Desde que a Afbepa tomou conhecimento da situação precária e em alguns lugares a inexistência de atendimento do Plano de Saúde Unimed aos usuários, que diga-se pagam religiosamente e em dia a sua mensalidade, a nossa Associação vem cobrando providências da Administração do Banpará para que isso se resolva.
O Banpará informou à Afbepa que abriu uma denúncia no Coarc contra a Unimed e, atualmente, denunciou o Plano para a Agência Nacional de Saúde (ANS), visto que certos usuários têm adotado esse procedimento e por causa disso, obrigada pela ANS, a Unimed tem atendido esses usuários.
A situação é crítica, fazendo com que o Hospital São Salvador, localizado no Centro do município de Xinguara, colocasse um aviso na porta de entrada exemplificando o problema. “ATENÇÃO! O Hospital e Maternidade São Salvador e a Clínica de Imagem São Salvador informam que a partir de hoje, (12/09/2023) os atendimentos da operadora de saúde UNIMED estão suspensos por falta de pagamento”, informa o comunicado.
A preocupação da Afbepa se dá porque há claros prejuízos aos(as) funcionários(as) do Banco, muitos se deslocam para outros Estados sem que o deslocamento seja abonado. Funcionárias que estão há poucos meses para ter neném, inseguras, por não ter local para realização do parto.
Diante dos fatos as reclamações só aumentam:
➤ “O banco deveria suspender o repasse até que se ache uma solução, pois todos os meses desconta do nosso pagamento, mas não conseguimos usar aqui no Sul do Pará”.
➤ “Há relatos que até em outros Estados estão suspendendo os atendimentos, ou seja, estamos literalmente jogando o dinheiro que pagamos no lixo”.
➤ “Tem um colega que estava com uma cirurgia já agendada no Estado Tocantins, mas foi cancelada”.
➤ “Desde de 2018 que a Unimed já estava com bastante rejeição e eu mesmo senti na pele várias vezes e tive que pagar”.
Repercussão
Recentemente, esse assunto tem ganhado destaques nos principais veículos de comunicação dessas regiões. Os portais Pebinha de Açúcar e Carajás, veicularam, por exemplo, que os hospitais Yutaka Takeda e o Cinco de Outubro, ambos no sudeste do Pará, suspenderam os atendimentos aos usuários da operadora de saúde Unimed por falta de pagamento.
A matéria explica ainda que os atendimentos de clientes que possuem o plano da operadora só serão retomados quando a situação for regularizada junto aos hospitais. Além disso, os pacientes que já estavam agendados foram informados para que realizassem as devidas tratativas.
Diante desse fato, a Associação Médica de Carajás (AMC) emitiu uma nota de apoio e solidariedade às empresas de saúde e aos médicos que prestam serviços pela Unimed na localidade. A instituição reconheceu as dificuldades enfrentadas, especialmente em relação aos persistentes atrasos nos pagamentos por parte da Unimed FAMA, principal operadora representante da Unimed na Amazônia.
A AMC informou ainda que “a Unimed FAMA não se pronuncia sobre as pendências, não responde aos e-mails, não atende às ligações e não fornece qualquer previsão ou informação sobre o motivo dos atrasos”. A entidade garantiu que se mantém “vigilante em relação a essa questão e coloca-se à disposição para oferecer assessoria jurídica aos interessados que visam buscar soluções para esse impasse”.
Resposta
A Afbepa quer, desta forma, que o Banco envide esforços para que a Unimed regularize as suas pendências com os seus credores, a fim de que o plano volte a ser aceito.
Além da falta de efetividade do plano de saúde, o funcionalismo quer respostas quanto ao Abono dos Deslocamentos quando o bancário(a) tiver que realizar uma consulta ou exames fora do Estado ou Belém.
A Afbepa orienta que os cologas Façam as suas denúncias para a ANS, ao não conseguirem o atendimento pelo Plano Unimed e informem o motivo. Para isto, é preciso que entre no link: falabr.cgu.gov.br/web/home.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Tenho um filho autismo, e desde o dia 13/09/23 a Neuropsicopedagoga suspendeu as sessões de terapia por falta de pagamento, que segundo ela, não recebia a mais de 60 dias. Para que meu filho não fosse prejudicado, estou pagando as sessões de forma particular, na certeza de que não serei reembolsado pela Unimed. Ontem registrei a denúncia na ANS.
ResponderExcluirEu realizava acompanhamento psicológico há 2 anos através desse plano imundo que o Banpara escolheu e recentemente minha psicóloga me informou que não poderá me atender mais, visto que não recebe há meses. Lamentável! O Banpara também é omisso nessas questões, visto que não vemos nenhuma ação efetiva do banco contra essa porcaria de empresa. Enquanto isso quem não é da capital que se lasque em viagens extenuantes para Belém, na “expectativa” de conseguir alguma consulta ou exame.
ResponderExcluir