A expectativa gerada em torno da chegada da Associação foi grande e nesses momentos foram de celebração, não só porque os associados tiveram a oportunidade de receber um brinde especial em comemoração ao Dia dos Pais ou de boas-vindas aos que se associaram recentemente, mas pelo fato de que pudemos dialogar com cada bancário(as) que necessitam de um olhar especial.
Foi durante essas jornadas que identificamos, mais uma vez, os diversos problemas que afligem as agências do Banpará. Tais situações refletem uma condição precária e um abandono evidente, que expõe a falta de atenção da Diretoria Administrativa (Dirad), que continua negligenciando problemas que poderiam ser solucionados caso houvesse uma gestão preocupada com o funcionalismo.
Desafios e necessidades
Na agência de Soure, a situação dos caixas de autoatendimento é alarmante, pois as divisórias danificadas forçaram os funcionários a improvisar com papelão e uma espécie de cortina para evitar o acesso de pessoas não autorizadas. Inclusive, todas as vezes que os colegas precisam abastecer os caixas, quem está de fora consegue ver toda a movimentação. UM COMPLETO ABSURDO!!
Os problemas se acumulam: banheiros com vazamentos e entupimentos, porta de vidro da entrada principal que permanece por consertar, cadeiras danificadas que oferecem riscos ergonômicos e a falta de refrigeração adequada. O calor intenso é agravado pela inoperância das centrais de refrigeração e olha que há equipamentos novos no local, mas que não foram instalados mesmo com vários pedidos.
Em Cachoeira do Arari, a cobertura e refrigeração da agência deixam a desejar. Quando chove causam danos internos devido a quantidade de água que cai do teto, afetando a infraestrutura e criando um ambiente insalubre. Os aparelhos de ar-condicionado sofrem com falta de manutenção adequada, deixando funcionários sem outra escolha senão resolver problemas por conta própria.
Essa questão da água dentro da agência é um problema gravíssimo, já que as paredes enchem de infiltrações e mofo, além de que ficam com aspecto de ambiente sujo. Fora que, diversos equipamentos sofrem risco de pane devido a umidade, e como forma de evitar prejuízos ou cancelamento de atendimentos, os bancários protegem os aparelhos com lonas.
Fica até repetitivo falar desses problemas, mas a Afbepa não se cansa de pontuar um por um mesmo quando essas situações se repetem, como acontece em Santa Cruz do Arari: a precariedade dos aparelhos de ar-condicionado, a presença de resquícios da última obra e a falta de um agente de microcrédito são apenas alguns dos desafios enfrentados na unidade.
Afbepa luta por mudança
As demandas são claras e urgentes: a Dirad deve tomar medidas efetivas para solucionar estas questões, já que Ordens de Serviço têm sido emitidas, mas a resolução parece negligenciada.
Os funcionários do Banpará estão cansados pela falta de atenção às suas condições de trabalho e a Associação assume, então, cobrar respostas, prazos, soluções que deem condições mínimas de trabalho.
Confira as fotos da entrega dos brindes do Dia dos Pais:
AGÊNCIA SOURE
A DIREÇÃO DA AFBEPA
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