO E EXPEDIENTE – R$948,09.
DESPESAS COM COPA / CANTINA / LIMPEZA- Material de limpeza, copa e cozinha – R$3.620,42.
DEVOLUÇÃO - Ressarcimentos a associados de descontos indevidos
- R$3.817,27.
ENERGIA ELÉTRICA – R$4.921,66.
DEPRECIAÇÃO DE MÓVEIS E UTENSÍLIOS – R$3.714,85.
COMUNICAÇÃO - Carregador de celular, crédito, capa e
película para o celular da AFBEPA que é utilizado pela jornalista - R$159,00
CORREIOS E MALOTES - Envio de máscaras via SEDEX para associados da
AFBEPA lotados em agências do interior; envio por SEDEX de brindes de natal à
associados lotados em agências do interior - R$3.164,66.
SAÚDE E PREVENÇÃO - Máscaras protetoras; álcool etílico hidratado
70% líquido para serem distribuídos à associados da AFBEPA; borrifadores;
realização de testes de covid-19 em associados e em funcionários da AFBEPA;
sanitização da AFBEPA (higienização contra o covid-19) - R$16.608,82.
DONATIVOS E CONTRIBUÍÇÕES – Duas coroas de flores por ocasião do
falecimento de associados da AFBEPA; doação de 40 cestas
básicas customizadas contendo 14 itens – R$2.940,00.
TRANSPORTES – Para diretora em reunião com o jurídico; para
empregados da AFBEPA em atividades externas da Associação, compra dos
brindes de natal; entrega de brindes de novos associados e associadas e para
associados afastados que fazem parte do grupo de risco; ida e volta para a
residência da presidenta da AFBEPA para pegar assinatura em documentos e
cheques; ida e volta para a agência Nazaré para fazer pagamentos – R$789,17.
INVESTIMENTOS COM INFORMÁTICA – Visita técnica para verificação dos
computadores da associação, manutenção e configuração de computadores;
manutenção preventiva e corretiva com troca de suprimentos da impressora desta
associação; configuração da impressora em um computador; verificação de sistema
e troca de cabos da impressora e computadores - R$1.719,97.
IMPRESSÃO GRÁFICA - Confecção de camisas da Campanha do PCCS;
impressões coloridas em papel coche de cartões de natal para os associados;
impressão da logomarca da AFBEPA nos brindes de natal - R$17.390,00.
ALIMENTAÇÃO e lanches em atividades da AFBEPA: idas às Unidades do Banpará
em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel e Castanhal; chamada
para Assembleia Geral Ordinária; panfletagem de jornais e calendários da
AFBEPA; distribuição de informativos e adesivos da Campanha de Valorização dos
Trabalhadores e Trabalhadoras no PCS; lanches para a Assembleia
Geral Ordinária e para empregados da AFBEPA em trabalhos
extraordinários por ocasião da Prestação de contas do exercício/2019,
pesquisa, organização e entrega de brindes do natal/2020 – R$5.965,22.
CARTÓRIO – Registro de Ata de Assembleia Geral Extraordinária
e reconhecimento de assinaturas – R$270,70.
BENS DE NATUREZA PERMANENTE – Celular para uso interno do jornalista da AFBEPA;
01 (Uma) central de ar GREE 18000 BTUS; 01 (uma) central de ar GREE 9000 BTUS; 02
(duas) poltronas Domarco; 02 (dois) puffs para a sala de espera da AFBEPA; 01
(um) balcão Itatiaia branco para a copa da AFBEPA; 01 (uma) poltrona
reclinável; 02 (duas) mesinhas de canto em madeira de 80x50x e 40x40 para a
sala de espera da AFBEPA; uma mesa e duas cadeiras em madeira jatobá para a
copa da AFBEPA – R$9.052,90.
BRINDES E EMBALAGENS - Brindes e embalagens de natal para os
associados da AFBEPA; agendas poéticas/2021 para sorteio aos associados e
associadas da AFBEPA – R$32.703,42.
CURSOS – Curso de oratória - R$1.000,00.
ESTACIONAMENTO – Uma vaga no estacionamento para a AFBEPA, pago
mensalmente - R$3.000,00.
DESPESAS BANCÁRIAS – Tarifas bancárias e retirada de talão de cheques
- R$1.305,02.
COMBUSTÍVEL – em atividades da AFBEPA: idas às Unidades
do Banpará em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel e
Castanhal; chamada para Assembleia Geral Ordinária; panfletagem de jornais e
calendários da AFBEPA; distribuição de informativos e adesivos da Campanha de
Valorização dos Trabalhadores e Trabalhadoras no PCS; reuniões com o jurídico
no mês de março e abril; atividades externas do empregado da AFBEPA por
ocasião da pandemia; idas às residências da presidenta e vice-presidenta para
assinaturas de cheques; ida à agência Nazaré para fazer pagamentos; levar
empregadas da AFBEPA em suas residências por ocasião dos serviços de
organização e entrega dos brindes de natal - R$6.777,94.
MANUTENÇÃO E REPAROS –
- Manutenção
de ar condicionado;
- Material
e manutenção do armário da copa;
- Material
e manutenção hidráulica do banheiro;
- Material
elétrico para manutenção do sistema elétrico da caixa de energia, centrais
de ar, aparelho de ar condicionado e televisão;
- Confecção
de uma capa para poltrona;
- Reforma
do sofá;
- Itens
de decoração para a AFBEPA;
- Material
para a confecção de um dreno para uma das centrais de ar;
- Instalação
do dreno da central de ar. – R$2.970,60.
SERVIÇOS PRESTADOS:
- Serviços
de Diarista;
- Médico
do trabalho – exames demissionais e admissional.
- Serviços
de eletricista prestados na recuperação do quadro de distribuição elétrica
da AFBEPA;
- Limpeza
de duas centrais de ar;
- Limpeza
de um parelho de ar condicionado;
- Transporte
e instalação de uma central de ar GREE de 18000 BTUS; 7-transporte e
instalação de uma central de ar Split GREE de 9000 BTUs Inverter;
- Transporte
de uma mesa de madeira e duas cadeiras;
- Adaptação
de pés de apoio em dois puffs da sala de espera;
- Serviços
prestados na organização dos brindes de natal;
- Serviços de motorista a serviço da AFBEPA, prestados no transporte de empregado da AFBEPA na panfletagem de jornais e calendários, na entrega dos brindes de natal com empregada da AFBEPA; e serviços prestados como carregador na entrega de brindes de natal com a empregada da AFBEPA– R$9.200,00
RECEITA OPERACIONAL
·
RECEITA BRUTA
COMPOSTA DE:
·
Contribuições dos
associados:................R$595.819,33
·
Reembolso de despesas descontados dos
empregados....
............................................................
R$ 16.494,19
·
Bonificações:.......................................R$
21.677,97
·
Receitas
diversas:................................R$
116,76
·
Receita
Bruta:..................................
R$ 634.108,25
- DESPESAS OPERACIONAIS COMPOSTA DE:
- Despesas Administrativas:...................R$ 239.788,50
- Despesas com pessoal:.......................R$ 212.459,55
- Despesas Tributárias:..........................R$
47.773,02
- Despesas Financeiras:.........................R$
1.305,02
- Despesas operacionais:....................R$ 501.326,09
RESULTADO DO EXERCÍCIO:...................R$ 132.782,16
Nenhum comentário:
Postar um comentário