Quase duas horas de
reunião do Banpará com as Entidades Representativas do Funcionalismo, não
rendeu uma posição positiva que atinja o maior número de proteção aos
trabalhadores, neste cenário maléfico e de avanço do Covid19 no nosso Estado e
no Brasil.
O Banco informou, pelo
seu DIRAD, que estão hoje liberados do trabalho presencial 863 funcionários.
A nossa preocupação com
a Vida dos trabalhadores cresce à medida que os números de infectados aumenta,
por isso a necessidade de respostas Urgentes da empresa, além disso, há 2 casos
confirmados de Covid19 no Banpará, sendo que em Barcarena apenas uma agência
foi Desinfectada e, a nosso ver, deveria ter sido uma medida que abrangesse as
duas Agências de Barcarena e, preventivamente, as demais Unidades de Trabalho,
pois é isso que os trabalhadores esperam da Administração do Banpará.
Solicitamos
em Reunião
1- APLICAÇÃO
DE VACINAS DE H1N1 para todo o funcionalismo, como forma
de descartar essa doença e imunizar cada trabalhador(a).
O
Banpará ficou de ver com a SESPA e, também, fazer consulta de preços em
Clinicas de Vacinação.
2- EXIGÊNCIA DE LAUDO GRUPO DE RISCO/
AUTODECLARAÇÃO
Devido
a grandes denúncias de pessoas do grupo de risco desatendidas por causa da
ausência de comprovação, foi pedido para o Banco aceitar, neste momento, o
prontuário, que demonstre a existência de doenças de risco e, caso o
funcionário não tenha registro no Banco, que a autodeclaração sirva como
documento hábil, junto com um laudo dado por médico que ateste tal doença, sob
responsabilidade do empregado.
O
Banpará informou que já está liberando com a utilização de doença pré-existente
registrada na ficha do empregado. Basta para isso acessar a GESAT. Sobre a
autodeclaração ficou de levar para a Diretoria Colegiada.
3- REALIZAÇÃO DE TESTES COVID19
O
Banco informou que vai buscar a realização de teste pelo plano de saúde UNIMED.
Foi
solicitada compra de termômetro digital a laser, mas o Banco disse que essa
forma de verificação de pessoas infectadas já se encontra fora das
recomendações, visto que muitas pessoas são assintomáticas.
Ainda,
foi pedido EPIs urgente para Unidades que nada tem, como Cachoeira do Piriá,
por via terreste, já que os Correios não estão funcionando nessa localidade. O
Banco informou que contratou a Fábrica Esperança para confeccionar máscaras que
serão enviadas para todas os Locais de Trabalho.
As
Entidades informaram sobre casos suspeitos e confirmados de Covid19 em
Agências. O Banco disse que tomou as providências contidas em protocolo da
SESPA. Informou que em Barcarena o funcionário foi afastado dia 31 de março e
que realizou a desinfecção da Unidade.
A
AFBEPA protestou por entender que não apenas uma, mas a outra Agência de Vila
dos Cabanos deveria ter sido desinfectada, já que o colega frequentava essa
Unidade e outros funcionários tinham contato com ele, além do mais, os
trabalhadores precisam e querem que o Banco aja para Defender as suas Vidas, e
é importante que todas as Agências e PABs passem por esse processo de desinfecção, 3 vezes ou no mínimo uma vez por semana.
A
Agência Ananindeua tem, também, um caso confirmado. Mas, em que pese as Entidades solicitarem emergencialmente o
Fechamento dela, o Banco informou que aguardará a confirmação oficial por parte
da empregada e do gestor. Ainda, o pedido de desinfecção e quarentena de todo o
funcionalismo.
Foi
solicitada ajuda em Santarém, PAB Prefeitura, que tem caso confirmado de
servidor daquele poder e a quarentena do colega do Banco que lá trabalha,
assim, como na Agência Telégrafo onde há casos suspeitos.
Sobre
o Monitoramento que o Banco faz
A resposta foi de que esse
monitoramento se dá por email para GESAT, ou seja, algum Gerente tem de
encaminhar a situação/demanda para essa gerência de saúde. A resposta será dada
pela mesma.
Para a AFBEPA um procedimento burocrático
e lento, sem eficácia no combate ao Covid19, pois se a doença for confirmada
quantos serão infectados???? Um protocolo
de fechamento do Local ao sinal de
sintomas de gripe,
imediatamente, e sua desinfecção é a melhor medida. Além do afastamento por quarentena de todos os
colegas.
5- PROTOCOLOS DIANTE DE SUSPEITA E
DE CONFIRMAÇÃO DE COVID19
O
Banpará informou que o funcionário suspeito é
afastado; e se confirmado, a contagem para os demais é feita da data do
afastamento. O Banco disse que segue o protocolo da SESPA.
Ou seja, fica claro que o protocolo
da SESPA não responde a avaliação do todo, pois se o funcionário suspeito
passar a caso confirmado, outros colegas já estarão infectando outras pessoas
de forma exponencial.
O ideal é afastar
todos, colocá-los em quarentena e, se
apresentarem sintomas, proceder urgente a realização de testes.
Além de Criar um
protocolo para definfecção de Locais de Trabalho e Periodicidade, entre outros.
Outra
questão fundamental que o Banco deveria criar, seria um Protocolo, e foi
solicitado nesta reunião, de Acompanhamento Psicológico e Psiquiátrico do
Trabalhador infectado e suspeitos, e dos funcionários da Unidade de Trabalho,
uma vez que há um grande comprometimento emocional por conta da letalidade
dessa doença e do risco que correm nos Locais de Trabalho.
O
Banpará ficou de estudar a questão.
6- ATENDIMENTO AGENDADO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS
Como
forma de evitar grandes filas e aglomerações foi pedido que cada Unidade de
Trabalho seja acionada pelo cliente para solicitar o seu Agendamento para o
Serviço Essencial que queira do Banco.
Ressalte-se
que abertura de contas e concessão de emprétimos não são serviços essenciais.
Os
essenciais, neste momento, são de entrega de cartão, pagamento de cheque para
quem não tenha cartão, recibos do fundo esperança, entre outros exemplos.
O
Banpará se posicionou que se todos os Bancos seguirem essa forma de atender por
agendamento, ele segue também.
Haverá
uma próxima reunião.
A
AFBEPA espera que o Banpará ouça os seus trabalhadores por meio de suas
Entidades de Classe e ouse mais na Defesa da Vida. Que as respostas venham e
sejam de proteção. Não precisa esperar alguém fazer, FAÇA POR AMOR E RESPEITO A
QUEM SEMPRE SE DEDICA AOS OBJETIVOS DA EMPRESA!
PRECISAMOS E QUEREMOS
QUE A VIDA SEJA MAIS VALORIZADA E QUE A DIREÇÃO DO BANPARÁ SEJA PROTAGONISTA
DESSA DEFESA.
UNIDOS
SOMOS FORTES
A
DIREÇÃO DA AFBEPA
Tem agencia no interior atendendo demanda de serviços não essenciais, inclusive saques com cartão e pagamento de boletos com cartão do banco.
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