É flagrante a sobrecarga de trabalho dos tesoureiros e tesoureiras, que carregam várias atribuições, sobretudo após a reestruturação produtiva, quando foram inseridos os caixas automáticos, que ficaram sob inteira responsabilidade dos tesoureiros. Isso significa abastecer e administrar cada uma das máquinas, inclusive programar os procedimentos para todas as operações automáticas.
O tesoureiro, que é o financeiro da Agência, responde, também, pelo movimento de numerários dos postos e caixas avançados ligados à sua Agência, além de ter que repassar posição financeira à Matriz, várias vezes por dia, contabilizar o numerário, abastecer caixas e cashs, dentre outras atribuições de imensa responsabilidade e risco. Não por acaso, é grande a quantidade de tesoureiros e tesoureiras em processo de adoecimento no Banpará, sobretudo com problemas relacionados ao estresse, que degeneram para doenças cardíacas.
É sabido que há relatório do Nuaud solicitando a criação de cargos de coordenadores de caixas para algumas agências com grande sobrecarga de trabalho dos tesoureiros como é o caso da Agência Belém-Centro, que possui 18 cashs e cuida de um posto, e da Agência Ananindeua, que possui 8 cashs e cuida de 3 postos. A Agência Senador Lemos, que possui 18 cashs e 2 postos, é a Unidade de maior volume de trabalho do Banpará. A verdade é que, mesmo com os dois tesoureiros e o coordenador de Caixa, a sobrecarga de trabalho é muito pesada.
Se confirmar esse boato, o Banco estará caminhando na contramão das necessidades reais da Agência; estará inviabilizando o trabalho da Unidade, prejudicando, imensamente, a saúde do tesoureiro que permanecer no cargo e desnorteando a rotina de trabalho, já bastante atribulada, de todos os bancários e bancárias da Senador Lemos.
Para tratar desse e outros pontos de pauta, a diretoria da AFBEPA está organizando uma reunião com todos os tesoureiros e tesoureiras para o dia 20 de maio, próxima segunda-feira, as 17h, na AFBEPA. Aguardamos a todos e todas lá, sem falta! Vamos nos organizar para reivindicar nossos direitos, melhorias de vida e condições dignas de trabalho. Nós, trabalhadores, que fazemos os recordes de lucros do Banpará, merecemos!
NA LUTA É QUE SE AVANÇA!
UNIDOS SOMOS FORTES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário