Além de acolher os colegas em sofrimento psicológico o neuropsicólogo Allan Maués, com quem a Afbepa estabeleceu uma parceria Contratual, também desenvolverá mensalmente palestras interativas abertas a todos os associados (as) e interessados (as). A primeira Palestra Interativa está agendada para o dia 6 de julho e será desenvolvida no formato digital e presencial. O tema será “ Doenças Emocionais – Burnout, Estresse Funcional e Depressão associada aos Serviços Bancários ”. Interessados devem solicitar até o dia 4 de julho a sua inscrição.
Profissional com mais de 10 anos de experiência, Allan comenta que gosta de palestras onde pode interagir com o público para quebrar o gelo. “Ainda encontramos muitas pessoas que tem um certo receio de falar a respeito por conta do estigma que se tem sobre as pessoas que sofrem doenças psicológicas. Mas quando temos esse bate-papo muitas vezes as pessoas se soltam: reconhecem sintomas, identificam certas situações e as vezes até mesmo dão o depoimento, eu senti isso, fiz tratamento e o resultado foi muito bom. E isso é de uma riqueza imensa” comenta o psicólogo.
DOENÇAS EMOCIONAIS – UM PROBLEMA COM MUITOS FATORES
O adoecimento no Meio Ambiente do Trabalho é uma situação antiga, mas que vem recebendo atenção há pouco tempo. “Uma das poucas doenças ocupacionais que recebeu amparo legal é a Síndrome de Burnout, mas há pouquíssimo tempo” comenta.
O Psicólogo Allan Maués, 10 anos de experiência e longo histórico de pesquisa no tema |
O psicólogo tem uma relação íntima com o tema desde os tempos de estudante de psicologia, quando desenvolveu um TCC com o tema “Estratégias de Enfrentamento de Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”. Ele explica que estamos falando de um rol de diversas doenças, que vão da ansiedade aguda, síndrome do pânico e Burnout a depressão severa e passam por muitos problemas diferentes.
“As vezes não é um, são vários os fatores que levam ao adoecimento. As vezes o ambiente de trabalho é muito ruim, na relação com chefes e colegas. As vezes o problema está no salário que não dá conta das necessidades. Um dos mais recorrentes, nos mais variados empregos, no entanto, têm sido a cobrança e pressão excessiva para cumprimento de metas, quaisquer que sejam: fazer vendas, contatar pessoas, atender mais clientes ... a cobrança vem como se as pessoas fossem máquinas e a sobrecarga como se não tivesse um custo Humano. Mas tem” explica.
INSCRIÇÕES – Interessados em participar da palestra devem confirmar inscrição pelos contatos da Afbepa. Não associados podem participar desde que confirmando antecipadamente a participação.
CONTATOS:
Fones: (91) 3212-1479/ 9247-6774/ 98897-9781 / 98319-5721/ 99265-3725
E-mails: - afbepa.coragem@gmail.com
- afbepa.ban@bol.com.br
- afbepa@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário