Todos os dias os funcionários (as) do Banpará têm vivido um drama por causa das intermitências e não funcionamento dos sistemas.
Hoje, 7, desde que as unidades abriram as portas, a tecnologia tem apresentado instabilidade nos encaminhamentos das operações, impossibilitando assim a realização de transações e de serviços rotineiros das agências e Postos de Atendimento Bancários (PAB’s) em todo Estado.
O cenário problemático e que dificulta os trabalhos no âmbito tecnológico todos já conhecem: os funcionários estão exaustos com essa situação, que parece de difícil solução, pois são vários fornecedores que até agora não deram uma resposta satisfatória.
POR QUE SERÁ??
As agências até às 15h não sabiam o que informar aos clientes, pois os canais competentes nada comunicaram, nem a previsão para o sistema voltar a funcionar com normalidade.
O resultado disso tudo, clientes que demonstram total descontentamento, portabilidades para outras instituições bancárias e funcionários(as) à beira de um ataque de nervos.
A Afbepa visitou a agência Belém Centro e conversou com alguns colegas do atendimento, que expressaram insatisfação com as constantes intermitências ou mau funcionamento dos sistemas. "Hoje está bem lento, mas o movimento de clientes está tranquilo no local. Porém, quando o sistema apresenta problemas em dias de pagamento, como ocorreu no início do mês, a situação complica ainda mais", relata uma funcionária.
Em outras agências, como a de Marabá, os funcionários estão impossibilitados de realizar operações de crédito e abrir contas desde ontem. “A sensação é a mesma: de muita dificuldade e constrangimento por trabalhar nessas condições. Outro problema é que ficamos até sem ter como justificar aos clientes essas falhas, pois nada nos é repassado”, declarou um colega daquela unidade.
A situação se repete no município de Breu Branco. “Desde ontem tá parado por aqui, principalmente na parte de crédito, quando colocamos as informações do cliente e não passa adiante. Estamos acompanhando nos grupos dos gestores e percebemos que esse problema é geral, em várias outras unidades que padecem pela falta de um bom serviço tecnológico”, desabafou uma funcionária de lá.
Falta de comunicação
Uma das principais queixas é a de falta de comunicação clara e objetiva por parte do Banpará, sobre o que está ocorrendo e a previsão para a normalização do sistema. A direção do banco também é criticada pela ausência de satisfação aos clientes. "Não falam nada e ficamos de mãos amarradas diante dos clientes", lamenta um colega da agência Tailândia.
Já na agência Goianésia. “Não sabemos mais o que fazer. O sistema do Banco tá ruim demais e a gente não consegue sequer fazer um empréstimo por causa de um problema que já existe há um tempão. O caixa eletrônico não libera o saque dos clientes e o dinheiro não volta pra conta. Enfrentamos constrangimento de algo que não se resolve mesmo com a abertura de chamdos”, desabafa um funcionário.
A falta de comunicação se estende também à unidade de Nova Ipixuna. “Temos que ter um jogo de cintura desnecessário, já que nada é conversado com a gente. Não tem comunicado pelo celular, nem no e-mail, muito menos na Intranet, então ficamos em um quarto escuro. Aqui, as operações de crédito estão comprometidas desde ontem”, frisa o funcionalismo.
Desta forma, a Afbepa cobra que o setor competente comunique e crie avisos a serem apregoados por cada unidade, seja de intermitência ou de paralisação, mas que o cliente seja avisado, para não se irritar com essas situações. Essa questão é essencial, pois evita, muita das vezes, que os clientes se desloquem para uma agência sem que seu desejo seja atendido.
Aplicativo
Durante a visita da Afbepa na agência Belém Centro, alguns clientes informaram que o aplicativo está sem funcionar há pelo menos três dias. “Não consigo fazer absolutamente nada e estou sendo obrigado a vir ao Banco para resolver os meus compromissos financeiros e querer buscar resposta do que tá acontecendo e se tem previsão para voltar”, enfatizou um cliente logo na entrada do Banco.
A intermitência no aplicativo Banpará é, também, uma das reclamações dos bancários(as), principalmente de quem está na linha de frente do atendimento ao cliente. De todos os colegas que a Associação conversou, foi unânime a opinião de que os problemas nos aplicativos geram aumento na demanda das agências, que estão sem sistema também.
Não tem como não se solidarizar com os colegas, ainda mais sabendo que diante desse grave problema a orientação que vem de cima é: "líderes tem que mostrar que é gestor nesses momentos”. Essa abordagem é inaceitável e absurda, a Afbepa questiona: como é possível ser um gestor efetivo sem acesso às informações necessárias para contornar determinadas crises?
A Afbepa reforça seu apelo à Direção do Banpará para que os problemas sejam corrigidos com urgência e que haja agilidade na comunicação aos funcionários sobre os motivos dessa situação.
Além disso, a associação exige que o Banco cumpra as promessas feitas no Encontro dos Administradores aos seus funcionários(as), de que em fevereiro deste ano, haveria investimentos em tecnologia. E, ainda, que seja feito um diagnóstico e expurgado o que faz o Banpará andar para trás. Só desta forma o Banco vai melhorar, para os seus milhares de clientes.
PALAVRA DADA TEM DE SER CUMPRIDA
A DIREÇÃO DA AFBEPA
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