sexta-feira, 23 de agosto de 2024

RESUMO: CONFIRA O QUE ACONTECEU NESTA SEMANA

 

1. Negociações da Campanha Salarial: Na 9ª rodada de negociações, a Afbepa enfatizou as falhas nos sistemas tecnológicos do Banpará, que estão gerando estresse. O Ditec reconheceu problemas estruturais, mas não deu prazos para as melhorias. O banco planeja atualizar seu datacenter e contratar links da SpaceX, porém a Afbepa ainda aguarda detalhes sobre investimentos e prazos.

2. Pressão para Escolha de Folgas: A Afbepa recebeu reclamações de que gestores estão forçando funcionários a optar por folgas em vez de pagamento de horas extras trabalhadas em feriados. A cláusula 44 do Acordo Coletivo garante que a escolha é do trabalhador, e a Afbepa considera essa prática ilegal.

3. Greve Aprovada no Banpará:

Apesar de o Banpará reportar um lucro recorde de R$ 199,969 milhões no primeiro semestre de 2024, sua proposta de reajuste salarial de apenas 5% para a Campanha Salarial de 2024 foi considerada desrespeitosa pelos funcionários. A Afbepa denunciou que a proposta ignora o aumento dos custos de vida e as necessidades dos trabalhadores. Em resposta, os funcionários aprovaram greve a partir de 2 de setembro, refletindo a insatisfação com a desvalorização em contraste com a alta rentabilidade do Banco.

4. Proposta Econômica do Banpará a Ser Apresentada no Dia 29:

Durante a reunião de hoje, 23 de agosto, o Banpará informou que apresentará uma proposta econômica na 12ª rodada de negociações, marcada para o dia 29 de agosto. A Presidente Ruth Méllo será a responsável pela proposta, com a intenção de evitar a greve prevista para 2 de setembro. A Afbepa deixou claro que a proposta atual de 5% de reajuste não é aceitável e que os funcionários esperam uma oferta mais substancial, refletindo os lucros históricos do banco. A Afbepa afirmou que, se a proposta do dia 29 não for significativamente melhor, a greve será inevitável. Os funcionários estão unidos na demanda por uma proposta econômica justa, à altura dos lucros do Banpará.


Mantenha-se informado

A Afbepa possui diversos canais de comunicação onde, quase diariamente, são publicadas informações importantes sobre nossa categoria e os trabalhos da Associação. Um deles é o nosso grupo de WhatsApp. Se você ainda ainda não faz parte, basta enviar uma mensagem para o número (91) 99247-6774 que colocamos você. É fundamental que todos estejam sempre bem atualizados!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA


Nenhum comentário: