terça-feira, 21 de março de 2023

FUNCIONALISMO PARTICIPA DE TREINAMENTO SOBRE GESTÃO DE CONFLITOS NO BANPARÁ


O Banpará, por meio da UNIBANP, Superintendência de Desenvolvimento e Administração de Pessoas e Processos (Sudep) e da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho (GESAT), realizou uma série de treinamentos com o tema “Gestão de Conflitos”, voltado aos funcionários(as) das agências Pedreira, Augusto Montenegro, Nazaré, São Brás, Icoaraci, além das localizadas nas Regiões Metropolitanas de Belém, como Marituba e Cidade Nova.

A Afbepa entende que é importante falar sobre esse assunto, já que é preciso ter controle emocional caso conflitos surjam, pois do contrário, qualquer desavença pode impactar de forma danosa e provocar graves crises no meio ambiente do trabalho.

Se por um lado as visões e opiniões divergentes enriquecem a criação, o debate saudável e a evolução da equipe, por outro lado, conflitos recorrentes no time podem provocar o adoecimento pessoal e coletivo no trabalho. Mas vale lembrar que, o conflito em si, não é apenas entre colegas de profissão, mas, também, pode ser gerado durante uma interação com os clientes.

Denison Martins Dos Santos é o instrutor desse tema dentro do Banco. Segundo o assistente social, que conduziu a ação, o grande diferencial deste treinamento é a abordagem psicossocial aos participantes. “Considerando o contexto pós-pandêmico, houve diversas alterações de ordem social, econômica e política, fatores determinantes para inúmeras nuances de conflitos”, disse.

“Portanto, sentimos a necessidade de conversar com essas pessoas, que estão na linha de frente, já que essa ação ocorreu após demanda surgidas em nossas unidades. Só posso dizer que foi um sucesso, pois chegamos ao nosso objetivo de oferecer ferramentas para administrar melhor os conflitos e proporcionar a autogestão emocional, realidade de extrema importância para os indivíduos e para o Banco”, completou Denison.

Participantes

De acordo com Cecília Barra Costa, da agência Augusto Montenegro, que participou do treinamento, "conflitos são inevitáveis, mas é necessário compreender a dinâmica para resolver da melhor forma. Foi bom falar sobre isso, pois o funcionalismo do Banco está sujeito a esse tipo de situação diariamente. Um dos principais assuntos foi quanto a relação entre bancário e cliente”, afirmou.

E mais...

“Acontece de clientes se exaltarem e para isto é necessários algumas atitudes, principalmente dos guardas, para que na hora possamos ter uma certa segurança até que tudo possa voltar a normalidade. Precisamos entender que nós, funcionários, somos patrimônio do Banco, então é importante se posicionar e na medida do possível ouvir todos os lados”, pontua Cecília.

Wellison Umemura, da mesma unidade, ressalta. “Esse não é apenas um papel dos funcionários em si, mas, principalmente do gestor, pois é a decisão desse profissional que irá impactar no desenvolvimento da equipe. Diante de tudo que foi exposto para nós, eu só tenho que parabenizar o Banco que, com dinamismo, passou informações importantes para todos”, frisou.

Quando o conflito é bem resolvido, permite identificar e ultrapassar problemas latentes, libertar as tensões, melhorar a comunicação entre as pessoas, aumentar a autoestima e a motivação, proporcionando alegria, bem-estar e produtividade. Portanto, a atribuição de significados ao conflito depende do modo personalizado e individualizado como é enfrentado e resolvido pelos envolvidos.

É desta forma que pensa Samuel Moreira, da agência Icoaraci. “A resolução de conflitos positiva e construtiva ajuda a compreender melhores formas para responder a um determinado problema, desenvolvendo competência e tolerância. Em um mundo onde tudo se resolve com tecnologia, é necessário não esquecer que a centralidade do trabalho ainda é o ser humano”, concluiu.

Márcio Corrêa, da agência Icoaraci, também participou do momento e acredita que “agir para a resolução de conflitos ajuda a evitar novos embates e as consequências negativas da inércia em relação a eles, assim como garante o engajamento da equipe e a melhora dos resultados organizacionais. Além disso, diminui problemas como absenteísmo, reduzindo custos ao Banco”.

Entre as opiniões dos bancários da agência Marituba, a escuta empática e atenta é uma das questões mais eficientes aprendidas durante o encontro. “Acima de tudo, é importante sempre manter a calma e escutar, pois dessa forma é possível tomar decisões mais eficazes. Não adianta, por exemplo, tentar disputar uma possível razão, pois desta forma tende a ser pior para todos os envolvidos”, pontuaram.

Iniciativa

A Afbepa entende que esse momento oferecido aos bancários foi muito importante e pode ajudar com melhorias dentro da equipe, pois um relacionamento saudável, colaborativo, gentil, onde se ouça mais deve ser prioridade, tanto entre os(as) funcionários(as), como, também, entre funcionários(as) e clientes.

A Afbepa entende que todo treinamento é válido  e esse sobre gestão de conflitos marcou muito positivamente os trabalhadores(as).

Que a Administração do Banco invista em outros cursos, que melhorem relacionamentos entre os colegas nos locais de trabalho e mantenha o de gestão de conflitos.

Parabéns aos envolvidos e aos Participantes! 

Que venham mais Cursos e mais abrangentes.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

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