terça-feira, 28 de novembro de 2023

SEM PLANEJAMENTO: BANPARÁ MEXE NO SISTEMA E GERA INSTABILIDADE E CONSTANTES TRAVAMENTOS

Recentemente, a Afbepa tomou conhecimento de que o Banpará está realizando trabalhos voltados para a segurança dos sistemas do Banco. A preocupação com a proteção da informação é, sem dúvida, uma ação louvável em tempos em que a cibersegurança é essencial. No entanto, a implementação dessas medidas está causando transtornos nas agências, especialmente no interior do Estado.


O problema reside na ausência de planejamento adequado e testes para avaliar essa importante iniciativa. Relatos indicam que desde o início desses trabalhos, os sistemas de atendimento ao cliente e os caixas eletrônicos têm sofrido frequentes erros e travamentos. Para completar, o calendário de pagamentos dos servidores públicos vai ocorrer por todo esse final de ano, por isso, o desespero já tomou conta dos(as) funcionários(as) nos locais de trabalho.


A Afbepa reproduz algumas falas:


"Não é de agora… o sistema em geral não está normal há muito tempo, e raramente temos alguma resposta; algum comunicado informando os motivos para os problemas enfrentados", relatou um funcionário do Banco. 


Outra acrescentou: "Se estão buscando melhorias, que o serviço seja mais célere, para não comprometer nossas demandas, especialmente no final do mês quando o fluxo é grande".


Assim como em outras demandas, a Afbepa está atenta em relação a essa nova questão. A instabilidade demonstrada por essa ferramenta, que é a mudança que estão implantando no sistema do Banco, não apenas impacta o andamento do trabalho, mas também frustra clientes, muitos dos quais estão optando por migrar para outras instituições bancárias.


Diante desse cenário, a nossa Associação reforça a importância de um diálogo transparente, no qual os(as) funcionários(as) sejam escutados  para que soluções melhores pensadas e planejadas sejam viabilizadas. A segurança da informação é vital, mas não deve comprometer a operacionalidade do Banco e a satisfação dos clientes. É normal que qualquer mudança que vá interferir no funcionamento de algo ou alguma coisa, tem de ser estudada, passar por testes e por fim, avaliada, para que se verifique se vai cumprir o seu fim, sem grandes transtornos.


A Direção do Banpará precisa rever essa postura e ajudar o Banco a se fortalecer. A tecnologia é fundamental e pode fluir, se bem planejada com todos os setores.


UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: