Com a proximidade do início das Mesas de Negociação da Campanha Salarial 2022, não há tempo a perder! É importante que todos os colegas já saibam as pautas e quais os temas fundamentais em discussão, pois é o tempo de pensarmos em nossas Vidas e o que precisamos para viver. Participar e contribuir nessa luta por melhores condições de salários e mais Direitos, é sinônimo de Vitórias e Dignidade para todos.
A Afbepa, na pessoa da nossa Presidenta Kátia Furtado e a empregada da nossa Associação Samyra Mercês, têm visitado os Locais de Trabalho. Ontem, 30, dialogamos com o pessoal da Agência Nazaré e nesta sexta-feira, 1° de julho, com os colegas da Matriz Nazaré.
“Todos estão sentindo os efeitos da péssima gestão da economia do país no dia a dia e a falta de salários nos bolsos. O preço da comida, remédios, roupas ... tudo tem crescido de forma descontrolada. O poder de compra tem sido corroído. Pesquisa do Dieese demonstra que os trabalhadores (as) bancários (as) têm se endividado em empréstimos e cartões de crédito para poder comprar comida, remédios ... a inflação está engolindo a qualidade de vida das pessoas. O Gatilho nos salários e no Ticket Alimentação é uma questão de necessidade, nesses tempos de inflação descontrolada como agora ” comentou Kátia Furtado.
Apresentada na Minuta Salarial 2022 a proposta da aplicação dos Gatilhos prevê reajustes automáticos nos nossos salários sempre que a inflação acumulada em um mês atinja o índice de 3%, isso é uma forma de manter o poder de compra dos trabalhadores(as).
PROMOÇÕES E PCS – A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
Nas visitas aos colegas o tema recorrente são as nossas Promoções. Há uma lacuna em nossas Vidas Profissionais, um nó traspassado nas gargantas de todo Funcionalismo. Ficar sem as nossas Promoções está sendo dolorido, principalmente, porque essa é a real valorização aos nossos trabalhos, quer seja por tempo dedicado ou por merecermos.
“Temos colegas com muitos anos de Banco estagnados ainda nos primeiros níveis salariais. Outros que estão próximos de se aposentar e já sabem que não vão poder receber tanto quanto teriam direito caso as promoções tivessem sido efetivadas. E colegas que já contam, por exemplo, com 7 (sete) anos no Banpará sem nenhuma promoção, no nível que adentrou. Os prejuízos são muitos” comenta Kátia.
Além da cobrança pela efetivação das promoções não realizadas, há um clamor pela mudança da atual redação do PCS. “Todos querem a mudança da redação do ACT na parte que regula as promoções. É preciso tirar essa exigência do Índice de Eficiência Projetado para efetivação das Promoções por Merecimento e Antiguidade, que volte a ser como era antes do Regulamento de 2016” explica a Presidenta.
SE INFORME E VENHA PARA A LUTA!
A nossa Associação já encaminhou para os colegas das Agências do Interior, através de malote, nosso Panfleto sobre a Campanha Salarial/2022. Os colegas, no entanto, podem ler o documento desde já acessando ele através desse link.
LEIA A NOSSA MINUTA na integra nesse link.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário