quarta-feira, 22 de novembro de 2023

FALTA DE PAGAMENTO DA UNIMED AOS CREDENCIADOS DEIXA FUNCIONÁRIOS(AS) DO BANPARÁ DESAMPARADOS NAS REGIÕES SUL, SUDESTE E OESTE DO PARÁ. USUÁRIO DO PLANO, DENUNCIE ESSA SITUAÇÃO À ANS

Desde que a Afbepa tomou conhecimento da situação precária e em alguns lugares a inexistência de atendimento do Plano de Saúde Unimed aos usuários, que diga-se pagam religiosamente e em dia a sua mensalidade, a nossa Associação vem cobrando providências da Administração do Banpará para que isso se resolva.

O Banpará informou à Afbepa que abriu uma denúncia no Coarc contra a Unimed e, atualmente, denunciou o Plano para a Agência Nacional de Saúde (ANS),  visto que certos usuários têm adotado esse procedimento e por causa disso, obrigada  pela ANS, a Unimed tem atendido esses usuários.

A situação é crítica, fazendo com que o Hospital São Salvador, localizado no Centro do município de Xinguara, colocasse um aviso na porta de entrada exemplificando o problema. “ATENÇÃO! O Hospital e Maternidade São Salvador e a Clínica de Imagem São Salvador informam que a partir de hoje, (12/09/2023) os atendimentos da operadora de saúde UNIMED estão suspensos por falta de pagamento”, informa o comunicado.

A preocupação da Afbepa se dá porque há claros prejuízos aos(as) funcionários(as) do Banco, muitos se deslocam para outros Estados sem que o deslocamento seja abonado. Funcionárias que estão há poucos meses para ter neném, inseguras,  por não ter local para realização do parto.

Diante dos fatos as reclamações só aumentam:

“O banco deveria suspender o repasse até que se ache uma solução, pois todos os meses desconta do nosso pagamento, mas não conseguimos usar aqui no Sul do Pará”.

“Há relatos que até em outros Estados estão suspendendo os atendimentos, ou seja, estamos literalmente jogando o dinheiro que pagamos no lixo”.

“Tem um colega que estava com uma cirurgia já agendada no Estado Tocantins, mas foi cancelada”.

“Desde de 2018 que a Unimed já estava com bastante rejeição e eu mesmo senti na pele várias vezes e tive que pagar”.

Repercussão

Recentemente, esse assunto tem ganhado destaques nos principais veículos de comunicação dessas regiões. Os portais Pebinha de Açúcar e Carajás, veicularam, por exemplo, que os hospitais Yutaka Takeda e o Cinco de Outubro, ambos no sudeste do Pará, suspenderam os atendimentos aos usuários da operadora de saúde Unimed por falta de pagamento.

A matéria explica ainda que os atendimentos de clientes que possuem o plano da operadora só serão retomados quando a situação for regularizada junto aos hospitais. Além disso, os pacientes que já estavam agendados foram informados para que realizassem as devidas tratativas.

Diante desse fato, a Associação Médica de Carajás (AMC) emitiu uma nota de apoio e solidariedade às empresas de saúde e aos médicos que prestam serviços pela Unimed na localidade. A instituição reconheceu as dificuldades enfrentadas, especialmente em relação aos persistentes atrasos nos pagamentos por parte da Unimed FAMA, principal operadora representante da Unimed na Amazônia.

A AMC informou ainda que “a Unimed FAMA não se pronuncia sobre as pendências, não responde aos e-mails, não atende às ligações e não fornece qualquer previsão ou informação sobre o motivo dos atrasos”. A entidade garantiu que se mantém “vigilante em relação a essa questão e coloca-se à disposição para oferecer assessoria jurídica aos interessados que visam buscar soluções para esse impasse”.

Resposta

A Afbepa quer, desta forma, que o Banco envide esforços para que a Unimed regularize as suas pendências com os seus credores, a fim de que o plano volte a ser aceito.

Além da falta de efetividade do plano de saúde, o funcionalismo quer respostas quanto ao Abono dos Deslocamentos quando o bancário(a) tiver que realizar uma consulta ou exames fora do Estado ou Belém.

A Afbepa orienta que os cologas Façam as suas denúncias para a ANS, ao não conseguirem o atendimento pelo Plano Unimed e informem o motivo. Para isto, é preciso que entre no link: falabr.cgu.gov.br/web/home.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho um filho autismo, e desde o dia 13/09/23 a Neuropsicopedagoga suspendeu as sessões de terapia por falta de pagamento, que segundo ela, não recebia a mais de 60 dias. Para que meu filho não fosse prejudicado, estou pagando as sessões de forma particular, na certeza de que não serei reembolsado pela Unimed. Ontem registrei a denúncia na ANS.

Anônimo disse...

Eu realizava acompanhamento psicológico há 2 anos através desse plano imundo que o Banpara escolheu e recentemente minha psicóloga me informou que não poderá me atender mais, visto que não recebe há meses. Lamentável! O Banpara também é omisso nessas questões, visto que não vemos nenhuma ação efetiva do banco contra essa porcaria de empresa. Enquanto isso quem não é da capital que se lasque em viagens extenuantes para Belém, na “expectativa” de conseguir alguma consulta ou exame.