sexta-feira, 22 de março de 2019

AFBEPA PARTICIPA DO SEMINÁRIO “BANCOS PÚBLICOS: DESENVOLVIMENTO PRA TODA GENTE”, REALIZADO NO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO PARÁ



Na sexta-feira (15), ocorreu o Seminário “Bancos Públicos: Desenvolvimento pra toda gente”, realizado no auditório do Sindicato dos Bancários do Pará, com apoio de nossa Associação, a AFBEPA, somada a outras associações dos demais Bancos Públicos que se encontram na Região Amazônica, como a do Banco da Amazônia-AEBA, Banco do Brasil (ANABB – direção regional) e Caixa Econômica Federal (APCEF-PA) e, de outras instâncias nacionais, como a FENAE, o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, FETEC. O Banco da Amazônia foi representado por sua coordenadora de Planejamento Estratégico, Laura Santos. O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) também esteve na abertura do evento.
No atual contexto político, econômico e social, em que no dia 07 de janeiro, por exemplo, o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, e o próprio presidente, Jair Bolsonaro, insinuaram – segundo nota de repúdio da FENAE sobre o desrespeito ocorrido – que a Caixa Econômica Federal, um Banco Público com muita história de investimentos e serviços ao Povo Brasileiro, tem um passado basicamente fraudulento, portanto, participar de um debate como esse, com nossos colegas bancários, é de fundamental importância para Unir quem realmente conhece as instituições públicas bancárias e sabem de suas histórias em prol do desenvolvimento das regiões.
Nós, os trabalhadores, que estamos vinculados a essas Instituições, e somos partes desse patrimônio que é de todo povo paraense, de toda a Região Amazônica e de todos os brasileiros, somos seus principais atores contra esse processo de privatização, de desmantelamento do “Público”, contra o desrespeito e defesa do que é Público.
Afinal, esse é o sentido do “Público”­­: O Público é da gente. O Público é a gente!
O evento foi dividido em dois momentos, com a formação de duas mesas: na primeira, havia políticos e representantes do Patrimônio Público, dos Bancos Estatais, como o Deputado Federal Edmilson Rodrigues (PSOL); já na segunda, encontravam-se representantes das Associações de Bancários, que se fazem presentes na Região Amazônica: representando nossa Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará - AFBEPA, estava presente a presidenta Kátia Furtado e, na plateia, participando também do evento, nossa vice-presidenta, Teresa Quadros.
O FUTURO DOS BANCOS PÚBLICOS DEPENDE DE NÓS, TRABALHADORES.
Exemplificando a importância dos Bancos Públicos, como instrumentos para o desenvolvimento de uma Nação, o dep. Federal Edmilson Rodrigues declarou que “grandes países” (como China e Alemanha) possuem Bancos Públicos igualmente fortes, pois, esses são os meios para seus respectivos desenvolvimento – não só econômico, mas também social da nação.
“O Governo trabalha contra os interesses nacionais, com a privatização de Bancos Públicos”, afirmou Edmilson Rodrigues, ressaltando, também, que entregar Bancos Estatais nas mãos das grandes corporações de capital aberto é colocar em risco a Soberania do estado, da sua região, do Brasil.
No plano estadual, dado a atuação do Banco do Estado do Pará, juntamente com seus trabalhadores, Kátia Furtado falou que o Banpará chega à maioria dos municípios paraenses. Locais onde os grandes Bancos não querem se instalar, pois, estão interessados apenas em mercados grandes, de lucro imediato, o Banco Público está presente.
O Banco do Estado do Pará é quem investe no povo paraense, é quem disponibiliza créditos para a nossa população, é a principal instituição financeira responsável pelo desenvolvimento de nossa gente. O Banpará somos nós, trabalhadores e clientes do estado do Pará.
“É preciso que o Banco Público veja as pessoas em cada município. Precisamos ser o elo para garantir investimento no nosso Estado, no estado do Pará”, afirmou Kátia, ao concluir que a Força para a não privatização, para o não desmantelamento dos Bancos Públicos, está em nossas mãos, nas mãos dos trabalhadores dessas instituições financeiras públicas.

FRUTO DESSES DEBATES EM DEFESA DO “PÚBLICO”, QUE SOMOS NÓS: MOBILIZAÇÃO NAS RUAS
Na manhã desta sexta-feira, dia 22, ocorreu o “Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência” nas ruas de diferentes cidades brasileiras. E, em Belém, a concentração se deu em frente ao Banco do Brasil, na av. Presidente Vargas, por volta das 7h30.
De lá, se iniciou uma caminhada a partir das 9h, pela mesma avenida, uma das mais importantes no centro da capital paraense, indo até o prédio do INSS, localizado na Av. Nazaré.
A AFBEPA esteve representada nesse movimento de extrema importância para todos nós, trabalhadores.
Esse é apenas o início de nossa União, de nossa Luta para barrar uma Reforma como essa, que quer colocar a responsabilidade, gerada por uma má administração pública de alguns governantes golpistas, sobre o ombro do trabalhador.

UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO
Assessoria de Comunicação
Texto: Fernanda Libdy

Nenhum comentário: