Estamos há mais de ano convivendo com o coronavírus na sua primeira forma e, atualmente, temos, ainda, outras mutações, a última falada é a da Índia, que segundo o que foi dito é muito mais mortal.
A Afbepa tem tomado ciência de alguns comportamentos de colegas que nos preocupam, se já não fosse suficiente a negligência da Administração do Banpará, no sentido de não assegurar Proteção, Cuidados e Assistências às nossas Vidas, contra esse vírus, em nossos Locais de Trabalho.
Alguns funcionários (as) vêm sentindo gripes, dores de cabeça, corizas e dores no corpo, sem se preocuparem em procurar de imediato um atendimento médico ou realizar um exame sorológico, conforme orientam as autoridades sanitárias, para verificar se é ou não covid.
Com isso, alguns têm ido trabalhar com covid, negando a conscientização que devemos ter sob os riscos que estamos enfrentando nestes tempos.
Ou, seja, há uma negligência, na forma de lidar com a doença, que não pode prosperar.
Quando os sintomas persistem ou se agravam, os colegas vão, enfim, fazer os testes e tomar as atitudes cabíveis a respeito do vírus. Contudo, até esse momento, outros podem ter sido infectados.
A Afbepa traz o alerta para os colegas funcionários (as), a fim de que a covid seja tratada com seriedade e consciência sobre seus riscos e gravidades. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, até agora, o Pará tem confirmados 472.986 casos de Covid-19 e 13.083 óbitos pela doença e a maioria dos municípios ainda se encontra na primeira fase do Plano de Vacinação.
Todos os protocolos de higiene precisam ser seguidos e respeitados. A Organização Mundial da Saúde é categórica em afirmar que, a qualquer sinal de gripe ou resfriado, é preciso fazer o exame especifico de covid e a pessoa deve ficar em isolamento até que saia o resultado de sua testagem.
A Afbepa frisa que é necessário termos consciência social neste momento tão delicado e crítico, onde já perdemos mais de 408 mil Vidas. A Pandemia, infelizmente, ainda não chegou ao fim e o Plano de Vacinação está longe de ser concluído.
A Sespa preparou uma Cartilha de “Orientações Sanitárias para o Enfrentamento da Covid-19 no Ambiente de Trabalho”.
Segundo a Sespa, além de indicar o uso obrigatório de máscara, a cartilha destaca todos os cuidados que os trabalhadores devem ter com o seu manuseio e destinação após o uso:
- Higienizar as mãos ao colocar e retirar a máscara sempre pegando pelos elásticos, descartar máscaras em sacos plásticos, preferencialmente, em lixeiras com tampa de acionamento por pedal, não retirar a máscara para tossir e espirrar, providenciar a troca sempre que as máscaras estiverem úmidas ou com presença de sujidades.
- Outras orientações são higienizar as mãos com álcool 70% e manter o distanciamento social; não compartilhar objetos e materiais de uso individual e não encostar garrafas ou copos na torneira do bebedouro.
A Afbepa reitera o pedido de cautela aos colegas para que preservem suas próprias saúdes e tenham empatia pelo próximo que pode ser infectado mesmo com os sintomas leves. Nenhuma condição clínica deve ser ignorada. Todas as Vidas importam.
O enfrentamento desse mal, coronavírus, precisa da participação de todos nós.
Para mais informações a cartilha pode ser acessada aqui.
UNIDOS SOMOS FORTES
DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário