A nossa Associação soube que
um funcionário, que testou positivo para covid, foi obrigado a trabalhar com
máscara, segundo relato, a Sudep que encaminhou essa determinação.
O colega, lotado na Agência
Bonito, testou positivo, e o médico lhe deu 4 dias de afastamento, após esse
tempo ele continuou sintomático, fez novo teste que continuou dando positivo,
porém o médico não quis mais lhe dar atestado.
O que afirmaram para a nossa
Associação é que, ao ser instada, a Sudep mandou o funcionário trabalhar de máscara,
mesmo a lógica para essa questão sendo a da Sudep e o Gerente Geral lhe
mandarem para casa, a fim de prevenir outras infecções por esse vírus.
UM ABSURDO!! Principalmente
pela exposição dos demais funcionários e clientes ao risco de se contaminarem pelo
covid.
Para que o Banco tem 2 (dois)
Médicos do Trabalho? Afinal esses médicos poderiam ter avaliado o resultado do
exame positivado do funcionário, realizado uma consulta por vídeo chamada e
mantido ele afastado do contato com outras pessoas, no mínimo por 7(sete) dias.
Mas parece que a importância
para isso inexiste.
O Banpará em janeiro deste
ano, lançou Comunicado, baseado em Portaria Interministerial Federal (clique aqui para ler), no qual foram regradas várias situações, dentre elas, a do afastamento
com ou sem atestado do funcionário positivado.
A Afbepa não tem conhecimento
de outro Normativo após esse.
Logo, é inaceitável o funcionário estar
trabalhando contaminado pelo coronavírus.
A Afbepa espera que a Direção
do Banpará tome providências imediatas, sobre esse fato e outros que possam
surgir decorrentes da 4°onda do Coronavírus, no sentido de Comunicar às
Unidades de Trabalho as atitudes a serem realizadas para evitar
inconsequências.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
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