terça-feira, 5 de julho de 2022

TÁ NA PAUTA - CAMPANHA SALARIAL 2022 – CONCORRÊNCIA SELETIVA PARA TODOS OS CARGOS COMISSIONADOS E FUNÇÕES GRATIFICADAS


Todo colega Bancário (a) sabe o quanto é preciso estudar para se manter ativo na profissão – cursos de formação, atualização e capacitações são uma constante nas Nossas Vidas. Uma das grandes frustrações para qualquer um que tenha investido tanto tempo e dinheiro no seu aperfeiçoamento pessoal, visando melhorar seu trabalho, é quando, na hora de se realizar o preenchimento de Cargos Comissionados e Funções Gratificadas, nada disso é levado em conta!

Embora as ciências da Administração Moderna apontem diversas vantagens em investir em Processos de Seleção Internos (PSI), o Banco parece não ter se sensibilizado ainda para o tema. O Banpará não conta com uma política definida e transparente sobre o tema. Os PSI às vezes acontecem, mas nem sempre são exigidos quando surgem oportunidades. Essa falta de transparência dá margem para práticas como “indicações” e “politicagens” no preenchimento de vagas.

Isso é um contrassenso, um desrespeito com a dedicação dos colegas e uma prática que já deveria ter sido abolida do banco. Tem que acabar! E é por isso que defendemos, em nossa Minuta de Reivindicações, a Concorrência Seletiva e Transparente para todos os Cargos Comissionados e Funções Gratificadas.

A PROPOSTA


Na Minuta de Reivindicações, nos Artigos 27º e 28º, se desenvolve a proposta de realização de Concorrência Seletiva para todas as vagas de Cargos Comissionados. Essa concorrência deve ser “disponível a todos os seus funcionários, pautando o processo seletivo em critérios objetivos e transparentes, obedecendo a ordem de classificação, sendo vedada a indicação”.

A partir do aceite da proposta, os Processos Seletivos internos devem ser o critério para preenchimento das funções Gratificadas, Comissionadas e de Confiança. Todo processo deve ser guiado na transparência na divulgação do regulamento, prazos, candidatos inscritos, bem como, o desempenho dos candidatos a cada etapa de seleção realizada.

Pela proposta, fica o banco responsável por disponibilizar aos candidatos vistas do processo seletivo 30 dias antes da divulgação da seleção. Também fica assegurado ao candidato recorrer do resultado ou da sua nota à DIRAD.

SAIBA MAIS

Para saber mais sobre as propostas presentes na Minuta de Negociações da Campanha Salarial 2022, os colegas podem ler o Panfleto que a Afbepa preparou sobre o tema. O documento pode ser acessando através desse link.

LEIA A NOSSA MINUTA na integra nesse link.

UNIDOS SOMOS FORTES
ASSESSORIA DE IMPRENSA


Um comentário:

Anônimo disse...

O banco finge que aceita a proposta, a gente finge que acredita que algo irá mudar e "tudo continua como dantes no quartel de Abrantes". Amém! Politicagem é um câncer nesse banco, não tem jeito, já faz parte da cultura organizacional da instituição.