Há dois dias, as agências do Banpará enfrentam dificuldades devido as falhas no processamento dos sistemas, causando instabilidade nas operações e, em alguns momentos, a completa indisponibilidade dos serviços em diversos municípios do Estado. Essa situação tem gerado preocupações tanto para os clientes quanto para os funcionários do Banco.
Essas falhas constantes no sistema têm impactado o andamento normal das operações bancárias, criando transtornos especialmente em momentos cruciais, como durante o pagamento de servidores municipais e estaduais, sempre nesse período do final do mês. Como resultado, funcionários têm enfrentado exaustão diante das dificuldades e falta de soluções efetivas por parte da Diretoria do Banpará, pois isso causa prejuízos ao Banco.
A Afbepa tomou a iniciativa de contatar algumas agências em diferentes regiões do Estado para avaliar como este cenário está afetando o local de trabalho. A constatação foi unânime: O SPA Conta Corrente, setor de atendimento de caixa está com sistema lento, ou oscilando, ou em determinado momento para de funcionar de vez.
Funcionários da Agência Belém Centro expressaram o seu descontentamento. “Sabemos que um sistema pode parar e isso é totalmente normal, em qualquer empresa, mas dois dias de instabilidade e isso acontece, na maioria das veses, no momento de pagamento dos servidores públicos, é muito nocivo para o Banpará. Aí começa a acumular clientes na agência. O Banco não passa um comunicado para dizer o que está fazendo para solucionar o problema e o prazo de normalização, aí fica difícil”, comentou um funcionário.
De fato, a falta de comunicação por parte do Banpará é uma das principais queixas, tanto dos clientes quanto dos funcionários. A ausência de informações claras sobre as causas das instabilidades e a falta de previsão para a normalização dos serviços têm gerado frustrações e levado alguns clientes a considerar a migração para outras instituições bancárias.
A Afbepa tem cobrado a regularização definitiva desse problema tecnológico, mas a Administração do Banco nada responde.
Exaustão
A agência Gurupá relatou a impossibilidade de realizar operações desde o dia anterior. “A sensação é a mesma: muita dificuldade e constrangimento por trabalhar nessas condições. Outro problema é que ficamos até sem ter como justificar aos clientes essas falhas, pois nada nos é repassado e o estresse por parte deles é justificável”, declarou um colega daquela unidade.
Essa situação se repete na unidade Ananindeua BR. “Começamos o trabalho hoje com tudo parado por aqui, mas por enquanto já normalizou e esperamos que fique assim. Estamos acompanhando nos grupos dos gestores e percebemos que esse problema foi geral, em várias outras regiões que ainda não obtiveram o retorno total ou parcial do serviço tecnológico”, desabafou uma funcionária de lá.
"Não falam nada e ficamos de mãos amarradas diante dos clientes. Aí temos que ficar contornando toda uma situação para que o estresse não aumente ainda mais. Alguns clientes vêm em caráter de urgência resolver um problema, mas quando chegam aqui encontram um serviço parado e que não tem hora para normalizar", lamentam os colegas da agência Castanhal.
Já na agência Bragança. “A maioria das vezes é lento por natureza e estávamos um tempo sem que ficasse inoperante. Ainda temos a esperança de que esse será um dos problemas que o Banpará irá resolver, pois quando acontece isso tudo para, inclusive o aplicativo. Aí os clientes vêm para as unidades que também estão sem sistema e vira uma bola de neve”, desabafa um funcionário.
A Associação reforça seu apelo à Direção do Banco para que essa situação seja corrigida com urgência. Além disso, solicita maior agilidade na comunicação com os funcionários(as), a fim de fornecer informações transparentes e claras sobre os motivos das falhas e os passos que estão sendo tomados para resolver o problema.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
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