quinta-feira, 16 de setembro de 2021

RELAÇÕES HUMANAS: IMPRESCINDÍVEL PARA LIDAR COM PESSOAS.

 Saber administrar pessoas dentro de uma organização, aprender a lidar com as aptidões e emoções de cada um (a) é fundamental para que se atinja objetivos e, por conseguinte, resultados.

É certo que as boas relações emanam energias boas, e fazem com que a equipe de trabalho se sinta influenciada por esse clima, o que influirá diretamente na produtividade e na satisfação dos trabalhadores (as). 

Um gestor responsável por essas relações é capaz de motivar ou desanimar completamente sua equipe, pois comanda e desempenha um papel de referência aos demais. Como age ou fala pode elevar a autoestima de um comandado ou o levar a ser uma pessoa ansiosa, insegura,  desestimulada, não se reconhecendo mais como profissional.

Dentro desse contexto, o funcionalismo do Banpará enfrenta situações absurdas, rotineiramente, uma vez que, denúncias sobre assédio moral, são recorrentes. Somente em 2021, no primeiro semestre, a AFBEPA publicou 3 (três) casos envolvendo o assunto, contudo a realidade pode ser muito maior já que muitos casos não chegam a ser denunciados por medo de represálias dentro do Banco.

Presente em mais da metade dos municípios paraenses e, com um funcionalismo estimado em quase duas mil e quinhentas Pessoas, a Direção do Banpará precisa se atentar para a necessidade de oferecer qualificação e especialização em como Lidar com Ser Humano aos seus gestores. Alguns, precisam muito, principalmente, considerando, toda a cobrança que vem sendo feita pela Diretoria, o que faz cada gestor lidar da sua forma com os (as) funcionários (as).

Lidar com outro ser humano e gerenciá-lo não é uma tarefa tão fácil como se parece, e a AFBEPA entende isso, porém o ambiente hostil que muitos colegas precisam enfrentar todos os dias só colabora para o aumento no número de afastamentos por Burnout e/ou Depressão ou outras doenças psicossomáticas. 

O Banpará pode e tem capacidade de oferecer cursos em Relações Humanas para os seus gestores, que os capacite a como lidar melhor com o quadro de pessoal. 


O QUE É ASSÉDIO MORAL?

O assédio moral é todo comportamento abusivo (gesto, palavra, atitude) que ameaça, por sua repetição, a integridade física ou psíquica de uma pessoa, degradando o ambiente de trabalho.

A AFBEPA quer que todos os colegas possam ter gestores empáticos, sensíveis e gentis, que não tratem seus subordinados a base de grosserias ou hostilidades. Uma boa parte dos nossos dias é gasta dentro do Banco, por isso, acreditamos que um ambiente harmonioso e cordial é o mínimo que se precisa, para um bom desempenho e andamento do trabalho.


Pensando nisso, desenvolvemos uma pesquisa para saber se você já foi vítima de Assédio Moral. Clique aqui para participar.


*A pesquisa é anônima.



UNIDOS SOMOS FORTES

DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: