segunda-feira, 13 de abril de 2020

BANPARÁ PRECISA AVANÇAR NA PROTEÇÃO DOS SEUS EMPREGADOS CONTRA O COVID19


Quase duas horas de reunião do Banpará com as Entidades Representativas do Funcionalismo, não rendeu uma posição positiva que atinja o maior número de proteção aos trabalhadores, neste cenário maléfico e de avanço do Covid19 no nosso Estado e no Brasil.
O Banco informou, pelo seu DIRAD, que estão hoje liberados do trabalho presencial 863 funcionários.

A nossa preocupação com a Vida dos trabalhadores cresce à medida que os números de infectados aumenta, por isso a necessidade de respostas Urgentes da empresa, além disso, há 2 casos confirmados de Covid19 no Banpará, sendo que em Barcarena apenas uma agência foi Desinfectada e, a nosso ver, deveria ter sido uma medida que abrangesse as duas Agências de Barcarena e, preventivamente, as demais Unidades de Trabalho, pois é isso que os trabalhadores esperam da Administração do Banpará.

Solicitamos em Reunião

1-  APLICAÇÃO DE VACINAS DE H1N1 para todo o funcionalismo, como forma de descartar essa doença e imunizar cada trabalhador(a).
O Banpará ficou de ver com a SESPA e, também, fazer consulta de preços em Clinicas de Vacinação.

2-  EXIGÊNCIA DE LAUDO GRUPO DE RISCO/ AUTODECLARAÇÃO

Devido a grandes denúncias de pessoas do grupo de risco desatendidas por causa da ausência de comprovação, foi pedido para o Banco aceitar, neste momento, o prontuário, que demonstre a existência de doenças de risco e, caso o funcionário não tenha registro no Banco, que a autodeclaração sirva como documento hábil, junto com um laudo dado por médico que ateste tal doença, sob responsabilidade do empregado.
O Banpará informou que já está liberando com a utilização de doença pré-existente registrada na ficha do empregado. Basta para isso acessar a GESAT. Sobre a autodeclaração ficou de levar para a Diretoria Colegiada.

3- REALIZAÇÃO DE TESTES COVID19

O Banco informou que vai buscar a realização de teste pelo plano de saúde UNIMED.
Foi solicitada compra de termômetro digital a laser, mas o Banco disse que essa forma de verificação de pessoas infectadas já se encontra fora das recomendações, visto que muitas pessoas são assintomáticas.

Ainda, foi pedido EPIs urgente para Unidades que nada tem, como Cachoeira do Piriá, por via terreste, já que os Correios não estão funcionando nessa localidade. O Banco informou que contratou a Fábrica Esperança para confeccionar máscaras que serão enviadas para todas os Locais de Trabalho.

4-  CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS DE COVID19 EM UNIDADES DE TRABALHO

As Entidades informaram sobre casos suspeitos e confirmados de Covid19 em Agências. O Banco disse que tomou as providências contidas em protocolo da SESPA. Informou que em Barcarena o funcionário foi afastado dia 31 de março e que realizou a desinfecção da Unidade.

A AFBEPA protestou por entender que não apenas uma, mas a outra Agência de Vila dos Cabanos deveria ter sido desinfectada, já que o colega frequentava essa Unidade e outros funcionários tinham contato com ele, além do mais, os trabalhadores precisam e querem que o Banco aja para Defender as suas Vidas, e é importante que todas as Agências e PABs passem por  esse processo de desinfecção,  3 vezes ou no mínimo uma vez por semana.

A Agência Ananindeua tem, também, um caso confirmado. Mas, em que pese  as Entidades solicitarem emergencialmente o Fechamento dela, o Banco informou que aguardará a confirmação oficial por parte da empregada e do gestor. Ainda, o pedido de desinfecção e quarentena de todo o funcionalismo.

Foi solicitada ajuda em Santarém, PAB Prefeitura, que tem caso confirmado de servidor daquele poder e a quarentena do colega do Banco que lá trabalha, assim, como na Agência Telégrafo onde há casos suspeitos.


Sobre o Monitoramento que o Banco faz

A resposta foi de que esse monitoramento se dá por email para GESAT, ou seja, algum Gerente tem de encaminhar a situação/demanda para essa gerência de saúde. A resposta será dada pela mesma.

Para a AFBEPA um procedimento burocrático e lento, sem eficácia no combate ao Covid19, pois se a doença for confirmada quantos serão infectados???? Um protocolo de  fechamento do Local ao sinal de sintomas de gripe, imediatamente, e sua desinfecção é a melhor medida. Além  do afastamento por quarentena de todos os colegas.


5- PROTOCOLOS DIANTE DE SUSPEITA E DE  CONFIRMAÇÃO DE COVID19

O Banpará informou que o funcionário suspeito é  afastado; e se confirmado, a contagem para os demais é feita da data do afastamento. O Banco disse que segue o protocolo da SESPA.

Ou seja, fica claro que o protocolo da SESPA não responde a avaliação do todo, pois se o funcionário suspeito passar a caso confirmado, outros colegas já estarão infectando outras pessoas de forma exponencial.

O ideal é afastar todos, colocá-los  em quarentena e, se apresentarem sintomas, proceder urgente a realização de testes.
Além de Criar um protocolo para definfecção de Locais de Trabalho e Periodicidade, entre outros.

Outra questão fundamental que o Banco deveria criar, seria um Protocolo, e foi solicitado nesta reunião, de Acompanhamento Psicológico e Psiquiátrico do Trabalhador infectado e suspeitos, e dos funcionários da Unidade de Trabalho, uma vez que há um grande comprometimento emocional por conta da letalidade dessa doença e do risco que correm nos Locais de Trabalho.
O Banpará ficou de estudar a questão.


6- ATENDIMENTO AGENDADO  DE SERVIÇOS ESSENCIAIS

Como forma de evitar grandes filas e aglomerações foi pedido que cada Unidade de Trabalho seja acionada pelo cliente para solicitar o seu Agendamento para o Serviço Essencial que queira do Banco.
Ressalte-se que abertura de contas e concessão de emprétimos não são serviços essenciais.
Os essenciais, neste momento, são de entrega de cartão, pagamento de cheque para quem não tenha cartão, recibos do fundo esperança, entre outros exemplos.

O Banpará se posicionou que se todos os Bancos seguirem essa forma de atender por agendamento, ele segue também.

Haverá uma próxima reunião.

A AFBEPA espera que o Banpará ouça os seus trabalhadores por meio de suas Entidades de Classe e ouse mais na Defesa da Vida. Que as respostas venham e sejam de proteção. Não precisa esperar alguém fazer, FAÇA POR AMOR E RESPEITO A QUEM SEMPRE SE DEDICA AOS OBJETIVOS DA EMPRESA!

PRECISAMOS E QUEREMOS QUE A VIDA SEJA MAIS VALORIZADA E QUE A DIREÇÃO DO BANPARÁ SEJA PROTAGONISTA DESSA DEFESA.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem agencia no interior atendendo demanda de serviços não essenciais, inclusive saques com cartão e pagamento de boletos com cartão do banco.