sexta-feira, 21 de março de 2014

Prestação de contas 2013: Saiba como a AFBEPA investe o seu dinheiro

Imagem: Reprodução da internet

A AFBEPA realizou Assembleia Geral Ordinária, conforme determina o art. 11, I do Estatuto, dia 28 de fevereiro, na sede da associação, para fazer a prestação de contas referente a 2013. Os participantes da assembleia discutiram e aprovaram as contas do ano passado, marcado por eventos de organização, lutas e confraternização em prol da categoria como as ações da Campanha Salarial, a Assembleia de 7ª e 8ª Horas e a festa dos PDVistas.

A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), foi fundada em 2 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos. Representa exclusivamente os funcionários do Banpará, em questões judiciais e extrajudiciais. Nossas fontes de receitas constituem-se de mensalidades dos associados e taxas de convênios firmados (Big Ben, Ótica Telégrafo, Carne e Sabor, Auto Escola Foca e Livraria J. P. Gonçalves). 

Atualmente a AFBEPA possui 615 associados. O desconto da mensalidade é feito em contracheque e corresponde a apenas 1,5% do salário base de cada associado/a. Os valores que entram na AFBEPA não são fixos devido às solicitações de adesões e cancelamentos, demissões e falecimentos de associados. 


RECEITAS DE 2013: 
Mensalidades dos associados

JANEIRO       R$ 23.193,55
FEVEREIRO  R$ 23.444,59
MARÇO         R$ 23.516,36  
ABRIL            R$ 23.359,75
MAIO             R$ 22.883,73
JUNHO          R$ 22.196,59 
JULHO          R$ 21.499,11
AGOSTO      R$ 21.513,82
SETEMBRO  R$ 21.554,74
OUTUBRO    R$ 23.282,56
NOVEMBRO  R$ 23.251,11
DEZEMBRO  R$ 23.176,11
TOTAL      R$ 272.872,02




TAXAS ADMINISTRATIVAS 
JANEIRO
R$ 217,77
FEVEREIRO
R$ 220,29
MARÇO
R$ 215,90
ABRIL
R$ 208,72
MAIO
R$ 223,74
JUNHO
R$ 224,81
JULHO
R$ 240,63
AGOSTO
R$ 215,68
SETEMBRO
R$ 245,59
OUTUBRO
R$ 230,56
NOVEMBRO
 R$ 220,23
DEZEMBRO
R$ 252,59
TOTAL
R$2.716,51






*RECEITA LÍQUIDA:
R$ 275.588,53


*CONTRIBUIÇÕES:
R$ 272.872,02













*BONIFICAÇÕES:




                 
R$ 2.716,51
*Receita líquida é a soma das mensalidades mais as taxas administrativas.
*Contribuições são as mensalidades que os associados pagam à AFBEPA.

*Bonificações são 
as taxas administrativas dos convênios.


RECUPERAÇÃO DE VALORES REFERENTE ÀS DÍVIDAS NÃO PAGAS DE ASSOCIADOS 

Em 2013 conseguimos recuperar dívidas de associados junto à AFBEPA, na ordem de R$ 12.902,14. Essas dívidas são valores que a AFBEPA paga aos Convênios, com receita própria, quando o associado fica inadimplente, e depois busca recuperá-las. Esse total entrou nas contas da AFBEPA, por meio de consignação em FOPAG ou débito na conta corrente do associado. Também, é importante destacar que há dentro dessa importância recuperação de dívidas de associados realizadas em 2011 e 2012.   




RECUPERAÇÃO MENSAL /2013:

JANEIRO       R$ 980,43
FEVEREIRO  R$ 627,68 
MARÇO        R$ 855,04
ABRIL          R$ 1.027,80
MAIO           R$ 681,31 
JUNHO        R$ 495,05 
JULHO        R$ 1.177,18
AGOSTO    R$ 911,84 
SETEMBRO R$ 1.188,13 
OUTUBRO   R$ 3.261,53 
NOVEMBRO R$ 829,02
DEZEMBRO R$ 867,13 
TOTAL    R$ 12.902,14


DESPESAS OPERACIONAIS:

Despesas com telefonia fixa e móvel  - Valor Anual R$10.675,56
Aluguel da sede - Valor anual R$16.873,53
Celpa - Valor anual R$4.124,96
Cosanpa - Valor anual R$168,00
PIS - Valor anual R$378,58
FGTS - Valor anual R$3.230,60
INSS - Valor anual R$12.183,27
TLPL - R$162,37
Férias dos funcionários - R$3.079,58
Plano de Saúde dos funcionários da AFBEPA - Valor anual R$4.785,35
Convênios – Valores que a AFBEPA desembolsa quando os convênios são inadimplidos pelos associados - Valor anual R$26.767,26
Vale transporte dos funcionários da AFBEPA - Valor anual R$7.215,60
Ticket alimentação dos funcionários da AFBEPA - Valor anual R$8.222,10
Despesas com copa, cozinha e material de limpeza - Valor anual R$3.745,52
Correios e malotes -R$145,60
Cartório - R$111,00
Despesas de viagem com diretor da AFBEPA - R$693,30
Donativos e contribuições - R$775,00
Eventos sociais – R$1.939,32
Gastos com informática – R$931,99
Manutenção e reparos – R$604,15
Material de escritório – R$4.726,10
Depreciação – R$1.371,11
Revista e jornais – R$585,00
Devolução de desconto indevido para os associados – R$460,72
Despesas bancárias – R$1.528,21

Despesas diversas com comissão eleitoral para a eleição da AFBEPA (Montagem de cédula de votação, Confecção gráfica da cédula de votação, Táxis, Gasolinas, Almoços, Lanches, Entrega de urnas para a capital e interior), campanha salarial e várias mobilizações.

A exemplo: Planejamento da AFBEPA, Reuniões com Tesoureiros, caixas e Pessoal do Atendimento, Encontro do Banpará no Sindicato, confecção de Faixas e Carro Som para  para Ato contra a (IN) Segurança na UEPA, Dia Nacional de Luta da Classe Trabalhadora, campanha salarial, mesas de negociações, greve e transporte.
 R$24.353,19

Honorários:
Advogados: Drª Valéria Fidellis / Drª Luise Nunes / Drº Marcio Tuma 
Contadora (Benedita Soares) 
Valor anual R$51.721,00

Serviços Prestados:
Jornalista  / Assessora Política / Diarista
Valor anual R$20.711,80

Salários e Ordenados:
Funcionários: (Angela Valente), (Márcio Dias), (Rosangela Silva)
Valor anual R$32.152,22

13º Salário
O valor pago do 13º são dos 3 funcionários da AFBEPA
Valor R$3.016,78

Brindes
Os valores gastos com brindes foram de R$ 5.430,25



       POSSE FORMAL DA DIRETORIA DA AFBEPA
A Chapa 1 - NA LUTA É QUE SE AVANÇA! AFBEPA NA LUTA SEMPRE, triênio 2013/2016, que ganhou e tomou posse na sede da AFBEPA, dia 22 de março de 2013. 





                            FESTA DOS PDVistas

A AFBEPA promoveu uma festa de agradecimento aos colegas que saíram no PDV, e deu boas vindas aos bancários e bancárias que chegaram ao Banpará nesse período. A Festa de agradecimento ocorreu na ASBEP no dia 29 de junho 2013. Neste evento, aconteceu um almoço com bebidas, música ao vivo e distribuição de brindes. 



 
ASSEMBLÉIA GERAL DA CATEGORIA DAS AÇÕES COLETIVAS (7ª E 8ª)




Dia 20 de agosto de 2013 a AFBEPA realizou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no auditório da Computer Hall da Antônio Barreto, em Belém, com o objetivo de fazer esclarecimentos jurídicos sobre o Tíquete Extra, a ausência de isonomia do Banpará no Pagamento da Vantagem Pessoal Provisória (VPP) e fazer deliberações pelo ajuizamento, em nome da AFBEPA, de ações trabalhistas coletivas. Entre as ações propostas, destacamos as ações coletivas de 7ª e 8ª Hora extras, que buscam o reconhecimento da jornada de 6h/dia para as comissões de natureza técnica, a exemplo dos analistas, agentes de área, gerentes de projetos, secretárias e tesoureiros.  





BRINDES PARA OS ASSOCIADOS  

Brinde do Dia das Mães


Brinde do Dia dos Pais


Brinde de Natal

TOTAL DE DESPESAS OPERACIONAIS – R$252.869,02
Despesas com pessoal: R$58.471,63
Estão incluídos nas despesas com pessoal: salários e ordenados, 13º, férias, vale transporte, ticket alimentação e plano de saúde.
Despesas Administrativas: R$174.876,11
Despesas Financeiras: R$1.528,21
Essas despesas financeiras são as tarifas e manunteção de conta que o banco cobra.
Despesas Tributárias: R$17.993,07
O saldo das despesas tributárias foi de R$ 15.954,82. A diferença de valor foi pago de um ano para outro, a Rubrica da diferença está no INSS, no valor de R$ 2.038,25.

Total da Receita Operacional...............R$275.588,53
Total das Despesas Operacionais......R$252.869,02
Resultado do Exercício........................R$ 22.719,51

·         O Resultado do Exercício corresponde ao valor de contas a pagar da AFBEPA referente ao mês de dezembro/2013 com vencimento no mês de janeiro 2014.

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