quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

VOTAR COM CONSCIÊNCIA É O MELHOR PARA TODOS

VAMOS ELEGER NOSSO REPRESENTANTE NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO BANPARÁ

O Sindicato dos Bancários convocou as eleições para membro REPRESENTANTE DOS FUNCIONÁRIOS no Conselho de Administração do Banpará. Segundo informações do edital, publicado no site do Sindicato, as inscrições já estão abertas desde o dia 07/12 e podem ser feitas na sede do Sindicato até o dia 18 de dezembro de 2009. A votação se dará entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2010.


A COMPETÊNCIA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, SEGUNDO A LEI 6404/76.

"

Art. 142 - Compete ao conselho de administração:
I - fixar a orientação geral dos negócios da companhia;
II - eleger e destituir os diretores da companhia e fixar-lhes as atribuições, observado o que a respeito dispuser o estatuto;
III - fiscalizar a gestão dos diretores, examinar, a qualquer tempo, os livros e papéis da companhia, solicitar informações sobre contratos celebrados ou em via de celebração, e quaisquer outros atos;
IV - convocar a assembléia geral quando julgar conveniente, ou no caso do Art. 132;
V - manifestar-se sobre o relatório da administração e as contas da diretoria;
VI - manifestar-se previamente sobre atos ou contratos, quando o estatuto assim o exigir;
VII - deliberar, quando autorizado pelo estatuto, sobre a emissão de ações ou de bônus de subscrição;
VIII - autorizar, se o estatuto não dispuser em contrário, a alienação de bens do ativo permanente, a constituição de ônus reais e a prestação de garantias a obrigações de terceiros;
IX - escolher e destituir os auditores independentes, se houver.
Parágrafo único - Serão arquivadas no registro do comércio e publicadas as atas das reuniões do conselho de administração que contiverem deliberação destinada a produzir efeitos perante terceiros

"

VOTAR COM A CONSCIÊNCIA É ESCOLHER O MELHOR PARA NÓS, BANCÁRIOS E BANCÁRIAS

Como vimos acima, é muito grande o poder do Conselho de Administração para os rumos da empresa. Por isso é decisivo que nosso representante seja um/a colega sintonizado com nossos direitos, interesses e defesa das nossas conquistas enquanto empregados e com a defesa do Banpará enquanto banco público estadual.

Pedimos, aos bancários e bancárias do Banpará, que observem as posturas de cada candidato para que votem com CONSCIÊNCIA. Infelizmente, ainda há alguns colegas que querem ocupar cargos e funções para defenderem apenas seus próprios interesses ou de seu pequeno grupo, esquecendo a maioria. Esses não merecem nosso voto.

Precisamos de colegas que nos defendam e nos representem verdadeiramente. Todos enfrentamos problemas de diversas ordens no âmbito do trabalho. Há certos momentos em que, para defender o direito de um bancário, às vezes injustamente acusado, é preciso ter firmeza e até se manifestar contrariamente à orientação da direção do banco. Isto é normal nas relações contratuais de trabalho regidas, dentre outros, pelos princípios da alteridade e da subordinação, mas nas quais os trabalhadores conquistaram, em décadas e décadas de árduas lutas, o direito de serem representados em espaços de decisão nas empresas. Mas se nossos representantes não defenderem nossos interesses, quem será por nós?


Por isso, votemos em nossos legítimos representantes!

Vamos dizer NÃO para o medo, as pressões e os desmandos!

Vamos dizer SIM À DIGNIDADE, À DEMOCRACIA E À VERDADE!



GRAVES DESAFIOS: MUDANÇAS À VISTA?

O ano de 2010 será um ano bastante desafiador para os bancários do Banpará. São muitas as indefinições: o Banpará se mantém ou será incorporado? Quais serão as medidas de fortalecimento do Banpará? Quais serão as medidas de defesa e proteção ao funcionalismo diante de qualquer cenário?

Vejam, colegas, se direção do banco, direção do sindicato e governo do estado, que são um só grupo político, estiverem em todos os espaços, inclusive os nossos, quem defenderá o funcionalismo? Eles são governo e o governo vai decidir de acordo com os interesses do governo.

E nossos interesses? Quem nos defenderá? Em nossos espaços, precisamos de nossos representantes lutando por nossos direitos que devem ser garantidos, e um deles é nosso maior fator de proteção hoje: nosso PCS, fruto na nossa luta.



*

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso mesmo Kátia: tem gente que vai para o sindicato só para se dar bem e representar grupo e não a categoria bancária. Por isso, tem que escolher um representante para o conselho que vá defender os bancários e não o patrão.