terça-feira, 9 de maio de 2023

AFBEPA ALERTA PARA GOLPES VIA SMS OU OUTROS EM NOME DO BANPARÁ E LISTA DICAS DE SEGURANÇA PARA CLIENTES USUÁRIOS DE CELULAR E BANCÁRIOS(AS)

A Afbepa alerta para tentativa de golpes, depois que, nos últimos dias, vários clientes do Banpará começaram a receber um suposto aviso por meio de SMS enviado em nome do Banpará, o qual pede que o usuário regularize o quanto antes o token, seguido de um link. Essas informações foram divulgadas nos últimos dias por internautas nas redes sociais.

Em uma das publicações, uma mulher adverte. “Como o aplicativo do Banpará é complicado para muitos clientes que têm dificuldade de entender como instalar, ladrões se aproveitam dessa falta de habilidade, mandam link, telefonam como se fossem funcionários(as) e se prontificam em ajudar. Depois que ‘orientam’ o cliente, furtam dinheiro da conta ou efetuam empréstimo”, denunciou.

Confira a mensagem dos golpistas:

Com o início da pandemia da Covid-19, a Apura Cybersecurity Intelligence registrou um aumento de aproximadamente 400% no número de golpes na internet. Entre as estratégias mais comuns utilizadas pelos criminosos estão: boleto falso, links de promoções, compras online, roubo de dados bancários, invasão das redes sociais, entre outros.

No Pará, o crime de phishing foi um dos mais comuns: são mensagens com links maliciosos falsamente atribuídos a grandes organizações, geralmente enviados por e-mails ou SMS. O principal objetivo dessa prática são as tentativas exaustivas de extrair informações e dados confidenciais da população, a exemplo de números de cartões de créditos e senhas.

É necessário ter atenção

Para evitar maiores dores de cabeça nesses casos, a Afbepa lista seis dicas para tornar o aparelho do celular mais seguro, para que esse tipo de crime cibernético não logre êxito. São orientações que podem ser usadas também pelos bancários(as) durante o atendimento ao cliente.

➤ Desconfie de qualquer mensagem enviada por SMS ou pelo WhatsApp para acessar algum link, exclua-a. Na dúvida, se dirija presencialmente à sua agência de relacionamento;
➤ Não informe códigos enviados por SMS ou pelo WhatsApp;
➤ Ative a verificação em duas etapas das redes sociais e aplicativos de mensagens;
➤ Caso queira efetuar alguma procedimento bancário, acesse o site  do Banpará diretamente do navegador;
➤ Se possível, mantenha um antivírus atualizado no aparelho;
➤ Se você identificar um golpista, denuncie!


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: