quinta-feira, 1 de abril de 2021

GOVERNADOR: O FUNCIONALISMO DO BANPARÁ NECESSITA JÁ DE VACINAÇÃO!

Desde que começou a Pandemia do novo Coronavírus, a luta da ciência foi de buscar protocolos médicos para combater eficazmente esse vírus. Atualmente, a vacina é de extrema importância para evitar mais mortes, neste momento mais duro, e, também, de que muitas famílias não sejam dízimadas no mundo inteiro.

No primeiro ofício encaminhado pela Afbepa à presidência do Banpará, foi solicitado que se envidasse esforços junto ao Governador, para que os bancários (as) figurem como categoria prioritária na vacinação do coronavírus, visto que, a atividade bancária é enquadrada como atividade essencial e os trabalhadores (as) estão na linha de frente das políticas sociais dos Governos Estadual e Municipal, atendendo a vários beneficiários, que ficam em longas filas aglomerados e sem distanciamento.

O Banpará não respondeu. O Governador do Estado em uma de suas falas informou que a Prefeitura do Munícipio é o ente responsável pela vacinação.

No dia 23 de março, a Afbepa encaminhou ofício para a Gestão Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, solicitando que os bancários fossem incluídos como categoria prioritária na vacinação contra o coronavírus, porém a Prefeitura nos respondeu que há poucas doses sendo enviadas e já vem certas, desse modo, cabe ao Governo Estadual definir os bancários como prioridade e enviar as doses relativa a nossa classe.

Em contrapartida, o Governador Hélder Barbalho, quando questionado em suas redes sociais sobre a vacinação dos Bancários, afirma que fica a cargo da gestão municipal realizar. No interior, a Afbepa também enviou ofício para a Prefeitura de Colares e, a mesma afirmou que, quem deve destinar as doses para imunização de determinadas categorias é o Governo do Estado.

A confusão de informações, leva o funcionalismo a se questionar: a quem devemos recorrer? A Quem devemos pedir ajuda para evitar que mais vidas adoeçam e faleçam?

No último dia 29, o Ministério Público do Estado pediu ao Governo que não suspendesse o Lockdown em Belém e Região Metropolitana, pois o Sistema de Saúde está em colapso.
 
Paralelo a isso, as aglomerações diárias, sem cumprimento de procedimentos sanitários são frequentes na frente e ao redor das unidades do Banpará desde quando os benefícios foram liberados no dia 15 de março.

Os Funcionários(as) do Banco estão adoecendo, e adoecendo as suas famílias com esse vírus. Inclusive temos, hoje, colegas internados lutando por suas vidas e outros que partiram nos deixando imersos em profunda dor e sofrimento. Também, familiares nossos se foram, contaminados por covid19.

Hoje, 1° de abril, foi iniciada uma nova etapa de pagamento do Renda Pará e, até na noite de ontem, os colegas relatavam que não havia sido dada nenhuma orientação de logística. 

Um vídeo feito da Agência Icoaraci, hoje pela manhã, mostra a fila, sem distanciamento, que atravessava a rua inteira. No município de Capitão Poço, recebemos denúncias que tinham muitas pessoas dentro do autoatendimento da Agência, gritando que estavam desde 5h da manhã e reclamando do calor excessivo, da demora, ao redor da Agência muitas e muitas pessoas aglomeradas, carregando sombrinhas para fugir do sol. Na Agência Pedreira também não foi diferente foi a mesma aglomeração e falta de distanciamento.
Agência Pedreira lotada 
Agência Capitão Poço


Agência Pedreira


Se os bancários (as) do Banpará estivessem imunizados, o desempenho do trabalho seria mais tranquilo mentalmente, pois hoje é assustador estar diante de um cenário onde não há cumprimento das regras que buscam combater e evitar o covid e, sem nenhuma autoridade, que nos ajude, uma vez que há déficit de pessoal e o Banco não resolve esse problema.

É necessário que o Governador e a Sespa olhem com zelo e respeito para a categoria bancária do Banpará, pois ela vem sendo indispensável por executar as políticas sociais, que auxiliam e levam alguma renda para a nossa sociedade.

Nós, bancários e bancárias do Banpará, fazemos um apelo aos nossos Gestores Estadual e Municipal: 

PRECISAMOS DE SAÚDE PARA CONTINUARMOS A FAZER OS NOSSOS TRABALHOS, VACINAÇÃO JÁ AOS FUNCIONÁRIOS(AS) DO BANPARÁ!



VITÓRIA DOS BANCÁRIOS NA JUSTIÇA 

Em Ribeirão Preto (SP), a Justiça Federal autorizou que, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Ribeirão, importasse as doses de vacina contra a Covid19 sem a necessidade de doação por parte do SUS. A decisão foi prolatada pelo Juiz Federal Substituto Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara Federal de Brasília, no dia 29 de março. Da decisão ainda cabe recurso, mas, se definitiva, pode beneficiar até 4,3 mil pessoas.

Fonte: G1. 


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA 
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: